Música nas Escolas O Sopro Novo e o caderno Aprendendo a Ler Música como uma ferramenta disponível.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ESCOLA ESTADUAL SENADOR FILINTO MÜLLER- ANGÉLICA/MS
Advertisements

Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
EJA vem se expandindo no país, ocupada por professores sem uma formação específica
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
Diante a Era Tecnológica.
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
Educação à Distância para Músicos de Filarmônicas
Vozes da Comunidade Márcia Campos Mestranda PPGEDU UFRGS Grupo de Pesquisa InovAval Coord. Profª. Denise Leite.
EDUCAÇÃO E PALEONTOLOGIA
A EJA trabalha com sujeitos marginais ao sistema de ensino e o PROEJA visa possibilitar-lhes acesso a educação e a formação profissional na perspectiva.
Livro didático 2011 Matemática. A Matemática no Ensino Fundamental Matemática forma de interação humana. Matemática modelo abstrato para compreensão e.
PRODUÇÃO DE ATIVIDADE Sucesso para o ensino-aprendizagem.
QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?
Profª Ivaneide Medeiros Nelson
Competência Leitora As práticas de leituras escolares são cruciais para o desenvolvimento da competência leitora dos alunos.
O Projeto Projeto educacional que tem como objetivo redimensionar as relações pedagógicas na escola de ensino médio por meio da formação continuada de.
Aprender ao Longo da Vida
EDUCAÇÃO PEDAGOGIA E PESQUISA Prof.ª Ms. Graça Ane Hauer
Formada por aproximadamente 100 pessoas com idade a partir de 14 anos de todas as camadas sociais, com predominância nas camadas menos favorecidas economicamente,
RELAÇÕES ENTRE ABORDAGENS DE APRENDIZAGEM E INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO
TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
Marcos Alexandre Barros
Objetivos Integrar os colaboradores do Sopro Novo
A sociedade civil enquanto ator fundamental no desenvolvimento das capacidades avaliativas Martina Rillo Otero Instituto Fonte para o desenvolvimento social.
Educação no contexto do Trabalho
COMO ORGANIZAR A ROTINA SEMANAL DO(A) COORDENADOR(A) PEDAGÓGICO(A)
Planejamento e Prática da Gestão Escolar.
Ensino Tradicional/Expositivo
Tecnologia e Educação.
Perfil do Profissional
Planejamento - Professor
PLANO DE CURSO E PLANEJAMENTO
SOPRO NOVO Programa de musicalização por meio da flauta doce
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Planejamento PNAIC 2014.
Motivação e Expectativas
O papel do conteudista.
Cja- Colégio Jorge Amado
1.
Sopro Novo Yamaha.
Disciplina: Estágio Supervisionado I
Aplicações tecnológicas no processo de ensino e aprendizagem: possibilidades, limites e perspectivas.
APRESENTAÇÃO O Projeto Musical Vox Gaudium (A Voz da Alegria), é realizado na cidade de Gurinhém/PB, desde setembro de 2010, apoiado pela Secretaria de.
História nas atuais propostas curriculares
Ciclo de videoconferências: Encontro Nacional de Alfabetizadores e Monitores CICLO DE VIDEOCONFERÊNCIAS Repasse do Encontro Nacional de Alfabetizadores.
Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
LENI MARIA ZAMBAN O ENSINO DA MATEMÁTICA E O USO DA CALCULADORA: EM BUSCA DE UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. SORRISO, MT.
Uergs-Licenciatura em Pedagogia, Tecnologia da Educação
A GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO PÚBLICA:
MARIA DO SOCORRO ANDRADE COSTA SANDRA REGINA CASTRO SOARES
OLIVEIRA, ROMUALDO AVALIAÇÕES EXTERNAS PODEM AUXILIAR O TRABALHO PEDAGÓGICO DA ESCOLA? (ARTIGO) 2008.
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
EaD Alunas: Carla Martins Prof: Zeila Miranda Juliana Carneiro
Estágio Supervisionado em História I Departamento de História
Desempenho dos alunos e professores em escolas com alta e baixa tecnologia "Desempenho dos alunos e professores em escolas com alta e baixa tecnologia".
OBJETIVOS GERAIS: Priorizar, na gestão de sua escola, a dimensão pedagógica do trabalho escolar, de modo a promover a função social da instituição. Identificar.
• Manejo – Formação – Professor.
Planejando através do cotidiano dos alunos AUTOR: Francisco Gerôncio Teófilo Filho COAUTOR: Francisco Raul Guimarães Xavier¹ O PIBID é uma política governamental.
ROTEIRO DE OBSERVAÇÃO Alunas: Aline Gonzaga e Elane
PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
3º Momento Resultados Simare 2014
1ª Formação de Professores Coordenadores
Por que o jornal na escola?
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
O uso da informática na educação é importante pois as crianças estão nascendo imersas no mundo digital.
 Introdução  Atividades desenvolvidas no Colégio Estadual Vital Brasil AS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NUMA ESCOLA PARCEIRA: RELATO DE UM LICENCIANDO EM.
Escolas Estaduais de Educação Profissional
CASE DE SUCESSO Escola de Ensino Fundamental São José.
Transcrição da apresentação:

Música nas Escolas O Sopro Novo e o caderno Aprendendo a Ler Música como uma ferramenta disponível

Por que Música nas Escolas é bom para o Brasil? Porque alimenta o mercado de instrumentos musicais Porque alimenta o mercado editorial do setor Porque estimula os compositores a criarem novos materiais que atendam a essa nova demanda Provoca a cadeia produtiva da música a repensar o que Manter, o que Recuperar e o que Aperfeiçoar.

Por que Música nas Escolas é bom para as Escolas de Música? Porque pode criar uma demanda maior de alunos para as escolas de música Cria a necessidade de se ter um profissional ou uma instituiçao especializada em educaçao musical para ajudar as escolas ( criar grupos de estudo) Pode aproximar as escolas de música de suas comunidades Obriga os profissionais da área a pensarem nessa nova realidade.

Realidade a ser enfrentada: Poucos professores com formaçao pedagógica em música Muitas escolas públicas e privadas a serem atendidas Ausência de conteúdo oficial a ser trabalhado nas escolas Grande oferta de trabalhos consistentes para ajudar na questao Professores ( não músicos) perdidos quanto ao caminho a seguir e que ferramentas utilizar

Como a Yamaha vem contribuindo com a Música nas Escolas? Através das atividades pedagógicas do programa Sopro Novo: Seminários de musicalizaçao através da flauta doce Workshops para instrumentistas e regentes de banda Recitais artísticos e didáticos do Quinteto Sopro Novo e dos artistas do Sopro Novo Bandas Publicaçao de material didático

Material didático O material didático é o mais rápido meio para contribuir diretamente com os professores em escala nacional. É a primeira ajuda que o professor leigo procura A Yamaha Musical do Brasil lançou através do Programa Sopro Novo 3 cadernos de repertório para flauta doce além dos cadernos de regência, saxofone, trompete e trombone Nesse ano lançou o Caderno Aprendendo a Ler Música e lançará os cadernos de Flauta Transversal e Percussao.

Caderno Aprendendo a Ler Música Faz parte da coleçao de cadernos Sopro Novo publicada pela editora Irmaos Vitale para atender especificamente professores do ensino fundamental que queiram aprender a flauta doce para usá-la como ferramenta de alfabetizaçao musical em sala de aula.

Metodologia Baseado em métodos ativos de musicalizacao e iniciaçao musical tais como:Orff, Kodaly, Willems e outros. Testado pelos monitores do Programa Sopro Novo durante 7 anos em 19 estados do Brasil e quase 100 cidades Vivenciado por mais de 3000 professores que vem utilizando com sucesso em sala de aula

Aprendendo a Ler Música Apresenta de maneira simples os passos que podem ser dados para compreender os conceitos musicais que promoverao a compreensao da necessidade de se dominar o código musical para registrar conhecimento, idéia e criaçoes musicais

Aprendendo a Ler Música Não pretende ser O Caminho, mas é um excelente caminho É descomplicado, ilustrado musicalmente através de CD e pode ser utilizado por professores de diversos instrumentos embora tenha sido pensado para ser utilizado com flauta doce

Segundo Edgar Willems “O importante não é o método e sim ter método”

Parafraseando Kodaly... “Que a Música seja para Todos”