O Texto Dramático A Representação Teatral

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Introdução as Artes cênicas Profª Jorge Santoz - cênicas
Advertisements

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA LINGUAGEM E DO DISCURSO
Elementos do Teatro O que é Teatro?.
O Texto Dramático A Representação Teatral
Categorias da Narrativa
AUTO DA BARCA DO INFERNO
Características da Narrativa
O TEXTO DRAMÁTICO.
AS CARACTERÍSTICAS DO TEXTO DRAMÁTICO.
Categorias da Narrativa
GÊNEROS LITERÁRIOS.
Teatro Grego O teatro, na Grécia antiga, nasce em função das manifestações em homenagem ao deus do vinho, Dioniso ou Baco (em Roma). A cada nova safra.
Adequação discursiva.
Categorias da Narrativa Sistematização
Breve História do Teatro
ESCOLA E.B 2,3 PROF. AMARO ARANTES A n d r e i a F e r r e i r a n º 2 A s h l e y B a r b o s a n º 5 C a t a r i n a M a r q u e s n º 9 7ºC Prof. Filomena.
Teatro Grego O teatro, na Grécia antiga, nasce em função das manifestações em homenagem ao deus do vinho, Dioniso ou Baco (em Roma). A cada nova safra.
TEATRO.
Escola E.B.2,3 Professor Amaro Arantes
Ensino Fundamental, 8º Ano
BREVE HISTÓRIA DO TEATRO
Adaptado dos manuais Novas Leituras 7, ASA e Entre Palavras 8, Sebenta.
Considerações sobre a obra: Postura da Igreja: considera-se autoridade instituída por Deus para julgar o povo. Eliminar a heresia; Discursar em favor da.
Adaptado dos manuais Novas Leituras 7, ASA e Entre Palavras 8, Sebenta.
O QUE É UM TEXTO?.
O que é linguagem? É o uso da língua como forma de expressão e comunicação entre as pessoas. A linguagem não é somente um conjunto de palavras faladas.
O TEATRO ROMANO Teatro de Mérida, atual Espanha.
A linguagem do teatro Professor Marcel Matias. Tudo começou aqui: Detalhe da pintura Escola de Atenas ( ), de Rafael Sanzio, exposta no Palácio.
Unidade 3 Produção de textos no meio acadêmico e profissional
Breve história do teatro
O TEATRO.
CRÔNICA A CRÔNICA É UM GÊNERO DISCURSIVO QUE TEM COMO MATÉRIA-PRIMA A REALIDADE, O COTIDIANO, MAS NÃO É MERA REPRODUÇÃO DO REAL. O CRONISTA SE INSPIRA.
Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias– História da Arte
ELEMENTOS DE COMPOSIÇÃO CÊNICA
A Cultura na Grécia Antiga
HISTÓRIA DO TEATRO GRÉCIA.
Princípios reguladores da interação discursiva
Turmas: 3º A e C Professora: Rafaela Xavier Domingues
A Cultura na Grécia Antiga
AS CARACTERÍSTICAS DO TEXTO DRAMÁTICO
TEXTOS DA TRADIÇÃO POPULAR
Prof. Ms. Luiz Felippe M. Ramos
Análise global / Recapitulação
“Sem educação, o Homem é apenas uma possibilidade”
Visão Cognitiva e Informação
O TEXTO DRAMÁTICO.
Análise global / Recapitulação
Língua e Linguagem Professora: Marlene Pires Martins.
ÉPICO: narra comenta pondera utiliza episódios
Auto da Barca do Inferno: estrutura externa e interna
Arte I Prof. Luciana Cesconetto
ORIGENS DO TEATRO A representação teatral tem origem remota em rituais e danças, mas é na Grécia antiga que assume o seu carácter literário. Era.
ELEMENTOS DO TEATRO. NOS BASTIDORES UMA PEÇA TEATRAL NÃO É FEITA APENAS PELOS ATORES QUE APARECEM NO PALCO, OUTRAS PESSOAS TAMBÉM PARTICIPAM DE UMA PEÇA.
Auto da barca do inferno. Componentes:  Heloise Gabrielle,Cristina carolaine,Julio cesar,Francisci barros,Thayson Ferreira, Evillin correia e Emilly.
Colégio menino Jesus Historia do Teatro HISTORIA DO TEATRO O teatro teve sua origem no século VI a.C., na Grécia, surgindo das festas dionisíacas realizadas.
HISTÓRIAS EM QUADRINHOS (HQ’S) CARACTERÍSTICAS GERAIS DAS HQ’S.
Conteúdo Metodologia e Prática de Língua Portuguesa
O QUE É UM TEXTO?.
9.º ANO ENSINO FUNDAMENTAL II ( A,B,D)
Renascimento – Idade Moderna.
9º ANO ENSINO FUNDAMENTAL II ( A,B,D)
OS PROFISSIONAIS DO TEATRO
Linguagem e Comunicação
Ciclo Narrativo Estudo.
Conto Maravi lhoso Será o que é? Vamos descobrir, juntos?
Objetivos: * Conhecer processos de criação utilizados pela linguagem teatral. * Reconhecer a função social do teatro. * Conhecer o trabalho de dramaturgos.
Histórias em Quadrinhos
A CULTURA NA GRÉCIA ANTIGA
CRÔNICA ARGUMENTATIVA
Ethos, Phatos e Logos: a retórica de Aristóteles. Prof. Dra. Ariana Regina Storer. Linguagem e Comunicação Jurídica.
Transcrição da apresentação:

O Texto Dramático A Representação Teatral

O que é o Teatro? Uma arte que consiste, entre outros aspectos, na representação do real através da imitação - de gestos, expressões, sentimentos, atitudes e situações – com recurso à linguagem não verbal e linguagem verbal oral- ACTOS DE FALA - relacionados com um determinado CONTEXTO SITUACIONAL.

Actos de Fala Actos de fala - quaisquer frases que realizem um dos três actos que se seguem: Acto locutório - palavras e frases Acto ilocutório - intencionalidade de cada frase Acto pré-locutório - os efeitos produzidos por essa frase junto do interlocutor

T e x t o D r a m á t i c o Para que haja teatro tem de haver um determinado TEXTO DRAMÁTICO, ou seja, uma peça escrita e destinada a ser representada por actores.

O q u e é o T e x t o D r a m á t i c o ? Texto para ser representado em que: As falas, ou actos de enunciação , ocorrem sem narrador As personagens (locutores) interagem com outras (interlocutores) na presença do público, aqui (ouvintes / leitores) Existe, normalmente, um curto espaço de tempo Há pouca variedade de espaços e um espaço/ tempo limitados Escrito por um Dramaturgo

Estrutura interna do Texto Dramático Situação inicial Conflito Desenlace Apresentação das personagens e da intriga e dos seus antecedentes. Desenvolvimento da acção ou interacção discursiva através da sequência de peripécias (actos locutórios, ilocutórios e pré-locutórios) até ao ponto culminante do conflito. Resultado final da interacção discursiva entre as forças oponentes e adjuvantes do conflito.

Estrutura externa do Texto Dramático A C T O - grande divisão do texto dramático que decorre num mesmo espaço. C E N A - divisão do ACTO determinada pela saída ou entrada de personagens.

Modalidades do Texto Dramático DISCURSO DAS PERSONAGENS - falas das personagens (DIÁLOGO) – Texto principal INDICAÇÕES CÉNICAS ou DIDASCÁLIAS - ficamos a conhecer o espaço e o modo como a personagem deve agir. (Estas surgem sempre entre parênteses e/ ou em itálico) – Texto secundário

Discurso das personagens Diálogo - locutor e interlocutor comunicam entre si através de uma interacção discursiva baseada em actos de fala, com uma determinada cadeia de referência. Monólogo - produção verbal na ausência directa de interlocutor – mas com um interlocutor virtual no próprio sujeito da enunciação. Apartes - a personagem faz comentários directamente para o público, que assim passa de ouvinte a interlocutor passivo.

O espaço “Teatro” PALCO CENÁRIO BASTIDORES CAMARINS PLATEIA BOCA DE CENA CORTINA …

Funções - Actor / actriz - Encenador - Cenógrafo - Aderecista - Figurinista - Caracterizador - Contra-regra - Luminotécnico - Sonoplasta Ponto …

Origens do Teatro A representação teatral tem origem em rituais e danças, mas é na Grécia antiga que assume o seu carácter literário. Era representado em honra de DIONÍSIO (Deus grego do vinho, da colheita e da fertilidade).

Ésquilo, Sófocles, Eurípides e Aristófanes. O Teatro Grego Os teatros eram auditórios ao ar livre. O teatro era considerado parte da educação de um grego. Durante os festivais e representações, a vida parava em Atenas. Alguns autores gregos: Ésquilo, Sófocles, Eurípides e Aristófanes.

Gil Vicente (1465? - 1537?) Dramaturgo que é considerado por alguns o pai do Teatro Português – autor de autos e farsas. (Auto da Barca do Inferno – 1517)