Angela Lima Peres Mozart de Melo Alves Júnior OBJETO DE APRENDIZAGEM : A APLICAÇÃO DA ORIENTAÇÃO A OBJETOS NA PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO * com ênfase no software Homem Virtual Angela Lima Peres Mozart de Melo Alves Júnior * Clovis Soares e Sá Filho e Elian de Castro Machado. Universidade Federal do Alagoas - UFAL Mestrado em Modelagem Computacional de Conhecimento Disciplina: Seminários Professor: Dr. Roberta
Roteiro Conceito Características Motivações Desafios Aplicação dos princípios da O.O Iniciativas de Padronização Homem Virtual
Objetos de Aprendizagem Sá Filho e Machado(2003) define objetos de aprendizagem como: ” recursos digitais que podem ser usados, reutilizados e combinados com outros objetos para formar um ambiente de aprendizado rico e flexível. Este objetos podem ser usados como recursos simples ou combinados para formar uma unidade de instrução maior. Podem ser usados em um determinado contextos e depois ser reutilizados em contextos similares.” David Wiley define o objeto de Aprendizagem como: “Qualquer recurso digital reutilizável que possa ser usado no auxílio à aprendizagem” Já definição da IEEE-LTSC (IEEE's Learning Technology Standards Committee) é bem mais aberta: "Qualquer entidade, digital ou não-digital, que possa ser usada e reutilizada, ou referida durante o aprendizado com suporte tecnológico".
Objetos de Aprendizagem Quebrar o conteúdo educacional em pequenas partes. Possibilitar a reutilização com modularidade e flexibilidade em diferentes ambientes de aprendizagem. Blocos de informação intercambiáveis e ajustáveis que possam ser adaptados e montados em lições e cursos personalizados de forma fácil e rápida.
Características Reutilização Portabilidade Acessibilidade Modularidade Interoperabilidade Produção Colaborativa Interação
Motivações Interação diária com as tecnologias Obrigando adquirir novos conhecimentos e habilidades Aprender tantas coisas distintas ao mesmo tempo O tempo de vida útil do que se aprende tem diminuído Sociedade da informação Sociedade da aprendizagem Dinamizar e inovar o processo de ensino-aprendizagem
Desafios Expansão do mercado do ensino a distância Custo Alto e quantidade de Profissionais envolvidos para produção de material didático. Professores capacitados para lidar com as ferramentas Uma nova ferramenta mal utilizada, pode ser pior que a velha ferramenta bem aproveitada Resistência a mudanças de costumes já estabelecidos
Aplicação dos princípios da O.O As "coisas reais" são abstraídas como objetos. Cada objeto tem características e comportamentos próprios e relaciona-se com outros objetos. O tamanho e complexidade dos objetos dependem dos objetivos do modelo e do contexto. Um objeto pode ser elementar ou ser constituído de vários tipos de objetos menores. Em determinadas situações pode significar uma coisa isolada e outras vezes se referir a um grupo de coisas. A decomposição de um problema em objetos depende do julgamento e da natureza do problema e não existe apenas uma representação correta. Nesse panorama o objeto de aprendizagem, visto em um micro-nível, é o menor 'bloco' de instrução ou informação que pode ser independente e ainda ter significado para o aprendiz. No macro-nível é um conjunto de outros objetos de aprendizagem. Em qualquer caso ele é um evento instrucional que deve resultar de um modelo pedagógico, de objetivos educacionais e de estratégias de ensino-aprendizagem que sirvam para mapear o objeto de aprendizagem na função de facilitar o aprendizado. A função do objeto de aprendizagem é comunicar um conhecimento e fornecer elementos que facilite o seu aprendizado.
Iniciativas de Padronização O objetivo é permitir a reutilização de recursos educacionais e oferecer interoperabilidade entre sistemas de Aprendizagem distintos, de forma que componentes gerados por ferramentas diferentes possam "falar" entre si, ao seguir padrões que tenham reconhecimento universal. SCORM (Sharable Content Object Reference Model), conduzida pela ADL, www.adlnet.com; LOM (Learning Object Metadata), pela IEEE, www.ltsc.ieee.org; IMS (Instructional Management System), pela IMS Global Learning Consortium, www.imsglobal.org.
Homem Virtual Apresentação Exemplos Vídeos
Apresentação A arte de expressar o conhecimento científico por meio da computação gráfica tridimensional, de maneira objetiva, simples e rápida. Visualização dos processos biomoleculares, fisiológicos e fisiopatológicos, bem como dos mecanismos de ação dos medicamentos e das técnicas de procedimentos cirúrgicos,. São ilhas de conhecimento, aplicáveis a públicos-alvo distintos, dentro de estratégias pedagógicas que visam objetivos específicos. Chao Lung Wen - Professor Associado da Faculdade de Medicina da USP, Chefe da Disciplina de Telemedicina da Faculdade de Medicina da USP
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Exemplos
Exemplos
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Títulos Disponíveis Fisiopatologia da Acne Fisiatria – Ciclo da Marcha Normal Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) Hidratação da Pele Fisiatria – Amputação dos Membros Fotoproteção e Câncer da Pele Inferiores e Marcha com Próteses Olho Virtual – Anatomia do olho Ciclo do Pêlo Envelhecimento da Pele Musculatura Dinâmica da Face Olho Virtual – Erros de refração Fisiopatologia da Hanseníase Odontologia - Articulação temporomandibular Aparelho Auditivo Fisiopatologia da Psoríase Fonação – Anatomia funcional Doenças Sexualmente Transmissíveis Odontologia - Estrutura dos dentes Fonação – Fisiologia Aparelho Digestório Aparelho Gênito-Urinário Feminino Emergências Módulos de Apoio à Enfermagem • Pneumotórax Ciclo da Ovulação • Drenagem torácica Fisiopatologia do Diabetes Método Contraceptivo Hormonal • Cricotireoidostomia • Intubação orotraqueal Doenças Inflamatórias Intestinais Aparelho Gênito-Urinário Masculino • Fratura Cervical Fisiopatologia da Aterosclerose Vírus da Hepatite C Prostatectomia Radical Fisiopatologia da Asma
Projetos em Saúde Panorama de saúde do Brasil: deficiência de cobertura, alto custo no tratamento das doenças e falta de recursos financeiros. Necessidade de desenvolver uma estratégia que envolva a educação permanente da comunidade com as estratégias de atenção básica do Ministério da Saúde, por meio de trabalho conjunto envolvendo aspecto assistencial com educacional e de motivação. Educação: formação de bons hábitos e consciência desde a infância. O uso de modernas tecnologias (novas iconografias baseadas em computação gráfica) e histórias para contextualização de temas podem ser formas eficientes para conquistar a atenção e motivação dos alunos. Projeto Jovem Doutor – Unifesp
Perspectivas Futuras “Talvez, o homem virtual possa um dia simular a resposta humana a estressores biológicos, físicos e químicos, tornando desnecessários os estudos com animais.”
Referências SÁ FILHO, Clovis Soares e; MACHADO, Elian de Castro. OBJETO DE APRENDIZAGEM : A APLICAÇÃO DA ORIENTAÇÃO A OBJETOS. NA PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA O ENSINO A DISTÂNCIA. Disponível em: <www.joau.com.br/baixar.asp?id=1>. Acesso em: 22 abr. 2008. SILVA, Alex Melo da; MERCADO, Luis Paulo Leopoldo; GRACINDO, Heloisa Barbosa Rocha. Utilização Didática de Objetos Digitais de Aprendizagem na Educação Online. BALBINO, Jaime. Objetos de Aprendizagem: Contribuições para sua genealogia. Disponível em: <http://www.dicas-l.com.br/educacao_tecnologia/educacao_tecnologia_20070423.php>. Acesso em: 14 abr. 2008. WEN, Chao Lung. Guia HomemVirtual. Disponível em: <http://www.projetohomemvirtual.com.br>. Acesso em: 14 abr. 2008. WEN, Chao Lung. Panorama da Saúde no Brasil. Disponível em: <http://www.jovemdoutor.org.br/jovemdoutor/panorama.aspx>. Acesso em: 14 abr. 2008.
Angela – limaperes@gmail.com Mozart – mozart@kmf.com.br Obrigado pela Atenção! Angela – limaperes@gmail.com Mozart – mozart@kmf.com.br Universidade Federal do Alagoas - UFAL Mestrado em Modelagem Computacional de Conhecimento Disciplina: Seminários Professor: Dr. Roberta