Economia da dádiva e redes sociais na internet

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Trabalho 2 – Sistemas de Informação e Tecnologia Indústria Fonográfica
Advertisements

Sistemas da Informação e Tecnologia Indústria Fonográfica Prof. Luciel Henrique de Oliveira Trabalho 2 - Alexsandra Amicucci.
Tutorial Video Cast (YouTube) e Podcast (Goear)
Presença na internet.
Alex Sandro Souza de Oliveira BOA TARDE 10/04/2010.
ESTADO DO PARANÁ NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE GUARAPUAVA.
Internet cria a economia do gratuito
WEB 2.0 Ellen Spíndola / Francisco Brasil UNIEURO - 5° Semestre
Internet Kevin, Crislaine, Lorena.
Comunicação na Internet e a sua utilização para o fortalecimento das comissões de saúde e segurança no trabalho.
Visão: Conectar pessoas para um mundo melhor
As vantagens da internet
Ad Monster Easy and smart sharing.
Seminário de Treinamento da Equipe Distrital
2010. Conteúdo pode ser livremente usado sem edição 1 CRIANÇA MAIS SEGURA NA INTERNET Como educar.
Prof. Dejair Priebe Ferreira da Silva. CONVERSANDO SOBRE O CAMINHO A SEGUIR Novas atividades, novas funções A Internet comercial provocou o surgimento.
A Revolução das Mídias Sociais
Eu quisera que encontrasses nos meus olhos,
Nathalie Giachini Abril O Problema Comercialização ilegal de música através de softwares, ignorando o pagamento de direitos autorais (copyright)
Empresa Empresarial Pontes Corporate Center Recife - PE - Boa Viagem - Sala 1710 e 1607.
VOCÊ QUER SABER COMO PODE: encantar seus clientes?
PROJETO VOLUNTARIANDO-C
Projeto WayApply.com – módulo 1 Conceito: É um aplicativo web com o objetivo de capturar determinadas informações para gestão do conhecimento da área de.
seminário: redes sociais, os professores e o ensino
Caso: Será que a indústria fonográfica consegue mudar o ritmo?
Agosto 2008 :: CDN INTERATIVA :: TODOS OS DIREITOS RESERVADOS :: Web, mídia social e administração pública Agosto 2008.
Treinamento para Professores
O que as escolas (ainda) não ensinam?
WEB 2.0 Bruno Santos Isaías Jezer Leandro Zacarias Ricardo Kubota.
Tópicos Avançados de Redes de Computadores Prof. Fabiano Sabha.
Texto 1 Imagine que, ao navegar em uma página da internet especializada em orientação vocacional, você encontra um fórum criado por concluintes do Ensino.
Colaboração e co-criação em redes sociais. Retomando Na última aula, vimos que o conteúdo em uma rede social deve: Ter conteúdo atrativo Ter conteúdo.
Desafio virtual Descubra se você está on-line ou off-line quando o assunto é internet Entrar Conte os acertos!
REDES SOCIAIS.
Matricula: U4R8V9. Perfil da Geração Y Integrados Globais e conectados Conscientes e críticos Comportamento é diretamente influenciado pelo grande volume,
O QUE É UM APLICATIVO? A diferença entre um aplicativo e um site é que o aplicativo é instalado em Tablets e Smart Phones através da Apple Store e Google.
Aprendizagem com computador Domínio técnico e pedagógico não deve acontecer separadamente. Educador – deve indagar se o uso do computador está ou não contribuindo.
Web 2.0: oportunidades de ouro para o setor joalheiro.
Projeto de Rede Social para Músicos. Daniela Pires Francisco Cruz Thiago Gusmão Vinicius Macedo Consultoria e Tecnologia Web – CTW 05.
 O Hipertexto é um texto em formato digital, na forma de blocos, textos, palavras, imagens ou sons.  O Hipertexto se dá através de links.
O FICINA III – J ORNALISMO D IGITAL As mídias sociais e o jornalismo Dalila Santos –
A Internet & As Redes Sociais Marcos Cardoso
Curso: ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS Disciplina: INFORMÁTICA E SOCIEDADE – Docente: YURI BASTOS WANDERLEY Trabalho coletivo sobre organizações.
Aula : Pág : Data: a jan B Turma: Instrutor: Ricardo Paladini Matos 2503-B Elielso Dias O que é marketing;
Análise Outubro| 2014 O destaque continua sendo a produção de posts institucionais por meio de uma linguagem adaptada aos #BIClovers, focando em assuntos.
MARKETING 2.O Parte I - Continuação Prof. Dr. José Francisco Resende.
Documento produzido pela equipe de Comunicação Digital G&A
A Revolução da Internet.
Slides desenvolvidos com base no livro de Recuero
Curso: ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS Disciplina: INFORMÁTICA E SOCIEDADE – Docente: YURI BASTOS WANDERLEY Trabalho coletivo sobre organizações.
Buscadores na Web: um enfoque no Google.
e Gtalk: Perfil no orkut: Projeto Plural Blog: Cleiton.
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “Júlio de Mesquita Filho” UNATI - Marília Vídeos na Web: um enfoque no Youtube Aula 10.
O que é Web 2.0?. Web 2.0 Há alguns anos, os sites eram disponíveis como livros: as pessoas acessavam, liam e viam o que era de seu interesse; Hoje os.
L i g u e o S o m 10 ROSAS PARA VOCÊ Eu te dou…
Relatório de Comunicação Digital da Afeevas FEVEREIRO.
Inclusão Digital Unidade III Profª. Esp. Ana Paula Maciel.
Números Brasil 9º país em IP único. Acesso limitado de 256kbps Japão com conexão de 100Gbps fonte Akamai.
CIRCUITO CÂMERA COTIDIANA CURSO DE QUALIFICAÇÃO DE MULTIPLICADORES - julho/agosto 2013 A cada ano, uma equipe de 15 Multiplicadores passa por um curso.
Mídias Sociais e Conteúdo. O que são Mídias Sociais? No contexto de marketing de internet, mídias sociais se referem a grupos com diversas propriedades,
"Web 2.0 é a mudança para uma Internet como plataforma, e um entendimento das regras para obter sucesso nesta nova plataforma. Entre outras, a regra mais.
PROJETO PRODUÇÃO SERTANEJA
Comunicar na Internet Informar Procurar Monitorar Encontrar oportunidades Escutar.
Facebook, Twitter, Instagram e Youtube Certamente, você já ouviu falar de alguma destas redes sociais e, por algum motivo, faz parte de pelo menos uma.
 Facebook: 1,15 bilhão de usuários únicos YouTube: 1 bilhão Qzone: 712 milhões Sina Weibo: 500 milhões WhatsApp: 350 milhões Google+: 327 milhões Tumblr:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “Júlio de Mesquita Filho” UNATI - Marília Buscadores na Web: um enfoque no Google. Aula 07.
CIÊNCIA NAS NUVENS MATERIAL CIÊNCIA NAS NUVENS. POLÍTICA NA REDE RECORDE DE INTERAÇÕES NAS REDES NO BRASIL CIÊNCIA NAS NUVENS MATERIAL CIÊNCIA NAS NUVENS.
Empresa: Papel Pinel.   A empresa necessita de visibilidade no momento, e busca mecanismo de alavancar os negócios.  Deste modo criar fanpages em redes.
Uma empresa que oferece à você, os benefícios de vender na internet seus próprios produtos, divulgar serviços, criar anúncios.
Aula : Pág : Data: a jan B Turma: Instrutor: Ricardo Paladini Matos 2503-B /04/2013 Elielso Dias  O que é o Myspace  Criar.
Transcrição da apresentação:

Economia da dádiva e redes sociais na internet Marcio Gonçalves Twitter: @marciogoncalves

Como também é conhecido ... Economia do dom Economia da doação Cultura da dádiva Economia da dádiva

Economia da dádiva é ... Forma de organização social na qual os membros fazem doações de bens e serviços valiosos, uns aos outros, sem que haja, formal ou explicitamente, expectativa de reciprocidade imediata ou futura. Todavia, a obrigação de reciprocidade existe, não necessariamente envolvendo as pessoas, mas como uma corrente contínua de doações.

A quem devemos este conceito?

A economia da dádiva diante da economia mundial contemporânea Adoção

A economia da dádiva diante da economia mundial contemporânea Sexo Não deve haver troca de dinheiro envolvida no processo

A economia da dádiva diante da economia mundial contemporânea Doação de órgãos

A economia da dádiva diante da economia mundial contemporânea Bancos de sangue

A economia da dádiva diante da economia mundial contemporânea Software livre

A economia da dádiva diante da economia mundial contemporânea Ciência

A economia da dádiva diante da economia mundial contemporânea Família

A economia da dádiva diante da economia mundial contemporânea Festas

A economia da dádiva diante da economia mundial contemporânea Informação A informação é um bem particularmente bastante adaptado a economias de doação. Por um lado, a informação pode ser transmitida e copiada praticamente a custo zero; por outro, a informação é o que se chama de bem não rival

A economia da dádiva diante da economia mundial contemporânea Internet

A Internet é provavelmente o exemplo mais bem sucedido de uma economia de doação aplicada à informação. A grande maioria dos milhões de páginas existentes está disponível para consulta gratuita, sem que os autores recebam qualquer pagamento derivado dessa consulta. A Wikipedia é um ótimo exemplo desse conceito: a enciclopédia on-line é gratuita e foi construída inteiramente por contribuições de milhares de voluntários, estando disponível a sua edição a qualquer internauta que queira contribuir com informação adicional.

Você já inseriu conteúdo na wikipédia?

Mas, afinal, como aplicar isso nas estratégias de relacionamento nas redes sociais? Na música ... Banda de rock Radiohead, que distribuiu seu 7º álbum, In Rainbows, em 10 de outubro de 2007, em formato digital para seus fãs escolherem qual preço gostariam de pagar. Conhece outros casos?

Reclamação ~ Poesia ~ Senso de humor

A reciprocidade

Relacionamento digital A riqueza contida na Wikipédia, nos softwares livres, nas plataformas de compartilhamento musical ou no YouTube não se deve apenas aos extraordinários meios técnicos oferecidos pela conexão em rede de computadores e “smart phones” cada vez mais poderosos e baratos. O mais importante, e o que faz desses exemplos parte do processo de construção de uma nova economia, são seus fundamentos sociais.

Eu tuíto, tu tuítas, ele tuíta, nós tuítamos ...

Te cutucaram?

Cutuca também!

Até amanhã ... Agradecimentos: Alexandre Bessa, You Tube, Vdownloader, Facebook, Twitter e Google Imagens.