CAPÍTULO 4 – NOVA ORDEM MUNDIAL E BLOCOS ECONÔMICOS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O Comércio multilateral e os blocos regionais Antonio Neto
Advertisements

PROFESSOR LEONAM JUNIOR CAPÍTULO 3 - GLOBALIZAÇÃO E BLOCOS ECONÔMICOS
UNIP Prof. Flávio Henrique de Sarmento Seixas 1/34 Ambiente Econômico Global Integração Regional Blocos Econômicos.
Globalização e Mercado Financeiro Global Prof. Glauco Carvalho.
União Europeia para os mais novos
Nova Ordem Mundial A construção da nova ordem Crise da URSS e as reformas de Gorbachev: Perestróica e Glasnost. Queda do Muro de Berlim: Falência.
TEMA III: Mundo Fragmentado Fluxos de bens e serviços Por: Inês Gomes.
BLOCOS ECONÔMICOS Recebe o nome de bloco econômico a associação de países que estabelecem relações econômicas privilegiadas entre si e que concordam em.
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 4 GLOBALIZAÇÃO E REGIONALIZAÇÃO ECONÔMICA
Notas sobre o Acordo Transpacífico Lia Baker Valls Pereira IBRE/FGV FCE/UERJ Brasília, 29 de outubro de 2015 Senado Federal Comissão de Relações Exteriores.
1 Ciências Humanas e suas Tecnologias AULA DIGITAL GEOGRAFIA.
Professor Hudson de Paula.  Globalização está ligada diretamente aos aspectos econômicos, pois como se sabe, a Globalização está presente em todos os.
1 Ciências Humanas e suas Tecnologias AULA DIGITAL GEOGRAFIA.
Aspectos politicos da América Latin Aspectos politicos da América Latinaitiva do capital e, após a existência de um curto período de capitalismo concorrencial,
Construção Europeia Trabalho elaborado por: Beatriz Jacob Mafalda Rosado Mónica Fernandes.
1 Ciências Humanas e suas Tecnologias AULA DIGITAL GEOGRAFIA.
A EUROPA DOS 28. HISTÓRICO 1948: BENELUX, primeiro bloco econômico do mundo (pós 2ª Guerra Mundial). Integrantes: Bélgica, Holanda e Luxemburgo.
PERCURSO 3 – Organizações internacionais mundiais.
Encontro Nacional de Comércio Exterior - ENAEX 2017
CAPÍTULO 1 – TÉCNICA, TECNOLOGIA E PRODUÇÃO DO ESPAÇO MUNDIAL
Blocos econômicos.
INTRODUÇÃO A ECONOMIA DE EMPRESA
NOVAS ORGANIZAÇÕES E GRUPOS INTERNACIONAIS
Economia Internacional
GLOBALIZAÇÃO NO BRASIL CAPÍTULO 2
Da geopolítica do pós-guerra à globalização
COMÉRCIO EXTERIOR 4. internacionalização de empresas
Perspectivas das Negociações econômicas MERCOSUL – União Europeia Secretaria de Relações Econômicas Internacionais Agosto 2017.
ECONOMIA INTERNACIONAL
O Terceiro Mundo Fernando Santos.
BLOCOS ECONÔMICOS REGIONAIS
O mundo em blocos Desde que os países europeus ocidentais optaram pela integração econômica para enfrentar a concorrência dos Estados Unidos, no mundo.
ORDEM BIPOLAR GUERRA FRIA.
GLOBALIZAÇÃO GLOBALIZAÇÃO.
Nafta – sigla em inglês para Tratado Norte-Americano de Livre Comércio
Tratado Norte-Americano de Livre Comércio
VI Unidade Geopolítica, geoeconomia e poder mundial
Economia Brasileira Heranças do Século XX Para o Brasil Atual
Panorama internacional e Gênese do Brasil Atual
Principais Características:
Blocos econômicos Blocos econômicos
Trabalho de Geografia 8ªB
ECONOMIA INTERNACIONAL
Grupo dos Sete (G-7) Países membros: EUA, Canadá, Japão, Alemanha, Reino Unido, Itália e França. Pais líder: Estados Unidos. Superfície terrestre total:
MUNDO DO PÓS GUERRA AULA 7.
A Nova Ordem Mundial.
MARKETING INTERNACIONAL
Guerra Fria Prof.ª Amanda Cunha.
A formação da globalização econômica.
Apresentação do Brasil Montevidéu, 2 a 4 de junho de 2004
DESAFIOS PARA UM COMÉRCIO EXTERIOR COMPETITIVO
Situação de Aprendizagem 4 Globalização e Regionalização Econômica A VELHA E A NOVA ORDEM MUNDIAL BIPOLARIDADE E MULTIPOLARIDADE 3º ANO Ensino Médio –
As relações em eixo – novo paradigma da teoria das
Globalização e blocos econômicos
Quiz – Globalização e blocos econômicos
Para compreender a Globalização
GLOBALIZAÇÃO & BLOCOS ECONÔMICOS.
Zonas Industriais do Mundo Subdesenvolvido
Desenvolvimento e Subdesenvolvimento
UNIÃO EUROPEIA PROCESSO DE EVOLUÇÃO.
Geografia – Professor Fernando
A UNIÃO EUROPEIA.
BLOCOS ECONÔMICOS MERCOSUL, UNASUL, ALCA
O Outro lado da globalização
Caracterização dos diferentes grupos de países a nível económico
Organismos Internacionais e os Blocos Econômicos
Década de 70 As instituições europeias tornam-se mais democráticas
(relação interpessoal)
GLOBALIZAÇÃO GLOBALIZAÇÃO
Transcrição da apresentação:

CAPÍTULO 4 – NOVA ORDEM MUNDIAL E BLOCOS ECONÔMICOS PROF. LEONAM JUNIOR 8º ANO COLÉGIO ARI DE SÁ

NOVA ORDEM MUNDIAL P. 59 Durante a Guerra Fria o mundo era Bipolar. Com o fim da URSS e queda do Muro de Berlim, o mundo se torna Multipolar. Foi estabelecida uma Nova Ordem Mundial. Na Nova Ordem Mundial possui poder aqueles países com grande influência econômica, tecnológica, cultural e militar. Sem o socialismo em escala global, os EUA lideram o capitalismo influenciando o planeta.

Na Nova Ordem Mundial o planeta é multipolar ou unimultipolar. Destacamos na Nova Ordem os EUA, Japão, Europa Ocidental com França, Alemanha e Reino Unido, China mais recentemente.

GLOBALIZAÇÃO P. 61 Globalização é a intensificação do intercâmbio político, comercial, financeiro, cultural e de informações entre as nações. O setor econômico foi a mudança mais expressiva. O avanço nos transportes e nas comunicações fizeram o mundo se tornar uma aldeia global. A comunicação entre os lugares do planeta é instantânea tornando as distâncias menores.

O avanço da globalização econômica, aconteceu pelas multinacionais, organizações internacionais, neoliberalismo e formação de blocos econômicos. O Consenso de Washington foi uma série de reformas neoliberais que promoveram uma abertura comercial e financeira promovendo a redução do poder do Estado. Com essas medidas, a globalização econômica avançou pelo planeta.

MULTINACIONAIS P. 62 Multinacionais são empresas sediadas em países desenvolvidos com filiais em países emergentes e subdesenvolvidos. Existe uma DIT que promove a fragmentação da cadeia produtiva. (tecnologia e marketing na matriz, e montagem nos países subdesenvolvidos). As multinacionais podem se fundir ou comprar empresas concorrentes formando megacorporações.

ORGANIZAÇÕES INTERNACIONAIS P. 63 Fundo Monetário Internacional (FMI): promove empréstimos a países subdesenvolvidos na condição dos mesmos aceitares medidas neoliberais. Banco Mundial: iniciou com empréstimos para recuperar a Europa Ocidental da Segunda Guerra. Com o tempo, passou a emprestar dinheiro para outros países financiando energia, transporte, agricultura, educação (BIRD e AID). Organização Mundial do Comércio (OMC): instituição criada em 1995 para regular e fazer cumprir normas internacionais de comércio e transações financeiras.

BLOCOS ECONÔMICOS P. 64 Os blocos econômicos tem o objetivo de promover uma integração econômica, financeira, comercial e política entre os países membros, criando regras entre si e promovendo a circulação de pessoas, serviços e capitais entre os países-membros. Zona de preferência tarifária: tarifas preferenciais entre os países do bloco. Zona de livre comércio: redução ou eliminação de tarifas entre os países do bloco.

União Aduaneira: além de possuir todas as características anteriores, promove uma tarifa externa comum (TEC) de exportação e importação para países que não são do bloco. Mercado comum: além de possuir todas as características anteriores, promove a livre circulação de pessoas, produtos, serviços, capitais, taxas de juros e políticas fiscais comuns. União econômica monetária: além de possuir todas as características anteriores, promove a criação de uma moeda comum, sistema monetário único e um Banco Central comum.

PRINCIPAIS BLOCOS ECONÔMICOS P.65 Mercosul: formado em 1991 pelo Tratado de Assunção por Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. Em 1994 o Mercosul aderiu a TEC assinando o Protocolo de Ouro Preto transformando-se numa união aduaneira. Existem países-membros e países associados. A Venezuela tornou-se membro do bloco em 2012. Brasil e Argentina são as maiores economias do bloco. Existem muitas rivalidades no Mercosul.

NAFTA (Acordo de Livre Comércio da América do Norte): formada por EUA e Canadá com posterior adesão do México. Crescimento do comércio entre os países-membros e forte dependência do México e Canadá com os EUA. Sindicatos de trabalhadores dos EUA não concordavam com a entrada do México no bloco. Os EUA sozinho possui 84% do PIB do bloco.

União Europeia: iniciou com o Benelux (Bélgica, Holanda e Luxemburgo) em 1948 promovendo diplomacia no lugar de conflitos bélicos. Em 1952, França, Itália e Alemanha Ocidental entraram no bloco formando a CECA (Comunidade Europeia do Carvão e do Aço). Em 1957 com a assinatura do Tratado de Roma foi criado o com a entrada do Reino Unido MCE (Mercado Comum Europeu) , Irlanda, Dinamarca, Grécia, Portugal e Espanha à CECA. A UE possui atualmente 28 países. 19 dos países-membros possuem moeda única.