A Pedagogia de Jesus Pedagogo da Humanidade, o Cristo nos trouxe os princípios eternos da educação com amor.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O crente perde a salvação ?.
Advertisements

As Intenções Presentes de Deus A Igreja como uma Janela
O HOMEM QUE TEVE MEDO SE DECIDIR
JESUS CRISTO É SENHOR OUÇA O ESPÍRITO OUÇA O MUNDO
Classe de Adultos – ED – IPJG 13/01/2008 Fábio H. Menezes
A Oração.
O que esperar dos nossos Filhos?
“Cristianismo e Espiritismo”
Vivendo como Discípulo de Jesus Cristo Mente e Emoções
Parábolas de Jesus.
O Modelo de Jesus para Crescimento e Serviço
Paróquia Nossa Senhora de Fátima Escola da Fé
O DISCIPULADO E A MATURIDADE
Conscientização Vocacional
COMPROMISSO CRISTÃO.
A Amizade na vida de Jesus.
no Evangelho de S. Marcos
Critérios de estudo e interpretação do Evangelho
MARCOS
As opções que a vida oferece O sermão chega ao seu fim.
“Que vos ameis uns aos outros, como eu vos amei”
Maria, mãe de Deus. Maria era uma moça como as outras: pertencia a uma família simples da cidade de Nazaré, na Palestina (a seus pais, a tradição deu o.
A ORAÇÃO NO ESPÍRITO Efésios 6.18.
Desafios da Atualidade – A VIOLÊNCIA URBANA
Entendendo o perdão de Jesus
PEDAGOGIA DO AMOR.
O PERFIL DO ANIMADOR VOCACIONAL
- Famílias - 1.
SENIB. SENIB SENIB AMANDO UNS AOS OUTROS POR QUE AMAR É IMPORTANTE? AMANDO UNS AOS OUTROS POR QUE AMAR É IMPORTANTE?
A Videira Verdadeira João 15:1-17
SENIB SENIB AMANDO UNS AOS OUTROS POR QUE AMAR É IMPORTANTE? AMANDO UNS AOS OUTROS POR QUE AMAR É IMPORTANTE?
NINGUÉM TEM MAIOR AMOR DO QUE AQUELE QUE DÁ A VIDA POR SEUS AMIGOS
Escravidão & Liberdade

OS CASAIS EM 2ª UNIÃO E A COMUNIDADE
JESUS CAMINHO, VERDADE, VIDA.
Jan Gottfridsson Igreja em Porto Alegre.
Currículo para Escola de Evangelização Espírita Infanto - Juvenil
Alcançando As Promessas
SACRAMENTO DO BATISMO (2ª PARTE)
Hebreus 7 A Aliança Superior
Seja Bem-Vindo !.
Cristologia = “Conhecimento” de Jesus Como conhecer Jesus?
A FELICIDADE ESTÁ NO ANDAR COM DEUS
OS DEZ MANDAMENTOS, CAMINHO DE AMOR E LIBERDADE
1 2 Observa ilustração. Cria um texto. Observa ilustração.
VIDA DEVOCIONAL 3a aula Pr. Kenneth Eagleton.
Educação Cristã vs Relativismo
Integridade Uma Vida Completa
Igreja: Família de Deus
O mover de Deus no universo
Se você não cuidar em fazer boas obras, não poderá se salvar! Sem caridade não há salvação! A doutrina mais satânica que eu já ouvi, é esta de que.
IGREJAS EM CHAMAS PARA REAVIVAMENTO A GRANDE NECESSIDADE DA IGREJA HOJE É DE UM REAVIVAMENTO DA PRIMITIVA PIEDADE CRISTÃ.
O AMOR SACRIFICIAL.
SENIB CORAÇÃO DE DISCÍPULO.
1-Salvação ”Senhor, deixe a Salvação florescer dentro dos meus filhos, para que eles obtenham a Salvação de Cristo Jesus, com glória eterna.” (2 Timóteo.
Meus irmãos e minhas irmãs;
A Fé que transforma sua vida
MORTOS-VIVOS ENTRE NÓS!!
CAPACITAÇÃO 2015 Nordeste Oriental.
A Pedagogia de Jesus Pedagogo da Humanidade, o Cristo nos trouxe os princípios eternos da educação com amor.
Teste’ testando aoifokn asdokn asokno asdlkn askmknm.
Tornou, pois, Jesus a dizer-lhes: Em verdade, em verdade vos digo que Eu Sou a Porta das ovelhas.
Atos 4:9-12.
Certezas Sobre o Arrebatamento
Essenciais da Igreja Evangelizar.
Princípios de Vida 2. “Mas quem beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede. Pelo contrário, a água que eu lhe der se tornará nele uma fonte de.
06 marcas fundamentais da vida de um cristão
Módulo I Aula 2 A Pedagogia de Jesus. ... a Sua preocupação constante era da autoiluminação daqueles que O buscavam. Joanna de Ângelis, Diretrizes para.
PEDAGOGIA DIVINA: a) o diálogo de Salvação entre Deus e a pessoa, ressaltando a iniciativa divina, a motivação amorosa, a gratuidade, o respeito pela.
Transcrição da apresentação:

A Pedagogia de Jesus Pedagogo da Humanidade, o Cristo nos trouxe os princípios eternos da educação com amor.

Princípios de aprendizagem : Deve se alicerçar no valor da pessoa humana. “Vós sois a luz do mundo.” (Mt, 5:14)

2- Toda aprendizagem se dá no tempo e é cumulativa. “Primeiro a erva, depois a espiga e por último o grão cheio na espiga.” (Mc. 4:28)

3- O processo ensino aprendizagem tem como fonte o indivíduo e sua situação histórico-cultural. “A que assemelharemos o Reino de Deus? Ou com que parábola o apresentaremos? (Mc. 4:30)

4- A aprendizagem deve se basear na descoberta pessoal, concreta, a partir da reflexão em profundidade. “Quem foi o próximo daquele que caiu nas mãos dos salteadores?” (Lc. 10:36)

denota a transformação interior.“ 5- A aprendizagem se evidencia na vivência, na demonstração, no comportamento que denota a transformação interior.“ Porquanto cada árvore é reconhecida pelos seus frutos.” (Lc. 6:44)

“Quem pratica a verdade aproxima-se da Luz.” 6- Toda aprendizagem conduz o homem à harmonia consigo próprio, com o próximo e com Deus. “Quem pratica a verdade aproxima-se da Luz.” (Jo. 3:21)

É no próprio aprendiz que encontramos o “feedback” sobre sua aprendizagem. Diálogo de Jesus com o moço rico. (Lc. 18:18-23)

8-Toda aprendizagem necessariamente possui momentos de avaliação. “Aquele dentre vós que estiver sem pecado, atire a primeira pedra”. (Jo. 8:7)

“Vai e não tornes a pecar.” (Jo. 8:11) 9- O erro é uma parte do processo de aprendizagem e deve ser transformado em estímulo de crescimento. “Vai e não tornes a pecar.” (Jo. 8:11)

Por que lhes falas por parábolas? 10- O ambiente de confiança e respeito é fundamental para a aprendizagem. Por que lhes falas por parábolas? “Por que a vós é dado conhecer os mistérios do Reino dos Céus, mas a eles não lhes é dado.”(Mt. 13:10;11)

11- A aprendizagem verdadeira conduz à liberdade e à autonomia. “Conhecereis a verdade e ela vos libertará.” (Jo. 8:32)

12- A coerência e o modo de ser do Mestre são igualmente elementos favorecedores da aprendizagem. “As minhas ovelhas ouvem a minha voz: eu as conheço e elas me seguem.” (Jo. 10:27)

13- O mestre é um aprendiz completo e o aprendiz é um Mestre em potencial. “O discípulo não está acima do seu mestre; todo aquele,porém, que for perfeito será como o seu mestre.” (Lc.6:40)

(…) “e então retribuirá a cada um segundo as suas obras.” 14-Toda aprendizagem significativa é aquisição para o espírito imortal. (…) “e então retribuirá a cada um segundo as suas obras.” (Mt. 16:27)

Recursos didáticos utilizados por Jesus Técnicas Exemplos na prática Crística Preleções Sermões Sermão do Monte (Mt. 5) Explicações Parábola do Semeador. (Mt.13:10-23) Narrativas As incontáveis parábolas. Do joio (Mt. 13:24-30)

Recursos didáticos utilizados por Jesus Técnicas Exemplos na prática Crística Conversação Didática Diálogo de Jesus com a mulher Samaritana. (Jo. 4:6-26) Observação No caso do óbulo da viúva. (Lc. 21:1-4) Ilustração Olhai os lírios do campo... (Lc.12:27)

Recursos didáticos utilizados por Jesus Perguntas “Que é que está escrito na lei? Como interpretas”? (Lc. 10:26) Debate “Que diz o povo ser o filho do homem?” (Mt. 16:13) Exemplificação “Mulher ninguém te condenou? Eu também não te condeno.” (Jo. 8:11)

Princípios norteadores da Pedagogia de Jesus

O crescimento pessoal: Jesus identificou e estimulou em cada criatura a oportunidade de encontrar seus próprios valores de crescimento no rumo da perfeição.

Valorização do contato pessoal: Jesus é o mestre que convive, que participa, que se preocupa com a aprendizagem de seus aprendizes.

Relação teoria e prática: “Nisso todos reconhecerão que vós sois meus discípulos: se vos amardes uns aos outros.” (Jo.13:35)

Sentido imanente e transcendente da experiência humana: Todos os nossos atos do cotidiano são contabilizados perante a Justiça Divina.

“Em verdade vos afirmo que tudo que o fizestes a um destes pequeninos, a mim o fizestes.” (Mt.25:40)

“Se queres, porém entrar na vida, guarda os mandamentos.” (Mt.19:17) A construção da felicidade na vida eterna inicia-se na construção do Reino de Deus na vida terrena, através do cumprimento da Lei de Amor, Justiça e Caridade. “Se queres, porém entrar na vida, guarda os mandamentos.” (Mt.19:17)

A ação pedagógica de Jesus é uma proposta de educação:

Comprometida com a transformação: o reino de Deus deverá ser construído entre os homens, com os homens, pelos homens e apesar dos homens.

b) Baseada na participação de cada um: Cada pessoa é um sol, é luz, é sal, é herdeiro de Deus e está fadado a perfeição e a felicidade.

c) Alicerçada na visão do homem integral: Aliando razão e emoção a serviço da busca da perfeição.

d) Dialógica: Centrada na interrelação pessoal, na construção coletiva dos ideais de fraternidade.

e) Libertadora: Pela grande finalidade de auxiliar os homens a deflagrarem o grande vôo da descoberta de sua condição de co-criadores: “Vós sois deuses.” (Jo.10:34)

“Que a luz racional de Kardec, somada à luz do amor de Jesus, sejam as forças fundamentais de nossos trabalhos espíritas-cristãos.” (Livro Aprendendo, Amando e Servindo Walter Barcelos)

Bibliografia citada na matéria Fontes de pesquisa Revista “A Reencarnação”, nº 427, ano LXX,  A Educação Moral, publicada pela Federação Espírita do Rio Grande do Sul (FERGS) . Matéria: Uma introdução à proposta pedagógica de Jesus, seus princípios norteadores e práticas de ensino”, por Sandra Borba Pereira – Pedagoga e Filósofa. Bibliografia citada na matéria 1. A PEDAGOGIA  DE JESUS, de J.M. Price, 4ª edição, RJ, JUERP, 1983 2. Roger Gal, HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, Martins Fontes, SP, 1989, p.39 3. L. Riboulet, HISTÓRIA DA PEDAGOGIA, Ed.FTD,SP vol.1, p.161 4. P. Monroe, HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 14ª Ed. Nacional, SP, 1979 5. F. Larroyo, HISTÓRIA GERAL DA PEDAGOGIA, 2ª Ed. Mestre Jou, SP, 1964, vol.1, p.252.