Música nas Escolas O Sopro Novo e o caderno Aprendendo a Ler Música como uma ferramenta disponível
Por que Música nas Escolas é bom para o Brasil? Porque alimenta o mercado de instrumentos musicais Porque alimenta o mercado editorial do setor Porque estimula os compositores a criarem novos materiais que atendam a essa nova demanda Provoca a cadeia produtiva da música a repensar o que Manter, o que Recuperar e o que Aperfeiçoar.
Por que Música nas Escolas é bom para as Escolas de Música? Porque pode criar uma demanda maior de alunos para as escolas de música Cria a necessidade de se ter um profissional ou uma instituiçao especializada em educaçao musical para ajudar as escolas ( criar grupos de estudo) Pode aproximar as escolas de música de suas comunidades Obriga os profissionais da área a pensarem nessa nova realidade.
Realidade a ser enfrentada: Poucos professores com formaçao pedagógica em música Muitas escolas públicas e privadas a serem atendidas Ausência de conteúdo oficial a ser trabalhado nas escolas Grande oferta de trabalhos consistentes para ajudar na questao Professores ( não músicos) perdidos quanto ao caminho a seguir e que ferramentas utilizar
Como a Yamaha vem contribuindo com a Música nas Escolas? Através das atividades pedagógicas do programa Sopro Novo: Seminários de musicalizaçao através da flauta doce Workshops para instrumentistas e regentes de banda Recitais artísticos e didáticos do Quinteto Sopro Novo e dos artistas do Sopro Novo Bandas Publicaçao de material didático
Material didático O material didático é o mais rápido meio para contribuir diretamente com os professores em escala nacional. É a primeira ajuda que o professor leigo procura A Yamaha Musical do Brasil lançou através do Programa Sopro Novo 3 cadernos de repertório para flauta doce além dos cadernos de regência, saxofone, trompete e trombone Nesse ano lançou o Caderno Aprendendo a Ler Música e lançará os cadernos de Flauta Transversal e Percussao.
Caderno Aprendendo a Ler Música Faz parte da coleçao de cadernos Sopro Novo publicada pela editora Irmaos Vitale para atender especificamente professores do ensino fundamental que queiram aprender a flauta doce para usá-la como ferramenta de alfabetizaçao musical em sala de aula.
Metodologia Baseado em métodos ativos de musicalizacao e iniciaçao musical tais como:Orff, Kodaly, Willems e outros. Testado pelos monitores do Programa Sopro Novo durante 7 anos em 19 estados do Brasil e quase 100 cidades Vivenciado por mais de 3000 professores que vem utilizando com sucesso em sala de aula
Aprendendo a Ler Música Apresenta de maneira simples os passos que podem ser dados para compreender os conceitos musicais que promoverao a compreensao da necessidade de se dominar o código musical para registrar conhecimento, idéia e criaçoes musicais
Aprendendo a Ler Música Não pretende ser O Caminho, mas é um excelente caminho É descomplicado, ilustrado musicalmente através de CD e pode ser utilizado por professores de diversos instrumentos embora tenha sido pensado para ser utilizado com flauta doce
Segundo Edgar Willems “O importante não é o método e sim ter método”
Parafraseando Kodaly... “Que a Música seja para Todos”