Primeira Fase Modernista e Semana de Arte Moderna

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A Semana da Arte Moderna
Advertisements

SEMANA DE ARTE MODERNA 1922.
O nascimento de uma arte nova e a Semana de 22
Victor Brecheret.
Aluna; Stephany Fernandes Professora; Janislei Serie; 8 ano A
MODERNISMO.
BRASIL: REPÚBLICA VELHA (1889 à 1930). REPÚBLICA VELHA A República velha é dividida em duas fases: República das Espadas República Oligárquica.
Modernismo no Brasil.
MODERNISMO – 1ª Fase ( ) Literatura Brasileira - Profª Graziani França.
MUDANÇAS CULTURAIS PROMOVIDAS PELA SEMANA DE ARTE MODERNA
MODERNISMO.
Revolução nas Artes e nas Ciências
Luiza Monteiro.
Revolucionários da “Arte no Brasil”!
Mudanças culturais promovidas pela semana da arte moderna
Semana da Arte Moderna Semana de 22.
Prof Luiza Monteiro.
Morro da Favela - Tarsila do Amaral, 1924
PROFESSOR: FRANCISCO HERCULANO C. DE SOUZA
1ª fase (1922 – 1930): Geração de 22 – destruidora &Heroica
A SEMANA DE ARTE MODERNA
Pré-Modernismo.
Semana de Arte Moderna de 22 e Modernismo (Arte Moderna no Brasil)
Movimentos Literários
Abapuru Operários. Abapuru Operários Oswald de Andrade (11/01/1890 – 22/10/1954), defende a idéia de valorização das raízes nacionais, que devem.
CUBISMO Profª Patricia.
Modernismo no Brasil profª sandra.
 Prof. Florêncio Caldas.
Modernismo no Brasil 3ª Fase – Cultura Nacional Como se desenvolveu? Quais as suas origens?
Semana da Arte Moderna  1900 a 1920 caldeirão cultural (Realismo-Naturalismo, Parnasianismo, Simbolismo, Pré-Modernismo, Vanguardas)  Vanguardas: Ruptura.
Modernismo no Brasil 3ª Fase – Cultura Nacional Como se desenvolveu? Quais as suas origens?
Projeto: Vanguardas Europeias
OSWALD DE ANDRADE Equipe Serafina. José Oswald de Souza Andrade era de família abastada. Ingressou na Faculdade de Direito do Largo São Francisco (São.
CONTEXTO HISTÓRICO Com o desgaste da politica do café com leite, que caracterizou a Primeira Republica, os conflitos gerados pelas insurreições militares,
Poesia de vanguarda / século XX IFRN – Campus Natal Cidade Alta Curso de Tecnologia em Produção Cultural Disciplina: Estudos de literatura brasileira Professor:
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profº André Araújo.
Semana da Arte Moderna Ocorreu em São Paulo de 11 a 18 de fevereiro de 1922, no Teatro Municipal.
"Os Sapos": ironia ao discurso parnasiano.  O poema “Os Sapos”, de Manuel Bandeira, escrito em 1918, e publicado em Foi declamado por Ronald.
SURREALISMO. O que foi foi um movimento artístico e literário surgido primeiramente em Paris dos anos 20, inserido no contexto das vanguardas que viriam.
FUTURISMO MOVIMENTOS DA VANGUARDA EUROPÉIA EXPRESSIONISMO CUBISMO
Modernismo no Brasil FEVEREIRO DE 1922.
A vanguarda do Modernismo Futurismo Cubismo DadaísmoSurrealismo.
A crise da Primeira República e a Revolução de 30
Pré-modernismo 1900 até 1920.
ESTÉTICA TRAJETÓRIA NACIONAL.
O que foi? Onde aconteceu?
LITERATURA MODERNISTA O Modernismo brasileiro começa com a Semana de Arte Moderna de Produto das transformações sofridas pelo Brasil nas duas.
Estilo Modernismo Arquitetura e Urbanismo Turma: 1b Professor Glaucos 02 de outubro de 2017 Henrique rgm: Hugo Nogueira rgm: Sthefanie Aparecida.
VANGUARDAS EUROPÉIAS.
REVISÃO MAK
Curso: Graduação em Pedagogia-Licenciatura
SURREALISMO A publicação do Manifesto do Surrealismo, assinado por André Breton em outubro de 1924, marcou historicamente o nascimento do movimento.
Arte Contemporânea Mundial
DIVISÃO E LOCALIZAÇÃO HISTÓRICA.
Modernismo no Brasil.
Fovismo ou Fauvismo.
A crise de 1929 e a Revolução de 30
MODERNISMO FASE PROSA A GERAÇÃO DE 30. Contexto histórico Características Principais atores Principais obras.
A Realização da Semana de Arte Moderna.. “Pela primeira vez na cidade de São Paulo as conversas no salões, nos cafés e nos jornais deixaram de girar em.
AS VANGUARDAS EUROPEIAS E A LITERATURA BRASILEIRA
Modernismo: Projeto estético e ideológico
História Geral e do Brasil José Alves de Freitas Neto
A Semana da Arte Moderna
O QUE FOI A SEMANA DE ARTE MODERNA? Manifestação artístico-cultural que ocorreu no Teatro Municipal em São Paulo durante os dias 11 a 18 de fevereiro de.
Caroline Ferrari As fases do Modernismo.
Vanguardas Europeias Século XX.
ARTE.
DIVISÃO E LOCALIZAÇÃO HISTÓRICA. “Arte literária é mimese(imitação); é a arte que imita pela palavra.” (Aristóteles, séc. IV a.C.) Literatura como imitação.
LITERATURA CONTEMPORÂNEA Língua Portuguesa Docente: Marcela Discente(s): Alex (1) - José (19) - Leandro (21) - Ueslei (29)
Modernismo no Brasil. Contexto Histórico - Fim da escravidão (1888) Brasil República: - Política do café-com-leite ( ) Imigração Industrialização.
Transcrição da apresentação:

O que foi o Modernismo? O modernismo foi um movimento artístico, cultural, político e social bem amplo que ocorreu na primeira metade do século XX, o qual fora dividido em três fases, posto que cada uma apresentava suas singularidades, de acordo com o contexto histórico inserido. Situada entre o Simbolismo e o Pós-Modernismo. Esse momento foi marcado pela efervescência de novas ideias e modelos.

Contexto Histórico O Modernismo nasceu no período denominado entre guerras, posto que a primeira guerra mundial ocorreu de 1914 a 1918 e a segunda de 1939 a A insatisfação política no Brasil em decorrência do aumento da inflação, a qual fazia aumentar a crise e propulsionava greves e protestos, entre eles: a revolta da chibata, guerra de canudos, guerra do contestado e a descoberta da vacina BCG. E a queda da bolsa de Nova York, em 1929 que resultou numa grande crise mundial, refletida nas sociedades de diversos países, fazendo despontar a segunda guerra mundial e os governos totalitários que surgiram: nazismo, fascismo, franquismo e salazarismo na Europa.

Primeira Geração Modernista A primeira geração modernista ou primeira fase do modernismo no Brasil é chamada de "fase heroica" e se estende de 1922 até Essa fase se resumi a uma tentativa de reestruturar o país politicamente, e também no campo das artes (estimulado pelas Vanguardas Europeias) surge a motivação para romper com o tradicionalismo, sendo a “Semana de Arte Moderna” a fronteira que marca a tentativa de mudança artística.

Os artistas modernistas que merecem destaque nessa primeira fase é denominado de “ Grupo dos Cinco ”, composto pelos escritores Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Menotti Del Picchia e as pintoras Tarsila do Amaral e Anita Malfatti.

Características As principias características da primeira geração modernista são: Nacionalismo Subjetivismo Valorização do cotidiano Resgate das raízes culturais brasileiras Críticas à realidade brasileira Oposição ao parnasianismo e ao academicismo Renovações artísticas Ironia, sarcasmo e irreverência Caráter anárquico e destruidor Uso de versos livres e brancos

O que foi a “Semana de Arte Moderna”? Esse evento, ocorrido em São Paulo no Teatro Municipal durante os dias 11 a 18 de fevereiro de 1922, representou uma ruptura com os padrões artísticos tradicionais, de forma que os artistas envolvidos tinham como principal intuito apresentar uma estética inovadora, pautada nas vanguardas artísticas europeias (cubismo, futurismo, expressionismo, dadaísmo, surrealismo, etc.), iniciadas a partir do final do século XX.

Antecedentes da Semana de 22 Alguns eventos e exposições marcam este período e antecedem a eclosão do Modernismo Brasileiro, sendo eles: A exposição de Lasar Segall, em 1913, apesar de não causar muita repercussão, sinalizou contatos com as vanguardas alemãs. A exposição de Anita Malfatti, em 1917, que instigou os artistas e jovens intelectuais a se organizar como grupo e promover a arte moderna nacional. E em 1920, o grupo de jovens paulistas, já denominados futuristas descobrem Victor Brecheret, recém chegado de Roma. Com suas esculturas pós-Rodin, que causaram grande impacto e, de imediato, o grupo polariza-se em torno do escultor.

Incorporação do Nacionalismo Ainda que estivessem características das vanguardas europeias, o evento buscava apresentar uma arte mais brasileira, e por esse motivo, priorizava o nacionalismo, portanto a cultura e a identidade do Brasil. Com isso, essa fase também é marcada pelos manifestos nacionalistas: Pau-Brasil Verde-amarelismo ou Escola da Anta Movimento Antropofágico Através das características desses manifestos, temos por análise a identificação de duas posturas nacionalistas distintas: de um lado o nacionalismo consciente, crítico da realidade brasileira, e de outro um nacionalismo ufanista, utópico, exacerbado.

Destaques do Evento Interação com o público Ideias arejadas Influência duradoura Polêmica no palco

Legado da Semana de 22 O principal legado da Semana de Arte Moderna foi libertar a arte brasileira da reprodução nada criativa de padrões europeus, e dar início à construção de uma cultura essencialmente nacional.