Introdução aos Princípios e elementos de design

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Figuras geométricas Se olhar ao seu redor, você verá que os objetos têm forma, tamanho e outras características próprias. As figuras geométricas foram.
Advertisements

E. M. Altina Olívia Gonçalves
A luz e a cor existem na realidade como componentes do mundo de sensações dos seres vivos.
INTRODUÇÃO À FOTOGRAFIA
ELEMENTO DA IMAGEM/LINGUAGEM VISUAL: COR
Monitor de Vídeo.
Cor Sensações da cores Tipos de cores Alguns termos técnicos
Paisagismo - Horticultura
Composição Fotográfica
Tricromia e aditividade
CONSTRUÇÃO DO CÍRCULO CROMÁTICO
COLÉGIO DOS SALESIANOS DE POIARES
Composição e Projeto Gráfico
Introdução É simples colocar a cor em projetos? Porque? - Complexidade.
Expressão Plástica Luz / Cor.
Editoração Eletrônica e Diagramação
Professor: Diones Charles
Percepção e Fund. Das Artes Visuais
Teoria da Cor.
Detalhando o Princípio da Estética
ELEMENTOS BÁSICOS DE COMPOSIÇÃO DE UMA IMAGEM
Composição e componentes (Classificação das cores)
Imagem: Cores.
EB23 Pe Vítor Melícias Estudo da Cor Rui Silva
Linguagem Visual com balões
FUSÃO DE IMAGENS DIGITAIS Prof. Dr. Antônio Nuno de Castro Santa Rosa.
Computação Gráfica - Cor
A COMPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA
A cor.
Cores: estímulo visual no PDV
Guilherme Defreitas Juraszek
2.3 COR NO DESIGN A cor não tem existência material e é considerada muitas vezes como apenas um fenômeno da luz Os seus estudos passaram pela filosofia,
As cores fazem parte do nosso dia a dia impregnadas de simbologia e significados. Na natureza estão distribuídas harmoniosamente inspirando o homem na.
Cor O que é a cor? Eugénia João.
A forma Tudo que observamos tem uma FORMA: uma mesa, uma cadeira, um barco, etc. São formas diferentes umas das outras. Há FORMAS NATURAIS criadas pela.
Educação Visual e Tecnológica Maria João Jacinto
ÓPTICA GEOMÉTRICA PREGOLINI.
Teoria das Cores Teoria da Cores de Leonardo da Vinci, são as formulações históricas contidas em seus escritos e reunidas no livro Tratado da Pintura.
R e p r e s e n t a ç ã o LEITURA E REPRESENTAÇÃO DO ESPAÇO.
COR Em que consiste LUZ-COR Análise dos círculos cromáticos COR-
TEORIA MUSICAL Iniciante
PORTIFÓLIO.
LEMA 1 Utilização de material concreto no Ensino de Matemática
COMUNICAÇÃO VISUAL E COMPONENTES
Elementos da Linguagem Visual LINHA
As cores complementares são as que no círculo cromático
As linhas estão paralelas? ou não ?
A IMPORTÂNCIA DA LUZ E O PROCESSO VISUAL
Constuções Geométricas Básicas
TIPOLOGIA E DESIGN.
No século XIX, o pintor Itten foi um grande estudioso da cor,
Layout.
DIAGRAMAÇÃO Colunas.
Teoria das cores.
Arquitetura como linguagem
Prof. Eduardo Paulon Girardi
Reflexão da Luz Espelho Plano.
Comportamento e Natureza da Luz
Instituto Gay Lussac Encontros com a Arte Profª Ana Lúcia Rubens.
Professor: Diones Charles
COR E LUZ.
Luz.
Cores e brilho Corrosão e Proteção Anticorrosiva
A Cor 28/04/2017.
Artes Visuais A COR Parte 1 Prof. Magno Anchieta.
AULA 6: Composição- sistemas ordenadores Professora: Geórgia Feitosa
ÓTICA GEOMÉTRICA caminho dos raios de luz PRINCÍPIOS DA ÓTICA GEOMÉTRICA Propagação Retilínea reversibilidade independência do caminho ótico CLASSIFICAÇÃO.
Educação Visual e Tecnológica Elementos Visuais da Forma
Cores.
Prof.: Raphael Carvalho. ÓPTICA GEOMÉTRICA É a parte da Física que estuda os fenômenos relacionados com a luz e sua interação com meios materiais quando.
Transcrição da apresentação:

Introdução aos Princípios e elementos de design

O que são os princípios e elementos de Design? Avaliam a impressão estética da composição de um “design”. O “design” é a organização de materiais para um fim específico, utilizando um vocabulário para aplicar nas decorações de balões. Também é utilizado em decorações de interiores, arte floral, etc.

Ponto Focal O ponto único no design onde concentra um único item de interessem onde todos os demais materiais parte ou convergem

É a área destinada ao desenvolvimento do design Área Focal É a área destinada ao desenvolvimento do design

Elementos de DESIGN São os componentes interpretativos usados a critério do profissional para a criação de estilos variados: forma, linha, espaço, textura e cor. São atributos físicos que ganham maior efeito quando aplicados em harmonia com os princípios do design.

FORMA É a visão externa formada através dos materiais de uma composição. Sendo a forma tridimensional, ela possui os 3 eixos, ou seja, altura, largura e comprimento Redonda Triangular Oblongo Quadrada

Redonda Na forma redonda, todos os materiais são agrupados como se estivessem dentro de uma esfera. O peso visual deve ser igualmente dividido ao redor do eixo central de forma a ser apreciado de todos os ângulos.

Triangular O formato triangular deve ser apreciado de frente – apresenta apenas um lado. Entretanto, no segmento de balões, é possível a montagem de peças decorativas na forma triangular com visual atraente nas duas faces.

Oblonga Design de estrutura alongada, horizontal e baixa. São perfeitos para serem usados como centros de mesa; sua linha baixa não compromete a visão entre as pessoas à mesa.

LINHA A linha constitui a estrutura básica de cada design criando o caminho visual a ser seguida.

Linha Crescente É uma porção do círculo, um semicírculo. O movimento suave criado pela linha curva cria a estrutura de uma lua crescente.

Curva de Hogarth No formato da letra “S”, é uma referência a partir do conceito “Line of Beauty”, criado pelo pintor inglês William Hogarth (1697 – 1764) que a descreveu “como a base para todo sucesso em design artístico”

ESPAÇO É a área tridimensional definida pela estrutura do design (comporta toda área dentro e ao redor da composição). Espaço Positivo: É a área dentro de uma composição ocupada por um material  Espaço Negativo: É a área vazia, o espaço aberto que fica entre os materiais de uma composição

TEXTURA A textura refere-se à propriedade do material através do qual é conferido o aspecto de sua superfície. A textura pode ser rústica ou delicada, lisa ou áspera, brilhante ou opaca. A combinação de diferentes texturas de forma harmoniosa pode trazer mais pontos de interesse na composição do design de arte com balões.

Cor Cor é o reflexo da luz sobre uma superfície que é sensibilizada através dos nossos olhos. Este é o elemento visual de maior efeito; transmitindo energia e criando sensações.

Roda de cores Cores Terciárias ou Intermediárias São as cores criadas a partir da combinação de uma cor primária com uma cor secundária. Cores Secundárias Cores Secundárias Cores Primárias Cores Secundárias

Define-se pela intensidade total de uma cor (a cor determinante). Matiz Define-se pela intensidade total de uma cor (a cor determinante). Valor O valor de uma cor depende da quantidade de branco, preto ou cinza que é misturado com o matiz.

Exemplo: Matiz Róseo + Branco = Rosa Claro + Cinza = Rosa médio + Preto = Rosa Escuro (Pink)

Na composição de um trabalho, é possível a combinação de cores através de um critério: A Harmonia das Cores

Harmonia Monocromática É obtida usando tonalidades claras, médias e escuras do mesmo matiz. Exemplo: Matiz Azul A harmonia é apresentada combinando os três valores diferentes de azul Azul Marinho Azul Royal Azul Baby

Harmonia Análoga Na harmonia análoga, uma cor primária é combinada com uma cor adjacente na escala de cores. Na escala de cores, com 12 tonalidades, as harmonias de cores análogas ocorrem em um ângulo de 90 graus

Harmonia Complementar Nesta combinação são utilizadas duas tonalidades diretamente opostas na escala de cores. Esta composição encanta pelo efeito surpresa. Exemplo: Azul e Laranja, Verde e Vermelho

Harmonia Triádica É a mistura de três tonalidades formada pela figura de um triângulo sobre a Roda de Cores. A mudança de seus valores devem sempre obedecer à harmonia tríade. Exemplo: Azul, Vermelho e Amarelo

Princípios de Design São conceitos que descrevem a qualidade estética do trabalho. São definidas através da unidade, proporção, escala, equilíbrio, ritmo e harmonia. Como são formuladas a partir de idéias e conceitos, não existem fisicamente.

Unidade

Unidade É a integração de todos os acessórios de uma composição convergindo para uma ideia central

Proporção A Proporção se refere ao tamanho comparativo entre os materiais utilizados na composição: quantidade de balões, acessórios e suas dimensões Escala A Escala se refere ao tamanho do design em relação ao local em que será colocado.

Equilíbrio

Equilíbrio

Equilíbrio

Equilíbrio Equilíbrio Simétrico: É caracterizado pelo peso visual igual em cada lado da linha central imaginária cortada verticalmente. Essa linha divisória pode revelar materiais diferentes em cada lado e, ainda assim, apresentar um peso visual igual em ambos os lados - simetricamente equilibrado. Equilíbrio Assimétrico: Ocorre quando um peso visual desigual aparece em um dos lados da linha central imaginária.

Ritmo O ritmo no design deve expressar movimento, criando uma trilha visual estimulante. Pode ser produzido pela repetição de um elemento com intervalos regulares ou irregulares. A cadência do ritmo pode ser executada em linha, forma, cor, espaço entre os balões ou pela simples repetição de curvas ou planos dentro de uma composição.

Harmonia

Harmonia A harmonia define-se pela qualidade estética do conjunto final do trabalho que deve ter um visual agradável aos olhos do observador. Pode ser apreciadas através da composição de cores, texturas, forma, tamanho, elementos similares ou contrastantes

Muito obrigado