Sobre pibinho, estoques e investimento dezembro 2012.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MACROECONOMIA II Prof. Nivaldo Camilo SEÇÃO 2.
Advertisements

ABCD da Indústria Química: possibilidades e limitações
Faculdade de Direito UNL 2011/2012 José A. Ferreira Machado
Conjuntura Brasileira Antonio Licha Perspectivas para 2010.
Setor Têxtil e de Confecção Brasileiro
1 Assessoria Econômica da FEDERASUL Evolução do PIB do RS e as Medidas de Estímulo.
O Cenário Econômico Atual
1 Assessoria Econômica da FEDERASUL Crise europeia e crescimento econômico no Brasil.
Conjuntura Econômica Brasileira
Assessoria Econômica da FEDERASUL
Assessoria Econômica da FEDERASUL
Perspectivas da Economia Brasileira para 2009 e de outubro de 2009 Simão Davi Silber
RECESSÃO ECONÓMICA PIB - 1,6%- 3,4%0,0% , ,9 Boletim Económico Primavera 2012 Banco de Portugal.
Aumento sistemático dos juros como única arma de combate à inflação -Círculo vicioso: investimentos em títulos do governo e não em atividades produtivas.
Ciclos Económicos e a Teoria da Procura Agregada
Balanço de Pagamentos 1- Transações correntes
Capítulo 15 Projeto e gerenciamento de canais e redes de valor
XXI SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE POLÍTICA ECONÔMICA UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA 07 E 08 DE OUTUBRO DE 2009 PAINEL 3 - A Crise Global, a Indústria e o.
2a Conf. Int. de Crédito Imobiliário 19 de Março de 2010
Clique para editar o estilo do título mestre Clique para editar os estilos do texto mestre Segundo nível Terceiro nível Quarto nível Quinto nível 1 1 SIMULAÇÕES.
GF 115: Economia do Desenvolvimento Prof
Construção civil: desempenho e perspectivas
Reunião de conjuntura setembro de 2010
O crescimento se mantém em 2008
Reunião de conjuntura 23 de Setembro de Reunião de conjuntura A cadeia em números: dados atualizados para 2009 A evolução recente da construção.
Construção civil: o desafio de sustentar o crescimento
INDÚSTRIA BRASILEIRA DE BENS DE CAPITAL MECÂNICOS
Preparado para Crescer Min. Guido Mantega
A INFLAÇÃO Saindo da recessão
Ilan Goldfajn Aurelio Bicalho Políticas Monetária, Fiscal e Choque Global: Análise Empírica da Dinâmica da Produção Industrial entre 2008 e 2012.
Indicadores Industriais
Ministro Paulo Bernardo
Assessoria Econômica da FEDERASUL
1 Março/2012 Produção Industrial de Janeiro 2012 Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos.
Sistema de Contas Nacionais SCN
Investimento e Expectativa de Lucros
Exercícios de fixação 1. A Tara's Têxtil vende atualmente o equivalente a R$ 360 milhões por ano, a prazo, e seu prazo médio de recebimento é de 60 dias.
Ciclos económicos e crescimento Prof. Jorge Mendes de Sousa
ANÁLISE DE MERCADO AULA 13
Perspectivas Econômicas para 2013: Brasil e Rio Grande do Sul.
22 de Outubro 2009 Desempenho do BNDES – 3º trimestre 2009.
Fonte: CONAB. Ano III Fevereiro de 2010 Balanço Mundial - Exportação, consumo mundial, estoques finais, exportações e importações (Milhões de t). Custos.
Economia Brasileira_26/02/2007
Desindustrialização: Qualificações,
Fonte: CONAB. Ano IV JUN/JUL de 2010 Balanço Mundial - Exportação, consumo mundial, estoques finais, exportações e importações (Milhões de sacas de 60.
República Federativa do Brasil 1 LDO 2005 GUIDO MANTEGA MINISTRO DE PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E GESTÃO Brasília 18 de maio de 2004.
Ano III Fevereiro de 2010 Máquinas Agrícolas Automotrizes – Vendas internas, exportações e produção (nacionais e importadas). Em unidades. Fertilizantes.
Parte II: Determinantes do Produto
C rise C omodismo C ircunstâncias . . .
Regime de Crescimento e Geração de Emprego como Determinantes Macroeconômicos da Desigualdade de Renda: uma análise para o caso do Brasil Miguel Bruno.
Medidas de Incentivo à Competitividade Min. Guido Mantega 05 de Maio de 2010.
Pesquisa Conjuntural do Comércio Varejista. Pesquisa Conjuntural do Comércio - São Paulo Estimativa de fechamento: 4,75% de crescimento em 2002; Crescimento.
1.
Desempenho da Indústria Catarinense RETRAÇÃO DA DEMANDA INTERNACIONAL -ENTRADA DE INVESTIMENTOS EXTERNOS -FUSÕES DE EMPRESAS -DESVALORIZAÇÃO DO.
1 Julho/2009 BNDES Balanço e Destaques 2009 * Presidente Luciano Coutinho 29 de dezembro de 2010 *dados provisórios.
Ministério da Fazenda Secretaria de Política Econômica 1 A CRISE MUNDIAL E SEUS EFEITOS NO BRASIL Nelson Barbosa Secretário de Política Econômica 2 de.
PRODUTO INTERNO BRUTO Bibliografia: Lanzana, Antonio Evaristo Teixeira. Fundamentos e atualidades. 3ªEDIÇÃO. EDITORA ATLAS.
Retrospectiva de 2009 e Expectativas para Cenário Externo Impacto da Crise no PIB e Comércio Mundial.
1 ABIMAQ Indústria de Máquinas e Equipamentos Indicadores Conjunturais Evolução Janeiro-Dezembro/08 Janeiro de 2009.
Macroeconomia.  Macroeconomia É o estudo dos agregados econômicos. Estudamos o comportamento de variáveis como produto, inflação, desemprego, consumo,
cenário e perspectivas
Indicadores Macroeconômicos
ECONOMIA CONCEITOS BÁSICOS.
“Tendências e Perspectivas da Economia Brasileira”
Uma pesquisa realizada por meio da parceria entre Duke University, Fundação Getúlio Vargas e CFO magazine 1 Perspectivas de Negócios na América Latina.
Evolução Recente da Economia Brasileira Henrique de Campos Meirelles 13 de Maio de 2004.
O BRASIL QUE ACELERA Reportagem da Revista EXAME nos Informa Que o País Vive o Melhor Momento Econômico das Últimas Três Décadas Conforme a Revista Está.
INFLAÇÃO. DEFINIÇÃO Inflação na economia significa a queda de mercado ou poder de compra do dinheiro, isso em decorrência da elevação em nível geral dos.
Seminário Internacional: A Nova Geração de Políticas para o Desenvolvimento Produtivo: Sustentabilidade Social e Ambiental Brasil: o novo impulso de desenvolvimento.
Investimento e Expectativa de Lucros De maneira similar que as expectativas futuras sobre a renda na hipótese da renda permanente as expectativas futuras.
Transcrição da apresentação:

Sobre pibinho, estoques e investimento dezembro 2012

Relembrando a ciência arcaica dos inventory cycles segundo Michael Evans Macroeconomic Activity: Theory, Forecasting and Control (1969)

...inventory investment has consistently fluctuated more than any other component of aggregate demand during recessions. For the 4 postwar recessions the average decline has been $10 bi in GNP and %7.4bi in inventory investment.

This pattern has ocurred in each postwar recession... Because of this fact, the postwar business cycles are often called inventory recessions.

Estoques USA

Essa crise resultou de um colapso da demanda, não qualifica como uma inventory recession ! acumulação desova Oscilação dos estoques industriais em resposta á crise de

acumulação desova Na acumulação var% vendas maior que var% produção Na desova var% vendas menor que var% produção Notar desova com aumento da atividade Isto caracteriza uma recessão de demanda

Estoques Brasil

desova acumulação Notar desova com redução da atividade Ciclo de estoques começou com pessimismo em 2008, mas foi reforçado por excesso de otimismo em 2010 Indústria de Transformação Isto caracteriza uma inventory recession

Analisando Brasil com sondagem qualitativa da CNI Pessimismo => sentimento estoques elevados => corte na produção Sentimento de estoques elevados Sentimento de estoques reduzidos Sentimento de estoques elevados

Variação de estoques calculada como Produção menos Licenciamento Nacional menos Exportação Caso da indústria automobilística. Desequilíbrio de estoques foi amplificado em ? Resultado dos estímulos fiscais e crédito e dos caminhões

Caso da produção de caminhões Forte acumulação de estoques em 2001como consequência do novo padrão Euro 5 para o diesel

Com Euro 5, venda de caminhão desaba 1 – JT 18/6/12 Houve um excesso de produção do Euro 3, avalia Arnaldo Brazil, da consultoria MSX International. Crente que haveria corrida às concessionárias, já que o novo caminhão ficaria entre 8% e 15% mais caro, todas as montadoras, que já estavam embaladas pela demanda mais forte no primeiro semestre, reforçaram estoques a partir de junho. A produção do setor bateu recorde, com 216,2 mil caminhões, 13,9% mais que no ano anterior.

Com Euro 5, venda de caminhão desaba 2 – JT 18/6/12 As vendas também foram as melhores da história, atingindo 172,9 mil unidades, alta de 9,6% ante De fato, houve antecipação de compras, mas abaixo do esperado. As empresas acreditavam que os estoques do Euro 3 durariam até março, mas já estamos em junho e ainda tem muito caminhão na rede, afirma Brazil. As montadoras informam ter estoques para 60 dias de vendas nos seus pátios e nas concessionárias, o dobro do considerado normal.

Investimento Brasil

Faturamento real cresce a 15%, produção cai 5% Indústria de Maquinas e Equipamentos

Indústria de Vergalhões Faturamento real cresce a 14%, produção cresce a 3%

IBGE calcula formação de capital pela ótica da absorção, isto é: Formação de capital = produção bens capital + produção insumos construção + importação de capital. Seria mais correto se fosse: Formação de capital = consumo aparente bens capital + consumo aparente insumos construção + importação de capital.

Comparando Contas Nacionais e Produção IBGE

Formação de Capital nas Contas Nacionais: IBGE FBK= Formação Bruta Capital FBKF = Formação Bruta Capital Fixo VdE= Variação de Estoques