INTRODUÇÃO À ÓPTICA GEOMÉTRICA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Luz É a energia que se propaga por ondas eletromagnéticas.
Advertisements

Óptica Geométrica Professor Dante Deon.
Óptica.
Introdução à Óptica Geométrica
LUZ PROFESSOR: DEMETRIUS SÉRIE: 8ª (9º ANO) DISCIPLINA: FÍSICA.
Óptica Geométrica Princípios da propagação da luz
Fontes de luz: corpos que emitem luz. Podem ser:
Óptica Introdução à Óptica.
Reflete a luz de outras fontes
Princípios Fundamentais da Óptica Geométrica.
Princípios Fundamentais da Óptica Geométrica.
Comportamento e Natureza da Luz
FÍSICA Introdução à Óptica Geométrica Prof: Ademir Amaral.
INTRODUÇÃO À ÓPTICA GEOMÉTRICA
Fontes de Luz Estrelas Fonte Primária Lâmpada acesa Fonte de luz Lua
Óptica Geométrica Professor: Reinaldo.
AULA 1 – INTRODUÇÃO À ÓPTICA / FENÔMENOS ÓPTICOS
Óptica Geométrica.
F UNDAMENTOS DA Ó PTICA G EOMÉTRICA Prof. Denys Sales 2013.
SINAIS ANALÓGICOS E SINAIS DIGITAIS SINAIS ANALÓGICO E SINAIS DIGITAIS.
CAPÍTULO 12.1 CADERNO 3 - CAPÍTULO 12.1 Professor: ISRAEL AVEIRO Comportamento e Natureza da Luz.
ÓTICA GEOMÉTRICA caminho dos raios de luz PRINCÍPIOS DA ÓTICA GEOMÉTRICA Propagação Retilínea reversibilidade independência do caminho ótico CLASSIFICAÇÃO.
FENÔMENOS ÓPTICOS Quando um feixe de luz atinge uma superfície de separação entre 2 meios pode ocorrer uma série de fenômenos. Na óptica geométrica os.
FÍSICA ÓPTICA AULA 2 – SISTEMAS ÓPTICOS / SOMBRA E PENUMBRA.
Conceitos Básicos de Óptica Geométrica Óptica Estudo dos fenômenos associados à presença de luz. Óptica Geométrica: Estuda as propriedades associadas.
III. Luz 1.1 Luz visível e luz não visível. Chamamos luz visível àquela a que os nossos olhos são sensíveis. A luz visível e os tipos de luz não visível.
Seminário MHS. Um movimento harmônico simples é variado, porém não pode ser considerado uniformemente variado, já que a aceleração não é constante. Se.
 É uma linha orientada que representa graficamente o caminho percorrido pela luz.
Unidade 5 / CAPÍTULO 24 Introdução ao estudo da Óptica e Natureza da Luz Professor: ISRAEL AVEIRO
Curso de Óptica Geométrica
Física Prof. Danilo.
Professor: Diones Charles
Apostila 1 3ª. Série – Ensino Médio
ÓPTICA GEOMÉTRICA É a parte da Física que estuda os fenômenos relacionados com a luz e sua interação com meios materiais quando as dimensões destes meios.
LÊNIO FÍSICA.
Física Teórica Experimental II Prof. Dr. Alysson Cristiano Beneti
ÓPTICA GEOMÉTRICA REFLEXÃO REFRAÇÃO.
Óptica Geométrica Óptica é a parte da Física que estuda a luz o comportamento da luz A luz é uma onda eletromagnética - Difração. A luz é partícula - Efeito.
Introdução à Óptica Geométrica
Conceitos Básicos de Óptica Geométrica
Óptica Geométrica Óptica é a parte da Física que estuda a luz o comportamento da luz Luz é uma forma de energia radiante, capaz de sensibilizar visualmente.
ÓTICA GEOMÉTRICA caminho dos raios de luz
Ciências da Natureza e suas
FENÔMENOS ÓPTICOS Página 127.
Capítulo: 27 Refração da Luz
1.2.1 Espetros contínuos e descontínuos
AULA 6– FENÔMENOS ONDULATÓRIOS
ÓPTICA Prof. Roberto Salgado Plantaodematematica.weebly.com
Curso de Óptica Geométrica
Conceitos Básicos de Óptica Geométrica. O que é a luz Século V a.C.: pequenas partículas emitidas pelo olho que atingem o objeto e o iluminam. Século.
Princípios Fundamentais
Capítulo 35 - Interferência
LUZ.
O planeta Terra Movimentos da lua.
Fases da Lua R. Boczko IAG - USP
Será que a luz passa?.
ÓPTICA GEOMÉTRICA.
COMO É FORMADO O ARCO-ÍRIS?
ÓPTICA GEOMÉTRICA CONCEITOS INICIAIS.
suas Tecnologias - FÍSICA Conceitos Básicos de Óptica Geométrica
O ensino de física de maneira prática
Introduçã o à Óptica Geométric a
Reflexão.
Dois balões de vidro temperado, A e B, com capacidades de 4L e de 1L, respectivamente, estão ligados entre si por um tubo de volume desprezível. Neste.
ÓPTICA GEOMÉTRICA É a parte da Física que estuda os fenômenos relacionados com a luz e sua interação com meios materiais.
Câmara escura de orifício
Ângulo limite e reflexão total
Professores: Aline Pontes/ Gabriel Freitas / Jáder Vinícius
FÍSICA.
Transcrição da apresentação:

INTRODUÇÃO À ÓPTICA GEOMÉTRICA

1) Corpo Luminoso e Iluminado; Para que possamos enxergar os objetos devem ser luminosos ou iluminados. a) Corpo Luminoso: Emitem a luz que produzem. Ex.: Sol (estrela), vela acesa. b) Corpo Iluminado: Reenvia (reflete) para o espaço a luz que recebe de outros corpos. Ex.: Lua, paredes.

Corpo Luminoso Corpo Iluminado

2) MEIOS DE PROPAGAÇÃO DA LUZ; a) Meios Transparente: os objetos são vistos com nitidez através deles. A propagação da luz segue trajetórias regulares por esse tipo de meio. Exemplo: Vidro Liso. o.b) Meios Translúcido: permitem a visualização dos objetos através deles, mas sem nitidez. A propagação da luz segue trajetórias irregulares por esse tipo de meio. Exemplo: Tijolo de vidro. c) Meios Opacos: não permitem a visualização através deles. Não permitem a propagação da luz. Exemplo: Superfície metálica.

Atenção! Elementos como a água e o plástico, dependendo da espessura, podem ser transparentes, translúcidos ou opacos.

3) FENÔMENOS DA ÓPTICA GEOMÉTRICA; a) Reflexão; Regular ou Especular: Formação de Imagens. Difusa: Visualização dos Objetos.

b) Refração; Difusa: Regular:

c) Absorção.

4) Cor dos objetos por reflexão; a) Iluminado por Luz Policromática; a) Corpo azul  absorve as outras cores de luz e reflete difusamente a luz azul. b) Corpo branco  reflete difusamente todas as cores de luz. c) Corpo preto  Absorve todas as cores de luz. Observação: Quando um objeto não emite luz aos nossos olhos temos a sensação de “cor preta”.

b) Iluminado por Luz Monocromática. Corpo da Cor da Luz  Aparecerá na cor da luz Ex.: Corpo Amarelo na presença de luz amarela, permanecerá amarelo. Corpo Branco  Aparecerá na cor da luz Ex.: Corpo Branco na presença de luz amarela, ficará amarelo. c) Corpo Preto  Na presença de qualquer luz permanece preto.

5) PRINCÍPIO DA PROPAGAÇÃO RETILÍNEA DA LUZ; Em um meio material homogêneo e transparente, a luz se propaga em linha reta.

a) Sombra;

b) Penumbra.

6) Fases da Lua;

Observação: O eclipse Solar só ocorre em a) Eclipse Solar; Eclipse Total Sol Sombra Terra Lua Penumbra Eclipse Parcial Observação: O eclipse Solar só ocorre em fase de Lua Nova.

Observação: O eclipse Lunar só ocorre em b) Eclipse Lunar. Sol Eclipse Parcial Terra Eclipse Total Eclipse Parcial Lua Observação: O eclipse Lunar só ocorre em fase de Lua Cheia.

8) Câmara escura de orifício;

9) ÂNGULO VISUAL; Obs.: O menor ângulo visual sob o qual o observador vê um objeto, chama-se limite de acuidade visual, e para o olho humano esse ângulo é da ordem de 1 minuto (1’). (1° = 60’).

10) Princípio da Reversibilidade dos Raios de Luz; A trajetória seguida pela luz independe do sentido de sua propagação.

11) PRINCÍPIO DA INDEPENDÊNCIA DOS RAIOS DE LUZ. Quando raios de luz se cruzam, cada um deles segue seu trajeto como se os outros não existissem.

Confira também: https://www.youtube.com/watch?v=2MmjGek9yPY https://www.youtube.com/watch?v=9wFZUOSg9R4 http://www.if.usp.br/gref/optica/optica2.pdf