Avaliação do Serviço de Acesso à Internet

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
UNIVERSIDADE DE AVEIRO NOVAS TECNOLOGIAS DA COMUNICAÇÃO SISTEMAS DA COMUNICAÇÃO 1 PROJECTO SEGUIR A MINHA BANDA PARTE I! GISELA MARQUEZ (65724) / INÊS.
Advertisements

Certificação e Auditorias Benefícios internos: Melhoria dos processos de negócio; Melhorias na motivação e no desempenho dos colaboradores; Clarificação.
S&OP - Sales and Operations Planning – Planejamento de operações e vendas. Prof.Luciel Oliveira
Wireshark Captura de Protocolos da camada de aplicação Captura de Protocolos da camada de aplicação Maicon de Vargas Pereira Maicon de Vargas Pereira.
Planeamento de um Sítio da Teia Mundial  Questões iniciais no planeamento de um sítio Questões iniciais no planeamento de um sítio  Definição da informação.
Disciplina: Gerenciamento e Desenvolvimento em Banco de Dados Professora: Chaiene Minella, MSc
SOFTWARE DE GERENCIAMENTO DE LIBERAÇÃO E ATUALIZAÇÃO DE VERSÃO EDUARDO SIEMANN ORIENTADOR: JHONY ALCEU PEREIRA.
PLANO DE MARKETING O Seu Nome. Resumo de Mercado  Mercado: Passado, presente e futuro  Rever as alterações na quota de mercado, liderança, participantes,
ICORI Instalação e configuração de computadores em redes locais e Internet Pedro Amaro –
Prof. Igor Martins Chiavenato (2007).
Satisfação com o Convênio Cassi

Bibliotecas da Universidade Aberta
Proposta para Website Luis Diniz
Portfólio de Serviços TI
A sigla TIC significa Tecnologias de Informação e Comunicação.
Manutenção de Periféricos II
Agenda I. Grupo Solví II. CSC III. Tecnologia da Informação.
Administração de Serviços mestre Ana Paula Cossmann
O Papel do gestor na garantia da qualidade do Ensino Superior
Organização e Análise de Projectos
Análise Substituição da Perimetral
Empresa de Aviação Kai - Kai.
Prof. Msc. Diovani Milhorim
Serviços e criação de valor: a internet dos livros
Programas de qualidade – Formas de participação e avaliação
Projeto de Redes 4º Semestre Aula 2 Prof
Redes Móveis GSM Aferição da Qualidade de Serviço
Vice-presidente do Conselho Distrital de Lisboa da Ordem dos Advogados
Avaliação dos Expositores e Parceiros
INTRODUÇÃO A qualidade da água é um requisito com pouca abordagem durante a verificação da capacidade de medição de um hidrômetro velocimétrico; Mas para.
A World Wide Web
DIFERENÇAS ENTRE PESQUISAS POR AMOSTRAGEM E POPULAÇÃO AULA 2
Orientanda: Ana Paula Joslin de Oliveira
A sigla TIC significa Tecnologias de Informação e Comunicação.
Definição da Estratégia Organizacional
Projeto de Redes 4º Semestre Aula 10 – Parte 2 Prof
Órgão interno de garantia da qualidade nas IES’s
Sistemas de Informação EM MARKETING
Projecto E-learningUP|
Órgão interno de garantia da qualidade nas IES’s
Administração de Serviços mestranda Ana Paula Cossmann
Ponto de Situação das actividades de Formação em Tecnologia Pesqueira
FEUP/LEEC Algoritmos e Estruturas de Dados 2001/2002
Projeto Estruturado de Redes
Introdução à programação orientada por objetos
Vendendo um produto ou serviço
REFERENCIAIS COMPARATIVOS
Sistemas de gestão documental com workflow Trabalho realizado por:
AGUAMOD – Janeiro 2017 BULLETIN N°1 ANÚNCIOS CONTACT
Introdução a Redes v5.1 Capítulo 1: Explore a rede.
Elementos de Máquinas 05/03/18 Marau-RS. Plano de ensino.
PICTTE Profiles in Information and Communication Technologies for Teachers Education 12 Abril 2000 SOCRATES PROGRAMME.
Regulamento de Acesso às Redes e às Interligações
Por: André Aparecido da Silva
Por: André Aparecido da Silva
Trabalho de Conclusão de Curso I
Prof. Msc. Diovani Milhorim
INSTALAÇÃO DE REDES DE COMPUTADORES
Internet x Intranet x Extranet
IMEI – M5 Instalação e Utilização de aplicações
Atividades Primárias e de Apoio Logístico
Seleção de Parceiros em Sistemas Par-a-Par de Vídeo sob Demanda
Análise Social de Projectos de Investimento
Conceitos gerais de Usabilidade e Navegabilidade
Encontro Nacional de Revendedoras Autorizadas Proveu
SISTEMAS DISTRIBUIDOS
Piloto Projeto de sondas eduroam
Transcrição da apresentação:

Avaliação do Serviço de Acesso à Internet 22 de setembro de 2017 Avaliação do Serviço de Acesso à Internet António Vassalo a.vassalo@anacom.pt JP/DFI2

Sumário Preâmbulo Conceito de Internet; Análise das Reclamações recebidas na ANACOM; Parceiros da ANACOM neste projecto. Objectivo do Estudo Estratégia: transparência do mercado Metodologia Metodologia Seguida Resultados Resultados obtidos em 2005 Conclusões Conclusões

Preâmbulo

Internet Conceito de Serviço de Acesso: Entende-se como serviço de acesso à Internet a capacidade de ligação à rede Internet, com um determinado ritmo de transmissão e recepção de informação. Normalmente, este serviço é fornecido por um ISP que, para além dos serviços base de conexão, transmissão e recepção de informação (acesso a web sites, e-mail, etc.), pode oferecer serviços adicionais (mailboxes, espaço de alojamento para sites, etc.). No âmbito deste estudo apenas se pretende analisar os serviços básicos (conectividade e transporte de informação – envio e recepção de datagramas). Conceito de Serviço de Acesso:

Análise do Volume de Reclamações Disponibilidade: Estabelecimento e Manutenção de Ligações; Rendimento: Velocidade de Transmissão de Informação; Comerciais: Preços, Condições Comerciais, Publicidade Enganosa e Atendimento; Instalação: Serviços de Instalação de Equipamento, Falhas de Entrega de Equipamentos aos Clientes; Outros: Cobertura, Acesso a Proxy, DNS, etc., Numeração, Pedidos de Esclarecimento, etc.; LEGENDA Total de reclamações: 78 (Julho ’03 a Julho ’04) LANÇAMENTO DE ESTUDO PARA AVALIAÇÃO DO SERVIÇO DE ACESSO À INTERNET

Parceiros da ANACOM Neste projecto Avaliação do Serviço de Acesso à Internet 22 de setembro de 2017 Parceiros da ANACOM Neste projecto CONVEX – Consultoria e Integração de Sistemas, Lda. MARKTEST – Marketing, Organização, Formação, Lda. Colaboração: FCCN – Fundação para a Computação Científica Nacional APRITEL – Associação dos Operadores de Telecomunicações IC – Instituto do Consumidor CONVEX – Consultoria e Integração de Sistemas, Lda.: Colaboração na definição da metodologia e controlo e análise dos resultados; MARKTEST – Marketing, Organização, Formação, Lda.: Criação e manutenção do painel de utilizadores; Desenvolvimento do agente de software e plataforma central; Recolha e processamento dos dados. Colaboradores no Projecto: Alguns comentários e sugestões na fase de definição da metodologia. JP/DFI2

Objectivo do Estudo

Objectivo do Estudo Aferir, do ponto de vista do utilizador, A QUALIDADE EFECTIVA DOS SERVIÇOS DE ACESSO À INTERNET PRESTADOS PELOS ISP’s EM PORTUGAL, nas suas ofertas de banda larga (ADSL e Cabo) e estreita (Dial-Up), para o mercado residencial.

Avaliação do Serviço de Acesso à Internet 22 de setembro de 2017 Aspectos Principais Serviço de acesso à Internet: Apenas se pretende aferir a qualidade do acesso disponibilizado pelos vários ISP’s; São evitados ou minimizados todos os factores externos que possam influenciar o desempenho do acesso. Perspectiva do Utilizador: Os testes são realizados em situações de utilização normal da Internet (o mesmo tipo de transmissão/recepção de informação experimentado por um utilizador comum); Representatividade: Temporal; Geográfica; Por tecnologia de acesso. São evitados ou minimizados todos os factores externos que possam influenciar o desempenho do acesso, nomeadamente: Utilização de página web e ficheiro binário padrões para realização dos testes; Utilização de servidores, sem limitações de largura de banda e disponibilidade, localizados nos data centers dos ISP’s; Ao nível do PC do utilizador, foram evitados os mecanismos de Cache, Firewalls, Antí-Vírus, etc.; Evitadas possíveis limitações dos browsers; Requisitos mínimos das máquinas utilizadas pelo painel (HW e SW); Etc. JP/DFI2

Metodologia

Modelo Global A avaliação da qualidade de acesso à Internet foi efectuada através da recolha de indicadores, por um agente de software instalado num painel de utilizadores, durante o acesso a uma página web padrão e em upload/download de um ficheiro FTP padrão.

Ofertas Analisadas (1/2) Dial-Up Racional Dial-up ISP’s que detêm as 4 maiores quotas de mercado No conjunto ultrapassam 90% da quota de mercado residencial A maioria dos acessos instalados são analógicos (os acessos Básicos RDIS representam apenas cerca de 4% do total de acessos)

Ofertas Analisadas (2/2) Avaliação do Serviço de Acesso à Internet 22 de setembro de 2017 Ofertas Analisadas (2/2) ADSL e Cabo Racional ADSL e Cabo ISP’s que detêm as maiores quotas de mercado, em cada tecnologia No conjunto ultrapassam 90% da quota de mercado residencial Para cada ISP foi estudada a oferta comercial com maior número de clientes JP/DFI2

Indicadores (1/2) Disponibilidade/Fiabilidade (Dial-Up): Disponibilidade da Ligação (conexão e ligação DNS) Tempo de Estabelecimento da Ligação Disponibilidade/Fiabilidade (Dial-Up):

Indicadores (2/2) Rendimento (Dial-Up, ADSL e Cabo): Percepção do Utilizador em recepção – http:// (kbps): Acesso do PC do utilizador ao web site padrão, colocado nos data centers dos operadores; Percepção do utilizador em recepção – ftp:// (kbps): Acesso do PC do cliente, via FTP, a um ficheiro (binário) colocado nos data centers dos operadores; Percepção do utilizador em transmissão – ftp:// (kbps): Upload de um ficheiro binário, via FTP, para os data centers dos operadores. Ping (ms): Tempo de latência entre o utilizador e o site da página padrão. Rendimento (Dial-Up, ADSL e Cabo):

Painel de Utilizadores Representativo, dos utilizadores de Internet, em termos de dispersão geográfica e temporal dos resultados. Dial-Up ADSL e Cabo

Agente de Software e Plataforma Central Programa informático; Instalado nos PC’s do painel de utilizadores; Efectua as medições. Plataforma Central Controlo dos agentes de software; Armazenamento de toda a informação; Controlo e processamento da informação recolhida.

Página web e FTP padrões Página web padrão: Assenta numa mistura de imagens e texto Composta por uma página inicial e páginas secundárias Colocada em servidores web nos data centers de cada operador em estudo e ainda em dois data centers internacionais Ficheiro binário, gerado aleatoriamente, com dimensão adequada Utilizados nos testes de FTP upload e download FTP padrão:

Resultados

23 de Setembro a 23 de Outubro de 2005 Realização dos Testes Dial-Up 14 de Junho a 17 de Julho de 2005 ADSL e Cabo 23 de Setembro a 23 de Outubro de 2005

Precisão Estatística Os erros de precisão dos resultados globais obtidos são sempre inferiores a 3%, com nível de confiança de 95%.

Resultados Dial-Up

Indicadores de Disponibilidade/Fiabilidade Conexão Dial-Up com Sucesso

Indicadores de Disponibilidade/Fiabilidade Tempo de ligação e autenticação

Indicadores de Rendimento Velocidade de Download HTTP

Indicadores de Rendimento Velocidade de Download FTP

Indicadores de Rendimento Velocidade de Upload FTP

Indicadores de Rendimento Tempo de Ping

Resultados ADSL e Cabo

Indicadores de Rendimento Velocidade de Download HTTP (1/3)

Indicadores de Rendimento Velocidade de Download HTTP (2/3)

Indicadores de Rendimento Velocidade de Download HTTP (3/3)

Indicadores de Rendimento Velocidade de Download FTP (1/3)

Indicadores de Rendimento Velocidade de Download FTP (2/3)

Indicadores de Rendimento Velocidade de Download FTP (3/3)

Indicadores de Rendimento Velocidade de Upload FTP (1/3)

Indicadores de Rendimento Velocidade de Upload FTP (2/3)

Indicadores de Rendimento Velocidade de Upload FTP (3/3)

Indicadores de Rendimento Tempo de Ping (1/2)

Indicadores de Rendimento Tempo de Ping (2/2)

Conclusões

Comparação de Resultados (1/4)

Comparação de Resultados (2/4)

Comparação de Resultados (3/4)

Comparação de Resultados (4/4)

Conclusões Banda Estreita - Dial-Up Os resultados são globalmente bons, sendo pouco significativas as diferenças entre operadores, para todos os indicadores analisados; As variações dos indicadores, durante o dia e ao longo da semana, são pouco significativas em qualquer dos operadores analisados. No entanto, e de modo geral, os valores mais baixos foram registados nos dias úteis e no período horário das 12h00 às 18h00; Os indicadores de rendimento apresentam valores ligeiramente inferiores para ligações internacionais, denotando algum constrangimento na largura de banda internacional disponibilizada pelos operadores.

Conclusões Banda Larga – ADSL e Cabo (1/3) Em download, quando os ISP’s alvo são nacionais, obtiveram-se bons resultados, para a generalidade dos operadores. Convém salientar que o melhor indicador da qualidade do acesso é o de FTP. Neste indicador, destaca-se a Cabovisão com velocidades médias de download acima de 90% da velocidade máxima, indicada na oferta analisada. Os restantes operadores ficaram pelos 80%. Para ISP’s alvo internacionais, os resultados obtidos são claramente inferiores, o que denota constrangimentos na largura de banda disponibilizada pelos operadores. Os valores mais baixos foram registados pelos operadores cujas ofertas analisadas apresentam velocidade máxima mais elevada (Telepac/Sapo, Clixgest/Novis e TV Cabo). Neste grupo destaca-se, pela negativa, a TV Cabo com velocidade média de download na ordem dos 20% da velocidade máxima. Os operadores com ofertas de 512 kbps – OniTelecom e Cabovisão – obtiveram valores claramente superiores aos restantes operadores, na ordem dos 70% e 85%, respectivamente.

Conclusões Banda Larga – ADSL e Cabo (2/3) Em upload, não ocorrem diferenças significativas entre resultados de medições para ISP’s alvo nacionais e internacionais. Os resultados são globalmente bons. Pela positiva destacam-se os operadores de Cabo: a Cabovisão com 90% e a TV Cabo, ultrapassando mesmo a velocidade máxima indicada na oferta, com cerca de 104%. O indicador Ping apresenta bons resultados em todos os operadores. Os resultados são bastante próximos, tendo o melhor valor médio sido registado pelo operador Cabovisão e o pior foi registado para o operador OniTelecom.

Conclusões Banda Larga – ADSL e Cabo (3/3) As variações dos indicadores, entre dias úteis e fim-de-semana, são pouco significativas, por vezes inexistentes. Ao longo do dia, verificaram-se variações dos indicadores, principalmente os de Velocidade de download (FTP e HTTP) e Ping. Em download, todos os operadores apresentam pequenas variações, com excepção da TV Cabo em que essas variações são muito significativas. Em Ping, todos apresentam variações significativas do indicador, sendo maiores as dos operadores TV Cabo e OniTelecom.

Escolha de um acesso à Internet Aspectos a ter em conta Tipo de Utilização: Entretenimento; Trabalho; Horas do dia com maior utilização; Dias da semana com maior utilização; Ligações mais frequentes (nacional ou internacional). Serviços adicionais fornecidos pelo ISP: E-mail; Alojamento web; Etc.; ? Preços Apoio ao Cliente SLA’s Necessidades de Largura de Banda: Download; Upload; Taxas de Contenção / Simultaneidade. Disponibilidade do serviço (no local pretendido)

Avaliação do Serviço de Acesso à Internet 22 de setembro de 2017 Obrigado! António Vassalo a.vassalo@anacom.pt JP/DFI2