A INDÚSTRIA DE ÓLEOS VEGETAIS E O BIODIESEL NO BRASIL

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Transcrição da apresentação:

A INDÚSTRIA DE ÓLEOS VEGETAIS E O BIODIESEL NO BRASIL Márcio Nappo Coordenador de Economia e Estatística - ABIOVE 1º Fórum Brasil-Alemanha Sobre Biocombustíveis São Paulo, 4 de novembro de 2004 Existe uma percepção generalizada no setor de transportes de carga, de que existem sérios problemas que atrapalham o desenvolvimento e a eficiência deste setor. Baixa produtividade, altos índices de acidentes e a baixa qualidade dos serviços prestados são citados frequentemente como sintomas deste problema. A partir desta percepção do setor, o Centro de Estudos em Logística do COPPEAD foi chamado para estudar o setor verificando se os sintomas percebidos são realmente problemas de fato, e também para tentar entender quais são as origens dos principais problemas do setor. O traballho foi baseado em duas principais fontes de coleta de dados: 1) estatísticas e estudos sobre o transporte no Brasil e em outros países; e 2) entrevistas com os principais players deste mercado: transportadores, associações de classe, usuários dos serviços e orgãos governamentais. As principais conclusões deste estudo são mostradas nesta apresentação.

A produção de farelos e óleos vegetais é integrada. A Indústria de Óleos Vegetais O Brasil possui uma Ind. de Óleos Vegetais de grande porte, baseada na soja. A produção de farelos e óleos vegetais é integrada. Farelos Produção Carnes Margarina Indústria Processadora Oleaginosas Gordura Hidrogenada Uso Industrial Óleos Vegetais Óleo Refinado Biodiesel

BRASIL – Produção de Oleaginosas BRASIL – Produção de Óleos Vegetais Produção de Oleaginosas e Óleos Vegetais - 2003 Soja Algodão (caroço) Palma Girassol Mamona Outros Total 51.000* 95,0 2.133 4,0 N/A 0,0 200* 0,4 78 0,1 251 0,5 53.662 100 5.613,2* 89,8 256* 4,1 134* 2,1 75,8* 1,2 53,7* 0,9 118,6 1,9 6.251 100 Grão Óleo (1.000 t) % (1.000 t) % Oleaginosas 5% BRASIL – Produção de Oleaginosas OUTRAS 5% SOJA 95% BRASIL – Produção de Óleos Vegetais OUTROS 10% SOJA 90% Fonte: Oilworld - Oil World Annual 2004

Produção de Oleaginosas no Brasil Distribuição Regional das Oleaginosas REGIÃO N Palma 100% REGIÃO NE Algodão 23% Mamona (BA) 92% REGIÃO CO Soja 49% Algodão 65% Girassol 84% REGIÃO SE Soja 9% Algodão 9% REGIÃO S Soja 33% Fonte: Oilworld - Oil World Annual 2004 Produção de Oleaginosas no Brasil

Processo de Transesterificação de Óleos Vegetais O que é Biodiesel É um combustível renovável produzido a partir de óleos vegetais. É um combustível ecologicamente correto (biodegradável). É um “óleo diesel” premium (menos poluente / não contém enxofre). Processo de Transesterificação de Óleos Vegetais

Usos do Biodiesel (% de mistura)

Por que produzir biodiesel? Há duas grandes motivações para produção de biodiesel no mundo:

Representa uma mudança de patamar nos preços internacionais. Por que produzir biodiesel? preço médio: US$ 25 preço médio: US$ 35 Representa uma mudança de patamar nos preços internacionais.

Por que produzir biodiesel? Inversão da tendência entre os preços relativos dos óleos vegetais e os preços do petróleo. Este é um forte indicativo da maior competitividade que o biodiesel deve ganhar nos próximos anos. Evolução das Cotações do Petróleo (mercado internacional 1986 - 2004) Evolução das Cotações do Óleo de Soja (Bolsa de Chicago 1995 - 2004)

Produção de biodiesel no mundo A União Européia atualmente lidera a produção mundial do biodiesel, com mais de 1,7 bilhão de litros em 2003, apesar da relativa escassez de terras agriculturáveis naqueles países. Fonte: EUROPEAN BIODIESEL BOARD

Produção de biodiesel no mundo A União Européia incentiva a produção através de uma forte desgravação tributária do Biodiesel. Em 2005: 2% dos combustíveis consumidos na UE terão de ser renováveis Em 2010: 5,75% dos combustíveis consumidos na UE terão de ser renováveis Presidente Bush ratificou em outubro, Lei criando forte incentivo tributário para produção e consumo de Biodiesel nos EUA. crédito tributário de 50 centavos de dólar para cada galão de biodiesel usado pelo contribuinte na produção da mistura biodiesel/diesel e no caso da produção do chamado agri-biodiesel (utilizado por máquinas agrícolas) este valor sobe para US$ 1,00 por galão

Biodiesel no Brasil - Questões Fundamentais: Objetivos do Governo Condições para a criação de um programa nacional Motivações Regionais para produção e uso Tributação Seletiva Mistura Compulsória x Voluntária

Programa de Biodiesel no Brasil O DESAFIO DO GOVERNO: Desenvolver um programa de biodiesel que promova a inclusão social, através do desenvolvimento da Agricultura Familiar e, ao mesmo tempo, seja de grande porte e abrangência nacional. Parâmetros do Programa de Biodiesel: Data de início: Novembro de 2004 (regulamentação) Matérias-Prima: Soja, Mamona e Dendê (regionalização) Proporção da Mistura: Biodiesel B2 Rota Tecnológica: Etílica (preferencialmente) e Metílica Mistura Voluntária (mais provável) Desoneração Tributária (indefinida ainda)

Produção de biodiesel no Brasil O Brasil apresenta todas as condições para a criação de um programa nacional de produção de biodiesel sustentável e de grande porte. Diversidade de matérias primas - regionalização. Grande potencial de expansão agrícola “Massa Crítica” para iniciar um programa de biodiesel de grande porte. Indústria de Óleos Vegetais de grande porte. Grande experiência com biocombustíveis – Proálcool. Biodiesel

Produção de Oleaginosas no Brasil Diversidade das Matérias Primas no Brasil O Brasil possui condições edafoclimáticas (solo e clima) para a produção de diversas oleaginosas em todo o seu território. REGIÃO N Palma / Variedades Nativas REGIÃO NE Babaçu / Soja / Mamona/ Palma / Algodão REGIÃO CO Soja / Mamona / Algodão / Girassol REGIÃO SE REGIÃO S Soja / Colza / Girassol / Algodão Soja / Mamona / Algodão / Girassol Produção de Oleaginosas no Brasil

Potencial de Expansão Agrícola no Brasil O Brasil é o único país no mundo com grande capacidade de expandir sua produção de oleaginosas para a produção de biodiesel.

“Massa Crítica” para um programa de grande porte O Brasil é o segundo maior produtor mundial de soja. Esta oleaginosa pode ser o “combustível” para iniciar de forma imediata um programa de biodiesel de grande porte no Brasil, abrindo caminho para as demais oleaginosas no país. Fonte: ABIOVE

BRASIL - Capacidade Instalada da Indústria de Óleos Vegetais – 2003 Indústria de Óleos Vegetais de grande porte A Indústria de Óleos Vegetais brasileira já poderia suportar facilmente um demanda adicional para produção de biodiesel, utilizando parte de sua capacidade ociosa. BRASIL - Capacidade Instalada da Indústria de Óleos Vegetais – 2003 (1.000 t)

Regionalização das Matérias Primas no Brasil: 1º momento. Biodiesel

Motivações regionais para o uso de biodiesel no Brasil

BRASIL: Produção de Biodiesel B2 nas Regiões S, SE e CO Impactos Macroeconômicos - Agronegócio Soja em 1.000 t Elaboração: ABIOVE

SUSTENTABILIDADE ECONÔMICA Cadeia Produtiva do Biodiesel A Cadeia de produção do biodiesel é bastante complexa, envolvendo diversos setores da economia.   SUSTENTABILIDADE ECONÔMICA Mercado Consumidor Postos Glicerina Elaboração: ABIOVE Visão Geral da cadeia de produção do biodiesel Requer desenvolvimento agrícola. Requer desenvolvimento tecnológico. Requer desenvolvimento em logística. Requer desenvolvimento em comunicação.

Óleo de Soja (preço médio anual) Preços: Biodiesel etílico, produzido a partir do óleo de soja BIODIESEL preço estimado ex-fábrica s/ tributos – R$/L Biodiesel US$/t 315 313 427 522 Diesel Biodiesel Biodiesel Ano 2000 2001 2002 2003 2003 2003 2003 Óleo de Soja (preço médio anual) Elaboração: ABIOVE

+ = Preços: Tributação Seletiva O Biodiesel pode seguir a mesma estrutura de tributação do Álcool Anidro na mistura com a Gasolina. COMBUSTÍVEL GASOLINA “A” ÁLCOOL ANIDRO GASOLINA “C” DIESEL - Bx BIODIESEL TRIBUTOS CADEIA PRODUTIVA CIDE + PIS + COFINS INSUMO ISENTO PRODUTO FINAL PRODUTOR DISTRIBUIDORA TRIBUTAÇÃO MONOFÁSICA + = Tributação sobre Combustíveis Gasolina "C" e Diesel Bx (Diesel + Biodiesel) Elaboração: ABIOVE

Preços: Marcos Regulatório para a adoção da mistura Compulsória Mistura Voluntária Sistema Misto Sistema Misto “Lado a Lado” (Mistura Compulsória B2 + Mistura Voluntária até B5).

Princípio da Antecedência Cronograma de evolução do biodiesel no Brasil Proposta da ABIOVE Mistura Compulsórias B2 Mistura Facultativa B2 até B5 + Princípio da Antecedência Marco Regulatório para o Biodiesel Mistura Indicativa B2 Biodiesel Nov/2004 Jan/2005 Dez/2006 ≈ 730 milhões de litros/ano Tempo necessário para a Cadeia Produtiva se organizar. Estruturador do Mercado. Regulador do Mercado. O Princípio da Antecedência é fundamental para que os investimentos aconteçam de forma continua.

Preços: Mistura Compulsória O impacto da adoção do Biodiesel nos custos do combustível e do transporte coletivo é praticamente residual.

Vantagens do Biodiesel em relação ao Diesel Produção de biodiesel no Brasil: Ganhos ambientais Vantagens do Biodiesel em relação ao Diesel Redução das emissões de poluentes. Uma tonelada de biodiesel evita a produção de 2,5 toneladas de gás carbônico CO2. Monóxido de carbono CO - grande redução. Hidrocarbonetos HC e hidrocarbonetos aromáticos policíclicos - redução significativa. Fumaça preta - grande redução. Teor de enxofre e de aromáticos praticamente nulos. Biodiesel

Produção de biodiesel no Brasil: Ganhos econômicos e sociais Fortalecimento do Agronegócio – Investimentos. Desenvolvimento regional sustentado. Geração de emprego e renda (principalmente no campo). Cria sinergia entre o Complexo Oleaginoso e o Setor de Álcool Combustível Balanço de Pagamentos: redução de importações de diesel e petróleo. Orçamento Público: Biodiesel maior atividade econômica: aumentos de arrecadação tributária. redução dos gastos com saúde pública (doenças cardiovasculares e respiratórias causadas por poluição atmosférica).

Produção de biodiesel no Brasil: Ganhos estratégicos Maior autonomia no suprimento de óleo diesel (maior restrição da Matriz Energética brasileira) / menor dependência do mercado externo (o Brasil importa cerca de 6 milhões de m3 de diesel por ano). Melhora a inserção internacional do país nas questões ambientais (“Protocolo de Kioto”): desenvolvimento do mercado de créditos de carbono – commodity do futuro. Perspectiva de exportação de biodiesel como combustível ou aditivo de baixo conteúdo de enxofre, especialmente para o Japão e a União Européia, onde o teor de enxofre está sendo reduzido paulatinamente de 2.000 ppm em 1996, para 50 ppm em 2005. Biodiesel

OBRIGADO.