O Alienista Machado de Assis.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O Alienista Machado de Assis.
Advertisements

O ALIENISTA MACHADO DE ASSIS
Avaliando um objeto cultural.
Polifemo o ciclope assustador Uma viagem por ilhas desconhecidas.
Gabarito Teste 1º TRI 8A. Questão 1 “Ao longo da narrativa, o leitor pensa que a pessoa está ‘espiando’ o que acontece dentro do apartamento, mas, ao.
Pretensão by jrfilippi by Não tenho a pretensão De que todas as pessoas que gosto Tambem gostem de mim...
Lição da Escola Sabatina 21 de Julho a 27 de Agosto.
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE 1º Pedro INTRODUÇÃO Escatologia, segundo a maioria dos estudiosos, significa o estudo das últimas das últimas coisas,
Esaú e Jacó (Machado de Assis). Biografia Joaquim Maria Machado de Assis filho de pais humildes, foi vendedor de doces, tipógrafo na imprensa nacional,
Machado de Assis Joaquim Maria Machado de Assis nasceu no Rio de Janeiro em 21 de junho de 1839 e morreu na mesma cidade em 29 de setembro de Descendente.
Havia em certa cidade, um juiz que não temia a Deus, nem respeitava os homens... E continuava... Havia na mesma cidade uma viúva que, constantemente,
Nem olhos, viram nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam.” Coríntios 2:09.
Dr. Nilton Formiga Psicólogo Social
TOMAS MORUS/MORE – (1478 – 1535) Pensador e estadista Inglês, século XV/XVI. Baseia-se na Filosofia Platônica. Assim como Platão cria uma obra “Utópica”,
Na vida a gente faz alguns pontos contrários Na vida a gente faz alguns pontos contrários. Corremos para o lado errado e nos envergonhamos de nós.
CRÔNICA A CRÔNICA É UM GÊNERO DISCURSIVO QUE TEM COMO MATÉRIA-PRIMA A REALIDADE, O COTIDIANO, MAS NÃO É MERA REPRODUÇÃO DO REAL. O CRONISTA SE INSPIRA.
Os Direitos das Crianças
TIPOLOGIA TEXTUAL - A NARRAÇÃO
Curso de Especialização: A Gestão do Cuidado Para uma Escola que Protege Módulo III.
Apresentação de um Tema - Orientações
FUNDAMENTOS E PRÁTICAS JUDICIÁRIAS
Família, Conflitos Conjugais
Contrastes entre Ódio e Amor
REVISÃO DE FILOSOFIA: 3º ano AV2 – 3º BIMESTRE
Realismo e Naturalismo no Brasil
Atividades com bases de sistemas de numeração
Tecle enter para mudar o slide.
MUITO MAIS MILAGRES! By Pr. Ricardo Guimarães.
Introdução O presente trabalho tem o objetivo de apresentar informações sobre o tema “Gênero textual”. Nele serão encontradas definições e exemplos de.
11 de Março de 2012 Domingo III da Quaresma Música: Salmo de A. Pärt.
“A mediocridade não está em não saber, mas sim em não querer saber”
CASADOS...  .
#SQN. #SQN O que você seria capaz de fazer para ter o seu nome conhecido em todo o mundo? O que é necessário para se tornar famoso e ter seu nome lembrado.
Troca de plantão.
Troca de plantão. Troca de plantão Jesus Cristo resolveu voltar a Terra e decidiu vir vestido de médico!
Tecle enter para mudar o slide.
TEMA 1: OS FUNDAMENTOS DA CIÊNCIA POLÍTICA
O que é ser cristão ?.
Era uma vez um menino que era príncipe, vivia num pequeno planeta, tratando de três vulcões e da sua rosa. Um dia resolveu partir para conhecer o Universo.
TEMA: CRIMES ESPIRITUAIS
CONTO E CRÔNICA.
FILHO, TUDO O QUE É MEU É TEU FILHO, TUDO O QUE É MEU É TEU
BIOGRAFIA COMENTÁRIO passeiweb Comédias para se Ler na Escola é uma antologia de crônicas de Luís Fernando Veríssimo organizada.
O MÉTODO científico NAS CIÊNCIAS HUMANAS
ΦIΛHBOΣ Rhebeca Cristina Gonçalo
Texto narrativo.
Aprenda a gostar de você
Comunidade de Nova Vida
O Realismo, segundo Eça de Queirós
Auto da barca do inferno. Componentes:  Heloise Gabrielle,Cristina carolaine,Julio cesar,Francisci barros,Thayson Ferreira, Evillin correia e Emilly.
Troca de plantão. Troca de plantão Jesus Cristo resolveu voltar a Terra e decidiu vir vestido de médico!
5 fatores que determinam o nível de relevância na vida de um líder
9.º ANO ENSINO FUNDAMENTAL II ( A,B,D)
9º ANO ENSINO FUNDAMENTAL II ( A,B,D)
“TEETETO” ESSENCIAL ACIDENTAL MATÉRIA FORMA POTÊNCIA
Marx – Alienação e Fetichismo
Max Weber  .
Zaqueu encontra um Amigo
Ilusão de ótica.
NORMAS CRISTÃS COMO DEVE SER A CONDUTA DO CRISTÃO?
A desejada das gentes Os textos de Machado de Assis são complexo com muita interpretação e suposição. Além de uma arranjo diferenciado: troca de narradores,
“A mediocridade não está em não saber, mas sim em não querer saber”
TEORIAS DA EDUCAÇÃO Prof. Dr. Renato Araújo Teixeira
Ética e Moral O problema da ação e dos valores Prof. Ms. Joelson Silva de Araújo.
NORMA AP SILVEIRA DE MORAES NORMA SILVEIRA MORAES SLIDES
EE Euclydes Deslandes PROFª Valéria.
Laboratório do Mundo Invisível
AS RELAÇÕES ENTRE INDIVÍDUO E SOCIEDADE Marx, Durkheim,Weber, Norbert Elias e Pierre Bourdieu.
Ligue o som.
CRÔNICA ARGUMENTATIVA
Transcrição da apresentação:

O Alienista Machado de Assis

4. Análise das personagens Dr. Simão Bacamarte - Representa a caricatura do cientificista do século. Acabou se tornando vítima de suas próprias ideias, recolhendo-se à Casa Verde por se considerar o único cérebro bem organizado de Itaguaí. D. Evarista - Embora não fosse "bonita nem simpática", o doutor a escolheu para esposa porque ela "reúne condições fisiológicas e anatômicas de primeira ordem", estando apta para dar-lhes filhos robustos, são e inteligentes". Chegou a ser recolhida à Casa Verde, certa vez, por não conseguir escolher um vestido.

Outros... Costa – recebeu herança e gastou tudo com empréstimos para as pessoas. Barbeiro Porfírio – decide liderar uma revolta para soltar as pessoas que foram as presas. (revolta dos canjicas) 75%da população foi internada

RESUMO Simão Bacamarte foi um grande médico, que decidiu seguir o ramo da psiquiatria; escolheu Itaguaí para poder continuar seguindo sua vida, preferindo essa cidade que conta com grande conceito europeu. Casa-se com D. Evarista da Costa, uma senhora de vinte e cinco anos, viúva de um juiz, o qual percebe-se que não é bonita nem simpática.

Bem recebido pela população, monta na cidade, uma espécie de hospício, onde concebe o nome de “Casa Verde”, por alusão à cor das janelas; lá pretende executar seus projetos científicos, analisando cientificamente o homem; porém a população não gosta, quando ele decidi por “aprisionar” as pessoas loucas. Pretende separar o reino da loucura do reino do perfeito juízo.

No desenrolar do conto, percebe-se que Bacamarte era apenas mais um egoísta, valorizando-se mais e desprezando os outros. “Se a maioria seguia um desvio de padrão, quem tinha regularidade em suas ações e firmeza de caráter eram os verdadeiros loucos”.

Diferença entre loucura e sensatez. Tema Ele não encontrou ninguém que possuísse ao menos um desvio de caráter a não ser ele mesmo. Acha-se o único reto e sadio, dessa forma ele próprio se internou, onde morreu 17 meses depois. TEMA Diferença entre loucura e sensatez.

Aspectos que chamaram a atenção. Não podemos julgar as pessoas pela aparência ou seus atos. O egoísmo diante de Bacamarte. Não se achar o melhor de todos, pois há pessoas que possuem talentos melhores que si próprio.

2. Características da obra Pessimismo. Acha que é o centro do universo. Tem sobre tudo a presença do humor e ironia. Análise psicológica e a crítica social. Machado de Assis torna-o cego para questões sociais, se achando o melhor de todos.

5. Há ironia? A ironia de Machado de Assis é notória nesse conto, quando mostra a hipocrisia do ser humano que só pensa em seu próprio prestígio.

6. Narrador Tipo: Narrador onisciente. Foco Narrativo: O narrador está em conformidade com os princípios da literatura realista; isto é, trata-se de um narrador-onisciente, preocupado com a objetividade Importância do Narrador: a análise do comportamento humano: vai além das aparências e procura atingir os motivos essenciais da conduta humana, descobrindo, no homem, o egoísmo e a vaidade.