O Meio Ambiente em debate

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PERTURBAÇÕES NO EQUILÍBRIO DOS ECOSSISTEMAS
Transcrição da apresentação:

O Meio Ambiente em debate Samuel Murgel Branco Biólogo e Naturalista, Professor titular da USP, consultor internacional da Organização Mundial de Saúde (OMS)

1 – O que é ECOLOGIA? Ciência que estuda as relações de dependência recíproca entre os seres vivos e o ambiente em que vivem.

Definições importantes: MEIO AMBIENTE: conjunto de elementos e fatores físicos, químicos e biológicos necessários à sobrevivência de cada espécie. ECOLOGIA: estudo da relações entre seres vivos e o meio ambiente. ECOSSISTEMA: ambiente povoado por várias espécies em equilíbrio.

Tipos de relações De dependência entre as espécies; De outros fatores ambientais (chuvas, etcs); Ambiente artificial (ração, obs.oxigênio); Ambiente cultural (inteligência – tentativa de domínio da natureza);

2 – Há um equilíbrio em tudo o que nos cerca Natureza viva: perfeito e constante equilíbrio – inclusive para eliminar o excesso de populações (predadores) Ex. formigas. A ação do homem tende a destruir esse equilíbrio.

Predadores: fundamentais para evitar superpopulações de um ambiente. Introdução de animais em regiões não adequadas – desequilíbrio do meio ambiente: Introdução do coelho na Austrália (Destruição das plantações) Sapos: aumento de insetos (EUA: bolsas e sapatos – decretada a proibição da caça e da exportação) Outros fatores de desequilíbrio: Falta de alimentos:Princípio de Malthus séc.XVIII e a explosão demográfica do séc.XX. Bloqueios positivos: encurtar a vida x bloqueios preventivos: racionalização

3 – Impactos Ambientais Crescimento ilimitado das populações humanas = necessidade de mais energia e alimento. Colisão (trauma ecológico): Acidentalmente – fenômenos naturais (pelo menos 5, 1 deles ocasionou a morte dos dinossauros). Causado pela ação humana

Domínio da natureza: O problema da civilização moderna é não ter percebido que: “O homem ainda depende da natureza.” (Ex.: oxigênio) A extinção de uma única espécie, provoca uma reação em cadeia. A morte dos ecossistemas representará a morte do planeta.

ECOSSISTEMA: Sistema ecológico SISTEMA: Organização de peças inter-relacionadas de maneira a garantir um fluxo de energia. ECOSSISTEMA: Sistema ecológico Início: fotossíntese Término: decompositores Maior biodiversidade, maior capacidade de auto-regulação: Homeostase. O que afeta diretamente a homeostase são os impactos ambientais causados pelo homem.

Redefinindo ECOSSISTEMA ECOSSISTEMA: ambiente povoado por várias espécies em equilíbrio. A biosfera é toda organizada em ECOSSISTEMAS. Portanto: ecossistemas são unidades sistêmicas da biosfera Interferência humana ... Catástrofe... Desequilíbrio total da biosfera.

4 – Amazônia e Pantanal

Amazônia Sem grandes carnívoros Solo pobre Sem grandes carnívoros Desmatamento: sem árvores – sem folhas para decomposição – resultado: Deserto Várias espécies de árvores para resistir ao solo pobre. Rios pobres – alimentos vindos do solo trazidos pelas chuvas e inundações Índios: desmatar só o que é estritamente necessário. Ecossistema frágil

Pantanal - Características completamente diferentes da Amazônia Rios ricos: incrível reprodução de peixes e animais aquáticos Sem leito fixo – planície completa Problemas: *desvio intencional dos rios: assoreamento, *mineração: transporte de terras, *desmate de jacaré: proliferação das piranhas.

Erosão Morte dos animais

5 – Como se faz um deserto Ciclo hidrológico reciclagem permanente de água. Lençol freático: terra encharcada de água como esponja. Transpiração das folhas + Evaporação dos rios. Processo de desertificação: Desmatamento: sem árvore, sem transpiração

Sertão brasileiro já foi bosque: Formação de pastagens Cultivo de plantas não nativas Represamento – energia hidrelétrica

6 – O impacto causado pelas indústrias Moda dos descartáveis – desperdícios e consumismo exacerbados. Mais consumo = mais empresas Conduta eticamente condenável - faz comprar mais do que realmente necessita. Consumo de grande matéria-prima: (árvores, minerais – alumínio, cobre – que deixam grandes crateras. Necessário muita produção de energia). Subprodutos lançados no meio ambiente

Cubatão: Parque Industrial: falta de planejamento: ambiente impróprio. Petroquímicas (plásticos, tintas) e Siderúrgicas (aço: minério de ferro e carvão mineral) Inversão térmica (ar baixo poluído não sobe). Agrave: Serra do Mar. Parada total de fábricas e veículos até normalização.

Manguezal: Mangues: maré cheia, canais “correm para cima” inundando área de planície coberta de vegetação. Vai e volta – extraordinária troca de alimentos. Um dos ecossistemas mais ricos produzidos sobre a Terra. Reprodução de muitos animais aquáticos. Grande reservatório (não inunda as cidades) Indústrias construídas sobre os manguezais: destruição física, poeira das chaminés e esgoto.

Mangues de Cubatão/SP

7 – Os problemas da geração de energia

Energia: 1-hidrelétrica; 2-eólica; 3-térmica; 4-do núcleo atômico Energia limpa: 1 e 2 / Energia suja: 3 e 4 Características contra o meio ambiente: 1 - Inundação de grandes áreas florestais 3 - Queima de combustíveis e produção de gases tóxicos. Transporte individual: um dos maiores problemas ambientais da atualidade. 4 - Geração de substâncias radiativas no meio. (fissão do átomo de urânio)

Brasil: Usina Nuclear em Angra dos Reis/RJ

A usina nuclear de Three- Mile Island, na Pensilvânia USA Acidente em 1979.

26 de abril de 1986 - Uma explosão na usina nuclear de Chernobyl, na Ucrânia (ex- União Soviética), provocou a morte de 300 mil pessoas ao longo de 10 anos. A mancha escura mostra a zona atingida pela radiação.

8 – Chuvas ácidas Composição da atmosfera. Problemas manifestados longe das regiões poluidoras. Destruição das esculturas de mármore em Atenas. Efeito tampão nos lagos: mata os fungos: não há decomposição. O lago vira depósito de lixo.

Efeito das chuvas ácidas

Neblinas ácidas: Morte da Mata Atlântica Apodrecimento das raízes – deslizamentos 1983 – Cetesb – controle ambiental em SP – ótimo trabalho

Degradação da Mata Atlântica

Efeito estufa: Estufas de Jardim

Efeito Estufa Prédios de vidro: não adequados para o Brasil

Efeito Estufa Gás carbônico – mesmo efeito da estufa Produção: Queima de combustíveis orgânicos (que não volta as origens) Derretimento das geleiras: resfriamento dos oceanos e elevação dos níveis do mar.

“Buracos” na Camada de Ozônio: Ozônio bloqueia radiação ultravioleta 1984 – descoberta rombo, camada mais rarefeita na Antártida Presença de cloro que vem das moléculas de “freon” = gás sintético (refrigeradores, perfumes e inseticidas).

Buracos na Camada de Ozônio

Antártida

9 – Morte dos Oceanos Despejo de esgoto Despejo de resíduos industriais Derrame de óleo Mar: lata de lixo da humanidade: inanição e envenenamento 2 milhões de toneladas por ano de óleo derramado.

Oceanos 40 a 50 metros na superfície da terra: mais vida Oceano: 4000 metros de profundidade Camada de vida: 100 m fotossíntese Fundo: sais minerais Riqueza: nas costas Zonas de ressurgências: Peru e Cabo Frio/RJ

Exploração sustentável: Aguardar renovação Empresas de pesca: respeitar limites Proibição de rede: para não pescar o que não pode ser aproveitado (ONU)

10 – Inseticidas e Cia Destruição de componentes importantes – desequilíbrio Compostos orgânicos sintéticos: bola de neve química Condenação dos inseticidas não biodegradáveis

Ideal: Inseticidas biodegradáveis Não perto da colheita: menor absorção Uso de predadores naturais Alimentos orgânicos

11 – O crescimento das cidades e a poluição urbana Produtores – consumidores – decompositores Nas cidades há acúmulo de consumidores e o que é consumido não retorna às áreas de produção.

POLUIÇÃO é a colocação de energia e matéria no lugar errado Excesso de alimento orgânico: muita bactéria – pouco oxigênio – DBO – demanda bioquímica de oxigênio Contaminação tóxica diferente de poluição Esgoto: melhor decomposição: solo

Lixo: Desenvolvimento de insetos (baratas, moscas) e ratos “Peste bubônica” na Idade Média Chorume (caldo escuro e ácido) Mau cheiro decorrente da decomposição

Lixo Resolver: retornar ao solo: transformá-lo em adubo Restos de alimentos no lixo: Brasil: 70% do lixo sólido Europa: 30%

Planejamento Zoneamento das cidades: Residência + Estudo + Lazer X Área de atividade

12 – Impactos sociais e culturais Diferentes ambientes Diferentes culturas num mesmo país Não a globalização: vários ecossistemas, várias culturas Oriente: hábitos milenares

Reflexão Desenvolvimento: Sacrifícios de culturas brasileiras, justo? Desenvolvimento sustentável: Requer planejamento mundial: capacidade de renovação

Santa Catarina -22 de novembro de 2008 Desastres ambientais Santa Catarina -22 de novembro de 2008

Haiti – 12 de janeiro de 2010

Chile – 27 de fevereiro de 2010

Rio de Janeiro – 7 de abril de 2010

Golfo do México - 20 de abril de 2010

Pernambuco e Alagoas: 17 de junho de 2010

Região Serrana do RJ 12 de janeiro de 2011

Terremoto no Japão 11 de março de 2011

Prof.ª Marcela Marques Vieira Colégio Atenas Aula: Meio Ambiente Prof.ª Marcela Marques Vieira Colégio Atenas