CF/88, art. 225, p. 1º, III: III - definir, em todas as unidades da Federação, espaços territoriais e seus componentes a serem especialmente protegidos,

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CARACTERIZAÇÃO E PLANEJAMENTO EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO
Advertisements

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Unidade de conservação é um termo utilizado no Brasil para definir as áreas instituídas pelo Poder Público para a proteção da fauna, flora, microorganismos,
Conservação do meio ambiente
ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE INDÍGENAS
DA RESERVA LEGAL. Reserva Legal Área localizada no interior de uma propriedade ou posse rural, delimitada nos termos do art. 12, com a função de assegurar.
ICMS Ecológico Pagamento por serviços ambientais prestados pelas áreas protegidas Wilson Loureiro – IAP / UFPR Simpósio Nacional de Áreas Protegidas -
Ecossistemas Educação Ambiental Fauna Fiscalização Flora Institucional
Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo - IDAF
SISTEMA NACIONAL DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO – Lei 9985 / 2000
Direito Ambiental brasileiro
Unidades de Conservação (processo de criação e implantação)
Gestão Ambiental e Responsabilidade Social
Sistema Nacional de Unidades de Conservação SNUC
Lei Art 3º - Para os fins previstos nesta Lei, entende-se por:
O Novo Código Florestal – Lei 12651/12
Município de Cachoeiras de Macacu * SUPBIO/SEA * INEA * AEMERJ
Perguntas para a Mesa Redonda III: Possibilidades e limitantes legais para a constituição e gestão de mosaicos de áreas protegidas.
Unidades de Conservação
Por Wilson Loureiro Instituto Ambiental do Paraná
III SEMANA DE HUMANIDADES
ICMS ECOLÓGICO Andrea Franco de Oliveira
Constituição da República
Desenvolvimento Urbano, Plano Diretor e a Lei da Mata Atlântica
LEGISLAÇÃO AMBIENTAL TERRITÓRIO
Unidade de Conservação
UNIDADES DE CONSERVAÇÃO.
Objetivo: Implementar a Gestão em Mosaico visando fortalecer e integrar o Sistema de Áreas Protegidas do Extremo Sul da Bahia, através de Mobilização Social,
SNUC – Sistema Nacional de Unidades de Conservação
ÁREA DE EMPREGABLIDADE TURISMO
Análise das Principais Leis Ambientais Existentes no País
LEI N o 9.985, DE 18 DE JULHO DE 2000 SNUC – Sistema Nacional de Unidades de Conservação.
Área de Relevante Interesse Ecológico ARIE do Degredo
LEI 9985/2000 SISTEMA NACIONAL DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO DA NATUREZA SNUC Art. 1o Esta Lei institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da.
SISTEMA NACIONAL DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO DA NATUREZA
Reunião para Formação do do Parque Estadual Fritz Plaumann
PLANOS DE MANEJO EM RESERVA PARTICULARES DO PATRIMÔNIO NATURAL – RPPN
PROF.: MÔNICA PERNAMBUCO COSTA
CÂMARA MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE
Conservação e Preservação
Rodrigo Justus de Brito - Advogado e Eng.º Agro.º
Espaços Territoriais Especialmente Protegidos
Unidades de Conservação de Santa Catarina
Curso Técnico em Meio Ambiente
UNIDADE DE CONSERVAÇÃO. UCs - “Uma unidade de terra e/ou mar destinada especificamente à proteção e à manutenção da diversidade biológica e dos recursos.
Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza
SNUC – Sistema Nacional de Unidades de Conservação
Espaços Especialmente Protegidos - conceito
TUTELA CONSTITUCIONAL DO MEIO AMBIENTE
POLÍTICA NACIONAL DE MEIO AMBIENTE
SISTEMA NACIONAL DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO SNUC
CRIAÇÃO E GESTÃO DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO Bloco 2 Procedimentos e Formalidades III SEMANA DE HUMANIDADES Prof. Dr. Evandro Sathler.
Marli T. Deon Sette 2012 Marli T. Deon Sette 2013.
Três Rios * SUPBIO/SEA * INEA * AEMERJ
SISTEMA MUNICIPAL DE ÁREAS PROTEGIDAS.
UNIDADE VII: SISTEMA NACIONAL DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO
Política ambiental do Brasil É bem avaliada e é considerada moderna e avançada Possui um capítulo especial na Constituição: CAPÍTULO VI – DO MEIO AMBIENTE.
Direito Ambiental e Agrário Prof. Luiz Gustavo Assad Rupp
UNIDADES DE CONSERVAÇÃO
DIREITO AMBIENTAL Prof. Lucas Valença Brandão. LEI N /81 POLÍTICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE.
Ministério da Educação Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte Campus Natal/Cidade Alta Curso: Técnico Subsequente em.
CONSTITUIÇÃO DA RESERVA LEGAL Klabin Florestal – SC Atalanta, SC, 06 e 07 de Novembro de 2008.
Aspectos Básicos do Sistema Nacional de Unidades de Conservação.
Sistema Nacional de Unidades de Conservação – SNUC
SISTEMA NACIONAL DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO
Fonte: Ricklefs (2003). W. K. Purves, G. H. Orians, H. C. Heller e D. Sadava, Life: The Science of Biology (5th ed.), Sinauer Associates, Sunderlan, MA.
SISTEMA NACIONAL DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO. PARQUE ECOLÓGICO Um parque ecológico congrega uma série de atividades, com objetivos específicos, de uma.
Brasília-DFMarço/2014Brasília-DFMarço/2014 FLORESTA NACIONAL DE BRASILIA.
AULA 4 O tratamento do meio ambiente na Constituição Federal O tratamento do meio ambiente na Constituição Federal.
SISTEMA NACIONAL DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO. OBJETIVOS Conservação e preservação dos ambientes especiais Eliminar ou pelo menos diminuir os efeitos da.
Transcrição da apresentação:

CF/88, art. 225, p. 1º, III: III - definir, em todas as unidades da Federação, espaços territoriais e seus componentes a serem especialmente protegidos, sendo a alteração e a supressão permitidas somente através de lei, vedada qualquer utilização que comprometa a integridade dos atributos que justifiquem sua proteção                 

CF/88, art. 225, p. 1º, III: III - definir, em todas as unidades da Federação, espaços territoriais e seus componentes a serem especialmente protegidos, sendo a alteração e a supressão permitidas somente através de lei, vedada qualquer utilização que comprometa a integridade dos atributos que justifiquem sua proteção                 

Art. 7o As unidades de conservação integrantes do SNUC dividem-se em dois grupos, com características específicas: I - Unidades de Proteção Integral; II - Unidades de Uso Sustentável. § 1o O objetivo básico das Unidades de Proteção Integral é preservar a natureza, sendo admitido apenas o uso indireto dos seus recursos naturais, com exceção dos casos previstos nesta Lei. § 2o O objetivo básico das Unidades de Uso Sustentável é compatibilizar a conservação da natureza com o uso sustentável de parcela dos seus recursos naturais.                 

Art. 8o O grupo das Unidades de Proteção Integral é composto pelas seguintes categorias de unidade de conservação: I - Estação Ecológica; II - Reserva Biológica; III - Parque Nacional; IV - Monumento Natural; V - Refúgio de Vida Silvestre.                 

Art. 14. Constituem o Grupo das Unidades de Uso Sustentável as seguintes categorias de unidade de conservação: I - Área de Proteção Ambiental; II - Área de Relevante Interesse Ecológico; III - Floresta Nacional; IV - Reserva Extrativista; V - Reserva de Fauna; VI – Reserva de Desenvolvimento Sustentável; e VII - Reserva Particular do Patrimônio Natural.                 

Art. 22. As unidades de conservação são criadas por ato do Poder Público.(Regulamento) § 2o A criação de uma unidade de conservação deve ser precedida de estudos técnicos e de consulta pública que permitam identificar a localização, a dimensão e os limites mais adequados para a unidade, conforme se dispuser em regulamento. § 4o Na criação de Estação Ecológica ou Reserva Biológica não é obrigatória a consulta de que trata o § 2o deste artigo.                 

Art. 22.  § 5o As unidades de conservação do grupo de Uso Sustentável podem ser transformadas total ou parcialmente em unidades do grupo de Proteção Integral, por instrumento normativo do mesmo nível hierárquico do que criou a unidade, desde que obedecidos os procedimentos de consulta estabelecidos no § 2o deste artigo.               

Art. 22. § 6o A ampliação dos limites de uma unidade de conservação, sem modificação dos seus limites originais, exceto pelo acréscimo proposto, pode ser feita por instrumento normativo do mesmo nível hierárquico do que criou a unidade, desde que obedecidos os procedimentos de consulta estabelecidos no § 2o deste artigo. § 7o A desafetação ou redução dos limites de uma unidade de conservação só pode ser feita mediante lei específica.                 

Art. 25.  As unidades de conservação, exceto Área de Proteção Ambiental e Reserva Particular do Patrimônio Natural, devem possuir uma zona de amortecimento e, quando conveniente, corredores ecológicos Art. 27. As unidades de conservação devem dispor de um Plano de Manejo