Parusia Escatologia: Do grego éskata (coisas últimas) e logos (conhecimento); estuda o que, pela Revelação, sabemos acerca do que existe após o fim da.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DEUS-homem! ‘Cristo e Jesus’
Advertisements

Palavra de Deus em palavras humanas
Aulas previstas: 1. Maternidade divina (8 slides) 2. Imaculada Conceição (10 slides) 3. Virgindade de Maria (10 slides) 4. Assunção (8 slides) 5. Realeza.
Leitura cristã da Criação
Moral especial - Terceiro Mandamento
Segundo Mandamento Ex 20, 7: “Não dirás o nome do Senhor, teu Deus,
Igreja invisível Até ao dia da segunda e definitiva vinda de
Cooperação na santificação
No princípio No princípio, Deus criou o céu e a terra”.
Estrutura moral especial
Nosso Senhor Jesus Cristo Música: Salmo 109 (H. Schütz)
no Evangelho de S. Marcos
Perfil do Senhor Jesus Entrada Perfil do Povo de Deus Mensagem 02/05
Escatologia Joanina Seminário Bíblico Palavra da Vida
Novo Testamento.
Expressões religiosas
DOMINGO DA ASCENSÃO DO SENHOR
O Senhor esteja convosco! Ele está no meio de nós!
Aula 8 As Pessoas Divinas
Teologia Fundamental 1 Pe 3, 15: “(Estai) sempre dispostos a dar resposta a todo aquele que vos pedir a razão da vossa esperança”. - Sempre: uma tarefa.
Aula 6 As Processões Divinas
= A Revelação sobrenatural
Teologia Fundamental Revelação primitiva
Conversão CCE 1849: “O pecado é uma falta contra a razão, a verdade, a consciência recta; é faltar ao amor verdadeiro para com Deus e para com o próximo.
Inferno AT: revelação progressiva desde o sheol, onde estão tanto justos como injustos, até ao sheol onde há graus (os ímpios estão no mais profundo do.
Realidade da Encarnação
Unicidade e Transcendência
Frutos da Redenção A vontade salvífica universal de Deus centra-se em
Vinda do Filho de Deus O fim da Encarnação é a salvação dos homens: o Filho de Deus veio “para que o mundo se salve por Ele” (Jo 3, 17), “para ser salvador.
O dispensacionalismo é um grupo religioso que interpreta as profecias de acordo com o método futurista.
Por Moisés Sampaio.
Céu No Céu há uma perfeita comunhão de
Os Tempos do Fim “Cristo para Todos”, Portão “SS. Trindade”, Scharlau
I Jo 2.8 – 14. I Jo 2.8 – 14 “Sabemos que somos de Deus e que o mundo todo está sob o poder do Maligno” I Jo 5.19.
O Livro de 2 Pedro TEXTO BASE: 2 Pedro 3.13
Consagração da Vida Ministerial
INTRODUÇÃO Por que Jesus nasceu, viveu, morreu em uma cruz e ressuscitou ao terceiro dia?
“Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em Mim “Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em Mim. Na casa de.
Aulas previstas: 1. Maternidade divina (8 slides) 2. Imaculada Conceição (10 slides) 3. Virgindade de Maria (10 slides) 4. Assunção ( 8 slides) 5. Realeza.
Ruínas do templo de Apolo INTRODUÇÃO Ruínas do templo de Apolo Acrocorinto Templo de Afrodite Corinto era um centro: econômico cultural religioso.
ELE REUNIRÁ OS ELEITOS, DE DEUS, DE UMA
SEGUNDA VINDA DE JESUS CRISTO
Fim do reino diferente e arrogante
Certezas Sobre o Arrebatamento
NASCIMENTO DE JESUS CRISTO
JOÃO Teologia do Novo Testamento Prof.: Pr. Kenneth Eagleton.
POR QUE EU DEVO CONGREGAR?
APOCALIPSE O LIVRO DAS REVELAÇÕES 2014 Corporate Presentation.
MISSÃO DA ESCOLA BÍBLICA.
Introdução A Cristologia é uma parte da teologia que trata sobre Cristo. Estuda Jesus Cristo como o Verbo encarnado e Filho de Deus, e Jesus como nosso.
1. A igreja é um organismo invisível DOUTRINAS DA GRAÇA
HAVERÁ FIM DO MUNDO?.
Aula 9 As Missões Divinas
O juízo final ESTUDO 6. O juízo final ESTUDO 6.
A Bíblia apresenta: Unidade de Pensamento Rigor Científico Exatidão Histórica Praticidade Capacidade Profética Poder de Transformar Vidas.
Um novo Dia.
Escatologia Prof. Márcio Ruben. A imortalidade da alma  Duas teorias:  Materialista: reconhece o corpo e desconhece a alma.  Espiritualista: reconhece.
LIÇÃO 2 SINAIS QUE ANTECEDEM A VOLTA DE CRISTO
A B C A principal característica é a prosperidade espiritual e material daqueles que escolhem ser súditos do reino de Deus. A estes, o Senhor promete.
Deus CRIADOR Origem Princípio------INFINITO Nós CRIATURAS FINITAS.
Advento    .
Escatologia intermédia - Purgatório
1.A Revelação de Deus (8 slides) 2.Unicidade e Transcendência (9 slides) 3.Deus Vivo (11 slides) 4.A Santíssima Trindade no NT (12 slides) 5.Formulação.
1.Parusia (8 slides) 2.Ressurreição (10 slides) 3.Morte (13 slides) 4.Céu (16 slides) 5.Inferno (9 slides) 6.Purgatório (12 slides) Aulas previstas: Escatologia.
1.A Revelação divina 2.Os livros da Bíblia 3.A integridade da Bíblia 4.Livros inspirados e verdade da Bíblia 5.O cânone das Escrituras 6.Santidade e unidade.
1.A Revelação divina 2.Os livros da Bíblia 3.A integridade da Bíblia 4.Livros inspirados e verdade da Bíblia 5.O cânone das Escrituras 6.Santidade e unidade.
1.A Revelação de Deus (8 slides) 2.Unicidade e Transcendência (9 slides) 3.Deus Vivo (11 slides) 4.A Santíssima Trindade no NT (12 slides) 5.Formulação.
Índice: 01. Desígnio de Deus (15 slides) 02. Obscurecimento actual (16 slides) 03. Identidade do matrimónio (23 slides) 04. Fins do matrimónio (13 slides)
1.A Revelação divina 2.Os livros da Bíblia 3.A integridade da Bíblia 4.Livros inspirados e verdade da Bíblia 5.O cânone das Escrituras 6.Santidade e unidade.
Ressurreição 1Co “Mas alguém dirá: Como ressuscitarão os mortos? E com que corpo virão?” Autor: Célio Augusto Machado.
Transcrição da apresentação:

Escatologia Aula 1 Parusia

Parusia Escatologia: Do grego éskata (coisas últimas) e logos (conhecimento); estuda o que, pela Revelação, sabemos acerca do que existe após o fim da vida terrena. Pode dividir-se em três partes: Escatologia Universal: volta gloriosa de Cristo no fim do mundo e plenitude do Reino de Deus; Escatologia Individual: morte de cada ser humano e seu destino eterno; Escatologia Intermédia: abarca desde a morte de cada pessoa até à sua ressurreição no último dia.

Parusia Parusia: Em grego significa presença ou vinda. Em teologia significa a vinda gloriosa de Cristo no final dos tempos. AT: Deus volta repetidas vezes ao seu povo. Assim vai nascendo a esperança de uma vinda futura de Deus (“dia de Yahvé”). Daniel: a vinda do Filho do Homem so- bre as nuvens do céu a quem o “Ancião dos dias” faz rei universal.

Parusia NT: toda a pregação de Jesus se centra na chegada do Reino de Deus eterno e universal. Jesus promete também aos seus uma segunda vinda (Jo 14, 3: “De- pois que Eu tiver ido e vos tiver preparado um lugar, virei novamente …”). Anuncia-a ante a suprema autoridade religiosa de Israel (cfr. Mc 14, 62). Será uma manifes- tação gloriosa de Cristo.

Parusia A espera de Nosso Senhor não supõe uma fuga ou desprezo pelas realidades nobres desta vida: família, trabalho, relações sociais..., mas um estímulo poderoso para enfrentar essas tarefas com amor, conscientes de que, à sua volta, Cristo nos examinará sobre o amor, a seriedade e competência com que teremos empregado os talentos recebidos.

Parusia 2 Tes 3, 10: “Se alguém não quer trabalhar, também não coma”. 2 Ped 3, 8: “Há, porém, uma coisa , caríssimos, que não deveis ignorar: é que um dia diante do Senhor é como mil anos, e mil anos como um dia”.

Parusia A segunda vinda de Cristo será uma entrada neste mundo no esplendor da Sua glória, acompanhado de todo o Seu séquito celestial. Não se sabe o dia nem a hora do fim do mundo. Sabemos que não consistirá numa aniquilação, mas numa transformação. 2 Ped 3, 10-13: “os céus passarão com grande es- trondo, os elementos com o calor dissolver-se-ão, e a terra, com as obras que há nela, será consumida... Realmente esperamos, segundo a Sua promessa, céus novos e uma nova terra, onde habite a justiça”.

Parusia A Revelação não esclarece a data da vinda de Cristo, mas fala de sinais que a precederão: A pregação do Evangelho em todo o mundo; A grande apostasia (A suprema impostura religiosa é a do Anti- cristo, isto é, dum pseudo-mes- -sianismo em que o homem se glorifica a si mesmo, substituin- do-se a Deus e ao Messias En- carnado” CCE 675)); As penalidades da Igreja (Ap:luta do dragão com a mulher do céu); O caos da criação (4 ginetes do Ap: branco, vitória de Cristo na sua Paixão e Ressur- reição; vermelho, ódio e guerras; negro, fome; cadavérico, morte); A conversão dos judeus (Rom 11, 29). Estes sinais são um chamamento à vigilância.

Ficha técnica Bibliografia Slides Estes Guiões são baseados nos manuais da Biblioteca de Iniciación Teológica da Editorial Rialp (publicados em português pela editora Diel – www.dielnet.com) Slides Originais - D. Serge Nicoloff, disponíveis em www.agea.org.es (Guiones doctrinales actualizados) Tradução para português europeu - disponível em inicteol.googlepages.com