Anthony van Dyck.

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Transcrição da apresentação:

Anthony van Dyck

Anthony van Dyck 22/3/1599 - 9/12/1641 Clique

Júpiter e Antíope, Museum voor Schone Kunsten, Ghent, Bélgica

1621- 22 - Susana e os Anciãos, Alte Pinakothek, Munique, Alemanha Anthony van Dyck nasce vinte anos depois de Rubens e morre logo depois dele. É seu aluno directo e colaborador. Aos vinte anos de idade, faz estágio em Londres, na corte de Carlos I. Em 1621, está em Génova; depois em Roma, Florença, Veneza e Turim. Em contacto com a pintura italiana, dá preferência a Ticiano e a Correggio. O seu amor pelo retrato, que promana da melhor tradição flamenga, devia aperfeiçoar-se na Inglaterra, principalmente depois de 1630, quando, por iniciativa de Carlos I, é nomeado pintor da corte. 1621- 22 - Susana e os Anciãos, Alte Pinakothek, Munique, Alemanha

Mas, desde o período genovês, van Dyck havia dado provas soberbas, com retratos de corpo inteiro, em tamanho natural; firmes, no domínio decoroso dos gestos; agudissimos, em sentido psicológico, os lineamentos dos semblantes pálidos e das mãos luminosas. O belo retrato da Marquesa Grimaldi (Washington, Galeria Nacional), onde a figura se move no fausto dum ambiente que o servo mouro exalta, sustentando o alto guarda-sol vermelho e ainda outros retratos do artista são de implantação imponente. Neste, a senhora detém-se, no seu lento caminhar,atenta à aparência grandiosa do vestido de veludo, sobre o qual floresce a fisionomia vagamente pensativa, e do qual se destaca o gesto artificioso das mãos. 1623, Marquesa Elena Grimaldi, National Gallery of Art, Washington, DC, USA

1629 – A Visão de Santo António, Pinacoteca, Roma, Cidade do Vaticano

1632, Auto- Retrato com um Girassol - Colecção Particular

1632 - Carlos I e a Rainha Henrietta Maria com Carlos, Príncipe de Gales, e a Pricesa Maria, Buckingham Palace, Colecção Real, UK

1635, Carlos I, Rei de Inglaterra, na Caça Louvre, Paris, França A realeza de Carlos I é inteiramente exaltada no Retrato de Carlos I ( Paris, Louvre ), obra emocionante pela síntese feliz dos módulos e dos elementos imponderáveis de espontaneidade. A sigla da implantação está fixada no passo, na linha do braço ao lado e no voltar-se repentino da cabeça que sustenta o chapéu de abas largas, negras, em função da coroa real. Anthony van Dick abandona-se à magia sérica do crepúsculo longínquo, das árvores contra a luz, do bosque cálido, do cavalo munido de crineira cor de ouro, para inflamar os brancos-azuis, os vermelhos, os louros do traje de caça do soberano com pinceladas impregnadas de luz, superpostas, para transparência. 1635, Carlos I, Rei de Inglaterra, na Caça Louvre, Paris, França

Museu do Prado, Madrid, Espanha 1635 - 40,Retrato Equestre de Carlos I, Rei de Inglaterra, Museu do Prado, Madrid, Espanha

1635-36, Carlos I em Três Posições – Castelo de Windsor, Colecção Real, UK

1637, Os Filhos de Carlos I – Castelo de Windsor, Colecção Real, UK

São também desta época os encantadores retratos infantis como o conhecido de Os Filhos de Carlos I ( Turim, Galeria Sabauda ). Aqui, no esplendor sérico das roupagens claras das crianças, do pelame do cachorro, do tapete e das flores, da própria paisagem que serve de fundo, põe-se em relevo a timidez fisionómica das crianças quase estupefactas por aquela grande pose. A maior experiência retratística é executada por van Dyck em Londres, não somente para a corte, mas também para uma ampla coorte de nobres e dignitários – todos ansiosos por ver, transfigurado no módulo de elegância, senhorilidade e destaque vandyckiano, o próprio semblante de aspecto costumeiro. Deste retrato, ou de outros, de van Dyck recebeu impulso toda a retratística inglesa do setecentismo. cd

1638, Retrato de uma Rapariga como Erminia Acompanhada por Cupido, Colecção do Duque de Marlborough, Oxfordshire, UK

1639 – 1640, Cupido e Psique, Colecção Real, Castelo de Windsor, Londres, UK

Formatação: Anabela de Araújo Créditos: Fundo musical: Serenata - Enrico Toselli (1883 - 1926 ) Pesquisa e produção: Anabela de Araújo e Mario Capelluto Formatação: Anabela de Araújo mario.capelluto@terra.com.br http://www.sabercultural.com

Fim Sair