História da Arte - Barroco

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Transcrição da apresentação:

História da Arte - Barroco Curso de Redação Professor Gustavo Borges

O Barroco na Itália Contexto Histórico Favorecia o surgimento do Estado Propunha o fim da submissão ao Papa.

A Contrarreforma O Concílio de Trento Visava retomar a força desgastada. Ratificava o poder Papal. Edificou novos templos.

O Juízo Final, (1536-1541), Michelângelo Rompimento com o equilíbrio Renascentista A Emoção é norteadora do traço. Orientação nebulosa e diagonal. Confusão contrarreformista. Cores Tensas.

Caravaggio Vocação de São Matheus (1599) Modo revolucionário de usar a luz: não aparece como natural, é criada pelo artista.

Caravaggio, A ceia de Emaús (1600-1601) Cristo antiespiritual. Fisionomias diferentes: o estalajadeiro não sabe o sentido da bênção aos pães. Luz e Sombra

Caravaggio – A Deposição de Cristo (1604) Chiaro-scuro As formas perdem o contorno Assimetria = desequilíbrio Orientação diagonal Figuras em movimento

Gregório - Sacro PEQUEI, SENHOR.... Pequei, Senhor, mas não porque hei pecado,  de vossa alta clemência me despido;  porque quanto mais tenho delinquido,  vos tenho a perdoar mais empenhado. Se basta a vos irar tanto um pecado,  a abrandar-vos sobeja um só gemido:  que a mesma culpa, que vos há ofendido,  vos tem para o perdão lisonjeado. Se uma orelha perdida e já cobrada,  glória tal e prazer tão repentino  vos deu, como afirmais na sacra história, eu sou, Senhor, a ovelha desgarrada,  cobrai-a; e não queirais, pastor divino,  perder na vossa ovelha a vossa glória. Diego Velásquez. Cristo na Cruz – (1631-1632)

Gregório - lírico Qual é o paradoxo da primeira estrofe? Discreta e formosíssima Maria, Enquanto estamos vendo a qualquer hora, Em tuas faces a rosada Aurora, Em teus olhos e boca, o Sol e o dia: Enquanto com gentil descortesia, O Ar, que fresco Adônis te namora, Te espalha a rica trança brilhadora Quando vem passear-te pela fria. Goza, goza da flor da mocidade, Que o tempo trata, a toda a ligeireza E imprime em toda flor sua pisada. Oh não aguardes que a madura idade te converta essa flor, essa beleza, em terra, em cinza, em pó, em sombra, em nada. Qual é o paradoxo da primeira estrofe? Como podemos evidenciar a pompa da escrita barroca? Como se percebe a influência renascentista, na segunda estrofe? Interprete a metáfora: “E imprime em toda flor sua pisada”. Como o pessimismo contrarreformista é percebido na última estrofe?

Gregório - Satírico Juízo anatômico dos achaques que padecia o corpo da República em todos os membros, e inteira definição do que em todos os tempos é a Bahia.

Que falta nesta cidade. Verdade. Que mais por sua desonra. Honra Que falta nesta cidade?... Verdade. Que mais por sua desonra?... Honra. Falta mais que se lhe ponha?... Vergonha. O demo a viver se exponha, Por mais que a fama a exalta, Numa cidade onde falta Verdade, honra, vergonha.

Quem a pôs neste rocrócio. Negócio. Quem causa tal perdição. Ambição Quem a pôs neste rocrócio?... Negócio. Quem causa tal perdição?... Ambição. E no meio desta loucura?... Usura. Notável desaventura De um povo néscio e sandeu, Que não sabe que perdeu Negócio, ambição, usura.

Quais são seus doces objetos. Pretos. Tem outros bens mais maciços Quais são seus doces objetos?... Pretos. Tem outros bens mais maciços?... Mestiços. Quais destes lhe são mais gratos?... Mulatos. Dou ao Demo os insensatos, Dou ao Demo o povo asnal, Que estima por cabedal, Pretos, mestiços, mulatos.

Quem faz os círios mesquinhos. Meirinhos. Quem faz as farinhas tardas Quem faz os círios mesquinhos?... Meirinhos. Quem faz as farinhas tardas?... Guardas. Quem as tem nos aposentos?... Sargentos. Os círios lá vem aos centos,  E a terra fica esfaimando, Porque os vão atravessando Meirinhos, guardas, sargentos.

(...) O açúcar já acabou?... Baixou. E o dinheiro se extinguiu?... Subiu. Logo já convalesceu?... Morreu. À Bahia aconteceu O que a um doente acontece: Cai na cama, e o mal cresce, Baixou, subiu, morreu.

A Câmara não acode. Não pode. Pois não tem todo o poder. Não quer A Câmara não acode?... Não pode. Pois não tem todo o poder?... Não quer. É que o Governo a convence?... Não vence. Quem haverá que tal pense, Que uma câmara tão nobre, Por ver-se mísera e pobre, Não pode, não quer, não vence.

Padre Vieira e o Conceptismo Navegava Alexandre em uma poderosa armada pelo mar Eritreu a conquistar a Índia; e como fosse trazido à sua presença um pirata, que por ali andava roubando os pescadores, repreendeu-o muito Alexandre de andar em tão mau ofício: porém ele, que não era medroso nem lerdo, respondeu assim: Basta, senhor, que eu, porque roubo em uma barca, sou ladrão, e vós, porque roubais em uma armada, sois imperador? Assim é. O roubar pouco é culpa, o roubar muito é grandeza: o roubar com pouco poder faz os piratas, o roubar com muito, os Alexandres. exemplo Desenvolvimento TESE

Sermão de Santo Antônio aos Peixes

Vieira e as comparações O trigo que semeou o pregador evangélico, diz Cristo que é a palavra de Deus. Os espinhos, as pedras, o caminho e a terra boa em que o trigo caiu, são os diversos corações dos homens. Os espinhos são os corações embaraçados com cuidados, com riquezas, com delícias; e nestes afoga-se a palavra de Deus. As pedras são os corações duros e obstinados; e nestes seca-se a palavra de Deus, e se nasce, não cria raízes. Os caminhos são os corações inquietos e perturbados com a passagem e tropel das coisas do Mundo, umas que vão, outras que vêm, outras que atravessam, e todas passam; e nestes é pisada a palavra de Deus, porque a desatendem ou a desprezam. Finalmente, a terra boa são os corações bons ou os homens de bom coração; e nestes prende e frutifica a palavra divina, com tanta fecundidade e abundância, que se colhe cento por um: Et fructum fecit centuplum.