Fotossíntese.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ser heterótrofo: ser que não produz seu próprio alimento.
Advertisements

FOTOSSÍNTESE. ADENOSINA (nucleotídeo) NUCLEOTÍDEO = adenosina monofosfato (AMP)Adenosina difosfato (ADP) Adenosina trifosfato (ATP) Adenina Fosfato.
FOTOSSÍNTESE.
METABOLISMO ENERGÉTICO
FOTOSSÍNTESE Profª Drª Elizabete M J Costa.
FOTOSSÍNTESE.
Células e energia Na fotossíntese, a energia luminosa é convertida em energia química contida em moléculas orgânicas. As moléculas orgânicas podem ser.
FOTOSSÍNTESE Marcio Barbieri.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profª. Ana Gardênia.
FOTOSSINTESE.  Ser heterótrofo: ser que não produz seu próprio alimento.  Ser autótrofo: ser que produz seu próprio alimento. São os vegetais.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profª. Sâmia Lima.
Fotossíntese Aula Programada Biologia Tema: Fotossíntese.
É a síntese de carboidratos com liberação de oxigênio, a partir de gás carbônico e água, na presença da luz e da clorofila. É um processo endergônico.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profa. Gardênia.
Revisão Metabolismo Energético I
Introdução aos processos fermentativos – Primeira parte
1 Ciências Naturais e suas Tecnologias AULA DIGITAL BIOLOGIA 75. Nutrição Vegetal.
FOTOSSÍNTESE. Principal processo de produção de alimento; Clorofilados captam energia da luz do Sol e a transformam em energia química, armazenada nos.
FOTOSSÍNTESE Muryllo Mendes Possamai. FOTOSSÍNTESE “photos” = luz “síntese” = produzir.
Fluxo de energia Primeira Lei da Termodinâmica Energia: capacidade de realizar trabalho.
F otossíntese é um processo fisioquímico realizado pelos vegetais clorofilados. Estes seres sintetizam dióxido de carbono e água, obtendo glicose, celulose.
FOTOSSÍNTESE. COMPROVANDO A EXISTÊNCIA DA FOTOSSINTESE As plantas “recuperam” o ar consumido pelo rato (Joseph Priestley, 1772). A A B B C C.
CÉLULA E ENERGIA Prof. Marcelo Correa. CITOLOGIA Organização geral da célula eucariótica - Citoplasma – Citoesqueleto  =  MICROFILAMENTOS e MICROTÚBULOS.
2. RESPIRAÇÃO CELULAR Nas células, os alimentos orgânicos (ex.: glicose) são oxidados, liberando energia necessária às atividades vitais. Energia: armazenada.
1 Ciências Naturais e suas Tecnologias AULA DIGITAL BIOLOGIA 76. Transpiração Vegetal.
Fermentação alcoólica
2º EM Biologia Professor João C4 | H13, 14, 15 RESPIRAÇÃO CELULAR.
Respiração celular.
CICLOS BIOGEOQUÍMICOS
ENERGIA = FLUXO ; MATÉRIA = CICLO Trajeto de uma substância
Ciências da Natureza e suas
Fábio Xavier Wegbecher
Fase clara da fotossíntese: Fotólise da Água
BIOQUÍMICA TEMPO ESPAÇO ENERGIA.
GLICOGÊNESE E GLICOGENÓLISE
Compostos inorgânicos e orgânicos
Respiração Aeróbica Glicólise
Classificação de cadeias e hidrocarbonetos
Produção de energia através de vias catabólicas
ETAPA ESCURA DA FOTOSSÍNTESE CICLO DE CALVIN
Aluna: Amanda Almeida Bacelar
Curso de Zootecnia Prof. Etiane Skrebsky Quadros
METABOLISMO ENERGÉTICO II Fermentação e Respiração
M. Sc. Amauri Herbert Krahl
Seres vivos, Ambiente e Energia
Bioquímica: Composição dos Seres Vivos
Metabolismo Energético
Ecossistemas, Fluxo de Energia e Ciclo da Matéria
Professora: Luciana Ramalho
Respiração celular.
Fotossíntese.
Necessidades vitais dos seres vivos
Fotossíntese aprofundada (Exclusivo Plus)
Ciclos ecológicos Marcelo Correa.
Biologia Fisiologia Celular Parte I.
Características gerais dos seres vivos
Metabolismo Energético
Fotossíntese Biologia Tema: Fotossíntese
Metabolismo Energético
FOTOSSÍNTESE.
Aminoácidos.
METABOLISMO Profa Roziana Cunha Cavalcanti Jordão – UPE e CATÒLICA.
Aulão de Revisão Ciências
Características Gerais Dos Seres Vivos.
Aulão de Revisão Ciências
CADEIA RESPIRATÓRIA.
Citoplasma.
Fotossíntese e Respiração Celular CLAUDIO GIOVANNINI.
Atividade dos seres vivos
Revisão - Biologia Metabolismo Energético
Transcrição da apresentação:

Fotossíntese

Fenômeno que compreende um conjunto de reações bioquímicas Consiste basicamente na conversão da energia luminosa em energia química Organismos clorofilados assimilam o carbono na forma de gás carbônico e transformam energia luminosa em energia química, além de liberar gás oxigênio

Importância Fundamental para manutenção do equilíbrio biológico nos mais diversos ecossistemas, a fotossíntese fornece matéria para a construção dos seres vivos e energia para o desempenho de suas atividades vitais Moléculas orgânicas de glicose são utilizadas como matéria-prima na construção de moléculas orgânicas diversas Seres fotossintetizantes representam a base alimentar do mundo vivo.

Para consumir gás carbônico e liberar gás oxigênio, a fotossíntese auxilia na manutenção das taxas desses gases na biosfera Amazônia, pulmão do mundo?

A folha, órgão-sede da fotossíntese Presença de parênquima clorofiliano que contêm vários cloroplastos, organelas dotadas de clorofila e responsáveis pela realização da fotossíntese. Gás carbônico é obtido diretamente do ar atmosférico. Por difusão, esse gás penetra nas folhas através dos estômatos.

ATP Na fotossíntese, a energia luminosa não é transferida diretamente para as moléculas orgânicas, da mesma forma que no mecanismo respiratório, a energia química acumulada nos alimentos não é cedida diretamente para o trabalho celular. Participação de uma molécula que funciona como elo nos processos de transferência de energia, o trifosfato de adenosina (ATP), armazena energia em suas ligações químicas e libera de acordo com as necessidades da célula.

ATP atua como fonte imediata de energia, então uma das ligações entre os radicais de fósforo se desfaz e a energia é cedida para a atividade celular, o ATP se transforma em difosfato de adenosina (ADP). ADP pode se transformar novamente em ATP (fosforilação) Quando a energia usada na fosforilação provém da luz, é chamado fotofosforilação. Quando a energia origina-se da oxidação de compostos orgânicos é chamado fosforilação oxidativa.

Etapas da fotossíntese Etapa fotoquímica: ocorre somente na presença da luz Etapa química: ocorre tanto na presença de luz como em sua ausência

Etapa fotoquímica Também chamada fase luminosa ou fase clara Ocorre nos grana dos cloroplastos, pois são eles que abrigam as clorofilas. Essas moléculas são responsáveis pela absorção de energia luminosa Compreende dois conjuntos de reações em que se realizam as fotofosforilações e consequente produção de moléculas de ATP, fotofosforilação cíclica e acíclica

Fotofosforilação cíclica Inicia quando a energia luminosa é absorvida pela clorofila ativando certos elétrons dessa molécula Elétron ativado abandona a clorofila e é captado por um aceptor (ferredoxina) Da ferredoxina , o elétron é transferido para uma cadeia de citocromos (pigmentos proteicos transportadores de elétrons) A medida que o elétron caminha de um citocromo para outro, perde parte da energia que contém, essa energia é empregada por enzimas fosforilantes na fabricação de ATP

Elétron deixa a cadeia de citocromos e retorna à clorofila

Fotofosforilação acíclica Envolve participação de dois sistemas de absorção de energia luminosa, fotossistema I e fotossistema II

Fosforilação acíclica: fotossistema I Absorve energia luminosa e emite elétrons ricos em energia, que são captados pela ferredoxina Do aceptor, sãos transferidos para outro aceptor o NADP oxidado ou NADP+ (nicotinamida adenina dinucleotídeo fosfato) Moléculas de água são decompostas pela ação da luz (fotólise da água), originando íons H+, elétrons e gás oxigênio

Fosforilação acíclica: fotossistema II A clorofila, ao absorver energia luminosa, emite elétrons ricos em energia Esses elétrons passam por uma cadeia de citocromos, em que perdem a energia absorvida, que será empregada na síntese de ATP a partir de ADP e fosfato Depois, os elétrons emitidos pela clorofila do fotossistema II são captados pela clorofila do fotossistema I

Resumo fase fotoquímica Absorção de energia luminosa pelas clorofilas Síntese de ATP Fotólise da água Síntese de NADPH (hidrogênio fosfato dinucleotídeo nicotinamida e adenina) Produção de gás oxigênio ATP e NADPH são utilizados no mecanismo de conversão do gás carbônico em glicose.

A etapa química Processada no estroma (matriz presente nos cloroplastos; contém DNA, RNA e ribossomos) Realiza tanto na presença quanto na ausência de luz, por isso é chamada de etapa escura ou etapa enzimática Gás carbônico é transformado em glicose Para isso utiliza-se o ATP como doador de energia e o NADPH como fonte de hidrogênios

Os hidrogênios doados pelo NADPH promovem a redução de CO2 e sua consequente transformação em glicose Ao fornecer hidrogênios para a transformação de CO2 em carboidratos, o NADPH converte-se em NADP oxidado, que torna-se apto a receber novos hidrogênios O ATP, ao fornecer energia para a fase química, converte-se em ADP

Compostos e funções CO2 – fonte de carbono para síntese de matéria orgânica Água – fonte de H+ para síntese de NADPH e elétrons Luz – fonte de energia para síntese de ATP e NADPH ATP – doador de energia para conversão do CO2 em glicose NADPH e íons H+ - fontes de hidrogênios para conversão do CO2 em glicose Clorofila – absorção de energia luminosa Ferredoxina – aceptor de elétrons emitidos pelas clorofilas Citocromos- transportadores de elétrons.