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Transcrição da apresentação:

Aluna: Yoleydis Fuentes Mompie Orientadora: Ana Paula Soares UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Melhoria da atenção aos usuários portadores de Hipertensão Arterial Sistêmica e/ou Diabetes Mellitus na ESF Rogowski, Santo Ângelo/RS.   Aluna: Yoleydis Fuentes Mompie Orientadora: Ana Paula Soares Pelotas, 2015

Introdução – Local do estudo O município Santo Ângelo está localizado no estado do Rio Grande do Sul, pertence à mesorregião do Noroeste Rio-Grandense. Possui 76.304 habitantes, com predomínio do sexo feminino. (IBGE, 2010); Serviços: Hospital de Caridade de Santo Ângelo(HSA); 19 UBS- 10 UBS tradicionais e 9 ESF; 01 Pronto Atendimento - Dr. Ernesto Nascimento; 01 CEO; CAPS Infantil e o CAPS para adultos.

Introdução – Local do estudo Estratégia de Saúde da Família Rogowski: Estrutura física Equipe composta: 01 consultório médico 01 médico 01 consultório odontológico 01 dentista 01 sala de enfermagem 01 enfermeira 01 sala de curativo 01 técnica de enfermagem 03 banheiros 01 auxiliar de saúde bucal 01 cozinha 05 ACS 01 sala de acolhimento e recepção

Introdução A Hipertensão Arterial Sistêmica e o Diabetes Mellitus: São importantes problemas de saúde pública no Brasil e no mundo; São importantes fatores de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, cerebrovasculares e insuficiência renal crônica; A HAS é responsável por pelo menos 40% das mortes por acidente vascular cerebral e por 25% das mortes por doença arterial coronária. Necessita de implantação de estratégias efetivas de controle - enfoque especial na Atenção Básica; Assistência as pessoas com Hipertensão e Diabetes na ESF Rogowski antes da intervenção: frágil e sem o desenvolvimento de ações de forma programática

Objetivo Geral Melhorar a atenção aos usuários portadores de Hipertensão Arterial Sistêmica e/ou Diabetes Mellitus na ESF Rogowski,Santo Ângelo/Rio Grande do Sul.

Metodologia Intervenção no Programa de Hipertensão Arterial e Diabetes Mellitus. 12 semanas; As ações foram desenvolvidas em quatro eixos principais: Organização e Gestão do Serviço; Monitoramento e Avaliação; Engajamento Público; Qualificação da Prática Clínica.

Metodologia

Metodologia CAPACITAÇÃO DA EQUIPE Grupo

Metodologia – Principais Ações (de acordo com os eixos pedagógicos) Divulgação na comunidade; Capacitação dos profissionais; Contato com lideranças comunitárias; Garantir o registro dos hipertensos e diabéticos; Atendimento clínico dos hipertensos e diabéticos; Avaliação e estratificação de risco cardiovascular; Grupos de hipertensos e diabéticos; Busca ativa dos hipertensos e diabéticos faltosos às consultas; Monitoramento das intervenções.

Metodologia – Logística Eixo de monitoramento e avaliação - Manuais Técnicos, ficha de Cadastro do HIPERDIA; - Análise dos prontuários clínicos e das fichas-espelhos; - Monitoramento semanal das ações programáticas. Eixo de organização e gestão do serviço - Melhoria no acolhimento; - Definição das funções específicas de toda a equipe; - Registro e organização dos dados dos pacientes; - Organização das visitas domiciliares.

Metodologia – Logística Eixo de engajamento público - Divulgação à população sobre a intervenção; - Oportunidade para a comunidade sugerir melhorias; - Contado com líderes comunitários; Incentivar a comunidade para solicitar ao gestor municipal melhorias e regularização da ESF. Eixo de qualificação da prática clínica - Capacitação da equipe; - Melhoria na qualidade dos registros dos dados clínicos dos pacientes.

Objetivo Especifico 1 Ampliar a cobertura a Hipertensos e/ou Diabéticos na ESF Rogowski. Metas Cadastrar 60% dos hipertensos da área de abrangência no Programa de Atenção a Hipertensão Arterial e a Diabetes Mellitus da unidade de saúde. Cadastrar 60% dos diabéticos da área de abrangência no Programa de Atenção a Hipertensão Arterial e a Diabetes Mellitus da unidade de saúde. .

Resultados Antes o quantitativo de hipertensos e diabéticos correspondia a 385 e 85 respectivamente. Esse quantitativo aumentou para 394 hipertensos e 114 diabéticos. Figura 1: Cobertura do programa de atenção ao hipertenso na unidade de saúde Figura 2: Cobertura do programa de atenção ao diabético na unidade de saúde

Objetivo Especifico 2 Melhoria da qualidade de atenção ao programa de HAS e Diabetes Mellitus. Metas: Realizar exame clínico apropriado em 100% dos hipertensos e diabéticos de acordo com o protocolo; Garantir a 100% dos hipertensos e diabéticos a realização de exames complementares em dia de acordo com o protocolo; Priorizar a prescrição de medicamentos fornecidos pelo SUS na ESF e na secretaria de saúde para 100% dos hipertensos e diabéticos cadastrados na unidade de saúde; Realizar avaliação da necessidade de atendimento odontológico em 100% dos hipertensos e diabéticos;

Resultados Figura 3: Proporção de hipertensos com o exame clínico em dia de acordo com o protocolo Figura 4: Proporção de diabéticos com o exame clínico em dia de acordo com o protocolo

Resultados Figura 5: Proporção de hipertensos com os exames complementares em dia de acordo com o protocolo Figura 6: Proporção de diabéticos com os exames complementares em dia de acordo com o protocolo

Resultados Figura 7: Proporção de hipertensos com prescrição de medicamentos da lista do HIPERDIA. Figura 8: Proporção de diabéticos com prescrição de medicamentos da lista do HIPERDIA.

Resultados Figura 9: Proporção de hipertensos com avaliação odontológica Figura 10: Proporção de diabéticos com avaliação odontológica

Objetivo Especifico 3 Melhorar a adesão de hipertensos e/ou diabéticos ao programa. Metas: Buscar 100% dos hipertensos faltosos às consultas na unidade de saúde conforme a periodicidade recomendada. Buscar 100% dos diabéticos faltosos às consultas na unidade de saúde conforme a periodicidade recomendada.

Resultados Essa melhoria nos indicadores ocorreu graças ao esforço da equipe, principalmente dos ACS em rastrear esses pacientes faltosos e estarem sempre presentes nas buscas ativas. Figura12:Proporção de diabéticos faltosos às consultas com busca ativa Figura11:Proporção de hipertensos faltosos às consultas com busca ativa

Objetivo Especifico 4 Melhorar o registro das informações dos usuários hipertensos e diabéticos da área. Metas Manter ficha de acompanhamento de 100% dos hipertensos cadastrados na unidade de saúde; Manter ficha de acompanhamento de 100% dos diabéticos cadastrados na unidade de saúde.

Resultados Figura 13: Proporção de hipertensos com registro adequado na ficha de acompanhamento. Figura 14: Proporção de diabéticos com registro adequado na ficha de acompanhamento.

Objetivo Especifico 5 Mapear hipertensos e diabéticos de risco para doença cardiovascular. Metas Realizar estratificação do risco cardiovascular em 100% dos hipertensos cadastrados na unidade de saúde; Realizar estratificação do risco cardiovascular em 100% dos diabéticos cadastrados na unidade de saúde.

Resultados Figura 15: Proporção de hipertensos com estratificação de risco cardiovascular por exame clínico em dia Figura 16: Proporção de diabéticos com estratificação de risco cardiovascular por exame clínico em dia

Objetivo Especifico 6: Promover a saúde de hipertensos e diabéticos. Metas Garantir orientação nutricional sobre alimentação saudável a 100% dos hipertensos e diabéticos; Garantir orientação em relação à prática de atividade física regular a 100% dos pacientes hipertensos e diabéticos; Garantir orientação sobre os riscos do tabagismo a 100% dos pacientes hipertensos e diabéticos; Garantir orientação sobre higiene bucal a 100% dos usuários hipertensos e diabéticos.

Resultados Figura17 : Proporção de Hipertensos com orientação nutricional sobre alimentação saudável Figura 18:Proporção de Hipertensos com orientação nutricional sobre alimentação saudável

Resultados Figura19: Proporção de Hipertensos que receberam orientação sobre os riscos do tabagismo Figura 20: Proporção de diabéticos que receberam orientação sobre os riscos do tabagismo

Resultados Figura 21: Proporção de Hipertensos que receberam orientação sobre higiene bucal Figura22: Proporção de Diabéticos que receberam orientação sobre higiene bucal

Discussão Incorporação da intervenção à rotina do serviço; Adaptações necessárias; Importância da intervenção: Para a equipe: Motivação Melhora do relacionamento interpessoal Processo de educação permanente Melhora relação com a comunidade

Discussão Para o Serviço Melhora global da atenção à saúde dos hipertensos e diabéticos Melhora também das demais ações programáticas Para a Comunidade Processo educativo Melhora do engajamento da comunidade às ações propostas pela equipe Aproximação da equipe e do serviço com a comunidade

Reflexão crítica sobre o processo pessoal de aprendizagem As expectativas foram superadas e percebi que a especialização tinha uma abordagem muito mais ampla e rica do que imaginava inicialmente; Grande crescimento profissional: Parte prática: com os atendimentos na Unidade de Saúde, Parte teórica: casos clínicos, testes de qualificação cognitiva, estudos de práticas clínicas e troca de experiências entre colegas e orientadores; Grande crescimento pessoal: Desenvolvimento de relação interpessoal

MUITO OBRIGADA. Yoleydis Fuentes Mompie Contato:michelito201110@gmail MUITO OBRIGADA!! Yoleydis Fuentes Mompie Contato:michelito201110@gmail.com