Representações cartográficas

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Visualizador de série espaço- temporal do índice de vegetação Paulo Renato Morais Oliveira.
Advertisements

Cartografia 2.
O QUE É LITERATURA?. O que é Literatura Assim como a música, a pintura e a dança, a Literatura é considerada uma arte. Através dela temos contato com.
Instrutor : Jeferson Lopes de Oliveira Quando olhamos para um objeto, temos a sensação de profundidade e relevo. As partes que estão mais próximas de nós.
Prof. Thiago Costa ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO II TEORIA DA PREVISÃO DOS ESTOQUES.
DIAGNÓSTICO DO USO DO GESSO E DA DESTINAÇÃO DOS SEUS RESÍDUOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL EM RECIFE Tiago Deodato Silvestre Orientador: Profª. Drª. Cecília Maria.
Curvas de Nível e Isolinhas - Notas de Aula Prof. MSc. Michel Doeppre Ivanoff.
Dados em Tabelas e Gráficos
GEOPROCESSAMENTO: Fundamentos Teóricos
Análise Sócio Demográfica
TÍTULO: Subtítulo IV SIMPÓSIO DE EXTENSÃO
Conceitos de GEOGRAFIA
Área de Alemão/DLM/FFLCH-USP Profs.: José Simões e Marceli Aquino
TÍTULO: Subtítulo Fulano de TAL1, Fulano de TAL2
Tema 4 Cartografia Geografia – 6º Ano
Jornadas Científicas Estudantis
Seção de resultados em um artigo
Narjara Prates Gonçalves Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
REPRESENTAÇÃO DA SUPERFÍCIE DA TERRA
A Escola Gráfica ou Técnica Professor Newton C. A. da Costa Jr.
Corpos Rígidos: Sistemas Equivalentes de Forças
24ª Mostra de Pôster – FATEC 2017
HOUSE ORGAN.
GRÁFICOS DE CONTROLE.
5. RESULTADOS E DISCUSSÃO
Estrutura do Projeto de Pesquisa
ALGEBRA LINEAR AUTOVALORES E AUTOVETORES Prof. Ademilson
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS aplicadas faculdade de ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA bacharelado em administração pública Avaliação.
Linguagem Cartográfica
Título: deve ser representativo de seu conteúdo, sem ser longo, devendo conter apenas as palavras essenciais. Autores: O primeiro autor é o principal (aluno),
Frequência (n.Pessoas)
PONTO DE PARTIDA PARA ELABORAÇÃO DE UM PROJETO EMPRESARIAL
PERIODIZAÇÃO DA RELAÇÃO SOCIEDADE X NATUREZA
25ª Mostra de Pôster – FATEC 2017
A tarifa de pedágio tem como objetivo garantir um nível adequado de qualidade do pavimento, segurança e atendimento aos usuários, além de possibilitar.
A NATUREZA DOS FENÔMENOS GEOGRÁFICOS E DOS DADOS
A decisão de Concessão de Crédito
REPRESENTAÇÃO DA SUPERFÍCIE DA TERRA
POPULAÇÃO Jeferson Melo 3º EM – 2018.
Capítulo 4 A representação das paisagens e do espaço geográfico
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 2 AS REGIÕES DA ONU
APRENDENDO A CONTEXTUALIZAR GRÁFICOS
Física Experimental IV – aula 5
EXPLORAR CARTAS.
MICROECONOMIA Aula 6 – Análise da Teoria da Produção.
Profa. Dra. Andreia Adami
26ª Mostra de Pôster – FATEC 2018
Os fatores de localização industrial
FUNDAMENTOS DA GESTÃO DE PROCESSOS Business Process Modeling Notation
Sistemas de Informações DET-478 – Sistemas de Informações Geográficas
Trabalho Prático 1. Consolidação do conceito de impacto ambiental
Linguagem cartográfica: variáveis visuais
Representando os dados em gráficos
AULA 4 ESTATÍSTICA DANIEL PÁDUA.
Cartografia: ciência ou arte?
Fatores e elementos climáticos Aula 2
TÍTULO DO TRABALHO RESUMO TEMA ANÁLISE DOS RESULTADOS OBJETIVO
Análise a partir do Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq
TÍTULO DO TRABALHO INTRODUÇÃO DESENVOLVIMENTO JUSTIFICATIVA OBJETIVOS
MICROECONOMIA Aula 6 – Análise da Teoria da Produção.
PROJETO TCC Disciplina de Iniciação à Pesquisa Científica
Princípios de Telecomunicações
Dissertação Gustavo Volpi nº 15 Marina Saffran nº 26 1m2.
IDEIAS ESSENCIAIS O consumo de energia é um indicador utilizado com frequência para mostrar o estádio de desenvolvimento de um país ou região. A distribuição.
Título: deve ser representativo de seu conteúdo, sem ser longo, devendo conter apenas as palavras essenciais. Autores: O primeiro autor é o principal (aluno),
PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS
Prof. Elisson de Andrade
GEOGRAFIA 7º ANO Profª Márcia SUDESTE.
TÍTULO DO TRABALHO RESUMO INTRODUÇÃO OBJETIVOS JUSTIFICATIVA
Prof. Elisson de Andrade
Transcrição da apresentação:

Representações cartográficas Anamorfoses Representação em 2D e 3D Gráficos

Anamorfoses A anamorfose geográfica é uma forma de representação quantitativa de um fato, sem observar as regras cartográficas comuns na confecção de mapas e, sim observando a relevância que tal fato tem em espaços determinados. Exemplo – se a representação tiver como tema “fome no mundo” é evidente que os países mais desenvolvido se apresentem com tamanhos menores, pois a incidência da fome nos mesmos é mínima.

Anamorfoses Geográficas As formas e áreas geográficas são alteradas e apresentadas de acordo com a sua importância no assunto tratado. Nas representações indicadas o assunto tratado é população mundial, visto que destacam os países mais populosos do mundo.

Representação em 2D e 3D A representação das altitudes do relevo em duas dimensões (2D) utiliza linhas e cores. As cartas topográficas usam as isoípsas ou curvas de nível para representar em um plano as altitudes. As isoípsas ou curvas de nível são linhas que ligam em um mapa os pontos de mesma altitude de relevo. Se as curvas de nível são muito próximas – indicam relevo mais íngreme, mais acidentado. Se as curvas de nível são mais distantes – indicam relevo mais suave, menos acidentado. A importância deste tipo de representação se faz porque a partir de sua análise é possível determinar os tipos de ocupação mais adequados para a área estudada e os riscos de ocupação da mesma.

Representação em 2D - isoípsas Maior proximidade entre as curvas de nível – relevo mais íngreme, com encostas mais inclinadas. Menor proximidade entre as curvas de nível – relevo mais suave, com encostas menos inclinadas.

Exemplos Um determinado município, representado na planta ao lado, dividido em regiões de A a I, com altitudes de terrenos indicadas por curvas de nível, precisa decidir pela localização das seguintes obras: 1. Instalação de um parque industrial. 2. Instalação de uma torre de transmissão e recepção. Considerando impacto ambiental e adequação, as regiões onde deveriam ser, de preferência, instaladas indústrias e torres, são, respectivamente: a) E e G b) H e A c) I e E d) B e I. e) E e F.

Exemplo As figuras anteriores apresentam dois tipos de representação do relevo. A análise dessa representação orienta o uso e a ocupação do espaço. Tendo-as como referência, a) identifique o tipo de representação do relevo utilizado em cada uma das figuras. b) identifique, entre as áreas A, B e C destacadas nas figuras, a área propícia à realização da agricultura mecanizada e explique por que essa área é a mais adequada para essa atividade e como esse aspecto pode ser observado nas figuras apresentadas.

Representação do relevo 2D por cores

Gráficos Os gráficos são ferramentas que facilitam a análise e interpretação de um conjunto de dados. São importantes ferramentas, pois facilitam a análise e a interpretação de um conjunto de dados. Estão presentes em diversos meios de comunicação (jornais, revistas, internet) e estão ligados aos mais variados assuntos do nosso cotidiano. Permitem rapidez na interpretação das informações. Os dados organizados em gráficos são apresentados de forma mais clara e objetiva.

Tipos de gráficos Gráfico de segmentos ou linear O gráfico de segmento é utilizado principalmente para mostrar crescimento, decréscimo ou estabilidade. Observe a tabela que mostra a venda de livros de uma livraria no primeiro semestre de determinado ano:

Gráfico de barras

Gráfico de setores, circular ou de pizza