Aluna: Letícia Oliveira Capelli

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS Departamento de Medicina Social Melhoria da Assistência ao Pré-natal, Puerpério e Saúde Bucal.
Advertisements

ANA PAULA RIBEIRO DE ALMEIDA Orientadora: ANA ALICE MARTINS MACIEL
Marcio Chazan Orientador Adauto Martins Soares Filho
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS - UNA-SUS
Trabalho de Conclusão de Curso Guillermo Doimeadios Garcia
Orientadora: Renata Lima Silva
Maiwabida Placido Perez Orientador : Cristiano Pinto Dos Santos
UNIVERSIDADE ABERTA DO SITEMA ÚNICO DE SAÚDE UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMILIA MODALIDADE À DISTÂNCIA TURMA 5 TRABALHO.
Holean Francisco Rodrigues Costa
REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL
Orientador: Pablo Viana Stolz
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS-UNASUS
Manoel Messias Santos Alves
Qualificação da Atenção ao Idoso na UBS Vila Paraná em Serra do Mel/RN
Trabalho de Conclusão de Curso
Universidade Federal de Pelotas
Aluna: Taissa Morellato Basso
Julio Alberto Rodriguez Seijas Orientadora: Maria Emilia Nunes Bueno
Orientadora: Daniela Nunes
Danielle de Mello Cherbiski Orientadora: Marina Sousa Azevedo
Caroline Hallal Reydams
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8. Melhoria da atenção à saúde.
Dania Rojas Gonzaléz Orientadora: Mabel Miluska Sucas Salas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Faculdade de Medicina Departamento de Medicina Social Curso de Especialização em Saúde da Família - UnaSUS   Melhoria da.
Orientando: Marcos Rodrigues Orientadora: Suele Manjourany Silva Duro
Universidade Aberta do SUS - UNASUS
ELISDAN GARZON GONZALEZ Orientador: Manoel Messias Santos Alves
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
SAÚDE BUCAL DAS GESTANTES INTERVINDO NA UBS NAVEGANTES
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS -. Universidade Aberta do SUS - UNASUS
Ampliando o atendimento UBS Belmonte,Queimados ,RJ
Universidade Federal de Pelotas
Universidade aberta do sus – unasus universidade federal de pelotas especialização em saúde da família modalidade a distância turma 6 Qualificação da Atenção.
Melhoria da atenção à saúde bucal das gestantes, puérperas e recém-nascidos da Unidade Básica de Saúde Vila Guaíra em Curitiba-PR Aluna: Flavia Fratucci.
Especializanda: Prisca Saray Nunez Millan
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA.
Carolina Rangel Marcki Orientadora: Tassiane Ferreira Langendorf
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Universidade Aberta do SUS UNA/SUS Departamento de Medicina Social Programa de Especialização em Saúde da Família Trabalho.
Universidade Federal de Pelotas
Universidade Federal de Pelotas
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Jennifer Williams Olivera Orientadora: Maria Emília Nunes Bueno
Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde
Orientadora: Danieli B. da Silva
Uana Shele Teles Cavalcante Orientador: Ailton Gomes Brant
Qualificação da Atenção ao Pré-natal e Puerpério na Unidade General Câmara, General Câmara/RS HANOY MADERA MADERA.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS FACULDADE DE MEDICINA SOCIAL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA Trabalho de conclusão de curso  
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE A DISTÂNCIA Melhoria do Programa de Pré-Natal.
Aluna: Nívia Patrícia Nunes da Silva
Universidade Aberta do SUS-UNASUS Universidade Federal De Pelotas Departamento De Medicina Social Especialização Em Saúde Da Família Modalidade A Distância.
Universidade Federal de pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade à distância Turma 8 Melhoria da Atenção à Saúde da Criança de 0 a 72 messes,
Pré-Natal Odontológico: cuidando da saúde bucal da gestante
Verônica Costa Lustosa da Silva Lustosa
Aluno: Daili Chávez Cinta Orientadora: Ana Paula Belini
Orientadora: Betânia Rodrigues dos Santos
Angela Denise Springer Nejeliski Orientadora: Francine Cardozo Madruga
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma nº 7   Trabalho de Conclusão.
Programa de Valorização a Atenção Básica
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade Federal de Pelotas Departamento de Medicina Social Especialização em Saúde da Família Modalidade à Distância.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Universidade Aberta do SUS Universidade Federal de Pelotas
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma nº 07 Qualificação das Ações.
ESPECIALIZANDA : Regla REGINA diaz FERRER
Alay Cardoso Álvarez Orientadora: Andressa de Andrade Pelotas, 2015
UNIVERSIDADE Federal de pelotas Universidade Aberta do SUS – UNASUS programa de pós-graduação em saúde da família.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA MELHORIA DA ATENÇÃO À SAÚDE.
Orientador: Pablo Viana Stolz
Transcrição da apresentação:

INTERVENÇÃO NO PROGRAMA DE PRÉ-NATAL E PUERPÉRIO EM UBS DO MUNICÍPIO DE CAXIAS DO SUL-RS Aluna: Letícia Oliveira Capelli Orientadora: Luísa da Matta Machado Fernandes

INTRODUÇÃO No Brasil a mortalidade infantil e a mortalidade materna ainda são um problema de saúde pública. Captação precoce das gestantes no pré-natal para redução destas taxas. Ação programática em uma UBS no município de Caxias do Sul, RS como parte da Especialização em Saúde da Família entre os meses de setembro e dezembro de 2013.

CAXIAS DO SUL Município localizado na extremidade leste da encosta superior do nordeste do RS. População de 446.911 habitantes. População urbana: 92,5% do total; rural 7,5% (IBGE, 2012). 46 unidades básicas de saúde (UBS), sendo 19 com ESF. 33 equipes de saúde da família e 17 equipes de saúde bucal. 18 UBS’s com PACS. Um PA 24h, CES e CEO ,UPA (em construção).

UBS Localizada na zona norte da cidade, inaugurada em maio de 2012, atende uma população bastante vulnerável e carente. Estimativa de 7000 habitantes. A área é periférica à cidade e concentra um grande número de pessoas oriundas de outras regiões. UBS urbana. 2 equipes de SF e 1 equipe de SB. Temos uma equipe de saúde bucal

ESTRUTURA FÍSICA Boa estrutura física, espaços bem iluminados e arejados. Acessibilidade a idosos e portadores de deficiências. 2 consultórios médicos, 1 consultório odontológico, 2 consultórios de enfermagem, 1 consultório multidisciplinar, sala de vacinas, de esterilização, de curativos, pronto-atendimento, farmácia, de gerência, almoxarifado. Também há uma cozinha, copa, dois banheiros para funcionários e dois para usuários. A maior necessidade é uma sala para realização de grupos e reuniões e também uma sala para os agentes de saúde

PRÉ-NATAL ANTES DA INTERVENÇÃO Gestantes sempre foram um grupo com olhar diferenciado. Cobertura inicial de 64,2%. 3500 habitantes, com 34 gestantes acompanhadas na UBS, de um total estimado de 53. A cobertura de saúde bucal extremamente baixa, 11,8%. Grupo de gestantes, com baixa adesão. Médica ginecologista que atendia as gestantes.

OBJETIVO GERAL O objetivo do estudo foi o aumento da cobertura das gestantes e puérperas da área adscrita à UBS, com enfoque na saúde bucal.

METODOLOGIA Manual de Assistência ao Pré-natal de Baixo Risco do Ministério da Saúde, 2012. As informações sobre o acompanhamento da gestante foram registradas nas fichas-espelho disponibilizadas pelo curso: ficha-espelho médica e odontológica. Acompanhamento mensal da intervenção: planilha eletrônica de coleta de dados

AÇÕES 4 eixos: organização e gestão do serviço, monitoramento e avaliação, engajamento público e qualificação da prática clínica. Cadastramento das gestantes da área adstrita Capacitação dos funcionários da UBS sobre o protocolo de pré-natal Capacitação dos ACS’s para realizar busca ativa das gestantes Estabelecimento do papel de cada profissional na ação programática Contato com lideranças comunitárias para falar sobre a importância da ação programática de pré-natal e puerpério solicitando apoio para a captação de gestantes e para as demais estratégias que serão implementadas.

AÇÕES Agendamento prioritário para as gestantes (médica e odontóloga) Revisão dos prontuários das gestantes para monitorar solicitação de exames na primeira consulta e registro da data das próximas solicitações Revisão dos prontuários das gestantes para avaliar registro de orientação nutricional, cuidados com o recém-nascido, anticoncepção após o parto, riscos do tabagismo, álcool e outras drogas na gestação e higiene bucal. Revisão dos prontuários das gestantes para identificar atrasos nas consultas, vacinas.

AÇÕES Grupo de gestantes e salas de espera Monitoramento do comparecimento às consultas odontológicas Busca ativa às gestantes faltosas (telefonemas e visitas domiciliares) Avaliar registros na ficha espelho de pré-natal/vacinação Atendimento clínico às gestantes e puérperas

LOGÍSTICA

AMPLIAR A COBERTURA DO PRÉ-NATAL Ampliar a cobertura das gestantes da área para 90% Início: 34 gestantes, 64,2% de cobertura. Final: 58 gestantes e 109,4% de cobertura.

Garantir a captação de 90% das gestantes residentes na área de abrangência da unidade de saúde no primeiro trimestre de gestação Início: 32 gestantes, 94,1% Final: 51 gestantes, 87,9%

METAS

DISCUSSÃO

REFLEXÃO