ORIENTAÇÃO ESCOLAR E VOCACIONAL ANO LETIVO 2016/2017

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Escola Secundária/3º CEB Poeta Al Berto, Sines
Advertisements

ORIENTAÇÃO VOCACIONAL
Oferta Formativa 2009/2010 Cursos Científico-Humanísticos
Curso Profissional de Técnico de Serviços Jurídicos
PRINCIPAIS CANAIS DE COMUNICAÇÃO
9ºANO E AGORA? Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama SPO.
Educação Pré- Escolar Ensino BásicoEnsino Secundário Ensino Superior Politécnico Universidade 1.º Ciclo 2.º Ciclo 3.º Ciclo E D U C. P R É - E S C O L.
Aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver com os outros e aprender a ser. A grupamento de E scolas de S ão G onçalo.
Colégio Sesi PR Ensino Médio PROPOSTA PEDAGÓGICA 2017.
Motivação para o curso | Métodos de estudo | Provas de avaliação 10.º ANO: uma nova etapa! ESCOLA SECUNDÁRIA DE PONTE DA BARCA.
ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DE PONTE DA BARCA Uma escola de todos Para todos … Transformar Vidas, Alimentar Sonhos, Projetar Carreiras! SPO – Serviço de.
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. COMO CHEGAMOS À SEGUNDA VERSÃO BNCC 15 Março CONCLUSÃ O DA CONSULTA PÚBLICA 2 Dezembro DIA NACIONAL DA BASE 16 Setembro.
ÁREA - CONHECIMENTOS 9º Ano. A BASE DO SISTEMA EDUCATIVO É O ALUNO, E A ESCOLA UMA VIA INSTITUCIONAL ENTRE OUTRAS, DE ACESSO À EDUCAÇÃO E IMPLICITAMENTE.
IMPORTÂNCIA DO ENADE NO CONCEITO PRELIMINAR DO CURSO
Curso de Filosofia - UFRN
Sessão de Esclarecimento para Encarregados de Educação/Pais Saídas após o 9ºAno de Escolaridade. 26 de janeiro de 2017.
Orientação Escolar e Profissional Escola Secundária Inês de Castro
PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO (PPC): elaboração e reformulação
RITO DE PASSAGEM #PartiuEnsinoMedio.
Oferta Formativa Ensino Secundário 2017 / 2018.
Experiência FAESA na implantação dos 20% EAD
FORMAÇÃO DE PROFESSORES INCLUINDO AS TDIC: O CASO DO PARFOR NO ISERJ
AUTONOMIA E FLEXIBILIDADE CURRICULAR
Arquitetura e Urbanismo Biologia
Avanços nas últimas décadas
ASSOCIAÇÃO PIAUIENSE DE EDUCAÇÃO E CULTURA - APEC
Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho
Especialização em Administração Hospitalar
ASPECTOS OPERACIONAIS
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
DR. MANUEL CANDEIAS GONÇALVES
1º sem 2º sem 3º sem 4º sem 5º sem 6º sem
Pré Escolar 1º Ciclo Terminar
Formador, Contextos e Perfil
Bacharelado Débora Inácio 3°A.
AVALIAÇÃO DO CONTRATO DE AUTONOMIA
EDUCAÇÃO FÍSICA - LICENCIATURA
Especialização em Docência do Ensino Superior
Serviço de Psicologia e Orientação
Serviço de Psicologia e Orientação
AUTONOMIA E FLEXIBILIDADE CURRICULAR
Documentos e Propostas legais
O PAPEL E A IMPORTÂNCIA DO ENADE
Orientações para Cursos de Graduação em Avaliação Externa
OFERTA DE FORMAÇÃO |
Serviço de Psicologia e Orientação
School of Higher Education
Grupos isolados que pesquisam EaD
Pioneira na modalidade de educação a distância no Brasil;
Prof. José Fernando Q. Rey
O QUE É O PEDAGOGO.
Especialização em Engenharia de Produção
Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho
1º Dia 2º Dia Ciências Humanas e suas Tecnologias: Questões de 1 a 45 História, Geografia, Filosofia e Sociologia Ciências da Natureza e suas Tecnologias:
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA
Formação profissional: educação do bibliotecário escolar
1ª AÇÃO MMR Problema: Alta Concentração de alunos com desempenho abaixo do básico (38,1%) em Matemática Plano de Melhoria: Formação Docente ESCOLA ESTADUAL.
Como estudar em Portugal
Especialização em Psicologia Organizacional
Educação Básica Docente: Cristina Gomes Discentes: Inês Magalhães
2° Chamada – 1° período – 1º e 2º anos
Plano curricular de turma
Ghisleine Trigo Silveira APASE – São Paulo 23/08/2018
A BNCC E A MATERIALIDADE DA REFORMA DO ENSINO MÉDIO
Estrutura Organizacional Câmpus Boa Vista Centro - IFRR
Agrupamento de Escolas D. Lourenço Vicente
Agrupamento de Escolas D. Lourenço Vicente
APRESENTAÇÃO O IFSP é uma instituição de ensino com mais de cem anos, possui natureza jurídica de autarquia, vinculada ao Ministério da Educação (MEC),
A BNCC e a Saúde.
1 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO AMBIENTAL Morada Nova - CE Profª Dayane de Andrade Lima.
Transcrição da apresentação:

ORIENTAÇÃO ESCOLAR E VOCACIONAL ANO LETIVO 2016/2017 PSICÓLOGA – MAFALDA LAPA ORIENTAÇÃO ESCOLAR E VOCACIONAL ANO LETIVO 2016/2017

SISTEMA EDUCATIVO PORTUGUÊS

9.º ANO E AGORA?? ENSINO SECUNDÁRIO: CURSOS CIÊNTÍFICO-HUMANISTICOS CURSOS PROFISSIONAIS CURSOS ARTÍSTICOS-ESPECIALIZADOS

CURSOS CIENTÍFICO-HUMANÍSTICO Os cursos Científico-Humanístico, estão vocacionados essencialmente para o prosseguimento de estudos de nível superior. Têm a duração de 3 anos (10º,11º e 12º). Conferem o diploma de conclusão de ensino secundário. Ciências e Tecnologias | Ciências Socioeconómicas Línguas e Humanidades | Artes Visuais

CURSOS CIENTÍFICO-HUMANISTICOS Curso de Ciências e Tecnologias FORMAÇÃO GERAL Português (10.º, 11.º e 12.º anos) Língua Estrangeira I, II ou III - Alemão, Espanhol, Francês ou Inglês (10.º e 11.º anos) Filosofia (10.º e 11.º anos) Educação Física (10.º, 11.º e 12.º anos)

CURSOS CIENTÍFICO-HUMANISTICOS Curso de Ciências e Tecnologias FORMAÇÃO ESPECÍFICA Trienal obrigatória (10.º, 11.º e 12.º anos) Matemática A Bienais (10.º e 11.º anos) - O aluno escolhe duas disciplinas bienais – opções (a): Biologia e Geologia (10.º e 11.º anos) Física e Química A (10.º e 11.º anos) Geometria Descritiva A (10.º e 11.º anos)

CURSOS CIENTÍFICO-HUMANISTICOS Curso de Ciências e Tecnologias Anuais (12.º) - O aluno escolhe duas disciplinas anuais de 12.º ano, sendo pelo menos uma obrigatoriamente do conjunto de opções (b): Opções (b) Biologia Física Geologia Química Opções (c) Antropologia (d) Aplicações Informáticas B (d) Ciência Política (d) Clássicos da Literatura (d) Direito (d) Economia C (d) Filosofia A (d) Geografia C (d) Grego (d) Língua Estrangeira I, II ou III (d) Psicologia B (d) (d) Oferta dependente do projeto educativo de escola

CURSOS CIENTÍFICO-HUMANISTICOS Curso de Ciências Socioeconómicas FORMAÇÃO GERAL Português (10.º, 11.º e 12.º anos) Língua Estrangeira I, II ou III - Alemão, Espanhol, Francês ou Inglês (10.º e 11.º anos) Filosofia (10.º e 11.º anos) Educação Física (10.º, 11.º e 12.º anos)

CURSOS CIENTÍFICO-HUMANISTICOS Curso de Ciências Socioeconómicas FORMAÇÃO ESPECÍFICA Trienal obrigatória (10.º, 11.º e 12.º anos) Matemática A Bienais (10.º e 11.º anos) - O aluno escolhe duas disciplinas bienais – opções (a): Economia A Geografia A História B

CURSOS CIENTÍFICO-HUMANISTICOS Curso de Ciências Socioeconómicas Anuais (12.º) - O aluno escolhe duas disciplinas anuais de 12.º ano, sendo pelo menos uma obrigatoriamente do conjunto de opções (b): Opções (c) Antropologia (d) Aplicações Informáticas B (d) Ciência Política (d) Clássicos da Literatura (d) Direito (d) Filosofia A (d) Grego (d) Língua Estrangeira I, II ou III (d) Psicologia B (d) Opções (b) Economia C Geografia C Sociologia Química   d) Oferta dependente do projeto educativo de escola

CURSOS CIENTÍFICO-HUMANISTICOS CURSO LÍNGUAS E HUMANIDADES FORMAÇÃO GERAL Português (10.º, 11.º e 12.º anos) Língua Estrangeira I, II ou III - Alemão, Espanhol, Francês ou Inglês (10.º e 11.º anos) Filosofia (10.º e 11.º anos) Educação Física (10.º, 11.º e 12.º anos)

CURSOS CIENTÍFICO-HUMANISTICOS Curso Línguas e Humanidades FORMAÇÃO ESPECÍFICA Trienal obrigatória (10.º, 11.º e 12.º anos) História A Bienais (10.º e 11.º anos) - O aluno escolhe duas disciplinas bienais – opções (a): Geografia A Latim A Língua Estrangeira I, II, III Literatura Portuguesa Matemática Aplicada às Ciências Sociais

CURSOS CIENTÍFICO-HUMANISTICOS Curso Línguas e Humanidades Anuais (12.º) - O aluno escolhe duas disciplinas anuais de 12.º ano, sendo pelo menos uma obrigatoriamente do conjunto de opções (b): Opções (b) Filosofia A Geografia C Latim B Línguas Estrangeiras I, II ou III Literatura de Língua Portuguesa Psicologia B Sociologia Opções (c) Antropologia (d) Aplicações Informáticas B (d) Ciência Política (d) Clássicos da Literatura (d) Direito (d) Economia C (d) Grego (d (d) Oferta dependente do projeto educativo de escola

CURSOS CIENTÍFICO-HUMANISTICOS Curso Artes Visuais FORMAÇÃO GERAL Português (10.º, 11.º e 12.º anos) Língua Estrangeira I, II ou III - Alemão, Espanhol, Francês ou Inglês (10.º e 11.º anos) Filosofia (10.º e 11.º anos) Educação Física (10.º, 11.º e 12.º anos)

CURSOS CIENTÍFICO-HUMANISTICOS Curso Artes Visuais FORMAÇÃO ESPECÍFICA Trienal obrigatória (10.º, 11.º e 12.º anos) Desenho A Bienais (10.º e 11.º anos) - O aluno escolhe duas disciplinas bienais – opções (a): Geometria Descritiva A Matemática B História da Cultura e das Artes

CURSOS CIENTÍFICO-HUMANISTICOS Curso Artes Visuais Anuais (12.º) - O aluno escolhe duas disciplinas anuais de 12.º ano, sendo pelo menos uma obrigatoriamente do conjunto de opções (b): Opções (b) Oficina de Artes Oficina de Multimédia B Materiais e Tecnologias Opções (c) Antropologia (d) Aplicações Informáticas B (d) Ciência Política (d) Clássicos da Literatura (d) Direito (d) Economia C (d) Filosofia A (d) Geografia C (d) Grego (d) Língua Estrangeira I, II, III (d) Psicologia B (d) (d) Oferta dependente do projeto educativo de escola

CURSOS PROFISSIONAIS Os Cursos Profissionais são uma modalidade do nível secundário de educação, caracterizada por uma forte ligação com o mundo profissional. Tendo em conta os interesses do aluno, a aprendizagem realizada nestes cursos valoriza o desenvolvimento de competências para o exercício de uma profissão, em articulação com o setor empresarial local.

CURSOS PROFISSIONAIS Os Cursos Profissionais destinam-se aos alunos que:  - concluíram o 3.º ciclo do ensino básico ou formação equivalente;  - procuram um ensino mais prático e voltado para o mundo do trabalho;  - não excluem a hipótese de, mais tarde, prosseguir os estudos. Os principais objetivos desta oferta educativa e formativa são:  - contribuir para que o estudante desenvolva competências pessoais e profissionais para o exercício de uma profissão;  - privilegiar as ofertas formativas que correspondem às necessidades de trabalho locais e regionais;  - preparar o estudante para aceder a formações pós-secundárias ou ao ensino superior, se for essa a sua vontade.

CURSOS PROFISSIONAIS Estrutura Curricular Estes cursos têm uma estrutura curricular organizada por módulos, o que permite maior flexibilidade e respeito pelos  ritmos de aprendizagem de cada aluno.  Componentes de Formação O plano de estudos inclui três componentes de formação:      - Sociocultural;     - Científica;     - Técnica.

CURSOS PROFISSIONAIS Matriz Curricular dos Cursos Profissionais COMPONENTES DE FORMAÇÃO DISCIPLINAS TOTAL DE HORAS (a) / CICLO DE FORMAÇÃO  Sociocultural Português 320h Língua Estrangeira I, II ou III (b) 220h Área de Integração Tecnologias da Informação e Comunicação 100h Educação Física 140h Científica 2 a 3 disciplinas (c) 500h Técnica 3 a 4 disciplinas (d) 1180h Formação em Contexto de Trabalho (e) 420h Carga horária total/ Curso 3100h

CURSOS PROFISSIONAIS Matriz Curricular dos Cursos Profissionais (a) Carga horária global não compartimentada pelos três anos do ciclo de formação, a gerir pela escola, no âmbito da sua autonomia pedagógica, acautelando o equilíbrio da carga horária anual, de forma a otimizar a gestão global modular e a formação em contexto de trabalho. (b) O aluno escolhe uma língua estrangeira. Se tiver estudado apenas uma língua estrangeira no ensino básico, iniciará obrigatoriamente uma segunda língua no ensino secundário. (c) Disciplinas científicas de base a fixar em regulamentação própria, em função das qualificações profissionais a adquirir. (d) Disciplinas de natureza tecnológica, técnica e prática estruturantes da qualificação profissional visada. (e) A formação em contexto de trabalho visa a aquisição e o desenvolvimento de competências técnicas, relacionais e organizacionais relevantes para a qualificação profissional a adquirir.

CURSOS PROFISSIONAIS Prova de Aptidão Profissional (PAP) Estes cursos culminam com a apresentação de um projeto, designado por Prova de Aptidão Profissional (PAP), no qual o aluno demonstrará as competências e os saberes que desenvolveu ao longo da formação.

CURSOS PROFISSIONAIS Áreas de Formação Estes cursos estão organizados em harmonia com referenciais de formação aprovados para as seguintes famílias profissionais: -Artes do espetáculo -Audiovisuais e produção dos media - Design -Artesanato -Filosofia, história e ciências afins -Jornalismo -Biblioteconomia, arquivo e documentação -Comércio - Marketing e publicidade - Finanças, banca e seguros -Contabilidade e fiscalidade -Gestão e administração -Secretariado e trabalho administrativo -Enquadramento na organização/empresa -Ciências informáticas -Metalurgia e metalomecânica - Eletricidade e energia

CURSOS PROFISSIONAIS Áreas de Formação -Floricultura e jardinagem -Silvicultura e caça -Pescas -Serviços de saúde -Ciências dentárias -Serviços de apoio a crianças e jovens -Trabalho social e orientação -Hotelaria e restauração -Turismo e lazer -Proteção do ambiente -Proteção de pessoas e bens - Segurança e higiene no trabalho -Eletrónica e automação -Engenharia química -Construção e reparação de veículos a motor -Indústrias alimentares -Têxtil, vestuário, calçado e couros -Materiais (madeira, papel, plástico, vidro e outros) -Indústrias extrativas -Arquitetura e urbanismo -Construção civil - Produção agrícola e animal

CURSOS PROFISSIONAIS LEGISLAÇÃO Cursos criados ao abrigo do decreto-lei n.º 74/2004, de 26 de março, retificado pela declaração de retificação nº 44/2004, de 25 de maio, com as alterações introduzidas pelo decreto-lei n.º 24/2006, de 6 de fevereiro, retificado pela declaração de retificação n.º 23/2006, de 7 de abril, e da portaria n.º 550-C/2004, de 21 de maio.

CURSOS ARTÍSTICOS-ESPECIALIZADOS Os cursos artísticos especializados proporcionam formação nas áreas da dança, da música e das artes visuais e dos audiovisuais. São cursos de nível secundário com a duração de 3 anos letivos, correspondentes aos 10.º, 11.º e 12.º anos de escolaridade. Estes cursos estão orientados numa dupla perspetiva: o prosseguimento de estudos em cursos de especialização tecnológica ou de ensino superior e a inserção no mundo do trabalho. Estão direcionados para os jovens que, tendo concluído o 9.º ano de escolaridade ou equivalente, pretendam obter uma formação artística de excelência de nível secundário. A avaliação nos Cursos Artísticos Especializados assume modalidades diferentes em função da vertente artística de formação. Conferem um diploma de conclusão do nível secundário de educação; E um certificado de qualificação profissional de nível 3. A certificação obtida com a conclusão de um destes cursos permite o ingresso nos Cursos de Especialização Tecnológica (nível 4) ou o acesso ao ensino superior (universitário ou politécnico).

LINKS DE INTERESSE http://www.dge.mec.pt/oferta-formativa http://www.esec-danielsampaio.pt/website/pt/servicos-de-psicologia-e-orientacao/9o-e-depois http://designthefuture.pt/ http://www.catalogo.anq.gov.pt/Qualificacoes http://www.anq.gov.pt/default.aspx

CALENDARIZAÇÃO DA SEMANA DAS PROFISSÕES NA ESCOLA BÁSICA ELIAS GARCIA

ESCOLA PROFISSIONAL DE ALMADA CURSO ELETRONICA AUTOMAÇÃO E COMANDO CURSO MANUTENÇÃO INDUSTRIAL ELETROMECANICA CURSO MECATRÓNICA AUTOMÓVEL

ESCOLA SECUNDARIA ROMEU CORREIA Curso profissional de Técnico de Comunicação, Marketing, Relações Públicas e Publicidade Curso Profissional de Técnico Auxiliar de Saúde Curso Profissional de Técnico de Acompanhamento de Crianças Curso Profissional de Técnico de Apoio Psicossocial Curso CH Ciências e Tecnologias Curso CH Ciências Socioeconómicas Curso CH Ciências Socio e Humanas Curso CH Artes Visuais

ESCOLA SECUNDÁRIA DANIEL SAMPAIO Curso CH Ciências e Tecnologias Curso CH Ciências Socioeconómicas Curso CH Línguas e Humanidades Curso CH Artes Visuais Curso Profissional de Apoio à Infância Curso Técnico de Informática e Gestão Curso Técnico de Turismo

ESCOLA SECUNDÁRIA FRANCISCO SIMÕES Curso Profissional de Gestão Desportiva Curso Profissional de Multimédia Curso Profissional de Turismo Curso CH Ciências e Tecnologias Curso CH Línguas e Humanidades Curso CH Artes Visuais

CENTRO DE RECRUTAMENTO DA ARMADA MARINHA PORTUGUESA

ESCOLA PROFISSIONAL BENTO JESUS CARAÇA Curso Técnico de Gestão de Equipamentos Informáticos Curso Técnico de Receção(Turismo) Curso Técnico de Gestão Empresarial, Marketing e Publicidade (Comércio)

ESCOLA SECUNDÁRIA JOÃO DE BARROS Curso CH Ciências e Tecnologias Curso CH Ciências Socioeconómicas Curso CH Línguas e Humanidades Curso CH Artes Visuais Curso Profissional de Gestão e Manutenção de Equipamentos Informáticos Curso Profissional Gestão e Programação de Sistemas Informáticos