Renascimento e Reforma.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
AS REFORMAS PROTESTANTES
Advertisements

REFORMA PROTESTANTE. A reforma religiosa ocorreu no século XVI. A reforma religiosa ocorreu no século XVI. Foi um movimento de ruptura da Igreja Católica,
REFORMA PROTESTANTE.
A reforma & a contra reforma religiosa
Reforma e Contrarreforma
Reforma Prostestante.
História em quadrinhos
HISTORIA EM QUADRINHO SOBRE CONTRA-REFORMA
Definição: movimento religioso que rompeu com a autoridade da Igreja Católica, dando origem a novas religiões cristãs; Quando: a partir do século XVI;
A REAÇÃO DA IGREJA CATÓLICA CONTRAREFORMA
Reformas Religiosas.
REFORMA RELIGIOSA - SÉCULO XVI - CRISE BAIXA IDADE MÉDIA CAUSAS
UM ENSAIO PELA REFORMA RELIGIOSA
Renascimento Cultural
Professor Vander História Idade Moderna
REFORMA PROTESTANTE.
A Igreja Medieval Única Instituição centralizada do feudalismo e maior detentora de terras da Europa; Terras doadas por fiéis ao longo da vida,
Definição: movimento religioso que rompeu com a autoridade da Igreja Católica, dando origem a novas religiões cristãs; Quando: a partir do século XVI;
movimento religioso de divisão do cristianismo ocorrido no século XVI
Fatores que originaram a Reforma:
REFORMA PROTESTANTE E CONTRA-REFORMA
GERAL E DO BRASIL 2.ª edição José Alves de Freitas Neto
A Reforma Protestante Quebra da unidade cristã na Europa
Contrarreforma Católica
A REFORMA PROTESTANTE No inicio da Idade Moderna, porém, certos religiosos passaram a protestar contra o que consideravam abusos da autoridade papal. Alguns.
Cristianismo, unidade e diversidade
A Reforma Religiosa do século XVI
REFORMAS RELIGIOSAS, ANTIGO REGIME e ABSOLUTISMO
A REFORMA PROTESTANTE E A CONTRA REFORMA CATÓLICA
RENASCIMENTO E REFORMA
Trabalho realizado por: David Santos Nº5 8º3 Rodrigo Bernardo Nº20 8º3
Reforma Protestante e Contra-Reforma
PERÍODO BARROCO
REFORMA PROTESTANTE.
O TEMPO DAS REFORMAS RELIGIOSAS
Reforma Religiosa.
O homem no centro do mundo
Reforma e Contra Reforma
A Reforma Religiosa.
Reforma protestante e contrarreforma católica
Trabalho de História CONTRARREFORMAS Aluna: Angelika Prof.: Joelma
REFORMA PROTESTANTE As rupturas da cristandade que ocorreram no século XVI são genericamente chamadas de “Reforma protestante”. Eram denominados “protestantes”
JOAO CALVINO E O CALVINISMO
H1 – Aula 16 Prof. Fernando Gondim
REFORMA RELIGIOSA O CRISTIANISMO, DIVIDIDO EM 3 GRANDES RAMOS – CATÓLICOS,ORTODOXOS E PROSTESTANTES-, É A RELIGIÃO QUE REÚNE , ATUALMENTE, O MAIOR NÚMERO.
Reforma Protestante e Contrarreforma
Algumas considerações
Reformas Religiosas Prof. Lucas Villar.
LUTERANISMO CALVINISMO ANGLICANISMO
Filosofia Religiosa Santo Agostinho –
REFORMA Prof. Adriana Freitas.
Definição: movimento religioso que rompeu com a autoridade da Igreja Católica, dando origem a novas religiões cristãs; Quando: a partir do século XVI;
REFORMA RELIGIOSA.
Reforma Protestante A Reforma Protestante foi um movimento que começou no século XVI com uma série de tentativas de reformar a Igreja Católica Romana,
Reformas religiosas Prof. Delzymar Dias.
REFORMA E CONTRARREFORMA
1 Prof. Paulo Leite - BLOG: ospyciu.wordpress.com Na História…
O homem no centro do mundo
A Reforma e a Contrarreforma
movimento religioso de divisão do cristianismo ocorrido no século XVI
Reforma Protestante e Contra- Reforma CDM: 7° Ano Prof°. Pedro Tavares.
Professor Romildo Tavares
Divisão da cristandade
 Condições Gerais Políticas:  Crise do Feudalismo  Crescimento da Burguesia  Rei não aceita interferência da Igreja  Supranacionalismo Papal Econômicas:
REFORMA e CONTRARREFORMA
Conteúdo de História – 7º ano A Reforma Protestante e a Contrarreforma Católica (p. 136 a 151) PAULA GRACIELE CARNEIRO [1][1] Identificar as ações da Igreja.
Conceitos e visões filosóficas
Reforma e Contrarreforma E estados Absolutos. Reforma e Contrarreforma Difusão das ideias na Idade Moderna:  Humanismo  Racionalismo  Renascimento.
Reforma Protestante Movimento revolucionário, político e religioso, que quebrou a hegemonia da Igreja Católica na Europa Ocidental. Causas Abusos da Igreja:
A Europa Moderna Reformas Religiosas..
Transcrição da apresentação:

Renascimento e Reforma.

Conceito. Significa “tornar a nascer”. Para que algo possa renascer é preciso: Que já tenha nascido anteriormente. Que tenha morrido. É um espírito de uma época que nasceu de novo: greco-romano. É um movimento cultural, artístico e filosófico ocorrido a partir do século XIII.

HOLBEIN, o Jovem, Hans. Os embaixadores, 1533.

Renascimento: do Oriente e do Ocidente. Século XII a XVI: Intercâmbio de ideias e de mercadorias entre Europa e regiões do norte da África, Oriente Médio e Ásia. Intensificação do intercâmbio e o Ocidente teve acesso a produtos orientais, conhecimentos técnicos, científicos e artísticos. Estabelecimento de novos costumes  arquitetura, escultura, pintura e no comércio.

BELLINI, Giovannni. Sermon of St Mark in Alexandria, 1504-07.

Panorama religioso. Convivência nem sempre pacífica, de três religiões monoteístas: Judeus. Muçulmanos. Cristãos. Cristãos e muçulmanos: obstáculos contra os lucros e empréstimos a juros. Judeus: não havia impedimento religioso contra a usura. Cristãos viam: Judeus como antissemitas (questões ligadas ao dinheiro). Muçulmanos como bárbaros infiéis (Terra Santa). Durante os séculos XV e XVI, a Igreja Católica usou a força e a violência contra todos que discordavam de seu preceitos religiosos.

Conceito de Reforma. Eventos históricos mais importantes na Europa entre séculos XV e XVI: Reforma e Contrarreforma. Igreja Católica havia se desviado das premissas básicas e fundamentais do Cristianismo – era preciso reformá-la. O que é Reforma? É o processo de mudanças ocorridas como consequência das ideias difundidas por um monge alemão chamado Martinho Lutero (1483-1546).

Reforma Religiosa. Em1054 houve o Cisma do Oriente. Desunião do alto clero. Divisão do papado  2 ou 3 papas em um só momento. Solução: construção de grandiosos edifícios para celebrar a glória, a honra e o poder da Igreja Católica. Problema para a solução: grande quantidade de dinheiro. Como resolver o problema:práticas abusivas e corrupção. Igreja de São Pedro, Roma.Templo para afirmar o poder da Igreja Católica . Causou protestos contra a autoridade papal e abusos por parte do clero.

Reforma Religiosa. Alguns católicos começaram a protestar. Monge Girolamo Savonarola (1452-1498): “A Igreja de Roma é uma prostituta pronta a vender seus favores por uma moeda”. Erasmo de Roterdã (1466-1536): “Muitos conventos de homens e de mulheres pouco diferem de bordéis públicos”. Monge dominicano: “Aqueles que deviam ser os pais dos pobres cobiçam as comidas requintadas e apreciam o sono matinal”. Estopim para a Reforma: venda de indulgências: Envio de pecadores às Cruzadas, doação de dinheiro à Igreja que substituíssem os pecados. O pecador se livraria dos pecados. Dependendo da quantia em dinheiro até pecados futuros estavam absolvidos. Ter dinheiro: leva ao paraíso. Falta de dinheiro: purgatório.

Reforma Religiosa. Martinho Lutero, em 1517: Por que o papa não constrói a Basílica de São Pedro com o seu próprio dinheiro? Escreveu e afixou 95 teses na porta da catedral de Wittemberg – teses contra as indulgências: Contestação de intermediários entre Deus e cristãos. Salvação alcançada apenas pela fé. Livre interpretação da Bíblia (tradução para outras línguas). Rejeição de sacramentos (exceção do batismo e eucaristia). Abolição do celibato clerical. Em 1520 a Igreja excomungou Lutero (contra comercialização da fé). Seguidores de Lutero  protestantes.

Reforma Religiosa. Seguidores de Lutero  protestantes. Consequências da ideias luteranas: Thomas Müntzer : ataque a propriedades senhoriais. Ulrich Zwinglio: guerra civil na Suiça. Jean Calvino: Teoria da Predestinação Divina. Rei Henrique VIII: rompimento com a Igreja Católica seguido da fundação da Igreja Anglicana.

Contrarreforma. Consequências da publicação das 95 teses de Lutero: Esfacelamento do poder da Igreja Católica na Europa. Diminuição do número de fiéis. Solução: Concílio de Trento, realizado entre 1545 a1563. Para evitar a expansão do protestantismo na Europa: Fortalecimento do Tribunal do Santo Ofício da Inquisição. Criação do Index Librorum Prohibitorum. A Companhia de Jesus. O que há de comum entre as conturbações da Reforma e da Contrarreforma? A intolerância religiosa: Deslocamentos de minorias religiosas. Execução em larga escala dos hereges.

Tribunal do Santo Ofício da Inquisção.

Tribunal do Santo Ofício da Inquisção.

Index Librorum Prohibitorum. Fazia parte da lista os clássicos literários e científicos da cultura ocidental como: O Espírito das Leis e Cartas Persas, de Montesquieu. Notre-Dame de Paris, de Victor Hugo. A Origem das Espécies, de Charles Darwin.

Companhia de Jesus.