CAPÍTULO 2 – QUEM SÃO OS BRASILEIROS?

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PROFESSOR LEONAM JUNIOR CAPÍTULO 3 – POPULAÇÃO BRASILEIRA
Advertisements

População Brasileira.
Brasil: país populoso e país pouco povoado (p. 44 do livro-texto)
DISCENTES: ADRIANA SANTOS CLAUDIANE LOPES INDARA PORTO JACIARA SANTOS ORLEIDE ALVES SIMONE FREIRE DOCENTE: MAIANA RAMOS DISCIPLINA:GEOGRAFIA HUMANA.
Geografia do Canadá. O território canadense O elevado nível de vida e a intensa relação com os Estados Unidos Em virtude disso, a população do país desfruta.
Trabalho de Geografia ● Aluna: Priscila N:10 ● Tema: Diversidades étnicas do Brasil.(Miscigenação)
1 Ciências Humanas e suas Tecnologias AULA DIGITAL GEOGRAFIA.
1 Ciências Humanas e suas Tecnologias AULA DIGITAL GEOGRAFIA.
Objetivos do Milênio: Erradicar a extrema pobreza e a fome.
BASES DA GERONTOLOGIA FACULDADE DE CAMPINA GRANDE – FAC/CG CURSO DE FISIOTERAPIA Semestre Profª Lídia Maria Albuquerque Marques.
BASES DA GERONTOLOGIA FACULDADE DE CAMPINA GRANDE – FAC/CG CURSO DE FISIOTERAPIA Semestre Profª Lídia Maria Albuquerque Marques.
A imigração Nomes: Laura e Sofia Turma: 993 Professora: Rafaela Rech Matéria: História.
A população mundial A população brasileira A POPULAÇÃO MUNDIAL GEOGRAFIA A população mundial atingiu uma marca de 7,2 bilhões de habitantes, número que.
População. POPULAÇÃO - Dados Quantitativos Brasil País muito populoso ou povoado? Populoso Povoado.
CIR LITORAL NORTE Possui 4 municípios: Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba.
Povos Europeus no Brasil Feito por Gustavo-n°8 Guilherme Pek-n°6 Luis Renato-n°16 7 ano B Colégio Maria Imaculada.
COC 7- cap. 8 COC 7- cap. 8 GEOGRAFIA GEOGRAFIA Profª Rosangela Profª Rosangela.
Povos indígenas ANA BEATRIZ Nº1//DIANA Nº4//LARISSA Nº15.
Crescimento Demográfico. Conceitos Crescimento vegetativo- taxa de natalidade – taxa de mortalidade Transição demográfica 1ª fase - pré-industrial, típica.
GEOGRAFIA DO BRASIL PROFESSOR JHONNY. Dinâmica da População Brasileira.
Povos Europeus no Brasil Cezar Goes nº5 Gabriela Monteiro nº9 Livia Parra nº13 7ºA Wilson Forti - geografia.
Parte I Capítulo 1Gremaud, Vasconcellos e Toneto Jr.1 Taxa de mortalidade infantil é a quantidade de crianças falecidas no primeiro ano de vida dentro.
RESUMO PARA A RECUPERAÇÃO DE GEOGRAFIA
DINÂMICA E ESTRUTURAS POPULACIONAIS
CRESCIMENTO E ESTRUTURA.
CRESCIMENTO E ESTRUTURA.
Não sendo povos homogêneos, mas marcados pela pluralidade, os indígenas se diferem em várias línguas e práticas que, portanto, já faziam parte da.
TÓPICOS ESPECIAIS DA POPULAÇÃO DA ÁFRICA
Geo – Terra Graphien – Descrever
A população brasileira
População Prof. Sandro Rogério.
Saúde Individual e comunitária
PROFESSOR LEONAM JUNIOR COLÉGIO ARI DE SÁ 8º ANO
CAPÍTULO 1 – QUE PAÍS É ESSE?
Prof. Saulo Monteiro Prof. Daniel Pires
ANÁLISE SÓCIO DEMOGRÁFICA
Pirâmide etária.
Conceitos Demográficos e Formação da População Brasileira e Mundial
Número de idosos no Brasil vai quadruplicar até 2060, diz IBGE.
América Porção Norte 8º Ano.
Conceitos Demográficos
Distribuição e contrastes nos indicadores demográficos
GEOGRAFIA DA POPULAÇÃO
Revisão Avaliação Módulo 1 e 2  Prof.º Fylipe Alves.
Crescimento vegetativo ou natural
EVOLUÇÃO QUANTITATIVA DA POPULAÇÃO NO MUNDO
Demografia.
Demografia Prof. José Carlos Rabello.
INDICADORES DE SAÚDE E ESTATÍSTICAS VITAIS Epidemiologia II Professoras: Helia Kawa e Ilce Ferreira.
SA1 – AS POPULAÇÕES E O ESPAÇO GEOGRÁFICO – 3º BIMESTRE
Indicadores epidemiológicos e sua evolução histórica no Brasil
População do Brasil Professor Mário Jorge.
Cap. 2 – O mundo no Brasil.
Migrantes:Busca por uma vida melhor
O que nos mostra o Censo Demográfico 2010
Estudo sobre População
População e povoamento
ATUALIDADES: População Brasileira
AULA 20.
Diversidades Regionais
Crescimento e distribuição da população africana II
Geografia Aula 02: Geografia da população. Aula 02 – Geografia da população 1. Distribuição da população no Brasil e no mundo 2. Movimentos migratórios.
Crescimento da População Brasileira
PROJETO VIVER E CONVIVER IGUALDADE RACIAL. Há cinco séculos, índios e negros são massacrados no Brasil.
Europa - População Capítulo 5
A POPULAÇÃO BRASILEIRA
CRESCIMENTO DEMOGRÁFICO
TRANSIÇÃO DEMOGRÁFICA
A estrutura etária é a distribuição da população por intervalos de idades.
População do Brasil – Capítulo: 2
Transcrição da apresentação:

CAPÍTULO 2 – QUEM SÃO OS BRASILEIROS? PROF. LEONAM JUNIOR 7º ANO COLÉGIO ARI DE SÁ CAVALCANTE

DIFERENTES ORIGENS, UM SÓ POVO P. 21 Somos um povo miscigenado. Os povos indígenas habitavam esse território. Os portugueses no século XVI iniciaram uma invasão. Os portugueses trouxeram milhões de negros africanos na condição de escravos.

E VIERAM OS IMIGRANTES P. 22 Muitos outros europeus e povos asiáticos também formaram o Brasil. Com a abolição da escravatura em 1888, muitos imigrantes vieram trabalhar em lavouras e posteriormente fábricas. A mão de obra escrava foi substituída pelo trabalho assalariado.

CALDEIRÃO CULTURAL P. 23 Início do século XX: portugueses, italianos, espanhóis e alemães. Asiáticos: japoneses e sírios. Os índios contribuíram com nomes de rios, lagoas, serras, chapadas, cidades, culinária do milho e mandioca, tratamentos de saúde, hábitos como tomar banho, dormir em rede. Os portugueses contribuíram o idioma, a religião, a arquitetura. Os africanos contribuíram com técnicas de trabalho, culinária, ritmos musicais como samba, reggae, palavras como cafuné, mochila, moleque.

CARACTERÍSTICAS DA POPULAÇÃO BRASILEIRA P. 25 Atualmente temos mais de 200 milhões de habitantes. Somos o quinto país mais populoso do mundo. População absoluta: é o total de habitantes de um determinado lugar. Densidade demográfica ou população relativa: é a divisão de uma população em um determinado território. O Brasil é populoso: possui uma grande população absoluta. O Brasil é pouco povoado: possuímos uma densidade demográfica baixa com 22,43 hab./km². Muita gente para muito espaço.

MAIS E MAIS BRASILEIROS E BRASILEIRAS P. 26 As pessoas migram buscando empregos, melhores condições de vida como acesso à água, saúde, educação, segurança, etc. Até 1930 o Brasil recebeu muitos imigrantes. Após 1930 a legislação brasileira reduziu a entrada de imigrantes. No século XXI aumenta o número de imigrantes para o Brasil: a economia brasileira cresce e atrai pessoas de países com problemas sociais como bolivianos, haitianos, coreanos, etc. A população brasileira também aumentou pelo crescimento vegetativo (diferença entre taxa de natalidade e mortalidade). A partir de 1940 a melhoria na saúde com vacinas, antibióticos, etc, mantivemos as altas taxas de natalidade e diminuímos a taxa de mortalidade.

ALGUNS CONCEITOS P. 27 Taxa de natalidade: número de nascidos vivos de uma determinada região em proporção ao total de habitantes. Taxa de mortalidade: número de pessoas que morreram em proporção ao total de habitantes. Crescimento vegetativo ou natural: diferença entre a taxa de natalidade e mortalidade. Taxa de fecundidade: número médio de filhos por mulher em sua idade fértil. Expectativa de vida ou esperança de vida: tempo médio de anos que um determinado grupo pode viver.

CRESCENDO CADA VEZ MENOS E FICANDO CADA VEZ MAIS VELHA P. 28. Segundo o IBGE, após 2040 o crescimento vegetativo será negativo. Haverá a redução da taxa de fecundidade devido ao custo de vida urbano, ingresso da mulher no mercado de trabalho, acesso à informação e métodos contraceptivos. 1960: 6,28 filhos por mulher. 2010: 1,90 filhos por mulher. 2015: 1,70 filhos por mulher. A expectativa de vida aumenta devido o acesso à saúde, educação, habitação, saneamento básico.

DECIFRANDO A PIRÂMIDE P. 29. Pirâmide etária: representação gráfica de uma população por sexo e faixa etária. Podemos analisar a qualidade de vida de uma população. Em 2010 a maioria da população brasileira é de crianças, jovens e adultos. Temos um bônus demográfico: a PEA - População Economicamente Ativa (10 a 64 anos) é maior que a população dependente. Nossa população esta envelhecendo, pois a expectativa de vida aumenta e a taxa de natalidade diminui. É preciso investir mais em educação.

COMO VIVEM OS BRASILEIROS P. 30 Existem muitas diferenças étnicas e sociais na nossa população. Analfabetismo: melhorou nos últimos anos, porém ainda é elevado. O centro-sul do Brasil concentra mais de 90% da população mais alfabetizada. Diferenças nas condições de vida entre brancos e negros. Nossa distribuição de renda é injusta. O acesso à saúde e saneamento básico também acontece de forma desigual.