O Rococó Estilo desenvolvido no sul da Alemanha e Áustria e principalmente na França, a partir de 1715. Também conhecido como "estilo regência", reflete.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Definições: 1. Na época primitiva a arte poderia ser entendida como o produto ou processo em que o conhecimento é usado para realizar determinadas.
Advertisements

O romantismo I – Contexto Histórico.
Roteiro de estudo Caros alunos, nossa trimestral será no dia 27 de novembro. Para uma revisão significativa você, agora, deve formar uma dupla e iniciar.
A arte moderna e a arte na sociedade industrial
Neoclassicismo.
O Rococó O nome vem do francês rocaille (concha), um dos elementos decorativos mais característicos desse estilo, não somente da arquitetura, mas também.
Barroco.
Escola Angelina Jaime Tebet.
e Pós-Impressionismo no Brasil.
Capítulo 13 Conteúdos para Avaliação Bimestral: capítulos 11, 12 e 13.
Capítulo 5: O Neoclassismo
Romantismo.
Arcadismo ou Neoclassicismo
PRIMEIRA REAÇÃO À ARTE NEOCLÁSSICA
Século XIX na Europa as inovações na arte
ARTE BARROCA SÉCULO XVII.
A casa, uma parte de mim no mundo
ROMANTISMO Prof.: Romão Júnior.
ARTISTAS DO RENASCIMENTO
ROMANTISMO.
PROFESSORA CAMILE BACCIN 1º ANO - LITERATURA
ROMANTISMO Esta tela, do pintor francês Delacroix, remete-se ao principal alvo dos românticos, a Grécia, berço da cultura clássica e dos valores agora.
ROCOCÓ.
Comunicação, Arte e Cultura
A TRANSIÇÃO DO SÉCULO XVIII PARA O SÉCULO XIX
Teatro Linha do tempo.
O Rococó Estilo desenvolvido no sul da Alemanha e Áustria e principalmente na França, a partir de Também conhecido como "estilo regência", reflete.
Romantismo Teatro, música e dança.
BARROCO.
Psique revivida pelo beijo de Eros – Antonio Canova – Museu do Louvre
Fauvismo é o nome dado à tendência estética na pintura que buscou explorar ao máximo a expressividade das cores na representação pictórica.
Realismo Entre 1850 e 1900 surge nas artes europeias, sobretudo na pintura francesa, uma nova tendência estética chamada Realismo, que se desenvolveu ao.
Século XIX - Europa Final do século XVIII – Predominância do Neoclassicismo ou academicismo. Neoclassicismo- “neo”- Novo classicismo – retomada da cultura.
Revisão – professora Margarete
Psique revivida pelo beijo de Eros – Antonio Canova – Museu do Louvre
Neoclassicismo.
ROMANTISMO Profª: Indianara..
Arte século XIX.
ARTE DO XIX.
Filosofia da Arte.
ROMANTISMO.
São frequentes em suas telas os céus grandiosos, as tempestades, as ruínas e as cruzes, testemunhas da presença de Deus. Símbolos da morte também não são.
Romântico e Neoclássico: “ Rupturas e Inovações”
Rococó Uma arte ornamental.
SÉCULO XIX NA EUROPA : AS INOVAÇÕES NA ARTE
A REALIDADE E A ARTE: ENTRE 1850 E 1900 DESENVOLVEU-SE NA ARTE EUROPÉIA, PRINCIPALMENTE NA PINTURA FRANCESA, UMA NOVA TENDÊNCIA, RELACIONADA À CRESCENTE.
Barroco Prof.ª Jéssica Gravino.
ESTUDAR PARA TESTE Capítulos 12, 13,14 E 15
Alunos :Pedro Venicius,Nathan
A ARTE NO PERÍODO DO REALISMO
Arcadismo Profª Sandra. O Arcadismo surgiu na 2ª metade do século XVIII, num momento extremamente importante para as ciências e as artes em geral (Século.
Neoclassicismo e Romantismo
Impressionismo Ensino Médio.
Neoclassicismo. Neoclassicismo, um estilo revolucionário T: final do século XVIII e início do século XIX. E: França. O estilo neoclássico na França recebeu.
Neoclássico. Final do Século XVIII- Início Séc XIX Revolução Francesa 1789 Era da Razão Período de questionamentos Arte sendo questionada, estilos sendo.
Períodos Musicais na Idade Moderna
NEOCLASSICISMO, ROMANTISMO E REALISMO. NEOCLASSICISMO Nas duas últimas décadas do século XVIII e nas três primeiras do século XIX, uma nova tendência.
 A arte barroca originou-se na Itália (Século XVII) mas não tardou a irradiar-se por outros países da Europa e a chegar também ao continente americano,
História da arte: breves considerações
Trabalho Realizado por: -Jonas Costa nº13 -Luís Filipe nº14 Disciplina de Português Professora Cristina Pimentel.
Dualismo Ilustração do dualismo de René Descartes: as sensações são transmitidas pelos órgãos dos sentidos à glândula pineal, no cérebro cerveau, e epois.
NEOCLASSICISMO OU ACADEMICISMO. “ Todas as atividades humanas deveriam ser dirigidas pela razão e pela autoridade estabelecida.” Pensamento proclamado.
Profª Sandra. O Romantismo é uma escola que surgiu aos poucos, desde fins do século XVIII. Vários autores estavam dispostos a mudar o estilo literário.
NEOCLASSICISMO.
O BARROCO.
ROMANTISMO. O século XIX foi agitado por fortes mudanças sociais, políticas e culturais causadas por acontecimentos do final do século XVIII que foram.
Barroco.
Profª Sabrina Rodrigues Magalhães. 1.Arte do período paleolítico superior; 2.Apresentava pintura nas rochas e cavernas, extremamente realistas representando.
NEOCLASSICISMO OU ACADEMICISMO
Transcrição da apresentação:

O Rococó Estilo desenvolvido no sul da Alemanha e Áustria e principalmente na França, a partir de 1715. Também conhecido como "estilo regência", reflete o comportamento da elite francesa de Paris e Versailles, empenhada em traduzir o fausto e a agradabilidade da vida. O nome vem do francês rocaille (concha), um dos elementos decorativos mais característicos desse estilo, não somente da arquitetura, mas também de toda manifestação ornamental e de adereços. O estilo conheceu grande desenvolvimento entre 1715 e 1730.

CARACTERÍSTICAS decoração carregada, teatralidade, Refinamento dos detalhes de móveis e utensílios, Ausências da dramaticidade pesada e da religiosidade do barroco. Comemora a alegria de viver, um espírito que se reflete inclusive nas obras sacras, em que o amor de Deus pelo homem assume agora a forma de uma infinidade de anjinhos rechonchudos. Tudo é mais leve, como a despreocupada vida nas grandes cortes de Paris ou Viena. Elegância e refinamento Linhas curvas e orgânicas Retrata o cotidiano burguês

Igreja da Peregrinação, sec XVIII mosteiro de Rohr

A Kaisersaal do Palácio de Wurzburg

Fragonard, o balanço A luz e o ambiente produzem uma cena lírica, paradisíaca, bela e agradável, bem ao gosto aristocrático

Fragonard, mulher nua e pianista, 1800

Jovens casais com guitarra e pastor, Watteau

REVOLUÇÕES: Francesa: 1789-1799 Industrial: Séc. XVIII e XIX As revoluções dos séculos XVIII e XIX foram fundamentais para os destinos da arte, despertando nos artistas questionamentos acerca de seu papel junto à sociedade, sendo associados à literatura, à música e ao teatro. Três movimentos antagônicos surgem a partir da Revolução Francesa e desenvolvem-se ao longo da revolução industrial.

NEOCLASSICISMO A arte neoclássica representou a racionalidade, o equilíbrio e a serenidade do Iluminismo, com temas que faziam referência às ações dos revoltosos durante a Revolução Francesa. Movimento voltado diretamente para o gosto da elite, tendo como base a arte grega e renascentista. CARACTERÍSTICAS: Temas: cenas épicas, mitológicas, retratos, paisagens e natureza-morta. Dispersão quanto à realidade. Alteração da realidade em função da estética. Valorização do belo.

NEOCLASSICISMO DAVID, o juramento dos horácios, 1784

A MORTE DE MARAT, 1794

CONSAGRAÇÃO DE NAPOLEÃO - 1808

INGRES, A grande Odalisca (palavra Turca para uma escrava de harém)

ROMANTISMO Movimento iniciado na Alemanha, com o teatro e a música, tendo ganhado vigor na França e na Inglaterra, destacando-se na literatura (Vitor Hugo e Lord Byron) e na pintura. CARACTERÍSTICAS: Reação aos rígidos padrões neoclássicos. Temas voltados para os problemas sociais e a alma humana. Denúncia social marcante. Pinturas dramáticas, emotivas, baseadas nas composições e nas pinceladas barrocas. Alteração da realidade em função da mensagem.

WILLIAM BLAKE, o grande dragão e a mulher vestida de vermelho Sentia uma profunda admiração pela Idade Média. Ocorre um forte compasso simbólico

John Henry Fuseli popularmente conhecido como Fussli, o silêncio, 1781

John Henry Fuseli, Pesadelo, 1791 John Henry Fuseli, Pesadelo, 1791... Nesse quadro há uma projeção da sua “mulher ideal”, tomando o diabo o lugar do artista, o cavalo (símbolo erótico) completa a cena.

John Henry Fuseli Podia mergulhar nas sombrias profundezas do espírito humano.

Caspar David Friedrich o monge à beira-mar, 1808

Saída do sol sobre o mar, 1821

GOYA, fuzilamento de 03 de maio, 1814 ROMANTISMO GOYA, fuzilamento de 03 de maio, 1814 ROMANTISMO

GOYA série desastres de guerra

Se aproveitam, 1810, série desastres, calcogravura

JERICAULT, a balsa do medusa... Um escândalo político 28

O DESENVOLVIMENTO DOS GRANDES CENTROS INGLESES TRAZ DE VOLTA A PINTURA DE PAISAGENS VISANDO AMENIZAR A FRIEZA DAS CIDADES.

PAISAGENS ROMÂNTICAS TURNER

JOHN CONSTABLE

REALISMO Movimento contrário ao drama romântico e, principalmente, á frivolidade neoclássica. Arte engajada socialmente, influenciada pelo próprio pensamento socialista e as manifestações trabalhistas da época. Corrente voltada diretamente para a verdade, a realidade cotidiana e as características humanas. Retrato fiel da realidade, sem alterações. Situações que demonstram as fraquezas humanas: individualismo, ganância.

COURBET, enterro em onans, 1849 REALISMO COURBET, enterro em onans, 1849

Courbet, quebradores de pedra