O Rococó Estilo desenvolvido no sul da Alemanha e Áustria e principalmente na França, a partir de 1715. Também conhecido como "estilo regência", reflete o comportamento da elite francesa de Paris e Versailles, empenhada em traduzir o fausto e a agradabilidade da vida. O nome vem do francês rocaille (concha), um dos elementos decorativos mais característicos desse estilo, não somente da arquitetura, mas também de toda manifestação ornamental e de adereços. O estilo conheceu grande desenvolvimento entre 1715 e 1730.
CARACTERÍSTICAS decoração carregada, teatralidade, Refinamento dos detalhes de móveis e utensílios, Ausências da dramaticidade pesada e da religiosidade do barroco. Comemora a alegria de viver, um espírito que se reflete inclusive nas obras sacras, em que o amor de Deus pelo homem assume agora a forma de uma infinidade de anjinhos rechonchudos. Tudo é mais leve, como a despreocupada vida nas grandes cortes de Paris ou Viena. Elegância e refinamento Linhas curvas e orgânicas Retrata o cotidiano burguês
Igreja da Peregrinação, sec XVIII mosteiro de Rohr
A Kaisersaal do Palácio de Wurzburg
Fragonard, o balanço A luz e o ambiente produzem uma cena lírica, paradisíaca, bela e agradável, bem ao gosto aristocrático
Fragonard, mulher nua e pianista, 1800
Jovens casais com guitarra e pastor, Watteau
REVOLUÇÕES: Francesa: 1789-1799 Industrial: Séc. XVIII e XIX As revoluções dos séculos XVIII e XIX foram fundamentais para os destinos da arte, despertando nos artistas questionamentos acerca de seu papel junto à sociedade, sendo associados à literatura, à música e ao teatro. Três movimentos antagônicos surgem a partir da Revolução Francesa e desenvolvem-se ao longo da revolução industrial.
NEOCLASSICISMO A arte neoclássica representou a racionalidade, o equilíbrio e a serenidade do Iluminismo, com temas que faziam referência às ações dos revoltosos durante a Revolução Francesa. Movimento voltado diretamente para o gosto da elite, tendo como base a arte grega e renascentista. CARACTERÍSTICAS: Temas: cenas épicas, mitológicas, retratos, paisagens e natureza-morta. Dispersão quanto à realidade. Alteração da realidade em função da estética. Valorização do belo.
NEOCLASSICISMO DAVID, o juramento dos horácios, 1784
A MORTE DE MARAT, 1794
CONSAGRAÇÃO DE NAPOLEÃO - 1808
INGRES, A grande Odalisca (palavra Turca para uma escrava de harém)
ROMANTISMO Movimento iniciado na Alemanha, com o teatro e a música, tendo ganhado vigor na França e na Inglaterra, destacando-se na literatura (Vitor Hugo e Lord Byron) e na pintura. CARACTERÍSTICAS: Reação aos rígidos padrões neoclássicos. Temas voltados para os problemas sociais e a alma humana. Denúncia social marcante. Pinturas dramáticas, emotivas, baseadas nas composições e nas pinceladas barrocas. Alteração da realidade em função da mensagem.
WILLIAM BLAKE, o grande dragão e a mulher vestida de vermelho Sentia uma profunda admiração pela Idade Média. Ocorre um forte compasso simbólico
John Henry Fuseli popularmente conhecido como Fussli, o silêncio, 1781
John Henry Fuseli, Pesadelo, 1791 John Henry Fuseli, Pesadelo, 1791... Nesse quadro há uma projeção da sua “mulher ideal”, tomando o diabo o lugar do artista, o cavalo (símbolo erótico) completa a cena.
John Henry Fuseli Podia mergulhar nas sombrias profundezas do espírito humano.
Caspar David Friedrich o monge à beira-mar, 1808
Saída do sol sobre o mar, 1821
GOYA, fuzilamento de 03 de maio, 1814 ROMANTISMO GOYA, fuzilamento de 03 de maio, 1814 ROMANTISMO
GOYA série desastres de guerra
Se aproveitam, 1810, série desastres, calcogravura
JERICAULT, a balsa do medusa... Um escândalo político 28
O DESENVOLVIMENTO DOS GRANDES CENTROS INGLESES TRAZ DE VOLTA A PINTURA DE PAISAGENS VISANDO AMENIZAR A FRIEZA DAS CIDADES.
PAISAGENS ROMÂNTICAS TURNER
JOHN CONSTABLE
REALISMO Movimento contrário ao drama romântico e, principalmente, á frivolidade neoclássica. Arte engajada socialmente, influenciada pelo próprio pensamento socialista e as manifestações trabalhistas da época. Corrente voltada diretamente para a verdade, a realidade cotidiana e as características humanas. Retrato fiel da realidade, sem alterações. Situações que demonstram as fraquezas humanas: individualismo, ganância.
COURBET, enterro em onans, 1849 REALISMO COURBET, enterro em onans, 1849
Courbet, quebradores de pedra