Sociologia http://www.facebook.com/Prof.EvertonCorrea.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Auguste Comte (1798 – 1857) Visava resolver os problemas da sociedade de sua época. Como organizar a nova sociedade que estava em ebulição depois da.
Advertisements

Sociologia Matemática e Letras Prof. Dr. Vidal Mota Junior
PROFESSOR DEJALMA CREMONESE
UNA - CIÊNCIAS GERENCIAIS CURSO SEQUENCIAL DE CERIMONIAL E ETIQUETA DISCIPLINA: ESTUDO DAS ESTRUTU- RAS DE PODER UNIDADE III: OS PROJETOS EM DISPUTA: SOCIALISMO.
(Socialismo Científico)
GRANDES MESTRES DAS CIÊNCIAS SOCIAIS
KARL MARX ( ) 1861.
(Tréveris, 5 de maio de 1818 — Londres, 14 de março de 1883)
KARL MARX Karl Heinrich Marx (Tréveris, 5 de maio de 1818 — Londres, 14 de março de 1883)
A Sociologia clássica de Karl Marx
BEM-VINDO À DISCIPLINA
NRE- Itinerante Equipe Pedagógica Educação Especial
Prof. Everton da silva correa
Prof. Everton da Silva Correa
Sociologia
Prof. Everton da Silva Correa
Sociologia
Filosofia
Prof. Everton da Silva Correa
Prof. Everton da Silva Correa
Sociologia
Prof. Everton da Silva Correa
Prof. Everton da Silva Correa
Prof. Everton da Silva Correa
Sociologia
Iluminismo Ao assistir o vídeo que será apresentado reflita e anote em seu caderno os itens abaixo Quais países foram mencionados? 2. Em qual.
MATERIALÍSMO HISTÓRICO PROF: CRISTIANO ALMEIDA
Os clássicos e o trabalho
Materialismo histórico e dialético
sociedade capitalista.
A mercadoria: O Capital, Marx afirmava que a nossa sociedade APARECE INICIALMENTE COMO UM GRANDE DEPÓSITO DE MERCADORIAS. No entanto, o que pode existir.
O que é esclarecimento Simone Nardi.
Karl Marx e a História da Exploração
Prof. Everton da Silva Correa
Clássicos da Sociologia:
O materialismo histórico
Então vamos para a prova final!
DESIGUALDADES SOCIAIS
Introdução à Questão Social
Ciências Humanas e suas Tecnologias - Geografia
A sociologia de Karl Marx
Para uma visão marxista das relações internacionais
Teoria de Karl Marx Os Saltimbancos
Karl Marx. Karl Heinrich Marx nasceu em Trier (Alemanha) 05/05/1818 foi um intelectual e revolucionário alemão, fundador da doutrina comunista moderna,
Contexto, obras e conceito de educação
Karl Marx Máxima: 1818 – 1883 d.C. “Os filósofos não têm feito senão interpretar o mundo de diferentes maneiras, o que importa é transformá-lo”. Teses.
Universidade do Vale do Itajaí Curso de Geografia
F I L O S O F I A.
Cap. 6 – Trabalhadores, uni-vos!
Iluminismo Definição:
Aula de Sociologia – Karl Marx
Sociologia – 1º EM e N3 Conteúdo: Marxismo e Manifesto Comunista
MONTESQUIEU MARX ESTADO
ANÁLISE DA TEORIA SOCIOLÓGICA DE KARL MARX
Socialismo.
Karl Marx: História, Dialética e Revolução
Karl Marx e a Sociologia
Disciplina de Filosofia Profª.: Thayanne Siqueira
K ARL M ARX Delilian Fogliatto Luciana Oliveira Luís Fernando Baldissera Sociologia da Educação I-A Prof. Neusa Chaves Batista.
Doutrinas sociais.
Jean-jacques rousseau
Modos de Produção Em Karl Marx.
A CRÍTICA AO CAPITALISMO Prof. Max DANTAS
Karl Marx e F. Engels Marx ( ) Engels ( )
CAP 20 – As teorias socialistas e o marxismo
Karl Marx e o materialismo histórico
Karl Marx.
THIAGO DA HORA PRINCIPAIS CONTRIBUIÇÕES DOS CLÁSSICOS DA SOCIOLOGIA.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profº Valdemi Mariano.
Jean-Jacques Rousseau ( )
Transcrição da apresentação:

Sociologia http://www.facebook.com/Prof.EvertonCorrea

Prof. Everton da Silva Correa Apresentado Karl Marx Prof. Everton da Silva Correa

(Trier, Prússia, 5 de maio de 1818 – 14 de março de 1883) Karl Einrich Marx (Trier, Prússia, 5 de maio de 1818 – 14 de março de 1883)

Titãs Comida http://www.youtube.com/watch?v=hOyt4cwjVns

Pequena biografia Karl Marx foi um economista político, sociólogo e revolucionário alemão. É considerado um dos fundadores da sociologia. As ideias de Marx foram tão controversas como influentes. Na sociologia, pode-se dizer que todos os que vieram depois tiveram, de alguma forma, que dialogar com suas teorias – seja para criticá-las, seja para apoiá-las. Uma de suas obras mais conhecidas é o Manifesto comunista, originalmente intitulado Manifesto do Partido Comunista, escrito em parceria com Friedrich Engels, que foi publicado em 1848 e se tornou um marco para o chamado socialismo científico.

Friedrich Engels (direita) (Barmen, Prússia, 28 de novembro de 1820 – 5 de agosto de 1895)

Pequena biografia Engels foi um pensador social e filósofo alemão. Oriundo de uma família abastada, aos 22 anos foi para Manchester, na Inglaterra, trabalhar em uma empresa têxtil da qual seu pai era acionista. Escreveu os livros A situação da classe trabalhadora na Inglaterra (1845) e A origem da família, da propriedade privada e do Estado (1884). Engels também teve uma longa parceria com Karl Marx, com quem escreveu o Manifesto comunista.

“Toda a história até os nossos dias é a história da luta de classes” “Toda a história até os nossos dias é a história da luta de classes”. (Karl Marx)

Da cooperação à propriedade privada Marx vê a sociedade – e também a natureza – como uma composição entre o novo e o velho, entre forças contrárias que se complementam e cooperam umas com as outras, mas também se enfrentam. (Dialética) Para Marx, a história da humanidade é a história desse embate constante entre o velho e o novo, entre os interesses dos que já foram e dos que ainda estão por vir.

Mas o que realiza essas mudanças? Pensar a sociedade humana como fruto da cooperação e enfrentamento significa dizer que nada é estático. Mas o que realiza essas mudanças? O Trabalho. Isto é, nós não apenas nos adaptamos às condições ecológicas, mas interferimos na natureza por meio do trabalho – para o bem e para o mal.

O que fazer com esse mais? Os desdobramentos... No processo de transformação criativa da natureza, os seres humanos foram sofisticando suas ferramentas e sua maneira de trabalhar, e com isso foram se tornando capazes de produzir mais. O que fazer com esse mais? Em algum momento da história da humanidade, alguns decidiram se apropriar desse excedente em detrimento dos demais. Esse seria o princípio da propriedade privada.

Comparando... Jean-Jacques Rousseau “O primeiro que, tendo cercado um terreno, atreveu-se a dizer: Isto é meu, e encontrou pessoas bastantes simples o suficiente para acreditar nele, foi o verdadeiro fundador da sociedade civil. Quantos crimes, guerras, assassínios, quantas misérias e horrores não teria poupado ao gênero humano aquele que, arrancando as estacas ou enchendo o fosso, houvesse gritado aos seus semelhantes: ‘Evitai ouvir esse impostor. Estareis perdidos se esquecerdes que os frutos são de todos, e que a terra não é de ninguém!’” (ROUSSEAU, J.-J. Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens, 1754).

Na próxima aula... As classes sociais (proletariado); Teoria e prática (Socialismo e comunismo).

FIM