Prof. Everton da Silva Correa

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Governo do Estado do Espírito Santo
Advertisements

O QUE É POLÍTICA? O QUE É CIÊNCIA POLÍTICA?
Filosofia e Ética Prof. Rafael Lima
Professor Marcelo Rocha Contin
Profª: Fernanda Silva Borges
TEORIA DO ESTADO CONTEMPORÂNEO PROFESSOR DEJALMA CREMONESE
Filosofia O amor ao saber Prof. Alan Carlos Ghedini
Prof. Fernando Berardo Toscano
Cap POLÍTICA: A ARTE DE GOVERNAR
A Natureza Humana e o Dever
1ª aula de Filosofia – 6º ano
ESTOICISMO.
ORIGEM DA SOCIEDADE Profª: Fernanda Silva Borges adaptado por Professor Marcelo Rocha Contin.
Prof. Everton da Silva Correa
Prof. Everton da Silva Correa
Prof. Everton da Silva Correa
Filosofia Prof. Everton da Silva Correa.
Prof. Everton da Silva Correa
Prof. Everton da silva correa
Prof. Everton da Silva Correa
Prof. Everton da silva correa
Prof. Everton da Silva Correa
Filosofia Prof. Everton da Silva Correa.
Filosofia
Filosofia
Prof. Everton da Silva Correa
Prof. Everton da Silva Correa
Prof. Everton da Silva Correa
Filosofia
Prof. Everton da Silva Correa
Filosofia
Filosofia
Filosofia
Prof. Everton da Silva Correa
Prof. Everton da Silva Correa
HABERMAS Democracia e a Teoria do Agir Comunicativo
Prof. Everton da silva correa
Divisões da Filosofia.
Filosofia.
Prof. Everton da Silva Correa
Cícero paulino dos santos costa
E E Profª Sebastiana Braga Prof. Aldenei Barros
A Natureza Definições... Conjunto dos seres e das coisas que constituem o universo, o mundo físico; tudo o que, no universo, não aparece como transformado.
Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez
A Origem da Filosofia A palavra filosofia é Grega: deriva de Philo = amizade, amor fraterno, respeito; e Sophia = sabedoria, Sophos = sábio. Significa,
Introdução à Sociologia
Prof. Everton da Silva Correa
O que é? Para que serve? Filosofia Prof. Joaquim Célio de Souza.
Em busca de uma compreensão
Aula 1 Mito e Razão.
O PENSAMENTO SOCRÁTICO
Aula 9 Teoria do Conhecimento Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez.
Revisão: Baixa Idade Média (Filosofia Medieval)
Profª. Taís Linassi Ruwer
O QUE É FILOSOFIA ?.
FACULDADE METROPOLITANA DE MANAUS PROF. DANIEL DA SILVA MARTINS
Unidade 1: A Origem da Filosofia
ARISTÓTELES (383 – 322) a.C Metafísica
Thomas Hobbes: o estado de natureza como guerra entre todos
FILOSOFIA.
Características da filosofia pré-socrática Professores: Enéas J. Corbari Claudenir F. Santos DEB ITINERANTE
Aristóteles.
ARISTÓTELES * Aluno de Platão por 20 anos, interessou-se justamente pelas mudanças que hoje denominamos de processos naturais; * Enquanto Platão era poeta.
Capítulo 4 – Filosofar é conhecer
Sócrates e o nascimento da Filosofia
John Locke CHAUI, Marilena. Filosofia, Série novo ensino médio. Ed. Ática, São Paulo Páginas:128,129 CHAUI, Marilena. Filosofia, Série novo ensino.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profº Valdemi Mariano.
Das aparências ao mundo das idéias.
Thomas Hobbes e o poder absoluto do Estado
Profª Me. Licemar Vieira Melo. Corrente de pensamento vigente entre os séc. XVI e o XVIII que, a partir de filósofos como Hobbes, Locke e Rousseau, defendeu.
Transcrição da apresentação:

Prof. Everton da Silva Correa Filosofia Política Prof. Everton da Silva Correa

Origem da vida política https://www.facebook.com/Prof.EvertonCorrea

As inspiradas no mito das Idades do Homem; Entre as explicações sobre a origem da vida política, três foram as principais e as mais duradouras: As inspiradas no mito das Idades do Homem; As inspiradas pela obra do poeta grego Hesíodo, O trabalho e os dias; As teorias que afirmam que a política decorre da natureza humana e que a cidade existe por natureza.

1. As inspiradas no mito das Idades do Homem Em linhas gerais esse mito narra que no princípio durante a primeira Idade do Homem, isto é, a Idade do ouro, os seres humanos viviam na companhia dos deuses, nasciam já adultos, eram imortais e felizes, sem necessidade de leis e governo. Em cada versão desse mito, narra-se a perda ou o fim da Idade de Ouro. Em todas essas versões as narrativas relatam uma perda dos humanos, que são afastados dos deuses, tornam-se mortais, vivem isolados pelas florestas em condições precárias. Pouco a pouco, descobrem o fogo: passam a trabalhar os metais, formar famílias etc. Estão na Idade do Bronze e passarão, tempos depois, à Idade do Ferro, a última das idades.

Em geral, a Idade do Ferro é descrita como a era dos homens organizados em grupos, fazendo guerra entre si. Para cessar o estado de guerra, os deuses fazem nascer um homem eminente. Esse escolhido e enviado dos deuses é o legislador. Com ele, nasce a política. Com variantes, esse mito será usado na Grécia por Platão e, em Roma, por Cícero, para simbolizar a origem da política como atividade da razão por meio das leis e da figura do legislador. Leis e legislador garantem a origem racional da vida política, a obra da razão sendo a ordem, a harmonia e a concórdia entre os humanos na forma da cidade. A razão funda a política.

2. As inspiradas pela obra do poeta grego Hesíodo, O trabalho e os dias Agora, a origem da vida política vincula-se à doação do fogo aos homens, feita pelo semideus Prometeu. Graças ao fogo, os humanos podem viver melhor. Essa descoberta os leva a perceber que viverão melhor se viverem em comunidade. Organizados em comunidades, vivem sobre a proteção dos deuses, de quem recebem as leis para o governo. Pouco a pouco, porém, descobrem que sua vida possui problemas e exige soluções que somente eles podem enfrentar e encontrar. Mantendo a piedade pelos deuses, entretanto, criam leis e instituições humanas, dando origem à comunidade política propriamente dita.

No mito de Hesíodo, a comunidade política nasce, portanto, não como obra de um legislador ou de um fundador enviados pelos deuses, mas como uma convenção entre homens que decidem viver em comum e combinam entre si as regras e normas a que obedecerão. Nessa concepção, o desenvolvimento das técnicas e dos costumes conduz a convenções entre os homens para a vida em comunidade sob as leis. A convenção funda a política.

3. As teorias que afirmam que a política decorre da natureza humana e que a cidade existe por natureza Os humanos são, por natureza, diferente dos animais, porque são dotados do lógos, isto é, da palavra como fala e pensamento. Por serem dotados da palavra, são naturalmente sociais ou, como diz Aristóteles, são “animais políticos”. Na teoria política aristotélica, não é preciso buscar nos deuses, nas leis ou nas técnicas a origem da cidade: basta conhecer a natureza humana para nela encontrar a causa da política. Os humanos, falantes e pensantes, são seres de comunicação e é essa a causa da vida em comunidade ou da vida política. Nessa concepção, a natureza (como natureza humana) funda a política.

Resumindo Na primeira teoria, a política é o remédio que a razão encontra para a perda da felicidade da comunidade originaria. Na segunda, a política resulta do desenvolvimento das técnicas e dos costumes, sendo uma convenção humana. Na terceira, enfim, a política define a própria essência do homem, e a cidade é considerada uma instituição natural. Enquanto as duas primeiras reelaboram racionalmente as explicações míticas, a terceira parte diretamente da definição da natureza humana.

FIM Referência: CHAUI, Marilena. Convite à filosofia. 14. ed. São Paulo: Ática, 2010. p. 443-444.