DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Lembrando a todos,

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DESENVOLVIMENTO: Eqüitativo, Sustentado e Participativo
Advertisements

Energia Termonuclear Área de Projecto Março 2009
1.1 O que está acontecendo com o clima no planeta?
O que é energia elétrica? Onde a utilizamos? Como ela é produzida?
Energias renováveis… … o futuro.
A terra pede socorro ! Jóice , Valéria, Noemi.
Fontes e formas de energia
TRABALHO DE GEOGRAFIA.
Energia Limpa O que é?.
Fontes de energia Natureza e Sociedade.
Energias Alternativas
Desenvolvimento Sustentável
Desenvolvimento Sustentável
E.B.I Padre Joaquim Flores
Energias renováveis… … o futuro.
ENERGIAS ALTERNATIVAS
FONTES DE ENERGIA.
Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco
Desenvolvimento sustentável
Recursos Energéticos Escola EB 2/3 Manuel de Figueiredo
ENERGIA E MEIO AMBIENTE
Equipe: Leonardo Assis Maria Sueli
Energias renováveis.
FONTES DE ENERGIA RENOVÁVEIS E NÃO-RENOVÁVEIS
LEONARDO GEMMA, LUCA DI PILLA,FELIPPE FRANCESCONI
Energia Renovável e Não Renovável
Energia limpa.
Comparação entre as as fontes energéticas Professora: Ana Paula Diniz
Aula 2 Desenvolvimento Sustentável Marcio Ruiz 2011.
Energia Geotérmica ENERGIA GEOTÉRMICA
Objeto do conhecimento: Conceitos básicos
Maria Carla Belchior Rodolfo Vescovi
ENERGIA = capacidade de realizar trabalho
Fontes de Energia e Impacto Ambiental
5ª AULA Custos de Controle Ambiental na Geração de Energia Profª Drª Maria de Fátima Ribeiro Raia
Usina Hidrelétrica.
ENERGIA TERMONUCLEAR Ana Cláudia e Jéssica 2M2.
Energias renováveis e não-renováveis
Fontes de energia e impactos ambientais
GRANDES PROBLEMAS AMBIENTAIS
Desenvolvimento Sustentável Sustentabilidade Corporativa
Recursos Naturais Mónica Costa Nº5621 9ºD.
O USO DE ENERGIA NO MUNDO
Recursos Energéticos Renováveis
Capítulo 21 – A produção mundial de energia
FONTES DE ENERGIA.
Alunos: João Pedro; Sávio
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
CAPACIDADE DE REALIZAR TRABALHO
USINAS HIDRELÉTRICAS.
Queima de Combustíveis fósseis
A solução para o futuro:
RESFRIAMENTO E AQUECIMENTO GEOTÉRMICO
Carolina Baretta e Rafaela
Nomes: Carolina de Oliveira
ENERGIA HIDRÁULICA PROFª JULIANA AMARAL.
Energia das Biomassas.
Natureza e Tecnologia.
ÁGUA É VIDA!.
Usinas Termelétricas Trabalho de Física Turma: 2003.
CAP. 6 – ENERGIA E MEIO AMBIENTE. Quanto mais energia, maior a capacidade de realizar trabalho. A invenção da máquina a vapor (revolução industrial) significou.
Easy.
1 Exploração Sustentada De Recursos Geológicos Continuação …
Fontes de Energia ALUNAS: Alice Jaciele n° 01 Bianca Letícia nº 04 Série: 8ªA.
RADIOATIVIDADE ENERGIA NUCLEAR PROF. KZAM. ENERGIA NUCLEAR OU ATÔMICA 01. CONCEITO É a energia liberada pela fissão nuclear do urânio enriquecido. 02.
Gestar - Matemática UME Lourdes Ortiz Projeto: consumo de energia elétrica 9º ano Prof. Luiz Carlos R. Reis.
Distribuição de energia Aula 19. Distribuindo energia É um índice que serve de comparação entre os países, com o objetivo de medir o grau de desenvolvimento.
PRODUÇÃO MUNDIAL DE ENERGIA
PERTURBAÇÕES NO EQUILÍBRIO DOS ECOSSISTEMAS
Universidade Federal de Pernambuco Centro Acadêmico de Vitória Programa de Pós Graduação em Saúde Humana e Meio Ambiente Maria Luiza Marinho Julyanne Goes.
Transcrição da apresentação:

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Lembrando a todos, Trabalho apresentado por uma aluna sobre desenvolvimento sustentável O crédito deste trabalho é todo dela DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Esse conceito representou uma nova forma de desenvolvimento econômico, que leva em conta o meio ambiente. Muitas vezes, desenvolvimento é confundido com crescimento econômico, que depende do consumo crescente de energia e recursos naturais. Esse tipo de desenvolvimento tende a ser insustentável, pois leva ao esgotamento dos recursos naturais dos quais a humanidade depende.

DEFINIÇÃO A definição mais aceita para desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações. É o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro. Essa definição surgiu na Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, criada pelas Nações Unidas para discutir e propor meios de harmonizar dois objetivos: o desenvolvimento econômico e a conservação ambiental.

O desenvolvimento atual, apesar de trazer melhorias à população, trouxe inúmeros desequilíbrios ambientais como o aquecimento global, o efeito estufa, o degelo das calotas polares, poluição, extinção de espécies da fauna e flora entre tantos outros.

A partir de tais problemas pensou-se em maneiras de produzir o desenvolvimento sem que o ambiente seja degradado. Dessa forma, o desenvolvimento sustentável atua por meio de alguns aspectos:

Atender as necessidades fisiológicas da população; Preservar o meio ambiente para as próximas gerações; Conscientizar a população para que se trabalhe em conjunto; Preservar os recursos naturais; Criar um sistema social eficiente que não permite o mau envolvimento dos recursos naturais; Criar programas de conhecimento e conscientização da real situação e de formas para melhorar o meio ambiente.

O que é preciso fazer para alcançar o desenvolvimento sustentável? Para ser alcançado, o desenvolvimento sustentável depende de planejamento e do reconhecimento de que os recursos naturais são finitos.

O desenvolvimento sustentável sugere, de fato, qualidade em vez de quantidade, com a redução do uso de matérias-primas e produtos e o aumento da reutilização e da reciclagem.

Dentro desse conceito de desenvolvimento sustentável,a utilização de energia limpa é uma alternativa para garantir a qualidade do meio ambiente. Energias limpas: Energia limpa é aquela retirada de fontes renováveis de energia que não geram substâncias poluentes ao meio ambiente como produto final do processo de retirada da energia.

Energia Solar: Abundante, mas cara A energia solar, é uma energia abundante, porém, é muito difícil de usá-la diretamente. Ela é limpa e renovável, Uma instalação básica de um sistema de energia solar pode custar bem mais do que R$20.000,00.

Energia Eólica: limpa, mas demorada É a energia mais limpa que existe Energia Eólica: limpa, mas demorada É a energia mais limpa que existe. A chamada energia eólica, que também pode ser denominada de energia dos ventos, é uma energia de fonte renovável e limpa, porque não se acaba (é possível utilizá-la mais que uma vez), e porque não polui nada.

Energia Nuclear, eficaz, mas perigosa A energia Nuclear, que pode também ser chamada de energia atômica, é a energia que fica dentro do núcleo do átomo, que pode acontecer pela ruptura ou pela fissão do átomo. Como a energia atômica não emite gases ela é considerada uma energia limpa, mas tem um lado ruim, gera lixo atômico, ou resíduos radioativos que são muitos perigosos aos seres humanos pois causam mortes e doenças.

Energia Hidráulica A energia hidráulica pode ser considerada alternativa em relação aos combustíveis fósseis, porem no Brasil ela é utilizada rotineiramente.

Energia Geotérmica A energia geotérmica é gerada pelo calor das rochas do subsolo. No subsolo as águas dos lençóis freáticos são aquecidas, e então, são utilizadas para a produção energia. extração dessa energia só é possível acontecer em poucos lugares. Alem disso, é muito caro perfurar a terra para chegar nas rochas aquecidas. O fato de que só existir essa energia perto de vulcões, muito poucos países geram essa energia, e esses países são: Nicarágua, Quênia, El salvador, México, Chile, Japão, e França. Sendo assim o uso deste tipo de energia é de difícil utilização na grande maioria dos países

Energia térmica dos oceanos Graças à diferença de temperatura das águas profundas e águas que ficam na superfície, a água marinha pode ser usada para fazer um armazenamento de energia solar, e geradora de energia elétrica. Em usinas que fazem esse “sistema”, a diferença de temperatura faz um movimento em tubos circulares. Isso ocorre em lugares fechados, conectados a turbinas que estão ligadas em geradores, produzindo energia elétrica. Uma vantagem dessa energia é que elas são renováveis, e uma desvantagem é que o custo é muito alto.

O desenvolvimento sustentável não deve ser visto como uma revolução, ou seja, uma medida brusca que exige rápida adaptação e sim uma medida evolutiva que progride de forma mais lenta a fim de integrar o progresso ao meio ambiente para que se consiga em parceria desenvolver sem degradar.

ALUNA : OLÍVIA MAINARDES FIUZA 04/10 / 2010