Química Geral e Orgânica PROFESSOR: Msc. Diogo Chaves Gama Aires 1° Período 2017.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MODELOS ATÔMICOS Química Professora: Marcia Conceição
Advertisements

Modelos Atômicos Profª.: Tatiana Lima Modelos Atômicos Profª.: Tatiana Lima 2009.
Prof: wellington O ÁTOMO.
?
História Dos Modelos Atômicos.
Evolução dos modelos atômicos
Aulas 1 e 2 – modelos atômicos
Atomística (I parte): O estudo histórico do átomo
MODELOS ATÔMICOS Letícia Finster Melo.
OS PRIMEIROS MODELOS ATÔMICOS
MODELOS ATÔMICOS Profa. Carla.
Modelos atômicos Prof°: Diego Mainardi Modelos atômicos.
Teorias Atômicas Prof. Alan Ibiapina.
QUÍMICA GERAL E INORGÂNCIA
Modelos atômicos.
A teoria atomística começou por volta do séc. V a.c. pelos filósofos gregos Leucipo e Demócrito. O universo tem uma constituição elementar única que é.
MODELOS ATÔMICOS. DO QUE É CONSTITUÍDA A MATÉRIA?
Aula 3 QUÍMICA GERAL Ana Luisa Daibert Pinto.
Átomos, moléculas, substâncias simples e compostas, e propriedades específicas da substâncias.
Prof º Ms. Clóvis Piáu HENEINE, I.F. Biofísica Básica, Teoria dos Campos Toda matéria emite um campo, que é energia. Essa energia se manifesta com.
E. E. PROFESSORA CONCEIÇÃO HILÁRIO Disciplina: Ciências Prof.: Crislaine Turmas: 9  ano Aula de Química: Estados físicos da matéria Estudo dos Átomos.
Evolução dos Modelos Atômicos. Quatrocentos anos antes da era cristã, o filósofo grego Demócrito e seu discípulo Leucipo propuseram uma teoria que se.
Visão Micro e Macro da Matéria
Processos de eletrização
Leis das reações químicas e Teoria atômica Clássica
Teorias Atômicas Prof. Alan Ibiapina.
ESTRUTURA ATÔMICA Profa. Karen.
Modelos Atômicos Química 1A - Aula 01 Aristóteles – 367 a.C.
Modelos atômicos Prof.: Nilsonmar.
Velocidade da luz no vácuo: 3, m/s
Unidades do Sistema Internacional (SI)
Frente 1: Modelos atômicos
Modelos Atômicos Matson Souza.
A estrutura do átomo Substâncias e Misturas.
Cronologia histórica dos modelos atômicos
Materiais e Dispositivos Semicondutores :
Materiais e Dispositivos Semicondutores :
Átomos Prof. Marcelo Padilha.
Átomo e Modelos Atómicos
Os Modelos atômicos.
MODELO ATÔMICO: DO SIMPLES AO ELABORADO
Fundamentos de Eletricidade
TUBO DE RAIOS CATÓDICOS
Química MODELOS ATÔMICOS.
FÍSICA E QUÍMICA A 10º A.
ESPECTRO CONTÍNUO: Emitido por sólidos incandescentes. Não apresentam linhas, mesmo nos espectroscópios de alta resolução.
EVOLUÇÃO DOS MODELOS ATÔMICOS. Ideia inicial do átomo A palavra átomo vem da Grécia antiga, em 450 a.C. Os filósofos Demócrito e Leucipo formularam um.
2.2 Modelo de Bohr.
De onde vem as cores dos fogos de artifício ?.
EVOLUÇÃO DOS MODELOS ATÔMICOS
Profa. Dra Beatriz Resende Freitas
Velocidade da luz no vácuo: 3, m/s
Cap. 39 – Mais ondas de matéria
ELETRICIDADE DA NATUREZA AO DOMÍNIO DO HOMEM.
Introdução à Química.
Estrutura Atômica da Matéria. Desde a antiguidade o ser humano vem procurando saber mais sobre a matéria e usar esse conhecimento para viver melhor. Uma.
QUÍMICA INORGÂNICA I Professor: Ms. Cristiano Giovanella Universidade do Vale do Taquari Curso de Engenharia Química.
MATERIAIS ELÉTRICOS Aula
Evolução dos Modelos Atômicos
MODELOS ATÔMICOS Prof.: Renê Machado.
UNIDADE 1 - INTRODUÇÃO À QUÍMICA GERAL
Modelos atômicos.
O que são átomos? De que são feitos? A EVOLUÇÃO DOS MODELOS ATÔMICOS.
FÍSICA QUÂNTICA ESCOLA ARTE DE EDUCAR DE JACUNDÁ PROFª: ADRIELE RIBEIRO DISCIPLINA: FÍSICA.
Modelos Atômicos e o Átomo Unidade Curricular: Química Geral I Fase: 1
Química MODELOS ATÔMICOS.
Átomo moderno e o Diagrama de Linus Pauling
ÁTOMOS E ELEMENTOS QUÍMICOS
Cronologia histórica dos modelos atômicos
Evolução do Modelo Atómico CFQ – 9º Ano de Escolaridade.
Transcrição da apresentação:

Química Geral e Orgânica PROFESSOR: Msc. Diogo Chaves Gama Aires 1° Período 2017

Ementa Teoria atômica; Ligações interatômicas; Polaridades de moléculas; Forças intermoleculares; Funções inorgânicas dos compostos; Funções orgânicas dos compostos; Interações químicas; Estudo das soluções; Equilíbrio químico em meio aquoso.

Por onde estudar? BIBLIOGRAFIA BÁSICA: SOLOMONS, TWG; FRYHLE, GB. Química orgânica.v ed. Rio de Janeiro: LTC, SOLOMONS, TWG; FRYHLE, GB. Química orgânica.v ed. Rio de Janeiro: LTC, KOTZ, J. C.; TREICHEL JR., P. Química e reações químicas. 4a edição, Rio de Janeiro: LTC, v. ATKINS, Peter. Princípios de química: questionando a vida moderna e o meio ambiente. Porto Alegre: Bookman, BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: CAREY, Francis A. Química orgânica. V.1. 7.ed Porto Alegre: AMGH, CAREY, Francis A. Química orgânica. V.2. 7.ed Porto Alegre: AMGH, VOLHARDT, Peter. Química orgânica: estrutura e função. Porto Alegre: Bookman, BURROWS, Andrew. Química 3 : introdução a química inorgânica, orgânica e físico-química. V.1.Rio de Janeiro: LTC, 2012.

O que é um átomo? Átomo é uma unidade básica de matéria que consiste num núcleo central de carga elétrica positiva envolto por uma nuvem de elétrons de carga negativa.

Teoria Atômica A teoria atomística começou a ser edificada por volta do quinto século antes de Cristo pelos filósofos gregos Leucipo e Demócrito. Demócrito afirma na sua teoria Atomística que o universo tem uma constituição elementar única que é o átomo, partícula invisível, indivisível, impenetrável e animada de movimento próprio. As vibrações dos átomos provocam todas as nossas sensações. 460 a.C a.C. Séc. V a.C.

Modelo atômico da bola de bilhar Postulado: Os átomos são maciços e apresentam forma esférica (semelhantes a uma bola de bilhar); Os átomos são indivisíveis; Os átomos são indestrutíveis; Um elemento químico é um conjunto de átomos com as mesmas propriedades (tamanho e massa); Os átomos de diferentes elementos químicos apresentam propriedades diferentes uns dos outros; O peso relativo de dois átomos pode ser utilizado para diferenciá-los; Uma substância química composta é formada pela mesma combinação de diferentes tipos de átomos; Substâncias químicas diferentes são formadas pela combinação de átomos diferentes. John Dalton 1766 – 1844

Contribuições da teoria atômica de Dalton: Compreensão da Lei da conservação da massa de Lavoisier; Compreensão das substâncias simples; Compreensão das substâncias compostas; Compreensão das misturas; Introduziu o conceito de massa atômica. Átomos representados segundo a teoria atômica de Dalton

Modelo do pudim de passas O átomo é uma esfera, mas não maciça como propunha o modelo atômico de Jhon Dalton; O átomo é neutro, já que toda matéria é neutra; carga final nula; Os elétrons não estão fixos ou presos no átomo, podendo ser transferidos para outro átomo em determinadas condições; O átomo pode ser considerado como um fluido contínuo de cargas positivas onde estariam distribuídos os elétrons, que possuem carga negativa; Como os elétrons que estão espalhados apresentam a mesma carga, existe entre eles uma repulsão mútua, o que faz com que estejam uniformemente distribuídos na esfera. Joseph John Thomson

Novidades: Natureza elétrica da matéria; Divisibilidade do átomo; Presença de partículas pequenas e com carga no átomo. Problemas: Eletricamente impossível; Deslocamento do elétron – emissão de radiação; Composição e organização. Representação do modelo atômico de thomson

Modelo planetário Ernest Rutherford

Interpretação: 1° postulado: Os elétrons descrevem órbitas circulares estacionárias ao redor do núcleo, sem emitirem nem absorverem energia; 2° postulado: Fornecendo energia (elétrica, térmica etc) a um átomo, um ou mais elétrons a absorvem e saltam para níveis mais afastados do núcleo. Ao voltarem as suas órbitas originais, devolvem a energia recebida em forma de luz. Polônio Ouro Zinco Representação do espalhamento de Rutherford

Conclusões: Átomos apresentavam grandes espaços vazios; Possuía região positiva; baixo volume; maior massa; maior densidade do átomo; Partículas negativas. Problemas: Principio da conservação de energia.

Modelo semi-clássico Postulados: 1° Os elétrons que circundam o núcleo atômico existem em órbitas que têm níveis de energia quantizados. 2° A energia total do elétron (cinética e potencial) não pode apresentar um valor qualquer e sim, valores múltiplos de um quantum. 3° Quando ocorre o salto de um elétron entre órbitas, a diferença de energia é emitida (ou suprida) por um simples quantum de luz (também chamado de fóton), que tem energia exatamente igual à diferença de energia entre as órbitas em questão (teoria quântica de Max Planck). 4° As órbitas permitidas dependem de valores quantizados (bem definidos) de momento angular orbital. Niels Bohr

Níveis de Energia K, L, M, N...Q ou 1,2,3,4...7

Arnold Sommerfeld Subnível (I) = n - 1 Ao pesquisar o átomo, Sommerfeld concluiu que os elétrons de um mesmo nível, ocupam órbitas de trajetórias diferentes (circulares e elípticas) a que denominou de subníveis, que podem ser de quatro tipos: s, p, d, f = 1, 2, 3, 4. Modelo elíptico