BASES DA DOUTRINA ESPÍRITA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
LEIS DE: REPRODUÇÃO, CONSERVAÇÃO E DESTRUIÇÃO
Advertisements

LEI DE DESTRUIÇÃO.
B a s e s d a D o u t r i n a E s p í r i t a
BASES DA DOUTRINA ESPÍRITA.
ROTEIRO DE ESTUDOS CÉU INFERNO PURGATÓRIO A JUSTIÇA DIVINA SEGUNDO O ESPIRITISMO Exame comparado das doutrinas sobre a passagem da vida corporal à.
Centro Espírita Allan Kardec ESDE (Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita) aula do dia 12/05/2014 RETROSPECTIVA Módulo I – Introdução ao Estudo do Espiritismo:
CENTRO ESPÍRITA ALLAN KARDEC Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita Programa Fundamental – Tomo I - 26/5/2014 CENTRO ESPÍRITA ALLAN KARDEC Estudo Sistematizado.
E SPIRITISMO OU D OUTRINA E SPÍRITA : CONCEITO E OBJETO Tomo: 1 Módulo: 1 Roteiro: 2 1.
T RÍPLICE A SPECTO DA D OUTRINA E SPÍRITA Tomo: 1 Módulo: 1 Roteiro: 3 1.
“Há muitas moradas na casa de Meu Pai” : Disse Jesus. “A cada um segundo as suas obras” : Disse ainda Ele.
Estudo Mensal de Março de 2010
EPISTEMOLOGIA MODERNA POSITIVISMO
Área de Comunicação Social Espírita
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
CENTRO ESPÍRITA ALLAN KARDEC Programa Fundamental – Tomo I
A VERDADE SOBRE A SALVAÇÃO
CENTRO ESPÍRITA ALLAN KARDEC ESDE (ESTUDO SISTEMATIZADO DA DOUTRINA ESPÍRITA) AULA DO DIA 13 DE OUTUBRO DE 2014 MÓDULO VII – PLURALIDADE DOS MUNDOS HABITADOS.
CEECAL Centro de Estudos Espírita Caminho da Luz
O LIVRO DOS ESPÍRITOS “ESTRUTURADO”
Orientações ao professor
EXTINTA A VIDA CORPÓREA,
REVISÃO DE FILOSOFIA: 3º ano AV2 – 3º BIMESTRE
O ser humano e seus corpos
IDADE ESPIRITUAL.
Introdução ao estudo da Psicologia
Perispírito: conceito
Tomo: 1 - Módulo:VI Roteiro: 1
Filosofia patrística e medieval
O QUE É UMA SEITA?.
O MÉTODO científico NAS CIÊNCIAS HUMANAS
Espiritismo ou Doutrina Espírita: conceito e objeto
Instrução para uso do Guia 1
Tomo: 1 - Módulo:VIII Roteiro: 1
ESTUDO METÓDICO O LIVRO DOS MÉDIUNS
ETERNIDADE ELEIÇÃO ACASO PREDESTINAÇÃO ARBÍTRIO PODER BÍBLIA FÉ BÍBLIA
O HOMEM FOI CRIADO POR DEUS  Por que Deus Criou o homem? Para sua glória (Ef 1.11,12; Is 43.7).  Qual é o nosso propósito na vida? Glorificá-lo (1Co.
Penas e gozos terrestres
Fundamentos Filosóficos para o Serviço Social Módulo 06 – Aula 02
Espiritismo: tesouro de alto valor. Diante de tantas religiões, filosofias e conceitos científicos ao longo da história humana, porque o espiritismo tem.
Elementos constitutivos do Universo
Espiritismo ou Doutrina Espírita: conceito e objeto.
Introdução Você quer viajar? Destino: Rio Grande do Sul
E Depois Da Morte ?.
O Existencialismo e a Questão da Liberdade
Curso Básico de Espiritismo
Ligar SOM e Clicar Slides
Programa Fundamental – Tomo I Módulo II – A Codificação Espírita
DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus
CSI 3º ano Aula: Tomás de Aquino.
CSI 3º ano Aula: Tomás de Aquino.
Principais contribuições dos clássicos da sociologia
ESTUDO SISTEMATIZADO DA DOUTRINA ESPÍRITA Por: FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA.
Ética & Moral Cristã Ética & Moral Cristã CNV Itapajé-Ceará.
SEITAS E RELIGIÕES. ESPIRITISMO Líder fundador : O fundador do Espiritismo é o francês Denisard Léon Hippolyte Rivail. Rivail nasceu em Lyon em 03/10/1804.
Ética e Moral O problema da ação e dos valores Prof. Ms. Joelson Silva de Araújo.
O Espiritismo.  DEUS, INTELIGÊNCIA SUPREMA, CAUSA PRIMEIRA DE TODAS AS COISAS JESUS, O GUIA E MODELO KARDEC, A BASE FUNDAMENTAL.
Descartes Os primórdios da Filosofia Moderna a Dúvida
Federação Espírita Brasileira Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita Programa Fundamental – Tomo I Federação Espírita Brasileira Estudo Sistematizado.
DEPARTAMENTO DE ENSINO DOUTRINÁRIO (Org. por Sérgio Biagi Gregório)
Augusto Rogger Moreira Mario A. S. dos Santos SAUDAÇÃO
PROGRAMA FUNDAMENTAL Módulo X: Lei de liberdade CEDECK Federação Espírita Brasileira Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita.
Depois de observar e analisar as mesas girantes, o professor Rivail ficou intrigado com o fato de que como poderia a mesa se mover se ela não possui músculos.
Base de Teologia pela ETEQS (AD Jundiaí); Licenciado em Pedagogia - Universidade Luterana do Brasil; Bacharel em Serviço Social - UniAnhanguera Jundiaí;
Religião e estado Capítulo 8.
1. O sentido do fenômeno religioso Entendemos como fenômeno religioso aquilo que aparece, que se apresenta e que se mostra. A religiosidade quando se.
PROFESSOR : EVERTON RODRIGUES. Filosofia Medieval (V ao XV) Neste período Idade Média compreende o período que vai da queda do Império Romano até a consolidação.
O S GREGOS PRÉ - SOCRÁTICOS E A INVESTIGAÇÃO DA ALMA.
A Casa Espírita.
Filosofia moderna e idéias psicológicas I – Descartes (Racionalismo)
TEORIA SOCIOLÓGICA – PRODUÇÃO HISTÓRICA
Transcrição da apresentação:

BASES DA DOUTRINA ESPÍRITA

SEGUNDO KARDEC: “o Espiritismo é uma Doutrina filosófica com conseqüências éticas/morais” BASE DE APOIO DO ESPIRITISMO o Espiritismo é apoiado em uma base de conhecimento, sustentação teórica e experimentação constituída de três “pilares” : filosofia ciência ética/moral

OS FUNDAMENTOS QUE LEVAM A SUSTENTAÇÃO TEÓRICA DO ESPIRITISMO SÃO: a existência de Deus a imortalidade da alma ou espírito o espírito conserva sua individualidade após a morte do corpo físico o espírito evolui sempre, passando por vários ciclos de existência no plano material

O espírito possui o Livre Arbítrio, e o mesmo é inviolável a vida está presente em todo o Universo é possível a comunicação entre espíritos, mesmo que em planos diferentes todo o Universo está em constante evolução

ESPIRITISMO COMO FILOSOFIA DE VIDA a base filosófica do Espiritismo é explicitada inicialmente no Livro dos Espíritos; essa filosofia é calcada em que todos os espíritos são criados por Deus com os mesmos atributos e os mesmos potenciais, tendo por predestinação apenas a constante evolução; os espíritos têm o livre arbítrio, ou seja, são livres para fazer o que querem, sujeitando-se a Lei de Causa e Efeito como conseqüência de seus atos;

Os espíritos são criados para aprenderem a serem felizes, convivendo em harmonia com o universo e com as criaturas As Leis Naturais são perfeitas e a evolução do homem de dá a medida que aprende a “transitar” nas Leis Universais Tudo no universo está em relação, mesmo que em planos e dimensões diferentes; o espírito passa fases diferentes, na matéria e no plano espiritual, como forma de aprendizado e colaboração na evolução da natureza.

O ASPECTO CIENTÍFICO DO ESPIRITISMO o aspecto científico do espiritismo é desdobrado basicamente no Livro dos Médiuns; estuda-se aí, conceitualmente, metodolo-gicamente e experimentalmente, as relações entre os planos material e espiritual, em especial o processo de comunicação dos espíritos com os encarnados; outro aspecto muito importante que é estudado é a interação dos processos energéticos, interna e externamente ao complexo humano e entre planos.

OS ASPECTOS ÉTICOS DO ESPIRITISMO os aspectos éticos e morais na Doutrina espírita, são desdobrados, desde o Livro dos Espíritos, no Evangelho Segundo o Espiritismo; utilizando como base o Evangelho cristão, Kardec promove uma análise dos fatores éticos necessários à aplicação da filosofia de vida espírita; a partir dos ensinos do Cristo, as Leis Morais de Deus são interpretadas e fundamentadas;

mostra-se aí a aplicação da Lei de Amor e sua atualidade prática apresenta-se caminhos para a compreensão de Deus e de nossa relação com este e com toda a Obra da Criação; discute-se como aplicar a Lei de Amor e o porque dos aspectos filosóficos da vivência espírita; apresenta-se, fundamentalmente, os caminhos éticos para a evolução, antigamente chamada de “salvação”; estão colocadas aí as bases morais para o uso do livre arbítrio.

OBSERVAÇÕES IMPORTANTES: a separação dos “pilares” da Doutrina Espírita em três segmentos é mais didáti-ca do que prática, pois seus fundamentos se interpenetram e interagem; da mesma forma, atribuir conteúdos específicos às obras iniciais de Kardec é complicado, pois o Livro dos Espíritos contém toda a fundamentação necessária, que é desdobrada e detalhada nas demais obras. Da mesma forma o conteúdo dos Livros não é estanque e se interpenetram, pois formam um conjunto, um corpo.

Roteiro de Palestra de Carlos Augusto P. Parchen c_a_parchen@yahoo.com.br