A Revolução Industrial Industrialização e globalização CEMA – 8ºs anos A/B Profª Tatiane
Revolução Industrial Conjunto de transformações nas técnicas produtivas, realizadas na Inglaterra e em parte da Escócia no século XVIII. (p.71) Fonte:http://rubberchickengames.com/2016/03/23/factorio-e-o-paradigma-da-revolucao-industrial/
A Revolução Industrial Além de envolver a criação de indústrias e máquinas na Inglaterra, a Revolução Industrial constituiu um processo complexo de transformações nas relações de trabalho, nas técnicas de produção, nos meios de transporte, na prosperidade das terras e na atividade comercial.
Conjunto de fatores que contribuíram para o pioneirismo inglês Segundo a historiografia tradicional Oferta de mão-de-obra saídas do campo para as cidades - indústrias; Abundância de matéria-prima - lã, algodão, ferro e carvão; Existência de mercado consumidor; Disponibilidade de capital para ser investido em inovações científicas e tecnológicas. Segundo o jornalista Tom Standage Maior especialização em artes manuais devido à crescente produção agrícola; Emprego acentuado de combustíveis fósseis como forma de poupar a terra; Substituição do cultivo de alimentos pela importação.
Conjunto de fatores que contribuíram para o pioneirismo inglês Mudanças climáticas prejudicaram as colheitas durante décadas (“pequena Idade do Gelo”); Localização das reservas de carvão e facilidade na extração; Em 1800 a Inglaterra produzia cerca de 10 milhões de toneladas de carvão (cerca 90% da produção mundial). Abastecia residências e fábricas londrinas. Formação de uma consciência política após a Revolução Gloriosa; A economia agrária inglesa passou a ver a terra como fonte de obtenção de lucros.
Desenvolvimento científico e tecnológico Final do séc XVIII e início do séc XIX: ciência = tecnologia. Houve mudanças na economia, mas também na sociedade e cultura dos ingleses. Inventos : Máquinas e barcos à vapor; Locomotiva; Telégrafo; Eletricidade. Meios de comunicação Por canais marítimos e fluviais Sistema de estradas reformado e novas vias construídas Construção de ferrovias Ler § 2 e 3 da p.75. Fonte:https://mapadelondres.org/wp-content/uploads/2017/06/1.png Londres-Manchester = 260 km. Ano de 1700 – 4 dias. Ano de 1800 – 4 horas. Hoje – 55’ de avião. Atividade formativa – 0,5 ponto Exercícios 1, 2 e 3 (p. 75 e 76). Para próxima aula!!!
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Revolução industrial – fábricas e trabalhadores Transformações nas formas de produção Artesanato – produção de utensílios básicos utilizados no cotidiano (móveis, ferramentas e roupas) Domínio de todas as fases da fabricação de uma mercadoria A habilidade ditava o ritmo da produção – pouco numerosa. Sistema doméstico (séc. XV) Artesão recebia encomendas de homens de negócio que cediam a matéria-prima, pagavam o artesão e revendiam o produto final. Autonomia – domínio de todas as etapas e controle do ritmo de produção. REVOLUÇÃO INDUSTRIAL: manufatura substituída pela maquinofatura. Fonte: https://www.google.com.br/url?sa=i&rct=j&q=&esrc=s&source=images&cd=&ved=0ahUKEwj_tefJzcbVAhXJhJAKHXNzAUoQjBwIBA&url=http%3A%2F%2Fs3.amazonaws.com%2Fmagoo%2FABAAABmRwAI-0.jpg&psig=AFQjCNEx4NAIj55qr8PtAAYWhExa5KF7bQ&ust=1502246042044176 Fonte: http://www.mediaplus.com.br/clicfolha2016/uploads/imagem_arquivo/546158_b1_348x232.png
Manufatura (após séc. XV) Empresários – donos dos instrumentos e local de trabalho. Reuniam os artesãos em galpões para melhor controle da produção. Produção dividida em etapas – cada trabalhador realizava uma parte, com auxílio de ferramentas e máquinas simples. Desconhecia a totalidade do processo produtivo. Artesãos passam a trabalhar em troca de um salário. Fpnte: http://www.revistaindustrianews.com.br/noticias/imagens/noticias/artesaos_trabalhando.jpg Fonte:http://seguindopassoshistoria.blogspot.com.br/2011/03/fabrica-aco-e-vapor-revolucao.html Gravura retratando uma tecelã operando uma "spinning jenny", uma das máquinas criadas durante a Revolução Industrial ainda no século XVIII.
Principal consequência – tempo = dinheiro. Maquinofatura: Motores movidos à vapor – moviam as máquinas, aumentando a velocidade e a precisão da produção. Trabalhador alimentava a máquina, controlava a velocidade e zelava pela sua manutenção. Operador de máquinas – operário. Empresário dono dos meios de produção. Principal consequência – tempo = dinheiro. Menor tempo de produção = produto mais barato = maior venda. Fonte:http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/upload/conteudo_legenda/07d5283d3e9dbbe497e04378bcc73f95.jpg
Tarefa Atividade da P. 90
Movimentos operários Ludismo (1811-1816) – movimento organizado de quebra de máquinas durante a noite, em vários lugares, ao mesmo tempo. Ocorreu em várias regiões da Inglaterra, até mesmo no campo. Foi violentamente reprimido pelas autoridades. Alusão a Ned Ludd , cuja existência não foi comprovada. Fonte:https://hmcontemporaneo.files.wordpress.com/2011/05/luddite-1.jpg Fonte:https://peopleandnature.files.wordpress.com/2013/08/presence-king-ludd-520.jpg
Os Movimentos operários Cartismo – O documento Carta do Povo reivindicava direitos políticos: 1ª Petição (1838) Voto secreto; sufrágio universal masculino; eleições parlamentares anuais (e não a cada 5 anos); fim do requisito de propriedade para ser membro do Parlamento. 2ª Petição (1840) Reivindicações anteriores; Redução da jornada de trabalho; Aumento de salários. Entre 1867-1884 – reformas foram feitas 1918 – a Carta do Povo tornou-se realidade (com exceção do voto anual para compor o Parlamento). Fonte:https://www.google.com.br/search?q=cartismo&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwjbpJ-4z9_VAhVCjJAKHXxWBakQ_AUICigB&biw=1366&bih=672#imgrc=BKFMj_RNrSEQQM:
Movimentos intelectuais surgidos na Revolução Industrial Socialismo: programa político dos trabalhadores que propunha mudança radical da sociedade. Defendia a ideia que o governo deveria controlar a sociedade em prol da coletividade. Crítico da sociedade fundada na propriedade privada dos meios de produção donos das fábricas x trabalhadores Pretendia uma sociedade onde: o direito de propriedade fosse fortemente limitado; os principais recursos econômicos fossem controlados pelas classes trabalhadoras – para promover a igualdade social (e não somente a jurídica ou política), por meio da intervenção dos poderes públicos (Estado).
Movimentos intelectuais surgidos na Revolução Industrial Anarquismo: Oposto ao socialismo – sociedade completamente livre de controles. Libertação de toda ordem: Ideológica – religião, doutrinas, políticas, etc; Política- estrutura administrativa hierarquizada; Econômica – propriedade dos meios de produção; Social – integração numa classe ou grupo determinado Jurídica – leis.
Tarefa P.87 Edebe Ícone 2 D – p.88.