Documentação Pedagógica - Narrativa e Avaliação Andrea Pires e Cristiana Pontes 2012
2004 Escola Internacional - IB 400 alunos EI EFI EF II Educação Bilíngue LP/LI
‘No fazer ESFERA, o registro assume papel de destaque, pois é compreendido como essência de um plano de ação que tem como finalidade o desenvolvimento do professor e do aluno’ Fundamentação Pedagógica ESFERA Video Reggio Emília
Como podemos revelar como as crianças pensam?
Trabalho em pequenos grupos: O que vejo… What I see… O que penso… What I think… O que indago… What I wonder…
Em duplas, compartilhar: Quais conexões que eu faço com minha prática pedagógica?
Blog da Turma Início: Portifólio da porta de sala, Hoje: online; Comunicação com os pais e incentivo para que as crianças contem o que acontece na escola; Compartilhar o processo de aprendizagem com as crianças e comunidade escolar;
Portifólio do Desenvolvimento Gráfico Avaliação da evolução do desenvolvimento gráfico dentro de um ciclo; Compartilhar com as crianças suas conquistas e metas;
Foto Álbum Compartilhar com os alunos conquistas e aprendizagens ao final de uma unidade de indagação; Utilizada para ilustrar o processo desenvolvido pelo grupo na reunião de pais; Dicas: focar no processo do que se quer registrar.
Diário de Bordo Planejamento da rotina escolar; Reflexão da prática pedagógica; Fonte de informação para ser compartilhado com a equipe de professores e pais;
Vídeo/ Áudio Registrar a evolução das habilidades de comunicação; Compartilhar com as crianças suas produções orais; Comparar a produção inicial e final;
Pautas de Observação Diferentes tipos e modelos – diferentes usos; Amostra do que pode ser aprimorado individualmente ou no grupo;
“Documentação é a prática de observar, registrar, interpretar e compartilhar por meio de uma variedade de recursos, os processos e produtos de ensino e da aprendizagem, a fim de aprofundar a aprendizagem” (Given, Kuh, LeeKeenan, Mardell, Redditt&Twombly, 2012, pág. 38)
THANK YOU! andrea.pires@escolaesfera.com.br cristiana@escolaesfera.com.br