Água e adaptação às mudanças

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A ÁGUA.
Advertisements

PERSPECTIVAS E AUTONONIA DO PLANETA TERRA Totalidades III, IV, V e VI Matemática e Ciências Prof. Renata de Oliveira.
Camila Comassetto e Amanda Scherer
Aproveitamento da água da chuva
Recursos Hídricos.
Saneamento e Desenvolvimento Urbano. Contexto Os centros urbanos do mundo crescem em um ritmo acelerado. A projeção das Nações Unidas é que mais de 2,5.
Os impactos ambientais e os problemas sociais Dionelma da Conceição Silva Sousa Santarém – Pará Março 2016.
RELAÇÃO ENTRE SUSTENTABILIDADE FINANCEIRA E TARIFA MÍNIMA DE CONSUMO DE ÁGUA EM EMPRESA DE SANEAMENTO Autor (1) : Valéria Luciano Pasian Autor (2) : Silvana.
OS DESAFIOS DO ACESSO AO SANEAMENTO NO BRASIL. Entidade civil sem fins lucrativos, que há 30 anos atua na defesa dos interesses das associadas e desenvolve.
Trabalho elaborado por: Carolina Ramos nº5 Cheila Ferreira nº6 Duarte Neves nº10 Francisca Costa nº12 Joana Pinto nº16 Escola básica nº2 e 3 de Arganil.
ÁGUA O bem que ela nos faz. Prof° Leandro Penitente.
Mortalidade infantil. De acordo com o Relatório dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio 2013, elaborado pela Organização das Nações Unidas (ONU),
TRABALHO DE LÍNGUA PORTUGUESA. Acesso à água potável Mesmo com o número de pessoas sem acesso a água potável menor, segundo a Organização das Nações.
A Mortalidade Infantil. No BRASIL: A mortalidade de crianças com menos de um ano foi de 47,1 óbitos por mil nascimentos, em 1990, para 19 em Até.
PROF. THIAGO SCAQUETTI DE SOUZA Água – ciclo da água, pressão da água e tratamento de água e esgoto.
OS PRINCIPAIS PRODUTOS DE EXPLORAÇÃO AGRÍCOLA
Nova Cultura da Agua Jornadas de Gestão Integral e Sustentável da Água 7 Julho 2011.
Nos dias de hoje a água é um bem precioso e escasso, uma vez que a maior parte da água doce se localiza nos glaciares polares. Daniel Falcão nº3 8ºF Hugo.
ACIDENTADOS Sr. A. 45 anos, operador de sistema de saneamento (encanador) 1º grau completo. Mestre de obras e técnico de hidráulica pelo Senai. Há 6 anos.
Soraia Dias Graduanda em pedagogia – UFBA Técnico em segurança do trabalho Estagiaria em tecnologia educacional.
Unidade 1 Introdução à administração e às organizações.
A água H20. O QUE É A ÁGUA? Água (fórmula: H2O) é uma substância química cujas moléculas são formadas por dois átomos de hidrogenio e um de oxigênio.
O D ESENVOLVIMENTO T ECNOLÓGICO DA I NDÚSTRIA BÉLICA.
Santa Catarina, um estado rico em águas, mas...
VAMOS CONHECER O CAMINHO DA ÁGUA
Água como recurso escasso
A CADEIA PRODUTIVA COMO MOTOR DA REINDUSTRIALIZAÇÃO
Representações cartográficas
Conceitos de GEOGRAFIA
Correção das atividades
A ESCASSEZ DE ÁGUA NO PLANETA
A agricultura e a Fome.
Amizades são feitas de pedacinhos..
A população mundial em 1950 era de 2,5 bilhões de pessoas
Disciplina: Poluição do Solo Disposição de resíduos sólidos no solo
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO - FEIRA DO EMPREENDEDOR ALUNOS: Kesia Silva - Lucas Ferreira - Marcos Lois - Mayza Rocha Nicoly Oliveira.
Tecnologias de Informação e Comunicação
Amizades são feitas de pedacinhos. Letícia Thompson.
O QUE É SUSTENTABILIDADE?
Profa. Dra. Ana Carolina Canoas Asada Sala 95
MATEMÁTICA FINANCEIRA
Prof. Msc. Diovani Milhorim
Chuvas Ácidas A chuva ácida é formada através da queima de combustíveis fósseis, principalmente o carvão, e outros poluentes industriais, que, lançados.
Engenharia de Software Analise de Riscos
Racionamento de Água e Consumo de Energia Elétrica
Luis Fernando Fachinelli Caique Maciel
Água: um bem finito?.
Dependência entre grandezas
Clicar ENTER para ler mensagem e mudar de tela
Guilherme Resende Tavares
Política e meio ambiente
Atividades econômicas do primeiro setor
A CONSCIÊNCIA DE SUA MISSÃO Roberto Shinyashiki.
O UNIVERSO DE MOVIMENTA?
Ar: Existência e importância
33º Encontros Tele.síntese Os efeitos no mercado das novas políticas governamentais Jorge Salomão Pereira CEO
Dois balões de vidro temperado, A e B, com capacidades de 4L e de 1L, respectivamente, estão ligados entre si por um tubo de volume desprezível. Neste.
Educação ambiental, importância para cidadania e sustentabilidade
ARQUITETURA E CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL
É PRECISO FALAR SOBRE A DOR
SEIRI = Utilização SEITON = Ordenação SEISO = Limpeza SEIKETSU = Saúde
Os Oito Objetivos do Milênio
Teleconferência Resultados de 2013 Março/2014
CARTILHA MANUAL DE ETIQUETA.
Pedaços de amizade Letícia Thompson.
HOJE!! EXERCÍCIOS.
EU E O MUNDO.
GEOGRAFIA 7º ANO Profª Márcia SUDESTE.
Escassez Hídrica em São Paulo
escola de fé e política waldemar rossi
Transcrição da apresentação:

Água e adaptação às mudanças

O Dia Mundial da Água, 22/03, é uma data criada há quase 20 anos pela ONU para promover discussões sobre o tema no mundo. É muito importante que se discuta sobre o rumo que a população mundial tem dado a esse líquido tão precioso, afinal, apesar de parecer que existe muita água disponível e parecer um recurso infindável, essa não é a realidade.

Isso porque 97,5% da água do mundo é salgada, 2,493% está em geleiras e galerias subterrâneas de difícil acesso e apenas 0,007% é doce e de fácil acesso.

O Brasil detém 8% da água potável existente na Terra, é um país privilegiado neste sentido visto que, no mundo, mais de um bilhão e meio de pessoas não têm acesso à água potável, e isso faz com que 88% das mortes por diarreia estejam diretamente ligados à água imprópria para consumo. Detalhe: essa enfermidade já matou, só neste ano, mais de 476 mil pessoas no mundo.

Dados vergonhosos, visto que existe tratamento de água desde 1829, quando a primeira estação de tratamento foi construída em Londres.

Atualmente, a agricultura é responsável pela maior parte da água consumida no planeta, 70%, já a indústria responde por 22% e o restante, 8%, é de uso doméstico. O maior problema de todo esse gasto é a falta de conscientização quanto a economia, reuso, tratamento e não poluição da água.

A Sabesp estima que a perda de água tratada na tubulação, em São Paulo, chegue a 24%, com isso a Grande São Paulo desperdiça 10m³ de água por segundo, volume suficiente para abastecer três milhões de pessoas por dia.

A ONU já indica que, até 2025, dois terços da população mundial pode sofrer com escassez de água. No Brasil, a Agência Nacional das Águas fez uma publicação alertando que o nosso país deve investir 70 bilhões de reais até o ano de 2025 para que não corramos o risco de ver 55% dos municípios brasileiros sofrerem com a falta de abastecimento.

Quando se fala em água todos os dados são alarmantes Quando se fala em água todos os dados são alarmantes. Infelizmente nem todo mundo percebeu a importância deste recurso e de seu uso de forma responsável. Ainda vemos muita gente “varrendo” a calçada com a mangueira (que aberta por 30 minutos libera cerca de 500 litros de água), lavando louça, escovando os dentes ou fazendo a barba com a torneira aberta.

É desperdiçado cerca de 80 litros de água a cada cinco minutos, tomando banhos demorados (uma ducha de alta pressão consome 235 litros de água em 15 minutos), deixando luzes acesas desnecessariamente, sem saber que pra manter uma lâmpada de 100 watts acesa por 10 horas são usados 16 mil litros de água.

O importante é aproveitar o dia de hoje para refletir como podemos reduzir o desperdício de água, repensando nossos hábitos, além de cobrar das autoridades competentes a manutenção de galerias, tubulações e áreas de manancial e como reusar a água da chuva para regar as plantas, dar descarga ou lavar o quintal e, principalmente, passar o conhecimento sobre o problema adiante para termos cada vez mais pessoas conscientes sobre a questão da água.