Bruna Cristiane Furtado Gomes Orientadora:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Melhoria do Programa de atenção à.
Advertisements

Pâmela Moema Policarpo Bezerra Orientadora: Patrícia Osório Guerreiro
Aluna: Yoleydis Fuentes Mompie Orientadora: Ana Paula Soares
Universidade Aberta do SUS - UNASUS
Juan Carlos Esquivel Guerra
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Palmas de Monte Alto – BA, 2014
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria da atenção à saúde.
Especializando: Santiago de León
Especialização em Saúde da Família Modalidade à Distância Turma nº5
Yaniet GIMENEZ MONTERO ORIENTADORA: FABIANA VARGAS FERREIRA
Remberto Perez Carro Orientadora: Adrize Rutz Porto Pelotas, 2015
MELHORIA DA ATENÇÃO À SAÚDE DE HIPERTENSOS E/OU DIABÉTICOS
Laura Lopes da Silveira Orientadora: Teresinha Weiller
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma nº V   MELHORIA DA ATENÇÃO.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS. UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Or. Fabiana Vargas Ferreira
Melhoria da Atenção a Saúde do Paciente Hipertenso e diabético, na UBS São Francisco de Paula, Frederico Westphalen/RS Aluna: Sarah Stoffel Dal- Ri Orientadora:
Autora: Ariannys Vazquez Pompa Orientador: Fabiana Vargas
Autor: Vinicius Rauber Joner
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL
PAOLA OLIVIA TAPIA BALCAZAR Orientador(a): Marina Souza Azevedo
Fernanda Braga Monteiro Orientador: Paulo Faria Bonat
e/ou Diabetes Mellitus na UBS/ESF Padre Teodoro, Envira/AM
Aluna: Olivia Parada Rondón Orientadora: Elenir Anversa
Universidade Aberta do SUS - UNASUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Qualificação da Atenção à Saúde de Usuários com Hipertensão Arterial Sistêmica e/ou Diabetes mellitus na ESF IV Valim, Mostardas / RS Elsa Maria Bignotte.
Aluno: Luis Reinaldo Colmenares Aquino
Universidade Aberta do SUS
AutorA: Drª Eldrys Rodriguez Rubio
Yalexis Fernandez Granado Orientador: Andressa de Andrade
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Universidade Federal de Pelotas
Melhoria da atenção à saúde das pessoas com HAS e/ou DM na unidade PS Estreito, São João de Piauí, PI Autora: Ariadna Alvarez Reyes Orientador: Guilherme.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA - EaD Atenção à saúde de Hipertensos.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Aluna: Letícia Moreira Flores Machado Orientadora: Ana Paula Soares
Qualificação da atenção aos aos hipertensos e diabéticos na UBS Rosália Gondim de Melo do Munícipio Paraú/RN Rafaela Jales Pereira Diniz Orientadora: Maria.
Melhoria da atenção à saúde das pessoas com hipertensão arterial sistêmica e/ou diabetes da UBS Neco Fonseca, Jerumenha/PI Especializando: Juan Sanchez.
Universidade Aberta do SUS
Julio Alberto Pierret Acosta
Aluno: Yainel La Rosa Tamayo Orientadora: Ana Paula Soares
Melhoria da atenção à saúde dos usuários hipertensos e diabéticos da ESF São José, Ivorá/RS Luma Manfio Canzian.
Especializando: Jesus Ladron de Guevara Farinas
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
São Paulo das Missões, RS
QUALIFICAÇÃO DA ATENÇÃO A HIPERTENSOS E/OU DIABÉTICOS
CENTRO UNIVERSITÁRIO DO PARÁ CURSO DE MEDICINA
Universidade Aberta do SUS
Vanessa Rivero Kindelan
UBS Sitio Santo Antônio do Município Passagem Franca do Piauí/PI
Universidade Federal de Pelotas
Trabalho de Conclusão de Curso
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família –UnaSUS Modalidade à distância – T8 Melhoria da Atenção à saúde da pessoa com HAS e/ou.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma n° 8   Melhoria da Atenção.
Orientando: Euberto Campos Rojas Orientador: Pablo Viana Stolz
Orientando: Nixy Garcia Giraldo Orientador: Pablo Viana Stolz
Universidade Federal de Pelotas
Universidade Federal de Pelotas Departamento de Medicina Social Especialização em Saúde Da Família Turma 8 Melhoria da atenção à saúde dos usuários com.
Trabalho de Conclusão de curso
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS. UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA Melhoria da Assistência Usuários com Diabetes e/ou Hipertensão na UBS Erismina.
  Melhoria do Programa de Atenção à Saúde da Pessoa com Hipertensão Arterial Sistêmica e/ou Diabetes Mellitus na CMS/ESF Mecejana, Boa Vista/RR.      
Trabalho de Conclusão de Curso
Trabalho de Conclusão de Curso
Transcrição da apresentação:

Melhoria da atenção aos usuários portadores de hipertensão e diabetes mellitus UBS 07, Uruguaiana/RS Bruna Cristiane Furtado Gomes Orientadora: Patrícia Nelly Alves Meira Menezes

Introdução Este trabalho é um projeto de intervenção que surgiu a partir da necessidade de Melhoria da atenção aos usuários portadores de hipertensão e diabetes mellitus em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) do município de Uruguaiana/RS.

Introdução Relevância: Organização da assistência ; Captação precoce; Melhor adesão e acompanhamento; Atividades de educação em saúde; Planejamento, acompanhamento e avaliação das ações desenvolvidas,

Introdução Caracterização do município (Uruguaiana-RS): 125.209 habitantes (IBGE, 2010); Fronteira Oeste/RS; 20 UBS em fase de transição para ESF;

Introdução Caracterização da Unidade Básica de Saúde UBS tradicional; Cobertura Total de 15 mil habitantes; População Cadastrada 4.000 habitantes; 09 microáreas/02 Agentes de Saúde

Objetivo Geral Qualificar a atenção aos adultos portadores de Hipertensão Arterial Sistêmica e/ou Diabetes Mellitus.

Objetivos Específicos Ampliar a cobertura de hipertensos e Diabéticos; Melhorar a adesão; Melhorar a qualidade do atendimento; Melhorar o registro das informações; Mapear hipertensos e diabéticos de risco para doença cardiovascular; Realizar promoção da saúde.

METAS Cadastrar 95% dos hipertensos e 95% dos Diabéticos do total de população cadastrada na UBS, no Programa de Atenção à Hipertensão Arterial e à Diabetes Mellitus da unidade de saúde, considerando a estimativa de 610 Hipertensos e 150 Diabéticos. Manter ficha de acompanhamento de 100% dos hipertensos e/ou diabéticos cadastrados na unidade de saúde; Buscar 90% dos hipertensos e/ou diabéticos faltosos às consultas na conforme a periodicidade recomendada;

METAS Realizar exame clínico apropriado em 100% dos hipertensos e/ ou diabéticos cadastrados no Programa Hiperdia; Garantir a 100% dos hipertensos e/ou diabéticos cadastrados a realização de exames complementares em dia de acordo com o protocolo; Garantir a totalidade da prescrição de medicamentos da farmácia popular para 100% dos hipertensos e ou diabéticos cadastrados na unidade de saúde;

METAS Manter ficha de acompanhamento de 100% dos hipertensos e/ou diabéticos cadastrados na unidade de saúde; Realizar estratificação do risco cardiovascular em 100% dos Hipertensos e/ou diabéticos cadastrados na unidade de saúde. Garantir avaliação odontológica a 50% dos pacientes hipertensos e/ou diabéticos; Garantir orientação nutricional sobre alimentação saudável, prática de atividade física regular e riscos do tabagismo a 100% dos hipertensos e/ou diabéticos;

Eixo de Monitoramento e Avaliação METODOLOGIA Ações realizadas Eixo de Monitoramento e Avaliação Acompanhamento e avaliação continua do: Número de hipertensos e diabéticos cadastrados no Programa; Periodicidade das consultas previstas conforme Protocolo; Periodicidade de exame clínico e laboratoriais; Avaliação do acesso aos medicamentos da Farmácia Popular/Hiperdia. Avaliação da qualidade dos registros;

Eixo de Monitoramento e Avaliação METODOLOGIA Ações realizadas Eixo de Monitoramento e Avaliação Acompanhamento e avaliação continua da: Realização da estratificação de risco cardiovascular; Realização das consultas periódicas e anuais com o dentista; Realização de orientação nutricional Orientação para atividade física regular; Realização de orientação sobre riscos tabácico.

Eixo de Organização e Gestão do serviço METODOLOGIA Ações Realizadas Eixo de Organização e Gestão do serviço Melhorar o acolhimento e garantir o registro Adequado; Garantir material para a avaliação do paciente; Organizar visitas domiciliares para buscar os faltosos; Definir atribuições e propor atividades de EPS; Garantir a realização dos exames complementares definidos no protocolo. Implantar registro específico de acompanhamento; Priorizar o atendimento dos pacientes avaliados como de alto risco;

Eixo de Engajamento Público METODOLOGIA Ações realizadas Eixo de Engajamento Público Esclarecimento da comunidade sobre o Programa de Atenção à HAS e à DM, bem como a importância de monitorar níveis pressóricos e realizar rastreamento para DM; Orientar a comunidade sobre os fatores de risco para o desenvolvimento de hipertensão e diabetes; Informar o usuário sobre a importância das consultas e periodicidade de realização de exames complementares e seus direitos e deveres quanto usuários do SUS;

Ações de Qualificação da prática clínica METODOLOGIA Ações de Qualificação da prática clínica Realização de atividades educativas e discussão do processo de trabalho de forma contínua para todos os membros da equipe;

Logística da Intervenção METODOLOGIA Logística da Intervenção Adotou-se o Protocolo de atendimento com base no Caderno de atenção Básica de Hipertensão Arterial Sistêmica de 2006 e o Caderno de Atenção Básica Diabetes Mellitus 2006; Elaboração da ficha espelho; Produção material impresso; Divulgação do projeto para a equipe; Organização das agendas de atendimento e atividades educativas.

Resultados Meta 1: Cadastrar 95% dos hipertensos e 95% dos Diabéticos da área de abrangência, no Programa de Atenção à Hipertensão Arterial e à Diabetes Mellitus da unidade de saúde; 536 536 129 Cobertura do programa de atenção ao hipertenso e diabético na UBS 07. Uruguaiana/RS, 2014

Resultados Meta 2: Manter ficha de acompanhamento de 100% dos hipertensos e/ou diabéticos acompanhados na unidade de saúde; 536 128 Proporção de hipertensos e diabéticos com registro adequado na ficha de acompanhamento

Resultados Meta 3: Buscar 90% dos hipertensos e/ou diabéticos faltosos às consultas na conforme a periodicidade recomendada Realizou-se a busca ativa de 139 usuários hipertensos e 59 usuários diabéticos, atingindo uma proporção de 100% dos usuários cadastrados no Programa Hiperdia!!!

Resultados Meta 4: Realizar exame clínico apropriado em 100% dos hipertensos e/ ou diabéticos cadastrados; 112 437 Proporção de hipertensos e diabéticos com o exame clínico em dia de acordo com o protocolo na UBS 07. Uruguaiana/RS, 2014.

Resultados Meta 5: Garantir a 100% dos hipertensos e/ou diabéticos cadastrados a realização de exames complementares em dia de acordo com o protocolo; 107 417 Proporção de hipertensos e diabéticos com exames complementares em dia de acordo com o protocolo na UBS 07. Uruguaiana/RS, 2014.

Resultados Meta 6: Garantir a totalidade da prescrição de medicamentos da farmácia popular para 100% dos hipertensos e ou diabéticos cadastrados na unidade de saúde; 501 107 Proporção de hipertensos e diabéticos com prescrição de medicamentos da lista Hiperdia ou da Farmácia Popular na UBS 07. Uruguaiana/RS, 2014.

Resultados Meta 7: Realizar estratificação do risco cardiovascular em 100% dos Hipertensos e/ou diabéticos cadastrados na unidade de saúde; 536 536 128 128 Proporção de hipertensos e diabéticos com estratificação de risco cardiovascular por exame clínico em dia na UBS 07. Uruguaiana/RS, 2014.

Resultados Meta 08: Garantir avaliação odontológica a 50% dos pacientes hipertensos e/ou diabéticos; 95 60 Proporção de hipertensos e diabéticos com avaliação odontológica na UBS 07. Uruguaiana/RS,2014.

Resultados Meta 09: Garantir orientação nutricional sobre alimentação saudável, prática de atividade física regular e riscos do tabagismo a 100% dos hipertensos e/ou diabéticos cadastrados; 535 Proporção de hipertensos e diabéticos com orientação sobre alimentação saudável, atividade física e riscos de tabagismo na UBS 07. Uruguaiana/RS, 2014.

Discussão Organização Serviço Qualidade da Atenção Comprometimento dos usuários Fortalecimento Equipe Pratica clínica Mudança Organização Serviço Qualidade da Atenção

Reflexão crítica sobre processo pessoal de aprendizagem e na implementação da intervenção Trabalho em Equipe Planejamento e Avaliação Contínua Superação de desafios Impacto no processo Saúde doença e maior Resolutividade

Muito Obrigada!!!