IMPRESSIONISMO: QUE HAJA COR! (1860/1886)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
IMPRESSIONISMO E POS-IMPRESSIONISMO
Advertisements

Impressionismo O Impressionismo foi um movimento artístico que revolucionou profundamente a pintura e deu início às grandes tendências da arte do século.
e Pós-Impressionismo no Brasil.
Impressionismo e Pós- Impressionismo no Brasil.. IMPRESSIONISMO. O Impressionismo foi um movimento artístico que revolucionou profundamente a pintura.
Claude Monet Pierre Auguste Renoir Edgar Degas
AULA DE HISTÓRIA 8º ANO Junho 2007
IMPRESSIONISMO: QUE HAJA COR!!!!!!!!!!!! (1860/1886)
O Impressionismo O Movimento Características Impressionistas
O Impressionismo.
Impressionismo.
Impressionismo 02/04/2017
Impressionismo.
Professora Fabíola Soares. Fevereiro / 2010.
Arte Moderna: As Vanguardas
Impressionismo.
O Impressionismo O Impressionismo foi o movimento artístico que aconteceu no período compreendido entre o ano de 1874 (data da primeira exposição) e.
O que é TÊMPERA GORDA ? A têmpera é uma técnica de pintura na qual os pigmentos ou os corantes podem ser misturados com um aglutinante. Esse aglutinante.
O Impressionismo Musee d’Orsay, Paris, France
EREM PROFESSOR BARROS GUIMARÃES
O IMPRESSIONISMO O que é o Impressionismo e quando surgiu? O Impressionismo surgiu na década de 60 do século XIX (1874) em França. O Impressionismo foi.
Arte século XIX.
Prof. Edinaldo Ribeiro.
Impressionismo Grupo: Carolline Marinho Mayara Coelho Ingrid,
ESTUDAR PARA TESTE Capítulos 12, 13,14 E 15
IMPRESSIONISMO: QUE HAJA COR!!!!!!!!!!!! (1860/1886)
ELEMENTO DA IMAGEM VISUAL: PONTO
Revisão aulas anteriores
SÉCULO XIX NA EUROPA: O IMPRESSIONISMO
Impressionismo Ensino Médio.
Impressionismo e Pós-Impressionismo.
IMPRESSIONISMO: QUE HAJA COR!!!!!!!!!!!! (1860/1886) MANET, MONET, RENOIR, DEGAS.
ALL STAR & MONET.
Arte de Vanguarda Impressionismo Quais os objetivos de suas críticas? Quem foram seus inimigos? Quais mudanças trouxeram?
IMPRESSIONISMO.
Pintura de naturezas-mortas
Identificação Impressão do Nascer do Sol, Claude Monet, Museu Marmottan Monet, Paris.
Principais características da pintura: * A pintura deve registrar as tonalidades que os objetos adquirem ao refletir a luz solar num determinado momento,
A arte brasileira no final do império e começo da republica
E.Estadual.Dr.m.Marques Impressionismo e pós-impressionismo A arte sobre olhares ambíguos TAQUARUSSU-MS.
PINTORES FAMOSOS. PICASSO Pablo Picasso nasceu em Espanha no ano de 1881 e morreu em 1973 com 92 anos. Estudou numa escola de artes em Barcelona. É considerado.
Definições: 1. Na época primitiva a arte poderia ser entendida como o produto ou processo em que o conhecimento é usado para realizar determinadas habilidades;
Curso de Redação Professor Gustavo Borges
IMPRESSIONISMO E POS-IMPRESSIONISMO
IMPRESSIONISMO: QUE HAJA COR! (1860/1886)
Fauvismo.
Op art seminário.
IMPRESSIONISMO Escola de pintura surgida em França em 1874 que faz valorizar a impressão pura, a percepção imediata, não intelectualizada, com o seu carácter.
Realismo e Impressionismo Franceses
Aulas Multimídias – Santa Cecília
Expressionismo.
ESCOLA MUNICIPAL ETALIVIO PEREIRA MARTINS. CAMPO GRANDE, DE DE
Conceitos Fundamentais da História da Arte - Heinrich WÖLFFLIN
Curso: Graduação em Pedagogia-Licenciatura
Período Industrial Mecânico
A Missão Francesa no Brasil
Impressão, nascer do sol (1873) de Claude Monet.
O Romantismo.
Do Moderno ao Contemporâneo em 8 horas
wikimedia Teoria da Cor.
Arte Oriental Tão longe e tão perto de nós!
AUTORRETRATO Retrato feito por um indivíduo de si mesmo (sob forma de desenho, pintura, gravura ou descrição escrita ou oral).
QUESTÕES SOBRE REALISMO
Impressionismo.
Festa do Divino de Pirenópolis.
Movimentos de Vanguarda do século XX
Impressionismo.
O Impressionismo O Movimento Características Impressionistas
A ARTE DO SÉCULO XIX NA EUROPA
 André Masson Artes.  Biografia  André Masson foi um importante ilustrador, escultor e pintor francês do século XX. É considerado um dos grandes nomes.
A época dos Grandes Mestres
Transcrição da apresentação:

IMPRESSIONISMO: QUE HAJA COR! (1860/1886) MANET, MONET, RENOIR, DEGAS

O movimento conhecido como Impressionismo marcou a primeira revolução artística total desde a Renascença. Nascido na França no início dos anos de 1860, só durou até 1886; apesar disso determinou o curso da maior parte da arte que seguiu. Na tendência em mostrar situações naturais, extrai conceitos da fotografia, nascida em 1827 Os impressionistas representavam sensações visuais imediatas através da cor e da luz. Seu objetivo principal era apresentar uma “impressão” ou as percepções sensoriais iniciais registradas por um artista num breve vislumbre.

Outras características As cores eram de fundamental importância, sendo um elemento extremamente expressivo em sua arte. A pintura deve registrar as tonalidades que os objetos adquirem ao refletir a luz solar num determinado momento, pois as cores da natureza se modificam constantemente, dependendo da incidência da luz do sol.

Aos poucos foram obtendo respeito e aceitação de suas novas técnicas. Valorizavam os objetos retratados ao ar livre, sob a luz natural. O volume e a solidez das pinturas tradicionais começam a ser desrespeitadas, dando lugar às vanguardas estéticas do séc. XX. Eram fiéis aos objetos retratados (sendo descendentes do realismo), porém as realizavam como se apresentavam, sob os efeitos do olhar e das mudanças de luz diária. Os artistas impressionistas franceses realizaram inúmeras exposições em Paris entre 1874 e 1886. Foram inicialmente ridicularizados pela crítica e opinião publica por não seguirem as tradições pictóricas que vinham sendo solidificadas desde o renascimento. Aos poucos foram obtendo respeito e aceitação de suas novas técnicas.

Mais características As figuras não devem ter contornos nítidos, pois a linha é uma abstração do ser humano para representar imagens. As sombras devem ser luminosas e coloridas, tal como é a impressão visual que nos causam, e não escuras ou pretas como os pintores costumavam representá- las no passado.

Os contrastes de luz e sombra devem ser obtidos de acordo com a lei das cores complementares. Assim, um amarelo próximo a um violeta produz uma impressão de luz e de sombra muito mais real do que o claro-escuro tão valorizado pelos pintores barrocos. As cores e tonalidades não devem ser obtidas pela mistura das tintas na paleta do pintor. Pelo contrário, devem ser puras e dissociadas nos quadros em pequenas pinceladas. É o observador que, ao admirar a pintura, combina as várias cores, obtendo o resultado final. A mistura deixa, portanto, de ser técnica para ser óptica.

Claude Monet 1840-1926 É considerado o fundador do Impressionismo. São famosas suas pesquisas sobre os ideais impressionistas, como a representação de um objeto em diferentes horas do dia e sob diferentes luzes.

Claude Monet 1840-1926

“Impressão: Nascer do Sol”, Monet, 1872. Esta pintura foi responsável pelo nome que o grupo (Degas, Renoir, Monet e outros) recebeu. “Impressionistas”, cunhado por um crítico como reparo depreciativo sobre a natureza “não acabada” das obras. Aqui as borbulhas e as faixas de cor de Monet indicando ondas e barcos ao amanhecer constituíam a pintura acabada. O nome pegou.

MONET (1840/1926) Seus temas eram paisagens marinhas, séries sobre campos de papoulas, rochedos,montes de feno,a Catedral de Rouen; fase final da obra: nenúfares aquáticos quase abstratos.

OUTRAS OBRAS DE MONET

A CATEDRAL DE ROUEN (MONET) PINTADA EM MOMENTOS DIFERENTES DO DIA

Pierre Auguste Renoir The Moulin de la Galette

Pierre Auguste Renoir

Seus temas eram: nus femininos voluptuosos, com pele de pêssego, o café- society, crianças, flores. RENOIR (1841/1919)

Renoir dizia... “Pinte com alegria, com a mesma alegria com que faria amor com uma mulher.”

DEGAS (1834/1917) “A arte não é um esporte”, disse Edgar Degas, explicando por que ele detestava pintar ao ar livre. Seus temas eram:bailarinas, corridas de cavalo, lavadeiras, circo, e na fase final nus no banho.

Degas

Degas

“A pequena dançarina de 14 anos”, Degas esculpiu essa figura em cera quando a visão lhe faltou e ele teve que criar através do toque.

EDOUARD MANET (1832/1883) É muitas vezes chamado o pai da arte moderna, por suas cores e estilo de pintar. Atualizou temas dos antigos mestres, pintou cenas contemporâneas com visão crítica.

Manet não era um grande teórico mais disse:” O artista procura simplesmente ser ele mesmo e mais ninguém.”

La Grenouillère, 1869 Claude Monet (French, 1840–1926)

(Pierre-Auguste Renoir - La Grenouillère, 1868)

REFERÊNCIAS Coll, César; Teberosky, Ana. Aprendendo Arte. Editora Ática, 1ª ed., São Paulo-SP, 2002. Strickland, Carol. Arte Comentada: da Pré-história ao Pós Moderno. Tradução: Ângela Lobo de Andrade, Ediouro Editora, 2004 Rio de Janeiro - RJ. www.históriadaarte.com.br