A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MODELO DA CADEIA DE VALOR

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MODELO DA CADEIA DE VALOR"— Transcrição da apresentação:

1 MODELO DA CADEIA DE VALOR
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E EMPRESARIAL Prof. João Maurício G. Boaventura

2 Estratégia Competitiva
É a busca de uma posição competitiva favorável e sustentável contra as forças que determinam a concorrência na indústria.

3 CADEIA DE VALOR CARACTERÍSTICAS DA CADEIA DE VALOR
A Cadeia de Valor é uma configuração das atividades da unidade de negócios. Ela permite a representação e a análise da criação de valor no nível da unidade de negócios. É um método de decomposição da UN em atividades estrategicamente importantes para entender seu impacto no custo e no valor do produto (bem ou serviço).

4 CADEIA DE VALOR DEFINIÇÃO DE CADEIA DE VALOR SEGUNDO PORTER
O conceito de valor desenvolvido por Porter considera uma empresa como uma série de atividades básicas (cadeia) que adiciona valor a seus produtos ou serviços que apóiam uma margem de lucro para a empresa. No conceito de cadeia de valor, algumas atividades empresariais são atividades primárias e outras são atividades apoio.

5 CADEIA DE VALOR Atividades de Apoio Atividades Primárias
Infra-estrutura da empresa Gerência de Recursos Humanos Desenvolvimento de Tecnologia Aquisição - Obtenção de Recursos Marketing e Vendas Serviços / Atendimento Cliente Logística Interna Logística Operações Externa Atividades Primárias

6 CADEIA DE VALOR ATIVIDADES PRIMÁRIAS E ATIVIDADES DE APOIO
ATIVIDADE PRIMÁRIAS: São as atividades envolvidas na criação de um produto, na sua venda, transferência para o comprador e no pós – venda, e são subdivididas em 5 categorias genéricas. ATIVIDADES mesmas. DE APOIO: Sustentam as atividades primárias e a si

7 CADEIA DE VALOR ATIVIDADES DE APOIO
Criam a infra – estrutura interna que fornece direção e apoio para o trabalho especializado das atividades primárias. -Aquisição compra de insumos empregados na cadeia de valor da empresa. -Desenvolvimento de tecnologia uso da tecnologia com objetivo de aperfeiçoar o produto e o processo. -Gerência de Recursos Humanos atividades relacionadas a recrutamento, treinamento, desenvolvimento de pessoas, entre outras. -Infra estrutura da empresa consiste em uma série de atividades que fornece apoio à toda cadeia de valor.

8 CADEIA DE VALOR ATIVIDADES PRIMÁRIAS
Atividades que contribuem diretamente para o processo de transformação da organização. -Logística interna operações relacionadas a área de transporte e armazenamento. -Operações atividades associadas à transformação dos insumos no produto final, como trabalho com máquinas, embalagens, montagem, manutenção de equipamentos e testes. -Logística externa atividades associadas à coleta, armazenamento e distribuição física do produto para compradores, como armazenamento de produtos acabados, manuseio de materiais.

9 CADEIA DE VALOR ATIVIDADES PRIMÁRIAS
-Marketing e vendas atividades associadas a oferecer um meio pelo qual compradores passam comprar o produto e induzi–los a fazer isso, como propaganda, força de vendas, cotação, seleção de canal, relações com canais e fixação de preços. -Serviços atividades associadas ao fornecimento de serviço para intensificar ou manter o valor do produto, como instalação, conserto, treinamento, fornecimento de peças e ajuste do produto. Em todas as categorias as atividades primárias desempenham até certo ponto algum papel na vantagem competitiva.

10 CADEIA DE VALOR VANTAGEM COMPETITIVA
A vantagem competitiva não pode ser compreendida observando a empresa como um todo, faz-se necessário analisar todas as partes da empresa individualmente. A obtenção e sustentação de uma vantagem competitiva dependem da compreensão da cadeia de valores e do modo como a empresa se enquadra no sistema de valores geral.

11 CADEIA DE VALOR VANTAGEM COMPETITIVA A vantagem competitiva surge fundamentalmente do valor que uma empresa consegue criar para seus compradores e que ultrapassa o custo de fabricação da empresa.

12 CADEIA DE VALOR Dois Tipos Básicos: Liderança de Custo Diferenciação
VANTAGEM COMPETITIVA Dois Tipos Básicos: Liderança de Custo Diferenciação

13 CADEIA DE VALOR ELOS DENTRO DA CADEIA DE VALORES SISTEMA DE ATIVIDADES
INTERDEPENDENTE ELOS REDUZIR CUSTOS OTIMIZAR E COORDENAR ATIVIDADES MELHORAR O DESEMPENHO

14 CADEIA DE VALOR O valor criado por uma empresa para seu comprador é determinado pelo conjunto total de elos entre a cadeia e valores na empresa e a cadeia de valores de comprador, ou seja, o quanto a empresa pode afetar a cadeia do comprador. Veja a figura abaixo: CADEIA DE VALORES DA EMPRESA CADEIA DE VALORES DO COMPRADOR IE GRH DT A IE GRH DT A LI O LE M+V S LI O LE M+V S

15 FIM


Carregar ppt "MODELO DA CADEIA DE VALOR"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google