Estudo Multicêntrico: Correlação entre calprotectinas

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
EAD 5961 – Gestão de Operações Sustentáveis Bruna Borba de Souza 17/03/2016.
Advertisements

MAE 0535 – Pesquisa de Mercado Universidade de São Paulo – USP Instituto de Matemática, Estatística e Computação – IME Professora: Silvia Elian Nagib 2º.
Fabiana Oderdenge Melo Farmacêutica / GETOF / DIVS Florianópolis Abril a Novembro/2015.
Caso clínico: Dilatação de cólon transverso em paciente com doença de Crohn Camila Marques Madureira Luiz Claudio Miranda Rocha Geraldo Ferreira Lima Junior.
INSTRUÇÃO NORMATIVA 22 7 DE JULHO DE 2009
Medidas de Ansiedade e Depressão através do questionário HAD em pacientes internados na clínica médica do Hospital Universitário Cassiano Antônio de Moraes.
Autor(a), Autor(a) e Autor(a) Orientador(a) Instituição e contato
PRINCIPAIS INFECÇÕES OPORTUNISTAS E SINTOMAS APRESENTADOS NO MOMENTO DO DIAGNÓSTICO DE AIDS EM PACIENTES NOTIFICADOS NO SINAN NO ESTADO DO RIO GRANDE DO.
CONCLUSÃO E CONSIDERAÇÕES
Using ehealth strategies in delivering dietary and other therapies in patients with irritable bowel syndrome and inflammatory bowel disease Carina Hugo,
IVSEMANA DE ENFERMAGEM - HUOP
Trabalho de Conclusão de Curso
Título: fonte Calibri tamanho 48
1ª Mostra Integrada de Projetos Científicos Curso de Engenharia Civil
do autor principal/apresentador
FINANCIAMENTO E AGRADECIMENTOS
; NA MESMA ORDEM ACIMA. Titulo do Trabalho SOBRENOME DO 1 AUTOR , INICIAIS SEGUIDAS DE PONTO; SOBRENOME DO 2 AUTOR... INICIAIS SEGUIDAS DE PONTO;
AVALIAÇÃO DA DOR EM PACIENTES COM FERIDAS ONCOLÓGICA
TÍTULO Identificação Eixo.
CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENFERMAGEM
Logomarca da sua Instituição
Rudinara Gonçalves¹; Leonardo Bosi Moreira¹; Tassiana Schneider¹;
Logo da instituição vinculada
Título: fonte Calibri tamanho 48 RESULTADOS E DISCUSSÃO
TITULO EM ARIAL E MAIÚSCULO
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA TURMA.
Autor(a), Autor(a) e Autor(a) Orientador(a) Instituição e contato
IMUNOCROMATOGRAFIA e ELISA Parasitologia Clínica
R4 Medicina Interna Vitor Vita Ricci Prof. Dr. Valdair F. Muglia
ENTEROCOLITE NECROSANTE EM NEONATOS COM PESO DE NASCIMENTO INFERIOR A 1.000G: ÍNDICE DE PROTEÇÃO DA COLOSTROTERAPIA   HELLEN CRISTINA SEGANFREDO; LISSANDRA.
Relato de caso: Diagnóstico de Doença de Crohn em idosos Francisco FF; NametalaJ; Palacio FGM; Amorim C; CarneiroAJV; Fogaça H; Sampaio AP; Beatriz, P.
Artigo 23-3 Diego A. Effio Solis
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
PSP 5703 Metodologia e Divulgação do Artigo Científico
TÍTULO (centralizado; fonte: arial 44)
Organização de um Relatório
Logomarca da sua Instituição TITULO EM ARIAL E MAIÚSCULO
Autor1 : NOME Autor2 : NOME Autor3 : NOME Orientador: NOME
INSTITUTO NACIONAL DE SAÚDE
Outros microorganismos
EFEITOS DO TREINAMENTO FÍSICO NA CAPACIDADE AERÓBICA EM IDOSOS
Fundamentos do Psicodiagnóstico
Enterocolite necrosante em neonatos com peso de nascimento inferior a 1.000g: índice de proteção da colostroterapia   HELLEN CRISTINA SEGANFREDO; LISSANDRA.
Logomarca da sua Instituição TITULO EM ARIAL E MAIÚSCULO FIGURA
Título Nome do primeiro autor ( ), Nome do segundo autor ( )
Escrever aqui o título do trabalho. do autor principal
Título (arial 26 - negrito) Autor (arial 24) Orientador (arial 24)
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS - UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS - UFPEL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA TURMA 7   MELHORIA.
Pesquisa de Sífilis Congênita no momento do parto:
Centro Universitário UNILEÃO, Juazeiro do Norte – Ceará, Brasil.
Sífilis.
Disciplina: Bioestatítica
Apresentação Bioestatística
Apresentação de Artigo
ENSAIOS CLÍNICOS RANDOMIZADOS Ensaios Clínicos Os antiinflamatórios não esteroidais (AINES) seletivos para COX2 são mais eficazes e produzem menos efeitos.
Título: fonte Calibri tamanho 48
TÍTULO (centralizado; fonte: arial 44)
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Departamento de Estatística
Autores: Nome 1; Nome 2; Nome 3 Professor Orientador: Nome
CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENFERMAGEM
TÍTULO (centralizado; fonte: arial 44)
TÍTULO DO TRABALHO Nome e Sobrenome do autor1; Nome e Sobrenome do autor 2; Nome e Sobrenome do autor 3 1Titulação, Instituição, Cidade, Estado, .
AVALIAR OS EFEITOS DO EXERCÍCIO ABDOMINAL HIPOPRESSIVO EM PACIENTES COM INCONTINÊNCIA URINÁRIA DE ESFORÇO Acadêmica: NILZA IZABEL BATISTA HORTIG Orientador.
ENTEROCOLITE NECROSANTE EM NEONATOS COM PESO DE NASCIMENTO INFERIOR A 1.000G: ÍNDICE DE PROTEÇÃO DA COLOSTROTERAPIA   HELLEN CRISTINA SEGANFREDO; LISSANDRA.
TÍTULO DO TRABALHO EM CAIXA ALTA LETRA CALIBRI TAMANHO 44 ou 46
Apresentação 2 Disciplina de Bioestatística
VIII JORNADA DE FISIOTERAPIA RESULTADOS E DISCUSSÃO
Autores: Nome 1 – ; Nome 2 - Professor Orientador: Nome
Escrever aqui o título do trabalho. do autor principal
Centro Universitário UNILEÃO, Juazeiro do Norte – Ceará, Brasil.
Transcrição da apresentação:

Estudo Multicêntrico: Correlação entre calprotectinas ( fecal e sérica) com Marcadores inflamatórios E Escores Endocópicos Histológicos. Cury, Moss

Autores: Cury, Moss Dídia Bismara Cury Maraci Rodrigues Orlando Ambrogini Adalberta Arao. Sender J Mizsputen Marcelo S Cury. Nestor Schor Luciana Mijji. Marielly Luciano de Campos Alan Moss   Cury, Moss

Universidade Federal de São Paulo (Disciplina de Gastroenterologia Clínica) Universidade Estadual de São Paulo ( UNESP de Botucatu, departamento de bioestatística). Centro de Doença inflamatória intestinal Clínica Scope. Centro de Endoscopia Avançada Clínica Scope. Disciplina de Gastroenterologia Clínica da Unifesp Disciplina de Gastropediatria da USP. Disciplina de Gastropediatria da Universidade de Vitória.

Estudo multicêntrico. Cury, Moss Objetivos: Correlacionar a calprotectina sérica e fecal em tempo real , seguido da colonoscopia em portadores que estiverem com índices de atividade clínico positivo com ou sem tratamento estabelecido. Correlacionar a calprotectina sérica com os mediadores da inflamação ( IL6 e TNF alfa , PCR) e scores endoscópicos e histológicos, em adultos e crianças.

Métodos: Métodos: Os pacientes serão admitidos nos devidos centros de referencia e serão selecionados quanto aos critérios de inclusão ou de exclusão conforme segue: Critérios de inclusão : Portadores com doença de Crohn e retocolite ulcerativa, independente do local de doença , com diagnóstico prévio de doença , que estarão em tratamento ou não ( n=20) por centro. Em relação a coleta sérica deverá ser seguida posteriormente as dosagens de IL6, TNF alfa, PCR, calprotectina sérica e fecal para os cálculos de suas devidas correlações. Cury, Moss  

Cury, Moss Material e Métodos Todas as amostras de sangue , serão submetidas ao Elisa teste conforme as instruções dos fabricantes. Colonoscopias deverão ser utilizadas sendo recentes ( 15 dias) ou mesmo serem solicitadas ( caso seja necessário, em situações de doença em atividade) , nesse caso o paciente será incluído no estudo como ativo quando confirmado por método por imagem.

Cury, Moss Material e Métodos Em situações de doença inativa por métodos colonoscópicos, os pacientes serão incluídos no estudo como grupo controle e serão coletados amostras de sangue para as correlações de marcadores séricos, conforme já descrito.

Material e Métodos Critérios de Exclusão: Uso de anti-inflamatórios não hormonais, inibidores de bomba de prótons, doença hepática, infecções e colites indeterminada.

Cury, Moss Material e Métodos O resultado final constará de um grupo uniforme com amostras séricas e colonoscopias com biópsias seriadas e seus escores endoscópicos e histológicos de pacientes ativos e inativos. Cada centro deverá responder por 20 pacientes ativos entre retocolite e Crohn e 20 pacientes sem atividade de doença.

Material e Métodos Comitê de Ética: O paciente será previamente informado da pesquisa e a mesma seguirá as normas de comitê nacional de ética. O protocolo será submetido ao comitê de ética da UNIFESP e da USP e da Universidade de Vitória.  

Material e Métodos Tempo de estudo: 6 Meses Análise de dados: O cálculo da amostragem será realizada através do departamento de bioestatística da UNESP (Botucatu). Coleta de amostras de sangue: Será realizada nos devidos centros e as mesmas serão centrifugadas no laboratório local para posterior análise ( Elisatest), que será realizado no laboratório de pesquisa básica da UNIFESP.