E NERGIA P OTENCIAL E LÉTRICA P OTENCIAL E LÉTRICO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Trabalho no Campo Elétrico
Advertisements

Energia Potencial Elétrica Potencial Elétrico
Potencial Elétrico 31/03/2010.
Potencial elétrico Física Giovanni Ávila.
Trabalho e Potencial elétrico (Capítulo 3)
E L E T R O S T Á T I C A II 5 – Campo Elétrico
Eletrostática.
PROFESSOR RODRIGO PENNA
Uma carga de prova q0 colocada num campo eléctrico
Trabalho e Potencial Elétrico
ELECTRICIDADE: Potencial Eléctrico Aula – 5
Capacitancia e dielectricos Eng. Manuel Mucoho 1.
Efeito fotoelétrico. O efeito fotoelétrico é a emissão de elétrons por um material, geralmente metálico, quando exposto a uma radiação eletromagnética.
Tipos de energiaTipos de energia Nomes : Ana Carolina Fernandes e Marcia Silva Turma :501 Professora : Andrea Loureiro.
Força constante Trabalho de uma força constante  F = F.  S. cos  FORÇA APLICADA DESLOCAMENTO ÂNGULO ENTRE A FORÇA E O DESLOCAMENTO.
GERADOR ELÉTRICO Dispositivo que transforma uma certa forma de energia em energia elétrica.
Origem do Magnetismo Corrente elétrica dá origem a campos magnéticos! Profa Marisa Cavalcante.
Processos de eletrização ESTRUTURA ATÔMICA Prótons (p + ) Nêutrons (n 0 ) Elétrons (e - )
SEL 0440 INSTALAÇÃOES ELÉTRICAS Aula 2
14 – Remove-se de um capacitor metade da carga elétrica sem alterar a capacitância. Que fração da energia eletrostática é removida com a carga?
Propriedades do imã Pólos de um ímã: Regiões onde as ações magnéticas são mais intensas. Qualquer ímã possui 2 pólos, denominados pólo norte ( N ) e pólo.
ELETRICIDADE Cargas Elétricas Campo Elétrico Potencial Elétrico Corrente Elétrica ELETROSTÁTICA ELETRODINÂMICA.
Processos de eletrização
ELETRODINÂMICA E ELEMENTOS DE CIRCUITOS ELÉTRICOS
Conceitos introdutórios
ELETRODINÂMICA BÁSICA
Circuitos elétricos a (aula 2) INTRODUÇÃO AS GRANDEZAS ELÉTRICAS
Professor Bruno Nascimento
Nome: Raiane Sabioli Data 27/07/2016 Prof Vanderley 3°A Matutino
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Fundamentos de Eletricidade
AS ENERGIAS DO MUNDO Nomes: Alanna C. Sousa e Rebeca Bruce Mattos
Fundamentos de Eletricidade
Fundamentos de Eletricidade
Potencial Elétrico e Energia Potencial
Frente B: Eletricidade
ELETRODINÂMICA.
Definição O potencial elétrico é uma grandeza escalar, que mede a energia potencial elétrica existente em um sistema, por unidade de carga de prova. A.
ESPECTRO CONTÍNUO: Emitido por sólidos incandescentes. Não apresentam linhas, mesmo nos espectroscópios de alta resolução.
O CAMPO ELÉTRICO.
Eletrostática Capítulo 10 Livro 02
Cap. 31 Indução e Indutância 1)INTRODUÇÃO (Leis da Física e Simetria) (Cap 29) Espira com Corrente + campo Magnético  Torque (motor elétrico) “Se girarmos.
Potencial e trabalho da força elétrica
Capacitores Capacitores ou condensadores são elementos elétricos capazes de armazenar carga elétrica e, conseqüentemente, energia potencial elétrica. Podem.
Introdução à Estrutura Atmosférica
Fusão e Fissão.
Ondas em uma corda Tomemos uma corda esticada:
1º/2017 ELETRICIDADE E SEUS CONCEITOS AULA Nº 6
CAMPO ELÉTRICO.
Energia Potencial Elétrica Potencial Elétrico
FÍSICA TIO ROSY.
AULA 10 ARISTIDES CIPRIANO LEI DE FARADAY
Aulas e – Campo elétrico em condutores e campo elétrico uniforme
TRABALHO E CALOR.
Professor Antenor Araújo
CORRENTE ELÉTRICA Líquido Gás Sólido.
Física III Potencial Elétrico Prof. Alexandre W. Arins.
Indução Eletromagnética
A Lei de Coulomb
CAMPO GRAVITACIONAL E ELÉTRICO
ENERGIA TRABALHO POTÊNCIA. ENERGIA Antoine Laurent Lavoisier ( ) era um químico francês que em 1785 descobriu a Lei de Conservação das Massas,
2008 CAMPO ELÉTRICO Abud.
Condutor em equilíbrio eletrostático
INTRODUÇÃO A ELETRICIDADE Como seria viver num mundo sem eletricidade? Um dos primeiros mistérios da eletricidade: As primeiras experiências ocorreram.
Eletricidade Lei de Coulomb F F Q q d + - d qQK F 2.. 
CAMPO ELÉTRICA Prof. Rangel Martins Nunes Abril de 2019.
Potência Trabalho resultante de várias forças Trabalho da força peso Trabalho de uma força perpendicular ao deslocamento 1 Trabalho, potência e energia.
FÍSICA.
Transcrição da apresentação:

E NERGIA P OTENCIAL E LÉTRICA P OTENCIAL E LÉTRICO

R ELEMBRANDO ENERGIA POTENCIAL 2 Energia Potencial Gravitacional Energia Potencial Elástica Energia Potencial Elétrica

E NERGIA P OTENCIAL G RAVITACIONAL 3 Capacidade de realizar trabalho. Capacidade de realizar trabalho.

E NERGIA P OTENCIAL E LÁSTICA 4

E NERGIA P OTENCIAL E LÉTRICA 5 Marcos André Betemps + - Capacidade de realizar trabalho. Capacidade de realizar trabalho. A carga positiva pode deslocar a carga de prova até o infinito A carga negativa pode deslocar menos a carga de prova A carga positiva tem mais condições de transferir energia para a carga de prova!!! A energia potencial deve ser maior, próximo da carga positiva A energia potencial deve ser maior, próximo da carga positiva As carga entram na expressão com seu sinal real!!!!

E NERGIA P OTENCIAL E LÉTRICA 6 A energia potencial elétrica pode ser positiva, negativa ou nula Temos uma energia logo a unidade é Joule (J) Ao redor de uma carga positiva a energia potencial elétrica é positiva Ao redor de uma carga negativa a energia potencial elétrica é negativa

P OTENCIAL E LÉTRICO 7 Potencial elétrico é a capacidade que um corpo energizado tem de realizar trabalho, ou seja, atrair ou repelir outras cargas elétricas. O potencial elétrico existe, independentemente do valor da carga q colocada num ponto desse campo + O potencial elétrico mede a energia elétrica por unidade de carga de prova. Calcula-se o potencial elétrico num ponto pela equação O potencial elétrica é medido em VOLT (V)

8 P OTENCIAL E LÉTRICO DE UMA C ARGA Superfícies Equipontenciais Em cada superfície temos um potencial diferente. As superfícies tracejadas mais próximas possuem maior potencial elétrico Linhas de Força do Campo Elétrico!!

9 Posso deslocar cargas sobre uma mesma superfícies equipotencial, que isso não gera gasto de energia.

10 S UPERFÍCIES E QUIPOTENCIAIS

11 S UPERFÍCIES E QUIPOTENCIAIS VCVC VAVA VBVB Campo Elétrico Uniforme (Qualquer ponto entre as placas o campo elétrico tem a mesma intensidade) Próxima da placa positiva o potencial é positivo Próximo da placa negativa o potencial é negativo Existe uma superfície equipotencial em algum lugar entre as placas que tem V=0 Volts Existe uma superfície equipotencial em algum lugar entre as placas que tem V=0 Volts Podemos então determinar a Diferença de Potencial Elétrico entre dois pontos

12 D IFERENÇA DE P OTENCIAL E LÉTRICO A d.d.p é a diferença de potencial elétrico entre dois pontos. Pilhas – 1,5 V Bateria de carro – 12 V Tomada residencial em Pelotas – 220 V

13 C AMPO E LÉTRICO U NIFORME VCVC VAVA VBVB Para o Campo elétrico uniforme, podemos calcular a d.d.p. da seguinte forma d

14 P OTENCIAL E C AMPO E LÉTRICO NUMA E SFERA C ONDUTORA O potencial elétrico no Interior da esfera condutora é constante, logo não existe d.d.p no interior da esfera. O campo elétrico no interior da esfera é nulo. Efeito conhecido como Gaiola de Faraday

15 E VOCÊS VÃO DIZER.... GRANDE COISA Me expliquem então..... Dentro de um carro é um lugar seguro num dia com raios

16 A NALISANDO O C ASO DO C AMPO E LÉTRICO U NIFORME VCVC VAVA VBVB Podemos apresentar a Unidade do Campo Elétrico no S.I. d então Portanto a Unidade do Campo Elétrico no S.I. é dada por Volt/metro

17 C ARGA NUM C AMPO E LÉTRICO U NIFORME Ao aplicarmos uma d.d.p nas extremidades de um condutor surge no interior do mesmo um campo elétrico, que podemos considerar, com certa aproximação, uniforme Os elétrons das camadas mais externas dos elementos que compõem o condutor recebem uma força devido a existência do campo elétrico no interior do condutor, e, dependendo do valor da força e do material do condutor, esses elétrons deslocam-se provocando o funcionamento do equipamento.

18 O ELÉTRON - VOLT O elétron se deslocando num campo elétrico, adquire uma energia, que depende da diferença de potencial. A energia adquirida pelo elétron numa diferença de potencial é 1 elétron-volt  1 eV 1 Volt

P ARTÍCULAS ATINGEM À T ERRA COM ENERGIAS DA ORDEM DE E V E M L ABORATÓRIO CONSEGUE - SE ATINGIR ENERGIAS DA ORDEM DE E V R AIOS C ÓSMICOS U LTRA -E NERGÉTICOS

A DDP PROVOCA O FUNCIONAMENTO DE QUALQUER EQUIPAMENTO ELÉTRICO

21 A S D. D. PS NO NOSSO DIA Um exemplo  hidrelétrica

22 Marcos André Betemps

23 A S REDES ELÉTRICA NO B RASIL

24 D E O NDE VEM A E NERGIA QUE C ONSUMIMOS ? Usinas Hidrelétricas