Doenças Tropicais.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Dengue.
Advertisements

Bruna Lima e Maryanne Morais
EMEF Prof.Antonio de Sampaio Dória EMEF Prof.Antonio de Sampaio Dória Wesley e Jadiel 6ª A 6ª A.
Dengue.
O que é a Dengue ? É uma doença causada por um vírus. Este vírus é transmitido de uma pessoa doente para uma pessoa sadia pela picada do mosquito Aedes.
LOCAL: ASSOCIAÇÃO COMUNITARIA SETOR NH-5
DENGUE Prof Edilson Soares
Macaé, 23 de Janeiro de 2013.
Dengue é uma virose transmitida através da saliva do mosquito Aedes Aegypti. O mosquito da Dengue tem hábitos diurnos (pica durante o dia) e está sempre.
AULA sobre a Dengue. PROGETEC; LUZIA BENTO SOARES
A MELHOR PREVENÇÃO É A INFORMAÇÃO
Fone / Fax: (o92) – SECRETARIA MUNICIPAL DE SAUDE Departamento de Vgilância Epidemiológica e Ambiental.
A DENGUE CAUSA FEBRE MUITO ALTA, MANCHAS NO CORPO E DOR NOS OSSOS. NÃO PODEMOS DEIXAR ÁGUA NAS GARRAFAS.
“ Eu, um cidadão olímpico.”. Zika: Presidente de comitê olímpico do Quênia considera desistir dos Jogos Olimpíada do Rio ameaça reexportar o zika "O COI.
Dengue Alunos: Victor, Luara e Renan Alves Professora: Thaís Série:5 ano B Data:13/08/2014.
Doenças causadas por Protozoários (Protozooses). 1)Doenças causadas por Sarcodíneos – Amebóides 1.a) Amebíase ou disenteria amebiana Agente etiológico.
Combater a AIDS, a Malária e outras doenças. As taxas de detecção se estabilizaram, e a mortalidade se encontra no patamar mais baixo, o tratamento.
Combate ao Mosquito Aedes Aegypti Transmissor da Dengue, Chikungunya e Zica ASP Máicon.
T RABALHO DE L ÍNGUA P ORTUGUESA. O Brasil foi o primeiro país em desenvolvimento a proporcionar acesso universal e gratuito para o tratamento de HIV/AIDS.
DENGUE É uma doença infecciosa febril aguda, causada por um vírus que é transmitido através da picada da fêmea do mosquito AEDES AEGYPTI (originário do.
Principais verminoses
PRODUÇÃO DE TEXTO UMA FÁBULA SOBRE A DENGUE (6º ANO)
DOENÇAS NEGLIGENCIADAS:FE BRE AMARELA. O que são doenças negligenciadas? São um grupo de doenças radicais endêmicas especialmente entre as populações.
Feito por:Gabriel Andrade
Apresentação Olá, pessoal!
o trabalho informativo do mosquito da dengue
Eduarda Vidal e Isabelle Galdino
Bióloga Yoná Garcia Simom
Risco da Febre Amarela urbana: um retrocesso na saúde pública brasileira.
Anna Carolina e Larissa
Entendendo sobre o Aedes Aegypti
FEBRE AMARELA José Wilson Zangirolami Infectologista
Saneamento básico SABEMOS QUE A ÁGUA É UM BEM MUITO VALIOSO PARA A EXISTÊNCIA E A MANUTENÇÃO DA VIDA. MAS, A FALTA DE CUIDADO, TRATAMENTO E MANUTENÇÃO.
Aedes-Aegypti João v. Miguel F..
Vírus.
Isaac e Arthur B. aedes aegypti.
Aedes Aegypti Beatriz Vitório e Valentyne Sampaio.
Lucas Fernando e Gabriel Barboteu
ARBOVIROSES: Estratificação de Risco e Fluxo Assistencial
Leonardo e Lucas S.
Caroline Silveira e Barbara Beatriz
Leticia Santos e Maria Fernanda
VÍRUS Página 127.
AMARELA E OUTRAS ARBOVIROSES
Saneamento básico SABEMOS QUE A ÁGUA É UM BEM MUITO VALIOSO PARA A EXISTÊNCIA E A MANUTENÇÃO DA VIDA. MAS, A FALTA DE CUIDADO, TRATAMENTO E MANUTENÇÃO.
AFPA - Associação Fluminense para Prevenção Acidentes _________________________________ UNIVERSIDADE ABERTA SANTOS DUMONT Segurança, Saúde e Meio Ambiente.
NOÇÕES BÁSICAS SOBRE MALÁRIA. O QUE É A MALÁRIA? A MALÁRIA É UMA DOENÇA INFECCIOSA AGUDA E SE MANIFESTA ATRAVÉS DE ALGUNS SINTOMAS QUE PODEM APARECER.
Os vírus -são parasitas intracelulares obrigatórios.
DENGUE Kelly Krause – Primeira descrição científica do mosquito 1818 –Estabelecido o nome Aedes aegypti 1955 – Erradicação do Aedes aegypti.
TÉTANO. Introdução  O tétano é uma doença infecciosa grave causada pelo bacilo Clostridium tetani, que pode levar à morte.  Estes bacilos podem formar.
Eduardo Furtado Flores DMVP-CCR-UFSM DMVP-CCR-UFSM Saúde Pública Veterinária Saúde Pública Veterinária Depto Medicina Veterinária Preventiva.
Saúde: Utilidade Pública
Substâncias naturais e artificiais – atuação nos seres vivos
GRIPE SUÍNA.
Saúde: Utilidade Pública
Projeto: Ação comunitária para o controle do Aedes aegypti.
VINAGRE CONTRA DENGUE.
Os vírus -são parasitas intracelulares obrigatórios.
GRIPE = INFLUENZA. É UMA DOENÇA RESPIRATÓRIA AGUDA INFLUENZA ≠ RESFRIADO.
Apresentação A dengue é uma doença?
Saúde: Utilidade Pública
Febre Amarela. História  Século XVII  1685: navios negreiros aportaram em Olinda e Recife  Primeiro surto com duração de 10 anos em Pernambuco  No.
INTRODUÇÃO o A evolução da área médica ao longo dos anos proporcionou uma melhora da saúde da população. Dessa forma, algumas das consequências positivas.
MOSQUITO DA DENGUE E SEU CICLO DE VIDA. MOSQUITO DA DENGUE O MOSQUITO TRANSMISSOR DA DENGUE É O AEDES AEGYPTI. FONTE: IMAGEM RETIRADA DO SITE
Saúde Humana.
DENGUE UNIDADE DE PEDIATRIA - HRAS ENFERMARIA - DIP
Leptospirose O QUE É, SINTOMAS, CAUSAS, PREVENÇÕES, TRATAMENTO, ETC...
Comitê Estadual de Combate ao Aedes aegypti GOVERNO DO ESTADO DE RONDÔNIA SECRETARIAS AGÊNCIA ESTADUAL DE VIGILÂNCIA EM SAUDE.
VINAGRE CONTRA DENGUE.
Transcrição da apresentação:

Doenças Tropicais

Dengue Dengue tem origem espanhola e quer dizer "melindre", "manha".

Dengue Causada por um arbovírus (existem quatro tipos diferentes de vírus do dengue: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4) Principalmente em áreas tropicais e subtropicais do mundo, inclusive no Brasil. As epidemias geralmente ocorrem no verão, durante ou imediatamente após períodos chuvosos.

Dengue 50 milhões de infecções 500.000 casos de Febre Hemorrágica da Dengue (FHD) 21.000 óbitos, principalmente em crianças. No Brasil, desde 1986 vêm ocorrendo epidemias de dengue nos principais centros urbanos do país, com cerca de 3 milhões de casos Em 2006 – mais de 2000 infecções com mais de 300 mortes

Dengue Transmissão Picam durante o dia e a noite Proliferam-se em água limpa A picada não dói nem coça Aedes Aegypti

Dengue Modo de transmissão A fêmea pica a pessoa infectada, mantém o vírus na saliva e o retransmite. ciclo homem-Aedes aegypti-homem. Período de incubação. Após esse período, o mosquito torna-se apto a transmitir o vírus e assim permanece durante toda a vida. Não há transmissão pelo contato de um doente ou suas secreções com uma pessoa sadia, nem fontes de água ou alimento.

Dengue Período de incubação Varia de 3 a 15 dias, mas tem como média de cinco a seis dias

Dengue O Ciclo do Mosquito quatro fases: ovo, larva, pupa e adulto. Água parada, limpa ou suja. Na fase do acasalamento, em que as fêmeas precisam de sangue para garantir o desenvolvimento dos ovos, ocorre a transmissão da doença. O seu controle é difícil, por ser muito versátil na escolha dos criadouros onde deposita seus ovos, que são extremamente resistentes, podendo sobreviver vários meses até que a chegada de água propicia a incubação. Uma vez imersos, os ovos desenvolvem-se rapidamente em larvas, que dão origem às pupas, das quais surge o adulto.

O único modo possível de evitar a transmissão da dengue é a eliminação do mosquito transmissor. A melhor forma de se evitar a dengue é combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença

Dengue Sintomatologia Sintomas gripais febre, dor de cabeça, dores pelo corpo, náuseas ou até mesmo não apresentar qualquer sintoma. Manchas vermelhas na pele, sangramentos (nariz, gengivas), dor abdominal intensa e contínua e vômitos persistentes podem indicar a evolução para dengue hemorrágica. Esse é um quadro grave que necessita de imediata atenção médica, pois pode ser fatal.

Dengue

Dengue Febre hemorrágica da dengue Até 30% das pessoas infectadas Mulheres e crianças Sintomas hemorrágicos Piora com a melhora da febre ( +- terceiro dia )

Prevenção Combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença. Não acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d´água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre outros. Colocar areia em pratos e vasos de plantas

Atenção!!! Pesquisa e montagem foram feitas com bases em livros didáticos e as imagens retiradas da internet, podendo ter direitos autorais, não reproduzir, nem comercializar. Exclusivo para fins didáticos.