Documentação Pedagógica - Narrativa e Avaliação

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Adaptações Curriculares Coordenadoria de Educação Especial
Advertisements

NOSSAS QUESTÕES Como se dá a perspectiva transdisciplinar na educação infantil? A escrita é um produto escolar? Porque ainda existe sociedade iletrada?
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
Adriana Azevedo Universidade Metodista de São Paulo
ELABORAÇÃO DE PROJETOS PROINFO INTEGRADO III
Revisão Unidade 01 Tecnologias na sociedade, na vida e na escola
Copyright © 2008, Intel Corporation. Todos os direitos reservados. Intel, logotipo da Intel, Iniciativa Intel Educação e o Programa Intel Educar são marcas.
PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA Ciclo de Alfabetização
SME/ DOT Educação Infantil Plano de ações 2009
Igor Uma escola do interior do Brasil decidiu acolher em suas aulas crianças surdas, dentre as quais Igor, um aluno vindo de uma escola especial para crianças.
Vídeo Educar – Rubem Alves
TAREFAS SOLICITADAS NO ÚLTIMO ENCONTRO
A IMPORTÂNCIA DA CRÔNICA NA LITERATURA BRASILEIRA,
A IMPORTÂNCIA DA CRÔNICA NA LITERATURA BRASILEIRA,
Programa aluno pesquisador
LÍNGUA PORTUGUESA.
WIDS © WTCSF 1999 A Bibliomed tem o prazer de apresentar...
Blog e Educação.
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
COMO ORGANIZAR A ROTINA SEMANAL DO(A) COORDENADOR(A) PEDAGÓGICO(A)
Planejamento e Prática da Gestão Escolar.
Ivoti.
PCNP Célia Núcleo Pedagógico de Jacareí
REUNIÃO ADMINISTRATIVA E PEDAGÓGICA
2º ORIENTAÇÃO TÉCNICA SAPEs PCNP DE EDUCAÇÃO ESPECIAL
O Uso Pedagógico do Blog
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
1° dia de aula Recepção.
A REALIZAÇÃO DA AUTOAVALIAÇÃO PELA ESCOLA
Diretoria de Ensino – Região de Santo André
As quatro metáforas e a busca de aumentar a variedade na sala de aula
REGISTROS.
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
III Encontro de Boas Práticas
Oficina de Apropriação de Resultados
Uniminas – União Educacional de Minas Gerais
Sugestão de Atividade:
Avaliação da Aprendizagem em Processo
Aluna: Fabiana Resende de Oliveira Professoras: Elsa Guimarães Oliveira Gilca dos Santos Vilarinho Agosto 2006 Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia.
Uniminas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Aluno: Letícia Maria de Freitas Professores: Gilca dos Santos Vilarinho Zeila Miranda Ferreira.
Língua Portuguesa: Mediação e Linguagem.
União Educacional de Minas Gerais Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Webfólio Anne Katarine Diniz Cardoso Gilca dos Santos Vilarinho e Zeila Miranda.
Avaliação EQUIPE GESTORA MLV.
CURSO DE HISTÓRIA EAD.
AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DO PAV
Fundamentos da Educação Comunitária Trilhas do século XXI Michel Metzger
Reafirmando Compromissos Ações Saresp 2014
GRUPO DE ESTUDOS PNAIC / 2014 ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
3ª Coordenadoria Regional de Educação
PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Currículo no ciclo de alfabetização: consolidação e monitoramento do processo de ensino e de aprendizagem UNIDADE 1 ANO 2 Aprofundando o tema 3- Avaliação.
1ª Formação de Professores Coordenadores
REPLANEJAMENTO 2015.
União Educacional de Minas Discente: Débora Luzia da Silveira Professoras: Elsa Guimarães Oliveira Gilva dos Santos Vilarinho Zeila Miranda Ferreira.
União Educacional de Minas Gerais Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Rosana Valéria de Oliveira Professoras: Gilca dos Santos Vilarinho Zeila.
ACOMPANHAMENTO E OBSERVAÇÃO EM SALA DE AULA
ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS
PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA – PAIC EIXO EDUCAÇÃO INFANTIL
Considerações iniciais
EMEF José Benigo Gomes. REFLEXÃO “PROFESSORA JULIANA” Após o projeto aprendi que ao preparar as minhas aulas devo levar em consideração o que os alunos.
Devolutiva do acompanhamento às UEs
O papel pedagógico do órgão gestor
Os programas da Iniciativa Intel® Para Educação são financiados pela Intel Foundation e Intel Corporation. Copyright © 2007 Intel Corporation. Todos os.
“Recomeçar. hoje é um bom dia para começar novos desafios
MARILUCIA FERREIRA. COMUNICAÇÃO: DIÁLOGO ESCOLA E FAMÍLIA OBJETIVO: REFLETIR SOBRE AS AÇÕES DOS RESPONSÁVEIS PELAS CRIANÇAS PARA CAMINHAREM COM OS OBJETIVOS.
BNCC: currículo, educação e língua portuguesa
Etapas da Pesquisa Etapas do Projeto de Pesquisa.
PRÊMIO GESTÃO ESCOLAR Reconhecimento do Conselho Nacional de Secretários da Educação (Consed) a projetos inovadores e gestões competentes na educação.
Transcrição da apresentação:

Documentação Pedagógica - Narrativa e Avaliação Andrea Pires e Cristiana Pontes 2012

2004 Escola Internacional - IB 400 alunos EI EFI EF II Educação Bilíngue LP/LI

‘No fazer ESFERA, o registro assume papel de destaque, pois é compreendido como essência de um plano de ação que tem como finalidade o desenvolvimento do professor e do aluno’ Fundamentação Pedagógica ESFERA Video Reggio Emília

Como podemos revelar como as crianças pensam?

Trabalho em pequenos grupos: O que vejo… What I see… O que penso… What I think… O que indago… What I wonder…

Em duplas, compartilhar: Quais conexões que eu faço com minha prática pedagógica?

Blog da Turma Início: Portifólio da porta de sala, Hoje: online; Comunicação com os pais e incentivo para que as crianças contem o que acontece na escola; Compartilhar o processo de aprendizagem com as crianças e comunidade escolar;

Portifólio do Desenvolvimento Gráfico Avaliação da evolução do desenvolvimento gráfico dentro de um ciclo; Compartilhar com as crianças suas conquistas e metas;

Foto Álbum Compartilhar com os alunos conquistas e aprendizagens ao final de uma unidade de indagação; Utilizada para ilustrar o processo desenvolvido pelo grupo na reunião de pais; Dicas: focar no processo do que se quer registrar.

Diário de Bordo Planejamento da rotina escolar; Reflexão da prática pedagógica; Fonte de informação para ser compartilhado com a equipe de professores e pais;

Vídeo/ Áudio Registrar a evolução das habilidades de comunicação; Compartilhar com as crianças suas produções orais; Comparar a produção inicial e final;

Pautas de Observação Diferentes tipos e modelos – diferentes usos; Amostra do que pode ser aprimorado individualmente ou no grupo;

“Documentação é a prática de observar, registrar, interpretar e compartilhar por meio de uma variedade de recursos, os processos e produtos de ensino e da aprendizagem, a fim de aprofundar a aprendizagem” (Given, Kuh, LeeKeenan, Mardell, Redditt&Twombly, 2012, pág. 38)

THANK YOU! andrea.pires@escolaesfera.com.br cristiana@escolaesfera.com.br