IMPRESSIONISMO: QUE HAJA COR! (1860/1886) MANET, MONET, RENOIR, DEGAS
O movimento conhecido como Impressionismo marcou a primeira revolução artística total desde a Renascença. Nascido na França no início dos anos de 1860, só durou até 1886; apesar disso determinou o curso da maior parte da arte que seguiu. Na tendência em mostrar situações naturais, extrai conceitos da fotografia, nascida em 1827 Os impressionistas representavam sensações visuais imediatas através da cor e da luz. Seu objetivo principal era apresentar uma “impressão” ou as percepções sensoriais iniciais registradas por um artista num breve vislumbre.
Outras características As cores eram de fundamental importância, sendo um elemento extremamente expressivo em sua arte. A pintura deve registrar as tonalidades que os objetos adquirem ao refletir a luz solar num determinado momento, pois as cores da natureza se modificam constantemente, dependendo da incidência da luz do sol.
Aos poucos foram obtendo respeito e aceitação de suas novas técnicas. Valorizavam os objetos retratados ao ar livre, sob a luz natural. O volume e a solidez das pinturas tradicionais começam a ser desrespeitadas, dando lugar às vanguardas estéticas do séc. XX. Eram fiéis aos objetos retratados (sendo descendentes do realismo), porém as realizavam como se apresentavam, sob os efeitos do olhar e das mudanças de luz diária. Os artistas impressionistas franceses realizaram inúmeras exposições em Paris entre 1874 e 1886. Foram inicialmente ridicularizados pela crítica e opinião publica por não seguirem as tradições pictóricas que vinham sendo solidificadas desde o renascimento. Aos poucos foram obtendo respeito e aceitação de suas novas técnicas.
Mais características As figuras não devem ter contornos nítidos, pois a linha é uma abstração do ser humano para representar imagens. As sombras devem ser luminosas e coloridas, tal como é a impressão visual que nos causam, e não escuras ou pretas como os pintores costumavam representá- las no passado.
Os contrastes de luz e sombra devem ser obtidos de acordo com a lei das cores complementares. Assim, um amarelo próximo a um violeta produz uma impressão de luz e de sombra muito mais real do que o claro-escuro tão valorizado pelos pintores barrocos. As cores e tonalidades não devem ser obtidas pela mistura das tintas na paleta do pintor. Pelo contrário, devem ser puras e dissociadas nos quadros em pequenas pinceladas. É o observador que, ao admirar a pintura, combina as várias cores, obtendo o resultado final. A mistura deixa, portanto, de ser técnica para ser óptica.
Claude Monet 1840-1926 É considerado o fundador do Impressionismo. São famosas suas pesquisas sobre os ideais impressionistas, como a representação de um objeto em diferentes horas do dia e sob diferentes luzes.
Claude Monet 1840-1926
“Impressão: Nascer do Sol”, Monet, 1872. Esta pintura foi responsável pelo nome que o grupo (Degas, Renoir, Monet e outros) recebeu. “Impressionistas”, cunhado por um crítico como reparo depreciativo sobre a natureza “não acabada” das obras. Aqui as borbulhas e as faixas de cor de Monet indicando ondas e barcos ao amanhecer constituíam a pintura acabada. O nome pegou.
MONET (1840/1926) Seus temas eram paisagens marinhas, séries sobre campos de papoulas, rochedos,montes de feno,a Catedral de Rouen; fase final da obra: nenúfares aquáticos quase abstratos.
OUTRAS OBRAS DE MONET
A CATEDRAL DE ROUEN (MONET) PINTADA EM MOMENTOS DIFERENTES DO DIA
Pierre Auguste Renoir The Moulin de la Galette
Pierre Auguste Renoir
Seus temas eram: nus femininos voluptuosos, com pele de pêssego, o café- society, crianças, flores. RENOIR (1841/1919)
Renoir dizia... “Pinte com alegria, com a mesma alegria com que faria amor com uma mulher.”
DEGAS (1834/1917) “A arte não é um esporte”, disse Edgar Degas, explicando por que ele detestava pintar ao ar livre. Seus temas eram:bailarinas, corridas de cavalo, lavadeiras, circo, e na fase final nus no banho.
Degas
Degas
“A pequena dançarina de 14 anos”, Degas esculpiu essa figura em cera quando a visão lhe faltou e ele teve que criar através do toque.
EDOUARD MANET (1832/1883) É muitas vezes chamado o pai da arte moderna, por suas cores e estilo de pintar. Atualizou temas dos antigos mestres, pintou cenas contemporâneas com visão crítica.
Manet não era um grande teórico mais disse:” O artista procura simplesmente ser ele mesmo e mais ninguém.”
La Grenouillère, 1869 Claude Monet (French, 1840–1926)
(Pierre-Auguste Renoir - La Grenouillère, 1868)
REFERÊNCIAS Coll, César; Teberosky, Ana. Aprendendo Arte. Editora Ática, 1ª ed., São Paulo-SP, 2002. Strickland, Carol. Arte Comentada: da Pré-história ao Pós Moderno. Tradução: Ângela Lobo de Andrade, Ediouro Editora, 2004 Rio de Janeiro - RJ. www.históriadaarte.com.br