Suicídio no Brasil: Estratégias de Prevenção e Intervenções

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DEPRESSÃO O Mal do Século Lucio Reis Psicanalista.
Advertisements

Avaliação de Risco: Comportamento Suicida
LIÇÃO 9 - CONFLITOS FAMILIARES Prof. Lucas Neto. INTRODUÇÃO A GLÓRIA É DE DEUS.
ESPIRITUALIDADE E ENVELHECIMENTO. SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO 2. DESENVOLVIMENTO a. Apresentação b. Espiritualidade c. Religiosidade d. Realidade 3. RESUMO.
A Liberdade Disciplina: EMRC Professor : Adelino Carvalho ABRIL de 2012.
Dor de perda Letícia Thompson Musica: A time for us. (Love Theme) Clicar.
A LINGUAGEM É UMA FORMA OU UM PROCESSO DE INTERAÇÃO.
“Foi desprezado e rejeitado pelos homens, um homem de dores e experimentado no sofrimento. Como alguém de quem os homens escondem o rosto, foi desprezado,
Saúde Individual e Comunitária 1. Promoção da Saúde Individual e Comunitária.
ATOS DE CARIDADE. Um cristão sempre é alegre. Às vezes podemos nem perceber, mas, ao sorri, aliviamos a carga dos que estão ao nosso redor: na rua, no.
Muitos de nós vivemos mágoas profundas que nos aprisionam e parecem que não têm solução. Precisamos de liberdade, mas onde encontrá-la?
DAS ESPERANÇAS E CONSOLAÇÕES
Ética, Moral e Direitos Humanos
No roteiro da morte O estado intermediário
Depressão.
Estresse, depressão, angústia
Origem da palavra Ética e Moral
PARE DE FUMAR !.
O privilégio de servir a Cristo
REVISTA DE ESTUDOS JOVEM
REVISÃO DE FILOSOFIA: 3º ano AV2 – 3º BIMESTRE
Almir Dantas da Costa Diretor do Instituto ACM de Educação Diretor Regional do FAER Ceará Mestre em Psicanálise na Educação Mestre em Artes Marciais Especialista.
Pipocas da vida... Milho de pipoca que não passa pelo fogo continua a ser milho para sempre. Assim acontece com a gente.         As grandes.
Exposição Bíblica EVANGELHO DE JOÃO.
PCAP-2008 Pesquisa de Conhecimentos, Atitudes e Práticas relacionada às DST e Aids da População Brasileira de 15 a 64 anos de idade, 2008.
UMA BELEZA EM CADA ROSTO “Deus é duro mas é belo” (Adélia Prado)
PSICOTERAPIA DE GRUPOS
Alguém Inesquecível... social, não sou alguém importante...
DESENVOLVA A SUA AUTO- ESTIMA r.
A Mudança começa em MIM!!.
Definição de Suicídio Suicídio é um gesto de autodestruição, realização do desejo de morrer ou de dar fim à própria vida. É uma escolha ou ação que tem.
Profa. Titular de Psicologia Clínica Fenomenológica
Atitude de Vencedor.
Bullying O bullying é um fenômeno devastador podendo vir a afetar a auto-estima e a saúde mental dos adolescentes. Geralmente ocorre quando o adolescente.
“Definições dos Tipos de Maus-Tratos contra Crianças e Adolescentes”
Personalidade à Luz da Teoria Cognitiva
Conceito de Acidente Aquele que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa, no exercício de suas atividades, provocando lesão corporal ou.
APRENDA A ENFRENTAR A DEPRESSÃO.
Pr. Marcelo Augusto de Carvalho
É possível estar alegre em meio a tantos problemas?
Elaboração do luto Lidiane Valle Psicóloga – CRP Graduação - PUC/MG Pós Graduação MBA - FGV Coaching e Self Coaching – Instituto Brasileiro de.
saber entender a intenção de Deus ao provar o homem; sentir reconhecer o amor e a provisão de Deus em Jesus Cristo; agir arrepender-se de seus pecados.
ECONOMIA GERAL I ADMINISTRAÇÃO PROF. DR. JOSÉ NAZARENO ARAÚJO DOS SANTOS UFPA/ICSA/FACECON 2018.
A MENSAGEM DO CURSILHO PARTE I.
Quem não passa pelo fogo, fica do mesmo jeito a vida inteira.
O CEGO DE NASCENÇA Quem foi que pecou para este homem ter nascido cego? Ele, ou os seus pais? (Jo 9,2)
O encontro pessoal com o Deus-connosco que te salva
SENHOR Pela Criação.
Quem não passa pelo fogo, fica do mesmo jeito a vida inteira.
Nunca diga que algo é impossível...
Via Sacra.
A MISERICÓDIA DIVINA e O SUICÍDIO Sandra Teixeira,28/10/15.
Atuação do Médico Psiquiatra na atenção primária à Saúde.
 Pode-se dizer que estamos enfrentando atualmente uma epidemia de gravidezes em adolescentes. Para ter-se uma ideia, em 1990, cerca de 10% das gestações.
CUIDADO!!! Jogo BALEIA AZUL
Quem não passa pelo fogo, fica do mesmo jeito a vida inteira.
ORIENTAÇÕES AO PROFESSOR
Quem não passa pelo fogo, fica do mesmo jeito a vida inteira.
Aula 1.1 : O que é Filosofia? Elisa Santos Meier.
Nunca diga que algo é impossível...
Diretrizes de um programa de prevenção
PREVENINDO A VIOLÊNCIA CONTRA A CRIANÇA E O ADOLESCENTE. SEMANA DA CRIANÇA NO HGB, OUTUBRO DE 2002.
Ética e Moral.
Psicóloga Kelly Nisiharu CRP 06/ Voluntários do APAMEX e Amor-Exigente: Moacir Ferreira dos Santos Fernando A. Lima Maria de Fátima Spuri Lima.
Emergências Psiquiátricas. 1. Estado de sofrimento psíquico, marcado por alterações graves de afeto, pensamento e/ ou comportamento, que demandam intervenção.
Alcoolismo e o Comportamento Suicida
1. O sentido do fenômeno religioso Entendemos como fenômeno religioso aquilo que aparece, que se apresenta e que se mostra. A religiosidade quando se.
A CONCEPÇÃO DE HOBBES (no século XVII), segundo a qual, em estado de natureza, os indivíduos vivem isolados e em luta permanente, vigorando a guerra.
SUICÍDIO, O INIMIGO SILENCIOSO. PRECISAMOS FALAR SOBRE ISSO.
Transcrição da apresentação:

Suicídio no Brasil: Estratégias de Prevenção e Intervenções

Situação do suicídio e das tentativas de suicídio no mundo e no Brasil No Brasil, o número de suicídios vem aumentando significativamente, principalmente entre: Jovens Jovens Adultos

Ainda hoje o suicídio é praticado para fugir da desonra do fracasso escolar. Os suicídios nos levam a perguntas tais como: O que faz a vida não valer a pena? Como alguém pode preferir a morte à vida?

Muitos dos mitos Sentimentos Atitudes Permanecem até hoje

Além da dor que envolve a família do suicida, outros sentimentos vem juntos: Sentimento de vergonha Sentimento de culpa

E quem nunca pensou em: Sumir Morrer Ou acabar com o sofrimento?

Sentido religioso Deus nos deu a vida e só ele pode tira- la de nos Sentido religioso Deus nos deu a vida e só ele pode tira- la de nos. Ha também o medo da punição e o sentimento de culpa que permeia o ato suicida até hoje

A influencia do contexto: Histórico Social Cultural Certamente estão na historia as explicações para as atitudes e valores que geralmente as sociedades conservam em relação a morte voluntaria:

CAMUS LEMBRA: A dimensão existencial se relaciona às perguntas do ser humano quanto à : Sua origem Seu destino Porquê de viver

Para esse filósofo: todas as vezes que se fala do tema suicídio deveria ser o principal tema da filosofia, pois : Subjacente à morte voluntária está o sentido da vida. Por que viver? Para que viver?

Viver não seria um grande absurdo, uma vez que não sabemos por que vivemos, a não ser que a vida tenha um sentido para nós? E uma vez lançados no mundo devemos dar um sentido a vida... E quando não encontramos uma razão ou motivos que nos façam pensar que viver vale apena Como lidar com a desesperança Com o vazio da existência

É nesse momento que o suicídio surge como uma alternativa de saída da vida, quando essa se torna uma grande carga de sofrimento e a morte acena com a possibilidade de alivio para uma existência pesada e vazia de sentido.

Suicídio em relação à faixa etária quanto às idades mais vulneráveis ao suicídio: Aumento significativo entre os jovens de 15 a 19 anos. Adultos jovens com até 39 anos.

As jovens que participaram da pesquisa revelaram sentimentos de: Baixa autoestima; Abandono; Ausência de suporte familiar; Desagregação Familiar.

Borges e Werlang (2006) Investigaram a ideação suicida em estudantes, entre 15 e 19 anos em Porto Alegre 526 participantes adolescentes 36 % apresentaram ideação suicida 36 % sintomas de depressão 28,8 % Ddesesperança (Moderada e / ou grave)

Métodos de suicidios : 1°Homens por enforcamento; 2°19% pesticida e produtos químicos mais utilizados;

Em relação as mulheres 43,8 % Usaram arma de fogo 34 % Se enforcaram

Fatores de risco relacionado ao suicídio e a tentativa de suicídio Estresse Abuso de drogas Comportamento auto destrutivos

Tristeza, depressão, drogas e transtornos mentais; A depressão tem sido denominada o “mal do século” A depressão é considerada um dos mais graves fatores de risco para o suicidio As vezes é confundida com tristeza ou um mal-estaexistêncial