+ A Pele INTRODUÇÃO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Hidratação Facial.
Advertisements

A pele A pele é o maior órgão do corpo humano. Tem cerca de 1,80 metros quadrados no corpo de um adulto médio, sem qualquer ruptura nas várias aberturas.
Aspecto Histórico do Tratamento de Feridas
Você conhece todas as funções da pele? E a sua pele, o que ela é?
Histologia O estudo dos tecidos.
Você conhece todas as funções da pele? E a sua pele, o que ela é?
Resumão 1º dia.
Ciências Cap. 10 A pele Prof.: Samuel Bitu.
SISTEMA TEGUMENTAR.
Profª Karen Borges de Andrade Costa
Profa. Rosaura Leite Rodrigues
ANATOMIA E FISIOLOGIA DA PELE
Sistema tugumentar (PELE)
Sistema Tegumentar.
Profª Adriana Savatim Profª Aline Tadini Profª Lauren Pedrozo Gonçalves Profª Patricia Grippe Profª Rafaeli Fracasso Caetano.
TimeWise Repair Danos provocados pelos raios solares Pele muito seca Manchas escuras pronunciadas Rugas profundas e flácidas no pescoço Flacidez debaixo.
Acrocefalossindactilia ou Síndrome de Pfeiffer
Ciências Naturais – 9.o ano
DRENAGEM LINFÁTICA MANUAL (DLM) Prof. Ms. Renato Machado
TECIDOS VEGETAIS MERISTEMAS Após o desenvolvimento do embrião formação de novas células, tecidos e órgãos restritas aos MERISTEMAS tecidos embrionários,
Profª Adriana Nogueira. funções de proteção e de absorção epitélios de revestimento epiderme (revestimento externo) epiderme (revestimento.
PROTEÇÃO DO CORPO 8º ANO - CIÊNCIAS PROFESSORA LISIANE VIEL.
Introdução à Fisiologia Humana. Dois ramos da ciência: anatomia e fisiologia Formam a base para a compreensão das partes e das funções do corpo Fisiologia:
ESCOLA EDUCANDÁRIO GOIÁS PROFESSORA: EMMANUELLA RODRIGUES 8º ANO - BIOLOGIA.
Aparelho reprodutor feminino: anatomia, histologia e citologia
Fisiologia do Envelhecimento Prof. Esp. Sheila Bezerra Costa.
Prof. Esp. Sheila Bezerra Costa. Envelhecimento dos Sistemas Fisiológicos Principais Composição corporal / Nutrição / Antropometria Metabolismo hidroeletrolítico.
COMPARTIMENTALIZAÇÃO DOS SERES VIVOS 1. INTRODUÇÃO Conceito de fisiologia humana: estuda os mecanismos e as características funcionais dos diferentes tipos.
Sistema Tegumentar GLÃNDULAS SEBÁCEAS GLÂNDULAS SUDORIPARAS APÓCRINAS GLÃNDULAS SUDORÍPARAS ÉCRINAS.
Fisiologia do sistema cardiovascular Parte II
Syneron Medical Ltd. Proprietary and Confidential
Noções de Anatomia Lucilia Coimbra.
Choque (Hipovolémia) Lucilia Coimbra.
Avaliação da Pele Prof Suzana C. N. Lino.
Colégio Maria Imaculada
SISTEMA TEGUMENTAR Profa. Thâmara Alves.
TECIDOS HUMANOS Os tecidos são formados por conjunto de células semelhante e que desempenham uma mesma função. A Histologia é a ciência que estuda os tecidos.
FUNDAMENTOS QUÍMICOS DA VIDA
Histologia do Tecido Epitelial
O neurónio e a transmissão nervosa. 2/12 Corpo celular Núcleo Dendrites Axónio Bainha de mielina Arborização terminal Fibras musculares.
5 SENTIDOS Página 345.
Sistema Nervoso Marcus Ferrassoli.
PROFESSORA Ana Cecilia
Cuidados de Enfermagem a Pacientes Vítimas de Queimaduras
Diversidade Celular.
Filo Chordata (Cordados)
ANATOMIA E FISIOLOGIA HUMANA
Sistema Tegumentar Profª: Sinara Colonetti. Em termos de superfície e peso, a pele é considerada o maior órgão do corpo humano. A pele e suas estruturas.
Unidade básica de formação do ser vivo Membrana, citoplasma e núcleo
Anatomia e Fisiologia Vascular I FISIOTERAPIA EM ANGIOLOGIA.
AS.4 How a human body is built – The skin
Os tecidos.
MORTE CELULAR.
TECIDOS HUMANOS Os tecidos são formados por conjunto de células semelhante e que desempenham uma mesma função. A Histologia é a ciência que estuda os.
Eliminação de produtos da atividade celular
Estudo Base 8° ano Prof. Alexandre.
VISÃO.
Transformação do músculo em carne.
BIOQUÍMICA Ivanise Correia da Silva Mota
ANATOMIA Técnico em enfermagem prof. Elineuza Alves Quina.
Estudo do tecidos. Tecidos = conjunto de células.
SISTEMA TEGUMENTAR PELE E ANEXOS DA PELE Profª. Dra. Adriana Soeiro J. Ayres.
Sistema Tegumentar Lena Beatriz Enfermeira/Docente.
Noções gerais sobre a pele e sua integridade Curso de Técnico Aux. De Saúde EnfªCarla Neves.
Sistema Sensorial.
IMUNOLOGIA.
ASPECTOS GERAIS DA MORTE CELULAR
Anatomia da pele Clínica de Beleza e Saúde.
TECIDO EPITELIAL DE REVESTIMENTO Aula 2 – Daniella de Figueiredo (HISTOLOGIA) FHO – Uniararas.
Qual é a função do sistema urinário e da pele?
Transcrição da apresentação:

+ A Pele INTRODUÇÃO

Estrutura da Pele A pele é o maior órgão do corpo humano e encontra-se em constante mudança, contendo muitas estruturas e células especializadas. Tem diversas funções: Barreira (protecção contra agentes externos) Regulação Térmica (contracção e dilatação de vasos sanguíneos, regulação da produção de suor) Capacidade Sensorial Resposta imunitária Metabólica (produção Vitamina D)

Estrutura da Pele A pele é composta por 3 camadas: -epiderme -estrato córneo -estrato lúcido -estrato granuloso -estrato espinhoso -estrato germinativo -derme -derme reticular -derme papilar -hipoderme

O Pêlo

Derme A Derme é composta por 2 camadas, uma superior (papilar) e uma inferior (reticular), e existem 3 tipos de tecidos que não estão dispostos em estratos: colagéneo, fibras elásticas e fibras reticulares. A derme papilar contém um conjunto fino de fibras de colagéneo. A derme reticular contém um conjunto espesso de fibras de colagéneo, paralelas à superfície cutânea. Tal como na epiderme, existem células especializadas na derme: Folículos pilosos Glândulas sebáceas (sebo, associadas aos folículos pilosos) Glândulas apócrinas (odor, associadas aos folículos pilosos) Glândulas écrinas (suor, não associadas aos folículos pilosos) Vasos sanguíneos e nervos Receptores vários

Hipoderme Esta camada da pele é composta por tecido adiposo e grandes vasos sanguíneos e nervos. É importante na regulação da temperatura corporal e na protecção dos órgãos internos. As espessuras das 3 camadas variam de acordo com a zona do corpo e de pessoa para pessoa. Qualquer alteração à fisiologia cutânea normal, resulta numa condição especial, que caracteriza os diversos tipos/estados de pele.

Estados de Pele Pele Seca – falta de lípidos Pele Desidratada – falta de água Pele Normal - equilibrada Pele Mista – normalmente T oleoso Pele Oleosa – excesso de lípidos A mesma pessoa pode apresentar ao longo da vida estados de pele diferentes, consoante a estação do ano, fases hormonais, tratamentos medicamentosos, exposição solar, poluentes, mau uso de cosméticos, doença…

O Envelhecimento cutâneo Existem 2 tipos de envelhecimento: Intrínseco (interno, genético) Extrínseco (externo, factores ambientais) Envelhecimento Intrínseco: -Processo contínuo que começa +/- aos 25 anos; há uma diminuição da produção de colagéneo e elastina – o que permite que a pele volte ao lugar. A substituição das células mortas à superfície (turnover celular) é progressivamente mais lenta Estes sinais normalmente não são visíveis, mas acontece o seguinte: Rugas finas Pele fina e transparente Perda de tecido adiposo subcutâneo, levando a covas no rosto e nos olhos, assim como clara falta de firmeza nas mãos e pescoço Perda de massa óssea, levando ao seu progressivo afastamento da pele, tornando-a mais relaxada e sem suporte

O Envelhecimento cutâneo As ligações entre as células epidérmicas e a membrana basal começam a enfraquecer, e esta falta de contacto resulta em alterações funcionais e estruturais, normalmente associadas com o envelhecimento. Durante este processo, algumas das características da Junção Dermo-Epidérmica são alteradas, e os queratinócitos perdem adesão. Enquanto isto, menos Laminina é produzida, fazendo com que haja cada vez mais falta de contacto entre a derme e a epiderme. Resultado: Perda de elasticidade e firmeza, aspecto mais cansado e menos nutrido (contacto insuficiente entre a derme e a epiderme resulta num deficiente aporte de oxigénio e nutrientes, assim como numa deficiente destoxificação.

O Envelhecimento cutâneo Envelhecimento Extrínseco: -Inúmeros factores externos actuam em conjunto com os factores internos para envelhecer precocemente a pele. -O principal factor externo é a exposição solar, mas outros há que contribuem muito: - expressões faciais repetitivas, - gravidade, - posições durante o sono/almofada, - tabaco, - poluição…

Músculos do Rosto

Nomenclatura das rugas Pescoço e decote periorais perioculares nasogenianas frontais