F O R Ç A S (1) Prof. Cesário.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DINÂMICA A parte da Física que estuda os movimentos e as causas que os produzem ou os modificam, é a DINÂMICA. Então, na DINÂMICA vamos estudar os movimentos.
Advertisements

Primeira Lei de Newton.
Terceira Lei de Newton.
PRINCÍPIOS DE DINÂMICA
Leis de Newton "Se consegui ver mais longe que os outros, foi porque me ergui sobre os ombros dos gigantes que me precederam" - Isaac Newton, referindo-se.
Energia Potencial e Conservação da Energia
Estudo das causas do movimento
Física I Mecânica Alberto Tannús II 2010.
Leis de Isaac Newton.
REA Relatividade de Galileu
DINÂMICA Quando se fala em dinâmica de corpos, a imagem que vem à cabeça é a clássica e mitológica de Isaac Newton, lendo seu livro sob uma macieira. Repentinamente,
Física Leis de Newton.
3.2. – Movimentos e Forças Unidade 3 – Planeta Terra Forças
DINÂMICA Parte da mecânica que estuda as causas do movimento e de que forma um corpo influência o movimento do outro.
Aula 9° ANO Professor : Diego
DINÂMICA.
Mecânica Estudo dos Movimentos.
As leis de Newton *Inércia *Dinâmica * Ação e reação Passeio de ônibus.
Professora Paula Melo Silva
As Leis de Newton Por: Vanessa Carvalho e Filipa Farinha.
FÍSICA PROF. Antônio Carlos REVISÃO.
Da Terra à Lua FQA Leis de Newton Prof.ª Marília Peres
01. Depois de anos de interrupção, ocorreu no ano de 2005 a retomada de lançamentos do ônibus espacial pela NASA, desta vez com sucesso. Nas imagens divulgadas.
DINÂMICA DO MOVIMENTO Prof. Raphael Carvalho.
Al.1.2 “Será necessário uma força para que um corpo se mova?”
Física Geral e Experimental I Prof. Ms. Alysson Cristiano Beneti
I P C A AGNALDO TREINAMENTOS S A E Ç G N U A R.
O UNIVERSO DE MOVIMENTA?
A Física de Jornada nas Estrelas
LEIS DO MOVIMENTO Dinâmica Leis do Newton Conceito de Força
A História dos sapinhos….
F O R Ç A S (2) Prof. Cesário.
O estudo das causas do movimento é a Dinâmica
INTERAÇÕES MECÂNICAS.
Leis do movimento Professor: Antonio dos Anjos Pinheiro da Silva
Leis de Newton Instituto Federal de Alagoas – Campus Satuba
MOVIMENTO EM UMA LINHA RETA
Experiências das Três Leis de Newton
As Leis de Newton.
Revisão Avaliação Bimestral de Ciências – 4º bim – º ano
Leis de Newton.
Física Dinâmica – Leis de Newton Eduardo Kilder e Ilan Rodrigues.
Dinâmica Força e Movimento
SALTO TRIPLO - ATLETISMO
ESTUDO DO MOVIMENTO REFERENCIAL TRAJETÓRIA
MQL Dinâmica e Leis de Newton
O estudo das causas do movimento é a Dinâmica
Revisão Avaliação Mensal Ciências 4º bimestre
LEIS DE NEWTON.
DINÂMICA.
ROTAÇÃO DE UM CORPO RÍGIDO O eixo fixo é denominado eixo de rotação
Força de atrito com o solo Força de resistência do ar
O estudo das causas do movimento é a Dinâmica
Clique na imagem acima e assista ao vídeo sugerido
CONCEITOS E PRINCÍPIOS BÁSICOS DE MECÂNICA E SUA RELAÇÃO
CEEP NEWTON FREIRE MAIA Leis de Newton e suas Aplicações PROFESSOR: ADEMIR DISCIPLINA: FÍSICA TURMA: 1 ANO.
Laboratório de Física Os fiilosofos da antiguidade ficavam perplexos com o movimetno dos objetos.
Massa Indica quantidade de matéria de um corpo e também a medida da inércia do mesmo; É uma característica do corpo, não do local onde ele está; A balança.
Professor: Fábio Jaime Raimundo
VELOCIDADE OU ACELERAÇÃO?
Estática Estática Histórico
Impulso e quantidade de movimento
PROJETO DE NIVELAMENTO – ITEC/PROEX - UFPA PROJETO DE NIVELAMENTO – ITEC/PROEX - UFPA EQUIPE FÍSICA ELEMENTAR DISCIPLINA: FÍSICA ELEMENTAR CONTEÚDO: LEIS.
Física I 2009/2010 Aula 01 Forças e Movimentos I.
FORÇA E MOVIMENTO Prof. Bruno Farias
Curso de Pré Física UTFPR – CM 2015/01 Dinâmica Monitores: Hugo Brito Natalia Garcia.
AULA 6 CURSO PRÉ-FÍSICA 2015/1 Forças Monitores: Hugo Brito
Trabalho e Energia O problema fundamental da dinâmica de uma partícula é saber como a partícula se move, se conhecermos a força que actua sobre ela (como.
ENERGIA POTENCIAL E CONSERVAÇÃO DA ENERGIA
ENERGIA CINÉTICA E TRABALHO
Transcrição da apresentação:

F O R Ç A S (1) Prof. Cesário

1 - CONCEITO E REPRESENTAÇÃO Quando se fala em força logo nos vem a mente a ação de puxar, empurrar ou segurar um objeto. Portanto, o conceito de força é intuitivo. Para ser mais preciso no conceito de uma força, definimos: Força é toda ação capaz de modificar: A forma Ou o estado de movimento de um corpo

À medida da quantidade de matéria chamamos de 2 – MASSA E PESO À medida da quantidade de matéria chamamos de MASSA. A medida da massa é obtida principalmente através de balanças de braços iguais. Dizemos que dois corpos têm a mesma massa quando se equilibram em uma balança de braços iguais. A unidade de massa é o grama. Por escolha: um corpo tem um grama quando se equilibra na balança com 1 cm3 de água destilada, à 4ºC. Um corpo terá um quilograma (1 kg) quando equilibra com 1 dm3 = 1 litro de água nas condições já citadas.

Não se deve confundir o peso de um corpo com a massa desse corpo. O peso do corpo é a força que a Terra exerce sobre o mesmo. Força essa de origem gravitacional. O peso é determinado a partir de uma balança de molas. A Terra puxa o objeto para baixo. Este estica a mola. Pela distensão Da mola, determina-se o peso do corpo. A unidade de peso é o quilogramaforça (kgf). Define-se o quilogramaforça como a força que a Terra exerce sobre um corpo de 1 kg num local onde a aceleração da gravidade é 9,8 m/s2. Veremos que 1 kgf = 9,8 N em estudos futuros.

P = m.g Relaciona-se o peso (P) com a massa (m) pela equação onde g é a aceleração da gravidade. A relação é uma conseqüência da segunda lei de Newton a ser vista futuramente. Como 1 kgf = 9,8 N, em um lugar ode g = 9,8 m/s2, a massa e o peso são expressos pelo mesmo número (porém as unidades serão diferentes).

Imagine um corpo em repouso. Se ninguém for aplicar uma força sobre 3 – LEIS DE NEWTON 1ª Lei: Imagine um corpo em repouso. Se ninguém for aplicar uma força sobre ele, é evidente que ele permanecerá parado. Daqui não saio, daqui ninguém me tira. Agora, se você colocar uma moeda a rolar sobre a tábua, ela só irá parar ou mudar o sentido do movimento, quando uma força for aplicada nela.

Se você estiver assentado em um banco de um ônibus e lançar um objeto na vertical para cima, o objeto cairá na sua mão. Não ficará para trás. Você também não sentirá a poltrona empurrar suas costas. Pois a tendência é manter o movimento se não ocorrer ações de forças. Somente sentirá a ação de forças quando o ônibus acelerar ou fizer uma curva pois, você tende a continuar o movimento com a mesma velocidade anterior e em linha reta. Estas e muitas outras situações, mostram que: Sem a ação de forças, o corpo tende a permanecer em repouso ou continuar o movimento em linha reta com velocidade constante.

Com estes fatos, é fácil perceber que: “Se nenhuma força age sobre um corpo, ele permanece em repouso ou continua seu movimento em linha reta com velocidade constante.” Esta conclusão é conhecida como primeira lei de Newton ou Lei da Inércia. Pode-se, em outras palavras, afirmar: “ nenhum corpo pode, por si mesmo, modificar seu estado de repouso ou de movimento.” A modificação do estado de movimento significa sair do repouso, mudar o valor da velocidade ou mudar o sentido do movimento. Para tais modificações é necessária a ação de uma força externa.

Algumas observações sobre a primeira Lei: a)  Se você deseja subir até o alto de um edifício, não tente  puxar você mesmo pelos cabelos, ou levantar um pé e segurá-lo em posição acima do chão,  depois levantar outro mais acima e segurá-lo, e assim  por diante, até chegar ao topo do edifício. Você não terá sucesso. A primeira lei disse que você não pode modificar o seu estado de movimento (por si mesmo). Use as escadas ou chame alguém. b) Não tente empurrar a você mesmo, que você não irá andar. c) Se você já assistiu desenhos animados e viu alguém chegar num despenhadeiro, passar por ele, soltar uma fumacinha e voltar, não acredite. Isso é impossível, conforme afirma a primeira Lei de Newton. Se eu não posso modificar o meu estado de movimento ou de repouso, como faço para andar? A resposta a esta última pergunta nós encontraremos na terceira Lei de Newton.