Biomas Terrestre.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CLIMAS NO BRASIL Profª. Carolina Bono. INTRODUÇÃO O clima que predomina no Brasil é o tropical, isso devido a sua localização geográfica, pois está próxima.
Advertisements

Domínios Morfoclimáticos. Vegetação do Brasil Floresta Tropical Litoral do Brasil: Mata Atlântica Reduzida a menos de 10%. Latifoliada, ombrófila, densa,
E.E.JOSÉ ALVES RIBEIRO Alunos : Ricardo Angelo n°26, Wagner Azevedo n°31, Wesley Arantes n°32. 2°A Matutino. Professor: Marcos Larreia - Disciplina Sociologia.
TRABALHO DE GEOGRAFIA 1°A. Florestas do Brasil e suas respectivas regioẽs.
Vegetação. Mata Equatorial Amazônico Mata do Igapó, Mata falsa ou caaigapó Mata de Várzea Caaetê ou Mata terra firme -higrófila, latifoliada, perene,
Vegetação do Brasil Lucas e katiane. Floresta Amozonica ● É a maior floresta do mundo, com grande variedade de plantas e animais compacta, fechada, com.
Trabalho de geografia Nome: Matheus, Alesandro 8ºano 14/04/11 prof:Patricia.
Sempre lembrar de fazer parte das oração o salmos 141:3 Concelhos para um bom Semestre.
Sucessão Ecológica e Biomas do Brasil Profª Cinthia Costa
GEOGRAFIA DO BRASIL PROFESSOR JHONNY. Aula 4 Paisagens do Brasil.
Biomas. Bioma Bioma vem do grego BIO é vida; OMA é conjunto ou estrutura.
AMÉRICA DO SUL A América do Sul  comporta 6% da população mundial dividida em 12 países e 7 territórios. São eles a Argentina, Bolívia, Brasil, Chile,
Os climas e as paisagens vegetais na América
Os Domínios Morfoclimáticos do Brasil
COLÉGIO MAUÁ Vegetação (Biomas).
Vegetação Brasileira.
Colégio Jesus Maria José
Estudo dos ecossistemas
Fonte: revista Recreio, maio de 2012
Os tipos climáticos e as paisagens vegetais.
DOMÍNIOS, BIOMAS E ECOSSISTEMAS BRASILEIROS
A dinâmica da natureza e as diferentes paisagens
Maria Luiza-12 e Camille-1
5º ano IN-TECH Tecnologia e Educação MATA ATLÂNTICA.
Domínios morfoclimáticos
Campos do Brasil e Estepes
Biomas brasileiros.
Os principais climas.
OS GRANDES BIOMAS TERRESTRES
REGIÃO CENTRO-OESTE.
As diversas paisagens naturais da Terra
Climas e formações vegetais no mundo Trabalho de geografia.
Região Nordestina Cap. 9.
As grandes paisagens vegetais da Terra e as Questões ambientais
Hidrografia GG.06- p.36.
Aspectos Naturais do Continente Europeu
Aspectos naturais do continente africano
Formação vegetal 6º Ano.
Climas 6º Ano.
A dinâmica da biosfera. O Brasil apresenta grandes dimensões continentais. Em grande parte na Zona Intertropical Sendo assim, a diversidade de ecossistemas.
Região norte.
GEOGRAFIA PROFESSORA: SÂMARA
Clima do Continente Asiatico.
Domínios Morfoclimáticos e as Formações Vegetais (biomas) do Brasil e do mundo.
As Paisagens do continente americano
As vegetações da Região Sul
BIOMAS Um bioma é formado por todos os seres vivos de uma determinada região, cuja vegetação tem bastante similaridade e continuidade, com um clima mais.
Brasil: Posição Geográfica Pontos Extremos
Formações Vegetais Desenvolvem-se de acordo com o tipo de CLIMA, RELEVO, E SOLO do local onde se situam. De todos estes, o clima é o que mais se destaca.
FLORESTA DA ARAUCÁRIA E PAMPAS. MATA DE ARAUCÁRIA CARACTERÍSTICAS: Mata de araucária também chamada de pinheral ou floresta de araucárias; Sua formação.
ASPECTOS GEOGRÁFICOS DA EUROPA PROFESSOR MARCIANO DANTAS.
Biomas Brasileiros.
CLIMA BRASILEIRO.
Vegetação Brasileira.
Distribuição de organismos na Biosfera I
Vegetação. Participantes: Arthur Alminhana, Alicia, Izabela e Vitória.
Ecossistemas Terrestres
Vegetação do Brasil (Fitogeografia brasileira)
O Território Brasileiro
CLIMAS e PAISAGENS NATURAIS
Vegetação e Domínios Morfoclimáticos Brasileiros
Formações Vegetais e seus problemas
Climas 6º Ano.
Prof.ª: Leila Fritz Ciências
Aula de Geografia Professor: Hélio
Vegetações.
Continente Asiático (prof. Padovani – 8º ano)
Prof: Marcus Ferrassoli
ALUNOS: RIVELINO MARIA VITORIA ALISSON. Vegetação e Flora Mata de terra firme: Localiza- se em áreas mais elevadas, não atingidas por inundações periódicas.
BIOMA CAMPO. Característica da vegetação Campos limpos –Predomínio das gramíneas; Campos sujos – Há a presença de arbustos, além das gramíneas; Campos.
Transcrição da apresentação:

Biomas Terrestre

Nas paisagens naturais o que mais se destacam visualmente são as vegetações. As seguir algumas características das principais formações vegetais do mundo: 

FLORESTA PLUVIAL TROPICAL Localizam – se geograficamente, em geral, na América do Sul, América Central, África, Ásia e Oceania. Todas as regiões citadas possuem características semelhantes como clima quente e úmido, proporcionando assim o surgimento de grandes florestas com uma enorme riqueza de biodiversidade, essas são as áreas do planeta que concentram a maior parte dos seres vivos

Floresta temperada Essa vegetação é encontrada principalmente no hemisfério norte, situada entre os trópicos e os círculos polares, os países que possuem esse tipo de florestas são Estados Unidos, Europa, Ásia e no Sul do Chile com climas temperados. As florestas temperadas são diferentes em relação às florestas tropicais, pois a primeira produz uma quantidade menor de variedade de plantas e animais. As florestas temperadas possuem características singulares, no inverno e outono as árvores perdem suas folhas, e por isso são denominadas de caducifólias. 

Floresta de CONÍFERA A vegetação é encontrada geograficamente em regiões com proximidade aos círculos polares, com características de clima com inverno bastante rigoroso. As coníferas são denominadas também de floresta boreal, é composta por pinheiros. 

TUNDRA Faz presente no extremo norte do continente americano, europeu e asiático, a particularidade dessa vegetação é em relação ao clima, pois se desenvolve em áreas de clima frio e polar, com duas estações (verão e inverno), sendo inverno rigoroso e verão com temperatura um pouco mais elevada. Na tundra as vegetações encontradas são musgos, liquens e plantas herbáceas, esses vegetais se desenvolvem de forma mais efetiva no verão, pois na estação do inverno toda área fica coberta de gelo. 

 esse tipo de vegetação tem uma grande semelhança com o cerrado brasileiro, as savanas são compostas basicamente por gramíneas e capins, árvores e arbustos espalhados na paisagem. As savanas são situadas geograficamente em regiões de clima tropical, com duas estações bem definidas, sendo uma de seca (inverno) e uma chuvosa (verão). No mundo essa vegetação se faz presente nos seguintes países e continentes: América do Sul, África, Ásia e Austrália.  SAVANA Essa vegetação tem uma grande semelhança com o cerrado brasileiro, as savanas são compostas basicamente por gramíneas e capins, árvores e arbustos espalhados na paisagem. As savanas são situadas geograficamente em regiões de clima tropical, com duas estações bem definidas, sendo uma de seca (inverno) e uma chuvosa (verão). No mundo essa vegetação se faz presente nos seguintes países e continentes: América do Sul, África, Ásia e Austrália. 

Estepe e pradarias São compostas por plantas herbáceas, arbustos e gramíneas, em áreas de clima temperado, geralmente o estepe desenvolve em lugares mais secos, enquanto que as pradarias em locais mais úmidos, essa é utilizada como uma ótima pastagem na pecuária. Os dois tipos de vegetações são encontrados na América do Norte, Ásia e América do Sul (Argentina, Uruguai e Rio Grande do Sul nos pampas gaúcho). 

Desértica São áreas com predominância de clima seco e árido, os vegetais são adaptados à falta de água, suas raízes são extensas e atingem o lençol freático, quando raramente ocorre chuva brotam plantas, mas com um período muito curto de vida. 

As fronteiras naturais do Brasil “ o Brasil é o país de maior biodiversidade do planeta. Foi o primeiro signatário da Convenção sobre a Diversidade Biológica – CDB, e é considerado megabiodiverso - país que reúne ao menos 70% das espécies vegetais e animais do planeta – pela Conservation International – CI.”

Domínios morfoclimáticos Representam a síntese de vários elementos da natureza; Dar um aspecto característico a uma determinada área do território.

São eles: Domínio amazônico: terras baixas e florestas equatoriais; Domínio do cerrado: chapadões tropicais interiores com cerrados e matas de galeria; Domínio dos mares de morros: áreas mamelonares tropical atlântica florestadas; Domínio da caatinga: depressão intermontanas e interplanálticas semi-áridas; Domínio de araucária: planaltos subtropicais; Domínio de pradarias: coxilhas subtropicais com pradarias mistas.

Os domínios são formados por fatores naturais e, portanto, não possuem fronteiras exatas. Entre eles existe áreas de transição, com características comuns aos domínios que separam.

Os biomas brasileiros O Ibama, o MMA e o Fundo Mundial para a Natureza – WWF – Brasil, fizeram um estudo dos ecossistemas brasileiros com a finalidade de verificar como está sendo realizada a conservação desses ecossistemas.

“Esse levantamento levou em consideração a vegetação, a variedade biológica, a biogeografia e a ação do homem e dividiu o Brasil em 49 ecorregiões.”

Ecorregião: conjunto de comunidades naturais, geograficamente distintas, que compartilham a maioria das suas espécies, dinâmicas e processos ecológicos, e condições ambientais similares, que são fatores críticos para a manutenção de sua viabilidade a longo prazo.

Satélite japonês

Os biomas brasileiros abrangem varias ecorregiões e são classificados como: Amazônia; Mata Altântica; Caatinga; Cerrado; Pantanal; Campos sulinos ( dos campos ); Biomas costeiros ( manguezais, das restingas e das dunas).

Amazônia Foi dividida em 23 ecorregiões; Equivale a 35% das áreas florestais do planeta; Abrange as terras de 8 país vizinhos; Abrange 4,9 milhões/km²: Amazônia Legal; Compreende todos os Estados da Região Norte e parte do Norte do Mato Grosso e o Oeste do Maranhão; É composta de formação latifoliada, que apresenta as seguintes características: É perene; Heterogênea; Densa e higrófila; Insalubre;

Mapa da ecoregião da Amazônia Mapa da ecoregião da Amazônia. Os limites da ecorregião amazônica são mostrados em amarelo. Imagens: NASA

Apresenta três níveis de vegetação em relação ao relevo e as margens dos rios. Mata de Igapó: permanentemente alagada, junto aos rios, com arvores que chegam a atingir 20 metros de altura; Mata de Várzea: alagada durante as cheias, cujas arvores características são a seringueira, a imbaúba e cacaueiro; Mata de Terra Firme: constitui a maior parte da floresta ( 75% ), Não é atingida pelas águas e cujas arvores atingem de 30 a 60 metros de altura, com destaque para o caucho e a castanheira.

Ecossistema Amazônico Corresponde ao predomínio do clima equatorial úmido; Locais mais chuvosos do planeta; Relevo de baixas altitudes; Solos com baixos índices de nutrientes; Drenada pela maior bacia hidrográfica do mundo; Apresentam uma enorme biodiversidade; Ambiente quente e úmido; A floresta e o grande número de rios são responsáveis pela formação da massa de ar equatorial ( quente e úmida) que atua sobre o clima de quase todo o país durante o verão.

Nevoeiro sobre a Amazônia

A floresta Amazônica apresenta: Espaços ou clareiras: encontra-se a vegetação rasteira; Ex: os campos de Roraima, na ilha de Marajó, os vales do rio Trombeta e no Amapá; São comuns as palmeiras: açaí, o buriti e o murici;

A Floresta Amazônica, também definida como hiléia pelo naturalista alemão Alexander von Humboldt, é uma floresta tropical situada na região norte da América do Sul

“A biodiversidade, o grande número de rios e o mecanismo climático existentes na Amazônia fazem com que a preservação dessa região seja de extrema importância.”

Mapa do desmatamento da Amazônia brasileira, divulgado em agosto de 2009. Fonte: Imazon/Agência Brasil