O Romantismo.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Romantismo em Portugal
Advertisements

Romantismo em Portugal
D.MIGUEL REI ABSOLUTO.
Romantismo em Portugal Profª Sandra. Surgiu em Portugal, assim como no resto da Europa, após a Revolução do Porto, de 1820 (que levou os liberais ao poder).
FORMAÇÃO DAS MONARQUIAS NACIONAIS AULA 12 O QUADRO POLÍTICO NA BAIXA IDADE MÉDIA SÉCULOS XII AO XV.
A REVOLUÇÃO O IMPASSE -1787: conselheiros reais sugerem que o Primeiro e o Segundo Estados paguem impostos. Resultado: foram demitidos. 1789: Ministro.
Profª Débora Ouriques Arcadismo ou Neoclassicismo Fachadas da cidade de Ouro Preto, antiga Vila Rica berço do Arcadismo brasileiro.
ABSOLUTISMO INGLÊS Características originais 1.1. Magna Carta (1215) - fixava direitos e deveres do Rei e seus vassalos - imposto só com consentimento.
O ROMANTISMO NO TEATRO A Liberdade Guiando o Povo – Delacroix.
Definições: 1. Na época primitiva a arte poderia ser entendida como o produto ou processo em que o conhecimento é usado para realizar determinadas habilidades;
BARROCO EUROPEU. O que foi o Barroco?  O Barroco foi uma tendência artística que se desenvolveu primeiramente nas Artes Plásticas e, posteriormente,
Contextualização histórico-literária
Romantismo brasileiro
Camões: poeta quinhentista português e universal
O Processo de independência do Brasil
Período Joanino e a transição para a Independência
ROMANTISMO 1ª metade do século XIX.
REALISMO E NATURALISMO
Escola Básica 2.3 de Pedro de Santarém
A Revolução Russa Prof. – Márcio Gurgel.
LITERATURA MODERNISTA O Modernismo brasileiro começa com a Semana de Arte Moderna de Produto das transformações sofridas pelo Brasil nas duas.
RENASCIMENTO Classicismo
Portugal no século XIV A revolução de
NAPOLEÃO BONAPARTE.
Prof. Paulo Leite - BLOG: ospyciu.wordpress.com
Arcadismo ou Neoclassicismo
A Missão Francesa no Brasil
ESCOLA ESTADUAL JOSÉ ALVES RIBEIRO
Arcadismo ou Neoclassicismo
Direito contemporâneo: revoluções liberais e constitucionalismo
Período Joanino e a transição para a Independência
O Romantismo Thomas Jones, O Bardo (1774)..
Prof. Esp. Suzana de Morais
O RETORNO DA FAMÍLIA REAL E A INDEPENDÊNCIA DO BRASIL
Colégio Dom Pedro Integrantes: Maria Clara Kauanny Cesar
Na gravura: A partida da família real para o Brasil.
Pacificação interna e externa. Acordos de paz com países vizinhos.
INDEPENDÊNCIA DO BRASIL: O PERÍODO JOANINO (I)
DIVISÃO E LOCALIZAÇÃO HISTÓRICA.
Contextualização histórico-literária Sequência 2
NO BRASIL PROFESSOR: LOURIVAL SOARES. O QUE É?  O Simbolismo é um movimento literário da poesia e das outras artes que surgiu na França, no final do.
Enem REVISÃO.
O Romantismo.
revisões 10º e 11ºanos Prova de expressão oral
Renascimento e Reforma Escola de Atenas de Rafael ( ) – Tela em que o pintor evoca a sabedoria do passado greco-romano, como modelo a seguir no.
Formação e crise do Brasil Império
Dom João XI BIOGRAFIA. João Maria José Francisco Xavier de Paula Luís António Domingos Rafael de Bragança.
Almeida Garrett ( )
A FORMAÇÃO DA MONARQUIA PORTUGUESA
CORREÇÃO DE EXERCÍCIOS
O Padre António Vieira e o seu tempo
REVOLUÇÃO FRANCESA.
Alexandre Herculano ( )
O processo de independência do Brasil
MONARQUIAS NACIONAIS:
Revolução, tempo moderno
O nascimento do mundo burguês
Romantismo 3ª Geração - Condoreira.
O Processo de Independência O Período Joanino ( ) – aula 5
Frei Luís de Sousa como drama romântico
O nascimento do mundo burguês
O Pensamento Iluminista
IMPLANTAÇÃO DA REPÚBLICA
Colégio da Polícia Militar- Unidade VI. Humanismo ■O humanismo foi um movimento intelectual iniciado na Itália no século XV com o Renascimento e difundido.
Prosa Romântica no Brasil. Folhetim A difusão da prosa romântica foi impulsionada pelo folhetim. Os folhetins eram capítulos de romances de periodicidade.
Arcadismo Caroline Ferrari.
Características e contexto histórico. CONTEXTO HISTÓRICO  Como escola literária, as bases do sentimentalismo romântico e do escapismo pelo suicídio foram.
DIVISÃO E LOCALIZAÇÃO HISTÓRICA. “Arte literária é mimese(imitação); é a arte que imita pela palavra.” (Aristóteles, séc. IV a.C.) Literatura como imitação.
Modernismo no Brasil. Contexto Histórico - Fim da escravidão (1888) Brasil República: - Política do café-com-leite ( ) Imigração Industrialização.
1º. Reinado Características Gerais Independência feita pelas Classes Dominantes (Aristocracia Rural Independência feita pelas Classes Dominantes.
Transcrição da apresentação:

O Romantismo

O Romantismo O Romantismo em Portugal surgiu num contexto de grande insegurança, devido às Invasões Francesas e à grande instabilidade política, económica e social. A ocupação napoleónica fez a Europa despertar para a necessidade de exaltação dos valores nacionais e para a busca da liberdade. O Romantismo teve expressão não só na arte (poesia, teatro, pintura, escultura e música), como também na sociedade civil, dando eco aos ideais revolucionários burgueses, que advogavam uma maior intervenção do povo na vida política. Através da exaltação dos valores populares e da cultura de raízes nacionais, a burguesia assume, no Romantismo, um estatuto privilegiado.

O Romantismo As primeiras manifestações literárias românticas deram-se em Inglaterra e na Alemanha. Só em pleno século XIX o Romantismo chega a França, Itália e Portugal. Em Portugal, o contexto em que o Romantismo surgiu foi marcado por uma sucessão de acontecimentos que justificam o facto de este movimento estético-literário ter chegado ao nosso país mais tarde.

Romantismo em Portugal: principais acontecimentos O Romantismo Romantismo em Portugal: principais acontecimentos 1820 Perante o descontentamento geral que se fazia sentir, ocorreu no Porto uma Revolta Liberal, que tinha como objetivo expulsar os oficiais britânicos de Portugal e proclamar uma Constituição. 1807 Na sequência das Invasões Francesas, a família real portuguesa embarcou para o Brasil, deixando Portugal sob o domínio britânico.

Romantismo em Portugal: principais acontecimentos O Romantismo Romantismo em Portugal: principais acontecimentos 1821-1824 D. Miguel, que liderava as revoltas absolutistas, restaurou o governo absolutista e aboliu a Constituição. Consequentemente, muitos liberais, entre eles Garrett e Herculano, foram obrigados a exilar-se. 1826-1828 Morte de D. João VI. Outorga da Carta Constitucional. Regência da infanta D. Isabel Maria. Implantação da monarquia absolutista por D. Miguel.

Romantismo em Portugal: principais acontecimentos O Romantismo Romantismo em Portugal: principais acontecimentos 1832 Início da guerra civil entre liberais (liderados por D. Pedro) e absolutistas (liderados por D. Miguel). 1834 Vitória liberal: Convenção de Évora-Monte. Morte de D. Pedro IV. D. Maria II é proclamada rainha.

Romantismo em Portugal: principais acontecimentos O Romantismo Romantismo em Portugal: principais acontecimentos 1836 - 1842 Revolução de Setembro, que resultará na aprovação de nova Constituição política. Restauração da Carta Constitucional, por Costa Cabral. 1851 Início do período da Regeneração.

O Romantismo O primeiros românticos portugueses foram Almeida Garrett e Alexandre Herculano, cujas experiências de exílio os levaram a conviver de perto com as novas tendências europeias. É, aliás, o poema «Camões», escrito por Garrett quando se encontrava exilado em Inglaterra, aquele que é considerado o texto introdutor do Romantismo no nosso país. Columbano Bordalo Pinheiro, Passos Manuel, Almeida Garrett, Alexandre Herculano e José Estêvão de Magalhães, 1926.

O Romantismo O Romantismo português atingiu o seu auge entre 1840 e 1850, com a publicação de obras como Um Auto de Gil Vicente, o Alfageme de Santarém e Frei Luís de Sousa de Almeida Garrett ou Eurico, o Presbítero de Alexandre Herculano. Frontispício da 1.a edição de Frei Luís de Sousa, de Almeida Garrett, Imprensa Nacional, Lisboa, 1844.

O Romantismo Como forma de se adaptar ao novo público, a geração de escritores românticos abandona a estética clássica, dando primazia a uma linguagem mais simples, clara e acessível, bem como a novos temas, mais do agrado os novos leitores/espetadores.

Principais características O Romantismo Principais características culto da natureza; valorização do indivíduo e seu drama; sentimentalismo; ânsia de liberdade; melancolia; evasão no sonho;

Principais características O Romantismo Principais características valorização do exótico; interesse pela Idade Média e suas tradições; religiosidade cristã; idealização da mulher; nacionalismo.