Luci Mendes Bonini Maurício Chermann

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
UFBA/ISC-PISAT SESI-DN FIEB/IEL
Advertisements

Em Busca de um Novo Modelo de Aprendizagem Organizacional.
PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Portal do Professor SEED/MEC
Maio / 2006.
Cristiane Alperstedt Fernanda Furuno Luciana A. Santos
1. 2 Pearson Education do Brasil Editora educacional de alcance mundial No Brasil, publica nas áreas universitária, de ensino de inglês, negócios e informática.
Casa Civil Ministério da Educação Universidades Públicas Empresas Estatais República Federativa do Brasil Ministério da Educação 4° Seminário Nacional.
Pontifícia Universidade Católica
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Tutor: Profº Carlos Roberto das Virgens
Universidade de Aveiro
Bacharelado em Sistemas de Informação. Sistemas de Informação Tecnologias da computação, comunicação e informação, em conjunto com recursos da administração,
Bacharelado em Sistemas de Informação
MESA REDONDA EAD NA UNIVERSIDADE.
Fórum Permanente de Desafios do Magistério – Uso de Mídias -
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 12
Metodologias para a educação a distância no contexto da formação de comunidades virtuais de aprendizagem Ambas as modalidades a presença possa estar relacionada.
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ
e-ProInfo Ana Christina de Oliveira Bringuente Ariane Nunes Reis
E-ProInfo Ana Christina Bringuente
Andréa Valéria Steil Gerente de Processos
DISCIPLINA: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
PRÁTICAS TUTORIAIS EM EAD: REFLEXÕES ACERCA DA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO
FGV ONLINE Programa de Educação a Distância da Fundação Getulio Vargas.
Para onde caminhamos na Educação a Distância
Docência Universitária e Programas de Aprendizagem on line
Gerenciamento de Ambientes Virtuais de Aprendizagem
Curso de Especialização Tecnologias em Educação
PROGRAMA NOVAS TECNOLOGIAS – NOVAS POSSIBILIDADES
ADEMILDE SILVEIRA SARTORI
Coordenadoria de Tecnologias Educacionais
AD EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Conceitos e Gerações de EAD
CURRICULO +.
PROJETO SALA VIRTUAL Superintendência Pedagógica - SUPED
A Educação a Distância é possível?
MODELOS DE USOS DE TECNOLOGIA DIGITAL PARA INOVAÇÕES NA EDUCAÇÃO LEC/IP/UFRGS BRUSQUE, agosto 2009 LEA DA CRUZ FAGUNDES “A INCLUSÃO DIGITAL NAS ESCOLAS.
3º ENCONTRO DE FORMAÇÃO COM ESCOLAS PRIORITÁRIAS
Pós Graduação em Docência do Ensino Superior
Modelo e desenho pedagógico UnisulVirtual
Estratégias de actuação: Articulação curricular
Sistemas de Gerenciamento de Educação a Distância Prof. Silvia Helena Cardoso Prof. Renato M. E. Sabbatini.
CIAED 2014 Integração das modalidades a distância e presencial por meio da virtualização Roberto Iunskovski.
OBJETIVOS Apresentar a metodologia de ensino das disciplinas on-line. Fornecer informações acadêmicas referente as disciplinas on-line.
UniCNPL UniCNPL Universidade Corporativa da Confederação Nacional das Profissões Liberais.
Curso de Capacitação em Educação a Distância
Sistemas de Gerenciamento de Educação a Distância Prof. Silvia Helena Cardoso Prof. Renato M. E. Sabbatini.
Formação de Tutores a Distância
Docentes y Tecnologías de Información y Comunicación.
IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
Coordenadorias Regionais de Educação Departamento Pedagógico Divisão de Gestão da Aprendizagem Central de Apoio Tecnológico à Educação.
Laboratório de Ensino a Distância
A GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO PÚBLICA:
FORMAÇÃO DE PROFESSORES MULTIPLICADORES Sonia Schechtman Sette Brasília, 18– Seminário e-ProInfo – A Educação sem Distância Mesa Redonda – EAD na.
Educação à Distância (ED) O Que É ? Filosofia Tipos de Educação à Distância Educação à Distância na Internet Cursos Existentes na WWW Tecnologia utilizada.
O que é Groupware Tecnologia baseada em mídia digital que dá suporte às atividades de pessoas organizadas em grupos que podem variar em tamanho, localização.
Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Curso Online Planejamento Estratégico Desenvolvedora: Lílian.
Abordagem Colaborativa à Gestão do Conhecimento: Soluções Educativas Virtuais Adelino António Peixoto Fernandes Amaral Universidade Portucalense Porto,
Conceitos e Fundamentos da Educação a Distância
Linha 2 – Edital 15/CAPES Edital UFRGS EAD nº 13 Oferta de disciplinas com uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e disciplinas a distância.
Regulamentação da Educação a Distância Sérgio Roberto Kieling Franco SEAD/UFRGS.
1° Encontro.
Questionário do Estudante Enade
UNIVERSIDADE EDUARDO MONDLANE
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 11.
O que o aluno precisa saber para estudar na modalidade EaD:  Ele é o principal responsável pelo seu aprendizado.  As disciplinas são ofertadas em um.
PDU Quem somos? Assessoria de Educação a distância – AEDI Criação: Resolução 66 2 de 31/03/2009 Missão: Coordenar as ações decorrente da política.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA Salvador, ABRIL DE 2014 Fonte: PACC / UFBA – CURSO MOODLE PARA PROFESSORES.
Novas Tecnologias para Educação Superior e os Procedimentos de Ensino Apuena Vieira Gomes Secretaria de Educação a Distância – SEDIS Universidade Federal.
Transcrição da apresentação:

Luci Mendes Bonini Maurício Chermann O ensino intermediado pela tecnologia: a experiência da UBC – a EAD complementando o ensino presencial Luci Mendes Bonini Maurício Chermann

Conteúdo Legislação Universidade virtual: conceito, estratégias e alcances A experiência da UBC chermann & bonini

As conferências regionais e mundial sobre educação superior África América do Norte América Latina e Caribe Declarações Planos de Ação Conferência Mundial Declaração e Plano de Ação Mundiais Ásia e Pacífico El proceso de reflexión cumplió sus objetivos de concertar y movilizar a la comunidad académica y además sirvió como punto de partida de otro proceso, mas orientado hacia la acción. Las actividades del programa UNITWIN también sirvieron de factor propulsor de esta tendencia. Se consideró necesario hacer un balance de los procesos de reflexión representados por las reuniones regionales y los de acción, concretados a través del programa UNITWIN, para llegar a una nueva formulación del desarrollo de la educación superior hacia el logro del objetivo que iba a constituir el valor esencial a alcanzar por la comunidad académica: la transformación de la educación superior, para convertirse en factor proactivo en el contexto y proceso de la globalización de la sociedad mundial. Con ese objetivo en mente, la UNESCO concibió un programa de conferencias sobre educación superior, a efectuarse en todas las regiones del mundo, mas estructurado que el proceso de reflexión y mas orientado hacia la formulación de propuestas y estrategias concretas para la transformación. Las declaraciones, informes y planes de acción emanados de esas conferencias, habrán de constituir el insumo básico para la Conferencia Mundial sobre Educación Superior, a celebrarse en París en 1998. Europa Países Árabes chermann & bonini

Identificaram muitos desafios para a educação superior e recomendaram várias linhas de ação: velhas e novas ações Implementar a educação superior Melhorar a qualidade Torná-la mais acessível, dar-lhe maior cobertura demográfica Ser mais pertinente às demandas da sociedade Ser permanente e independente do tempo e do espaço Centrar-se no estudante Baratear o custo chermann & bonini

LEGISLAÇÃO Dec. 2494 Portaria 301 Parecer 796/00 LDB 9394/96 art 80: programas de ensino a distância em todos os níveis Dec. 2494 Portaria 301 Parecer 796/00 chermann & bonini

Universidade Virtual O virtual: entre o real, o atual e o possível (Pierre Lévy). Tecnicamente, a virtualização é uma representação numérica digital de objetos, fenômenos e processos do mundo real O produto da virtualização são objetos virtuais que têm existência num espaço eletrônico que é recriado pelo ser humano através de computador chermann & bonini

Era do conhecimento Conhecimento – deriva da informação, da mesma forma que informação deriva de dado. Transformamos dados, organizando-os de modo a criar informação. A transformação da informação em conhecimento se dá por meio de : analogias, julgamentos, justaposição, análise, síntese etc chermann & bonini

O resultado é um campus virtual com seus espaços virtuais Laboratório Virtual Aula Virtual Biblioteca Virtual (Conservação e Intercâmbio) Equipe Transdisciplinar chermann & bonini

Equipe Transdisciplinar Equipe técnica Equipe de Web Equipe docente: Professor-desenvolvedor Professor-instrutor Professor-tutor Psicólogos e pedagogos chermann & bonini

A experiência da UBC Disciplinas com maior número de reprovados Planejamento da ação O aluno se perdia da sua turma inicial Recuperação nas férias – qualquer tempo e qualquer lugar chermann & bonini

Regras estabelecidas Reprovação por nota e não falta Recuperação no período de férias Professor titular: currículo condensado, já que o aluno assistiu às aulas Orientação para o uso do software (tutor) Aulas virtuais com o professor-instrutor Entrevista com tutor depois de concluído o curso Prova final presencial Correção da prova pelo professor titular chermann & bonini

Portal Eabra chermann & bonini

Portal Eabra A Equipe Transdisciplinar diante do Universite Curso de Formação de professores Desenvolvimento de programas (20% das disciplinas a serem oferecidas em 2002) chermann & bonini

Universite - ambientes virtuais Sala de aula Secretaria Administração Ferramentas de comunicação: chat, fórum, faqs, quadros de aviso Relatórios chermann & bonini

Na sala de aula o aluno encontra todas as etapas do seu curso desde o conteúdo programático até suas avaliações. chermann & bonini

É na secretaria que o aluno procura as informações necessárias para sua matrícula, a oferta de disciplinas, o quadro de notas, o quadro de avisos etc chermann & bonini

A Administração do Campus é o nível reservado para Chefes de Departamento, Coordenadores e Diretores. É neste ambiente que se criam e se customizam os cursos, as disciplinas, se emitem os relatórios etc chermann & bonini

As ferramentas de comunicação são as seguintes: I – chat J – e-mail K – Fórum M – quadro de avisos chermann & bonini

Há vários tipos de relatórios -Logados ao sistema; - Média da sala; Média do aluno em relação à sala; etc chermann & bonini

Educação Superior com Site na Web 47% - América do Norte 11,6% - América Latina e Caribe 14,3% – Ásia 24,1% – Europa 2% - Oceania Obs. Espera-se para 2005 – 350 milhões de usuários chermann & bonini

Benefícios da Educação a Distância Personalização da aprendizagem Maior participação de estudantes na discussão Desenvolvimento da aprendizagem colaborativa Maior domínio da aprendizagem pelo estudante Maior acesso a diversas fontes de informação e conhecimentos Redução de custos de operação do ensino e da aprendizagem chermann & bonini

Projetos Acadêmicos Devem privilegiar: Professores orientadores da inteligência coletiva, privilegiando ações de co-aprendizagem Incentivar o trabalho em grupos heterogêneos, articulando enorme quantidade de pontos de vista, respeitando a diversidade privilegiar as práticas de processos abertos de aprendizagem (a distância) orientar percursos individuais no saber, flexibilizando currículos, incentivando a educação continuada chermann & bonini

Condições de êxito da educação superior virtual Disponibilidade de uma infraestrutura física (hardware), lógica (software) e sua adequação ao trabalho acadêmico Dotar a professores e estudantes de acesso e conectividade à INTERNET Serviços telemáticos adaptados às necessidades da organização e seu trabalho acadêmico Conteúdos de boa qualidade, organizados e relevantes para as funções universitárias chermann & bonini