“Modelo de Camadas OSI e TCP/IP ” Nataniel Vieira

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município Etapa Junho.
Advertisements

Tecnologias para Internet Thyago Maia Tavares de Farias Aula 19.
Diego Armando Gusava Mobile Command Orientador: Mauro Marcelo Mattos.
Comunicação entre Apresentação e Negócio em uma Aplicação Web Aluno:Gustavo Cipriano Mota Sousa Orientador:Fábio Nogueira de Lucena.
Introdução a ferramenta Ethereal “Fale-me e eu esqueço. Mostre-me e eu lembro. Envolva-me e eu entendo”. Provérbio chinês O que faremos: r execução de.
Estatística Aplicada. Unidade 2 Representação de Dados Estatísticos (Tabelas)
Redes de Computadores 5º Semestre Aula 13 Prof. Carlos Vinícius SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL FACULDADE DE TECNOLOGIA.
Curso Superior em Redes de Computadores Roteamento IP UNICAST Prof. Sales Filho.
Camada de Transporte UDP – User Datagram Protocol.
Diagrama de Use Cases. Objetivo  O Diagrama de Use Cases tem o objetivo de auxiliar a comunicação entre os analistas e o cliente.
Administração e serviços de redes
João Paulo Brognoni Casati
Avaliação de Projectos de Desenvolvimento
“Ferramentas de combate a softwares maliciosos”
Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão XVI JEPEX 2016
Guia do Usuário GLPI.
Diagrama de Sequencia Prof. Thales Castro.
Prof. Msc. Diovani Milhorim
Projeto Estruturado de Redes
SunPy The free and open-source solar data analysis environment for Python Vinicius Mattos dos Santos Orientador André Leon Gradvohl.
Diagrama de Use Cases.
O que é Fluxograma? Conceito e definição da palavra
Aula Inaugural do Curso de Excel Modulo Básico
Aula 05 Pilha TCP/IP.
Redes: Camada de Rede pt. II Prof. Rafael Vieira
TÍTULO – Times New Roman, Tamanho 80
Modelos de Referência em Camadas
Coleção Ensinar e Aprender no Mundo Digital
PIT – PROGRAMA INTERNO DE TREINAMENTO 2015
FUNDAMENTO DE PROGRAMAÇÃO
Endereçamento IP.
DISCIPLINA: Administração e Gerência de Redes de Computadores
MODELO DA CADEIA DE VALOR
Redes e Comunicação de Dados Topologia de Redes
Parte III – Planejando o Projeto
Redes e Comunicação de Dados Modelo de referência OSI
Diógenes Pereira Jr. Igor Thiago Marques Mendonça
Questão 1 Quais são as características do protocolo TCP?
Redes de comunicação Aula 07 - organização e arquitetura de redes
ARQUITETURA DE REDES DE COMPUTADORES
Prof. Msc. Diovani Milhorim
AULA 3.
Programação.
Fundamentos de Programação Matlab
Software.
Aula 3.3.
Curso Técnico em Informática
Protocolos e comunicações de rede
Arquitetura de Redes de Computadores
Prof. Msc. Diovani Milhorim
Sistemas Operacionais
Redes de Computadores Camada de Transporte Antonio Alfredo Ferreira Loureiro Departamento de Ciência da Computação Universidade.
INSTALAÇÃO DE REDES DE COMPUTADORES
TÍTULO DO TRABALHO (Utilizar fonte tipo Times New Roman tamanho 44, letras maiúsculas, alinhamento centralizado) Nome Completo do Autor, Instituição de.
Planejamento estratégico Bases fundamentais e particularidades
FUNDAMENTOS DA GESTÃO DE PROCESSOS Business Process Modeling Notation
Redes de computadores I
Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão XVI JEPEX 2016
Exercícios de Revisão Redes de Computadores Edgard Jamhour
Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão
Writer Editor de texto do BrOffice.org
MODELO DE REFERÊNCIA OSI
Problemas de Transporte (Redes)
Título: fonte Calibri tamanho 48
PROJETO TCC Disciplina de Iniciação à Pesquisa Científica
Informações do preenchimento de cada lacuna do termo de referência
Leonardo M G Gallardo Trilha: DevTest
TIC – 8º ANO Folha de Cálculo - Microsoft Excel
PROJETO DE PESQUISA.
Construindo a intervenção psicossocial
Transcrição da apresentação:

“Modelo de Camadas OSI e TCP/IP ” Nataniel Vieira nataniel.vieira@gmail.com

Objetivos Explicar as vantagens de se usar um modelo em camadas para descrever a funcionalidade de rede. Descrever o papel de cada camada em dois modelos de rede reconhecidos: O modelo TCP/IP e o modelo OSI.

Benefícios do modelo de camadas Um modelo de camadas representa a operação dos protocolos ocorrendo dentro de cada camada, bem como a interação com as camadas superior e inferior.

Modelo de Protocolo Um modelo de protocolo fornece um modelo que corresponde de perto à estrutura de um conjunto específico de protocolos. O modelo TCP/IP é um modelo de protocolo porque descreve as funções que ocorrem em cada camada de protocolos dentro do conjunto TCP/IP.

Modelo de Referência Um modelo de referência fornece uma referência comum para uma consistente manutenção dentro de todos os tipos de protocolos de rede e serviços. O principal propósito de um modelo de referência é o de auxiliar em um entendimento mais claro das funções e processos envolvidos.

Modelo de Referência O modelo de referência OSI é o modelo de referência de rede mais amplamente conhecido. Ele é usado para a elaboração de rede de dados, especificações de operação e resolução de problemas.

Modelo TCP/IP O primeiro modelo de protocolo de camadas para comunicações de rede foi criado no início dos anos 70 e é chamado de modelo da Internet. Ele define quatro categorias de funções que devem ocorrer para que as comunicações tenham êxito. A arquitetura do conjunto de protocolo TCP/IP segue a estrutura deste modelo. Por causa disso, o modelo da Internet é comumente chamado de modelo TCP/IP.

Exercício 1: Objetivos: Entender o processo de comunicação e o envio e recebimento de dados em uma rede analisando o modelo TCP/IP. Tarefa: Leitura e execução das animações dos tópicos: 2.4.4 e 2.4.6 Disponível em: http://192.168.200.4/ccna_modulo_1

PDU e Encapsulamento À medida que os dados da aplicação são passados pela pilha de protocolo em seu caminho para serem transmitidos pelo meio físico de rede, vários protocolos agregam informações a eles a cada nível. Isso é comumente conhecido como o processo de encapsulamento.

Modelo OSI Como um modelo de referência, o modelo OSI fornece uma lista extensiva de funções e serviços que podem ocorrer em cada camada. Ele também descreve a interação de cada camada com as camadas diretamente acima e abaixo dela.

Modelo OSI

Principais atividades Principais Protocolos Modelo OSI Principais atividades Principais Protocolos

Comparativo entre modelos Na Camada de Acesso à Rede, o conjunto de protocolo TCP/IP não especifica quais protocolos usar ao se transmitir sobre um meio físico; ele descreve somente a transmissão da Camada de Internet aos protocolos de rede físicos. As Camadas OSI 1 e 2 discutem os procedimentos necessários para se acessar o meio físico para se enviar dados por uma rede.

Comparativo entre modelos A Camada 3 do Modelo OSI, é usada quase que universalmente para discutir e documentar a cadeia de processos que ocorrem em todas as redes de dados para endereçar e rotear mensagens através de uma rede. A Camada 4 do modelo OSI, é frequentemente usada para descrever serviços gerais ou funções que gerenciam conversas individuais entre hosts de origem e destino.

Comparativo entre modelos A camada de Aplicação TCP/IP inclui um número de protocolos que fornecem funcionalidade específica a uma variedade de aplicações de usuário final. As Camadas 5, 6 e 7 do modelo OSI são usadas como referências para desenvolvedores e fornecedores de software para produzir produtos que precisam acessar redes para comunicações.

Exercício 2: Um recurso de entretenimento para ajudar a visualizar os conceitos de rede é o filme animado "Guerreiros da Net". Com base no filme, associe e descreva uma situação para as camadas física, enlace, rede, transporte e aplicação do modelo OSI. Filme disponível em:http://http://192.168.200.4/nataniel/Conectividade/Aula05_Modelo_de_Ca madas/warriosBR https://www.youtube.com/watch?v=hoZov_-rh3U&feature=related

Exercício 2: REGRAS: - Trabalho em duplas; - Entrega única; - Encaminhar por e-mail para: nataniel.vieira@gmail.com - Nome do arquivo e assunto do e-mail: alunos_OSI_T10 ou 11 - Formato do arquivo: PDF - Fonte: 12 - Letra: Time News Roman - Texto: Justificado - Espaçamento entre linhas: 1,5 - Prazo de entrega: 03/07/2014 - Horário: 20:00 turma

Ferramenta: WIRESHARK Wireshark (www.wireshark.org/) Analisador de tráfego em linha de comando e em interface gráfica Disponível para Windows/Linux Código-fonte aberto Utiliza a biblioteca winpcap Uma ferramenta extremamente poderosa para análise de rede

Usando o wireshark http://www.wireshark.org/download.html Processo de instalação: Fazer o download de: http://www.wireshark.org/download.html O processo de instalação insere a biblioteca Winpcap no sistema operacional MS Windows; Procedimento “NEXT” de instalação Nas distribuições Linux, verificar os pacotes com o nome “wireshark”

Executando a ferramenta e escolhendo a interface de rede: Usando o wireshark Executando a ferramenta e escolhendo a interface de rede:

Executando a ferramenta e escolhendo a interface de rede: Usando o wireshark Executando a ferramenta e escolhendo a interface de rede:

Usando o wireshark Capturando pacotes:

Usando o wireshark Analisando sessões:

Usando o wireshark Analisando sessões:

Usando o wireshark Filtros de pacotes:

Estatísticas do tráfego de rede capturado: Usando o wireshark Estatísticas do tráfego de rede capturado: