1.ª Lei da Termodinâmica Adaptado da Porto Editora por Marília Peres.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Adaptado da Porto Editora por Marília Peres
Advertisements

Capítulo 2 Energia em Processos Térmicos:
1.ª Lei da Termodinâmica Física – 10º Ano
Capítulo 2 Energia em Processos Térmicos:
Calorimetria Termodinâmica
Calorimetria e as trocas de calor
h h2h2h2h2 h h1h1h1h1  1111  2222.
Variáveis de Estado Pressão (P) = Quantidade de choques entre as partículas e as paredes do recipiente. Volume (V) = Espaço ocupado pela amostra. Temperatura.
Física Ilan Rodrigues Termologia - Calorimetria. 1. Introdução  C C C Calor é energia térmica em trânsito de um corpo para outro, devido a diferença.
FÍSICA - NOTAS DE AULA Propagação de Calor.
Termodinâmica Avançada Prof. Dr. Vicente Luiz Scalon / 2006 Propriedades Termodinâmicas de Substâncias Puras Prof. Dr. Vicente Luiz Scalon.
Temperatura, Calor e Primeira lei da Termodinâmica
Movimento do calor O calor pode se propagar ao longo dos corpos de três formas: Condução, convecção, irradiação Condução Este tipo de movimento de calor.
Ciências da Natureza e suas Tecnologias – Física GARRAFA TÉRMICA.
1 Escoamentos Compressíveis Capítulo 02 Forma integral das equações de conservação para escoamentos invíscidos.
Termodinâmica Avançada Prof. Dr. Vicente Luiz Scalon / 2006 Considerações sobre as Propriedades Termodinâmicas de Gases e Líquidos Prof. Dr. Vicente Luiz.
h h2h2h2h2 h h1h1h1h1  1111  2222.
Fenômenos de Transporte Luciana Barreiros de Lima Aula 10.
Variáveis de Estado Pressão (P) = Quantidade de choques entre as partículas e as paredes do recipiente. Volume (V) = Espaço ocupado pela amostra. Temperatura.
Mudanças de Estado Físico Aulas 6ª e 7ª Ponto de Fusão O ponto de fusão é o ponto ao qual uma substância passa do estado sólido ao estado líquido. Substância.
Aula 1 – Introdução a Transferência de Calor Prof. MSc. Rodrigo Bacarin.
Site: UNIDADE 4 Capítulo: 19 Site: Calorimetria.
Energia de ligação e reações químicas
Mudança de estado físico e densidade
AULA 14 – MUDANÇAS DE FASES
FÍSICA Calorimetria Aulas de Conceito de calorimetria Mudança de fase
Termologia.
Site: Capítulo 22 Estudo dos Gases.
A Teoria Cinética dos Gases
2.3.1 Energia de ligação e reações químicas
MÓDULO 13 CALOR E A SUA PROPAGAÇÃO
Trabalho de Física E.E.E.Solon Borges Aluno:Vinícius Costa
Estudando para o ENEM de forma invertida
Site: Unidade 4 Capítulo 18 Dilatação Térmica Site:
Metodologia do Ensino de Ciências Naturais – Aula 01
Soluções e Gases Gases.
1.3.6 Convecção térmica.
1 Física Aula - Termodinâmica Prof. MSc. Raul Ramos
Física Teórica Experimental II Prof. Dr. Alysson Cristiano Beneti
TEMPERATURA CALOR PRIMEIRA LEI DA TERMODINÂMICA
Transporte de Calor Equilíbrio Térmico. Transporte de Calor Equilíbrio Térmico.
TERMOQUÍMICA Engenharia Mecânica 1ª. Fase
Fatores e elementos climáticos
EQUAÇÕES BÁSICAS DE MODELOS NUMÉRICOS DA ATMOSFERA
TEMPERATURA E CALOR Prof. Hebert Monteiro.
Termodinâmica Professor John Disciplina Física 1.
Transferência de energia como calor
Sistema 10º ano [Imagem: psi.wikia.com].
CURCEP 2015 HIDROSTÁTICA FÍSICA A
1.1.1 Energia e tipos fundamentais de energia. Energia interna.
DILATOMETRIA 1 TERMOLOGIA Professor Antenor Araújo
Termodinâmica - Leis.
1.3.3 Transferências de energia por calor
TROCA DE CALOR SENSÍVEL
TRABALHO E CALOR.
Cinemática dos Fluidos
Termodinâmica Processos Químicos
O que você deve saber sobre
Propriedades dos estados da matéria
Medidores de Temperatura
TERMODINÂMICA Prof. Rangel.
Primeira lei da TERMODINÂMICA
Máquinas Térmicas Prof. Dr. José Eduardo Salgueiro Lima Seção 3 - Conceitos e Princípios Básicos.
Termologia e Calorimetria
ENERGIA TÉRMICA Se refere à energia contida num sistema que é responsável por sua temperatura. Está relacionada com a AGITAÇÃO das PARTÍCULAS que compõem.
ENERGIA TRABALHO POTÊNCIA. ENERGIA Antoine Laurent Lavoisier ( ) era um químico francês que em 1785 descobriu a Lei de Conservação das Massas,
PROPRIEDADES DA ÁGUA.
Leis Ponderais “Na natureza, nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”. Lei de Lavoisier (Lei da conservação das massas): Numa reação química, em.
TRABALHO, POTÊNCIA E ENERGIA.
Temperatura e Calor.
Transcrição da apresentação:

1.ª Lei da Termodinâmica Adaptado da Porto Editora por Marília Peres

A origem do termo calor Na Antiguidade os Gregos consideravam o fogo como um dos 4 elementos principais e reconheciam a luz e o calor por ele emitidos como sendo propriedades distintas. O primeiro químico a estudar o calor foi Joseph Black. Nessa altura o calor foi descrito como um fluido que enchia todos os corpos e cujas partículas se repeliam umas às outras. Já então se considerava que a energia perdida, como calor, por um corpo quente era igual à energia ganha por um corpo frio. Nascia, assim, a Teoria do Calórico. Em 1787, o calórico foi considerado um elemento químico, por Lavoisier, e foi incluído na Tabela Periódica. No século XVIII, Benjamin Thompson, em sequência de algumas experiências que realizou, pôs em causa a Teoria do Calórico, defendendo que o calor não era uma substância mas sim uma forma de movimento. Thompson verificou que o calor gerado na perfuração ou fricção de uma broca em peças de bronze usadas para fazer canhões fazia a água entrar em ebulição. Destas observações, Thompson inferiu que o calor seria uma consequência do movimento das partículas dos corpos e que era transferido da broca para a água, numa quantidade igual ao trabalho realizado pela broca. Em 1837, James Prescott Joule, usando um calorímetro, mostrou que o trabalho pode ser convertido em calor. O calorímetro usado era um dispositivo com paredes adiabáticas no interior do qual existem pás presas a um eixo central vertical. Com este instrumento Joule realizou experiências em que verificou que a agitação das pás do calorímetro resultava no aquecimento da água no seu interior. Joule verificou que, para uma dada massa de água, a mesma quantidade de trabalho provocava o mesmo aquecimento, concluindo que calor e trabalho eram, então, duas manifestações diferentes da energia. Estavam, assim, dados os primeiros passos que iriam levar à formulação da 1.ª Lei da Termodinâmica.

Aplicações da 1.ª Lei da Termodinâmica De um modo geral podemos considerar que a variação da energia interna de um sistema se deve a trocas de radiação ou de trabalho e calor.

Transformações adiabáticas Nas transformações adiabáticas não há transferência de energia sob a forma de calor, ou seja, o calor do sistema mantém-se constante. A variação da energia interna do sistema deve-se somente à realização de trabalho. Este pode ser devido: - à compressão rápida de um gás - ou expansão rápida de um gás

Transformações isotérmicas As transformações isotérmicas ocorrem a temperatura constante. Quando não há variação de temperatura dum sistema numa transformação, também não há variação da sua energia interna. Assim: Portanto, para perder ou ganhar energia sob a forma de calor o sistema tem de o compensar com a realização de trabalho. Onde: W>0 => Q Q>0 Este tipo de transformação verifica-se sempre em situações de compressão e de expansão lenta de um gás, agitação mecânica, etc.

Transformações isobáricas As transformações isobáricas ocorrem a pressão constante. A variação da energia interna nestas transformações é igual ao trabalho realizado sobre o sistema quando este sofre uma variação de volume, a pressão constante (  Ei = W), tal que: W = p.  V Este tipo de transformação ocorre no aquecimento ou arrefecimento de um líquido em sistema aberto, onde a pressão é constante e igual à atmosférica

Transformações isocóricas As transformações isocóricas ocorrem a volume constante. Quando o volume de um sistema é constante o trabalho é nulo (W = 0), logo, a variação da energia interna do sistema depende do calor que o sistema recebe ou cede. Assim:  Ei = Q Esta transformação é típica de situações em que se verifique o aquecimento ou arrefecimento de um líquido num sistema fechado com fronteira rígida.