GOVERNO DO ESTADO DE RONDÔNIA SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE – SESAU Centro de Referência em Saúde do Trabalhador Proposta de Resolução de inclusão de exames.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Assistência a Saúde da Mulher
Advertisements

SAÚDE DA CRIANÇA Profª.: Mayara Thomaz.
Rede de Promoção da Saúde
Linha de Cuidado da Gestante e da Puérpera na SESSP
Maria Elisabeth L Moreira (IFF/FIOCRUZ) outubro 2009 Prevenção do Parto Prematuro Espontâneo Associado à Infecção Intra-Uterina: marcadores biológicos.
Atenção às Pessoas em Situação de Violência Secretaria Municipal de Saúde Blumenau.
GT – Programa Estadual de Secretaria de Estado da Saúde do Paraná Superintendência de Vigilância em Saúde Centro de Informações Estratégicas de Vigilância.
FORMAÇÃO DE EQUIPES DE REFERÊNCIA EM SAÚDE DO TRABALHADOR Cerest Regional São Luís.
 Proposição de um sumário de alta obstétrico para continuidade do cuidado após a alta obstétrica Alvaro Augusto Trielli Ferreira (PG-UFMG) Zilma Silveira.
TRABALHO INFANTIL E O PAPEL DA SAÚDE DO TRABALHADOR NO PARANÁ Centro Estadual de Saúde do Trabalhador Agosto de 2016.
A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO ENFRENTAMENTO DO ZIKA VÍRUS DÉBORA DUPAS G. DO NASCIMENTO LEIKA APARECIDA ISHIAYAMA GENIOLE VERA LUCIA KODJAOGLANIAN HERCULES.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária RDC ANVISA Nº 33/2003 GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE DIRETRIZES GERAIS DIRETRIZES GERAIS.
NR 15 e NR 16 INSALUBRIDADE E PERICULOSIDADE
Seminário Instituição de Longa Permanência para Idosos: do que estamos falando? Políticas de Saúde e as Instituições de Longa Permanência: protegendo dentre.
Introdução à biossegurança Thayssa Karoline Enfermeira especialista em Urgência e emergência.
Especializanda: Beatriz Antunes Orientador: Marcos Britto Corrêa
NR 7 PROGRAMA DE CONTROLE MÉDICO DE SAÚDE OCUPACIONAL PCMSO
Especializando: RAFAEL E. CARBONELL VARGAS
Apresentação do Relatório de Trabalho (Job Report)
Cristiane de S. Schmitz Stelita Pachêco Dourado Neta (Orientadora)
PREFEITURA DE FLORIANÓPOLIS SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Centro de Referência em Saúde do Trabalhador - CEREST O desenvolvimento de ações de Saúde.
Implantação de Unidade Sentinela – TRANSTORNO MENTAL RELACIONADO AO TRABALHO.
Conteúdo: Modelo multicausal: História Natural das Doenças
Tallys Dantas Orientadora: Ângela Wilma 2015
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Universidade Federal de Pelotas – UFPEL
ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA UNASUS EaD – UFPel
ORIENTADOR: JOSÉ ADAILTON SILVA
Orientador: Sabiny Pedreira Ribeiro
MORTALIDADE MATERNA CEPV.
Qualificação da atenção à saúde bucal de gestantes e recém-nascidos
e/ou Diabetes Mellitus na UBS/ESF Padre Teodoro, Envira/AM
Melhoria da Atenção ao Pré-natal e Puerpério na UBS Vilena, Bonfim/RR
Superintendência de Saúde e Relações de Trabalho (SSRT)
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA TURMA.
Orientadora (T9G4): Fabiana Vargas Ferreira
Unidade Básica de Saúde Cordeiro de Farias
Curso de Especialização em Medicina de Família - UnaSUS
Adelmir Chagas da Silva Orientador: Luciano de Paula Moura
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Núcleo de Saúde Coletiva
Conteúdo: Modelo multicausal: História Natural das Doenças
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
SEGURANÇA DO TRABALHO Objetivo: Promover a saúde e proteger a integridade física do trabalhador no seu local de trabalho. SESMT: Serviço especializado.
RECURSOS PARA CAPACITAÇÃO A DISTÂNCIA EM ARBOVIROSES
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Programa de Pós-Graduação de Especialização em Saúde da Família Atenção ao Pré-natal e Puerpério na Unidade de.
Aluno: Ismara Grandales Hernandez Orientadora: Ana Paula Belini
Enfermagem do Trabalho
QUALIFICAÇÃO DA ATENÇÃO A HIPERTENSOS E/OU DIABÉTICOS
PREFEITURA DE MANICORÉ SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE TREINAMENTO DE AGENTES COMUNITÁRIOS ZONA RURAL E URBANA.
Causam ÓBITOS, INVALIDEZ, FERIMENTOS e INTOXICAÇÕES Causam ÓBITOS, INVALIDEZ, FERIMENTOS e INTOXICAÇÕES Contaminam AGUA, SOLO e AR Contaminam AGUA, SOLO.
SÍFILIS – O que é, formas de transmissão, diagnóstico, tratamento e prevenção  É uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) curável e exclusiva do ser.
SAÚDE DO TRABALHADOR ENFERMEIRA GRAZIELA DA SILVAZ MOURA.
1 Maternidade Municipal Mãe Esperança Porto Velho, 21 de Agosto de 2018 Faculdades Integradas Aparício Carvalho – FIMCA Curso de Medicina Disciplina:Saúde.
UBS Sitio Santo Antônio do Município Passagem Franca do Piauí/PI
José Fernando Neponuceno Álvarez
Especialização em Saúde da Família
Pesquisa de Sífilis Congênita no momento do parto:
         UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 7.
Professor: Wilson José da Silva, Ph.D.
IMPACTOS DA PESQUISA EM SAÚDE NO BRASIL:
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
Novas Regras da NR-32 Dispositivos de Segurança
Vigilância em Serviços de Saúde. NILENE DUARTE. Conceito de Vigilância Epidemiológica, segundo a Lei  “conjunto de ações que proporcionam o conhecimento,
Integração de novos colaboradores Segurança do Trabalho.
TELESSAÚDE SP.
Os servidores estaduais estão ficando doentes...
II Seminário de Qualificação da Assistência ao Pré-natal
GERÊNCIA DE ENFERMAGEN OBSTÉTRICA NAS UNIDADES OBSTÉTRICAS – CPN/CO MORGANA TELES ESP. ENFERMAGEM OBSTETRÍCA RT E PLANTONISTA DO CPN/HEDA DOULA.
Transcrição da apresentação:

GOVERNO DO ESTADO DE RONDÔNIA SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE – SESAU Centro de Referência em Saúde do Trabalhador Proposta de Resolução de inclusão de exames de Brucelose [Rosa Bengala e ELISA] no Pré-natal e no PCMSO

Considerando as atribuições legais do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador CEREST/SESAU-RO na promoção, prevenção e vigilância em saúde do trabalhador, em especial na educação, produção e comunicação de informações, em áreas e problemas identificados como prioritários para o estado, como a Brucelose Humana de origem ocupacional; 2 P Proposta de Resolução de inclusão de exames de Brucelose o Pré-natal e no PCMSO

3 Resolução nº 301/CIB/RO de 28/11/2013 Brucelose: doença de notificação compulsória no estado de Rondônia.

A infecção materna com Brucella sp durante a gravidez pode levar a morbidade perinatal significativa. Risco de aborto espontâneo, morte intrauterina, nascimento prematuro ou transmissão intrauterina, na amamentação de infecção para o bebê, e para toda a equipe neonatal durante o parto e puerpério. 4 P Proposta de Resolução de inclusão de exames de Brucelose o Pré-natal e no PCMSO

A Brucelose Humana é doença é profissional relacionada ao trabalho em equipe neonatal durante o parto. criadores, veterinários, vacinadores, frigoríficos, laticínios, curtumes e laboratórios conforme o MS e o MTE e na equipe neonatal durante o parto. 5 P Proposta de Resolução de inclusão de exames de Brucelose o Pré-natal e no PCMSO

O Programa de Controle Médico em Saúde Ocupacional (PCMSO), A Norma Regulamentadora nº 07 (Portaria Ministerial nº 3.214/77) e o Código de Saúde do Trabalhador do Estado de Rondônia (Lei nº 1.760, de 31 de julho de 2007) Já definem, normatizam e obrigam as empresas o controle médico-ocupacional dos riscos ambientais no trabalho, neste caso em especial - o risco biológico da Brucelose humana; 6 P Proposta de Resolução de inclusão de exames de Brucelose o Pré-natal e no PCMSO

1. nos exames na rotina de pré-natal do Programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher (PAISM); 2. no Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional [PCMSO] nas empresas dos setores que possuem atividades de risco biológico específico para a Brucelose em Rondônia, como: frigoríficos, abatedouros, curtumes, laticínios, trabalhadores rurais, criadores, vaqueiros, médicos veterinários, vacinadores, laboratórios de analises clínicas, entre outras. 7 P Proposta de Resolução de inclusão de exames de Brucelose o Pré-natal e no PCMSO

Exames e tratamento de Brucelose 1. triagem - Rosa Bengala, se positivo 2. confirmação - Elisa IGM e IGG se positivo indicar tratamento especifico padronizado pelo Protocolo da AGEVISA. 8 P Proposta de Resolução de inclusão de exames de Brucelose o Pré-natal e no PCMSO

Contato AGEVISA-RO Coordenação Estadual de Vigilância e Controle da Brucelose Humana (69)