II Seminário Internacional

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação - PRPPGI
Advertisements

O CNPq E A COOPERAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA NA AMÉRICA DO SUL XL Reunião da RECyT 22 de outubro de 2008.
ESCOLA SUPERIOR DA MAGISTRATURA DO ESTADO DO CEARÁ
Matemática e Estatística do Tamanho do Brasil
Mestrado Profissional em Saúde Coletiva
Avaliação dos cursos que obtiveram nota 4 no último triênio Maria Inês Schmidt Mariangela Cherchiglia Reunião Capes e Coordenadores de Programas de Pós-Graduação.
Programa TEC NEP UM PROGRAMA CIDADÃO.
PROCESSO DE AVALIAÇÃO TRIÊNIO 04/06. 1.Proposta do Programa (a) a(s) área(s) de concentração devem delimitar de maneira clara o objeto de especialidade.
Cooperação entre os Programas de Pós-Graduação em
DEMANDAS E POTENCIALIDADES DO PROEJA NO ESTADO DO PARANÁ
Seminário SANTA CATARINA 2015
Plataforma Ipea de Pesquisa em Rede Biênio 2012/2013
CAPA.
A pesquisa na UCG e no Departamento de Zootecnia
Secretário Nacional de Juventude
PAPG-IFES Programa de Apoio a Pós- Graduação das IFES (Ações propostas – em discussão)
A Promoção da Prática Baseada em Evidências em Nível Global através da Pesquisa: como eliminar lacunas no financiamento e na publicação Moisés Goldbaum.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO PARA A SAÚDE
Conselho Nacional dos Dirigentes de Regimes Próprios de Previdência Social CONAPREVCONAPREV Conselho Nacional dos Dirigentes de Regimes Próprios de Previdência.
Silviane Barbato Instituto de Psicologia Universidade de Brasília
XX Reunião Extraordinária do FONDCF São Paulo, novembro de 2010
Cátedra UNESCO / UNILAB
Clique para editar o estilo do título mestre Clique para editar os estilos do texto mestre –Segundo nível Terceiro nível –Quarto nível »Quinto nível 1.
Secretaria de Educação Básica
O que é o EduCampo O Instituto de Educação do Campo e Desenvolvimento Territorial Sustentável – ou simplesmente EduCampo –, 
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO II Encontro Brasil-Canadá de Educação Profissional e Tecnológica Novembro de 2011.
CRIAÇÃO E GESTÃO DAS ASSESSORIAS INTERNACIONAIS
Central de Atendimento à Mulher
II SEMINÁRIO DE ACOMPANHAMETO DO PLANO DE GESTÃO Data: 13 de setembro de 2011 Local: Auditório do CCE Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.
O QUE É PDSE? É o novo programa de doutorado sanduíche da Capes;
O Vice-presidente do Santander Universidades, Jamil Hannouche,
Universidade Federal do Espírito Santo Centro de Educação UFES Ano 2004.
Panorama sobre O Sistema de Educação Superior no Brasil
Políticas Públicas para APLs de Base Mineral
17 e 18 de novembro de 2011 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Letras Conceito na.
NÚLEO DE AÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL – POEMA Oficina para subsidiar a elaboração da estratégia de divulgação da Fase II do SPC&T/PPG7.
I LEVANTAMENTO NACIONAL
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-Graduação em Geografia Conceito.
Iniciativa do GCUB e da CAPES com o apoio da Universidade de Coimbra. Visa elevar a qualidade de graduação e melhorar o ensino dos cursos de licenciatura.
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL – UAB - IMPLEMENTAÇÃO E PERPECTIVAS Outubro – 2008 Celso Costa Diretor de Educação a Distância UAB – SEED - CAPES - MEC.
Programa de Bolsas em C, T & I Tipo 1 - Produtividade Científica e Tecnológica para Pesquisadores/Tecnologistas com vínculo empregatício - Bolsa parcial.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR.
PANORAMA DA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL ENCONTRO DE COORDENADORES DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA Campinas, 05 de novembro de 2010.
Marilza Vieira Cunha Rudge Presidente do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação FOPROP.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Geografia Centro: CCNE Área de avaliação: Geografia.
Mapa da Demanda Docente na Educação Básica
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DOS REITORES DAS UNIVERSIDADES ESTADUAIS E MUNICIPAIS 49º FÓRUM NACIONAL DE REITORES DA ABRUEM.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Extensão Rural Conceito.
Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação Engenharia de Produção Conceito na Capes: 3 Início.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA.
CNPq Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
A INTERNACIONALIZAÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO XXVII ENPROP Belém, Dezembro 2011.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Programa de Pós-Graduação em Medicina Veterinária Centro de Ciências.
O campo da Saúde Coletiva: panorama e perspectivas RITA BARRADAS BARATA AULA INAUGURAL ENSP 2008.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Engenharia de Produção Centro: Centro de tecnologia.
A Escola nasce em 1954, hoje conta com o trabalho de cerca de 1000 profissionais na maior escola de saúde pública da América do Sul, única escola de âmbito.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação Engenharia de Produção.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Ciências Farmacêuticas Centro: Ciências da Saúde.
PLANO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO PNPG
Comissão de Pós-Graduação. A Pós-Graduação do IAG 4 Programas Astronomia ▫Criado em 1973 (Mestrado) ▫Ativação do Doutorado em 21/11/1974 ▫Constituição.
RUMO A NOVAS CONQUISTAS GESTÃO
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Administração Conceito.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Psicologia Conceito.
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MESTRADO E DOUTORADO Implementação Mestrado Doutorado – 1994 Coordenadora: Célia Regina Vendramini Subcoordenadora:
Prof. Antonio de Barros Serra IFCE
Proposta de Mestrado Profissional em Saúde da Famíia ProfSaúde
Rede Nordeste de Biotecnologia – RENORBIO Prof. Dr. José Ferreira Nunes Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa.
GOBBI, Maria Cristina. Panorama da produção do conhecimento em comunicação no Brasil. Brasília: IPEA, 2010, p
Transcrição da apresentação:

II Seminário Internacional REDE DE PESQUISA SOBRE DROGAS II Seminário Internacional Rede de Pesquisa sobre Drogas Paulina do Carmo Arruda Vieira Duarte Secretária-Adjunta Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas

Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas Missão Institucional Coordenar a Política Nacional sobre Drogas, por meio da articulação e integração entre Governo e Sociedade. Articular e coordenar a implementação da Política Nacional sobre o Álcool.

REDE DE PESQUISA SOBRE DROGAS Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República – GSIPR Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas - SENAD Parceria Ministério da Saúde de Portugal Instituto da Droga e da Toxicodependência - IDT

Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas BRASÍLIA, 24/11/2006 Lançamento Oficial da Rede de Pesquisa sobre Drogas

Rede de Pesquisa sobre Drogas Objetivo Promover a Formação, o Intercâmbio e a descentralização de recursos humanos em pesquisa sobre drogas, visando a democratização do acesso de cientistas de todas as regiões brasileiras aos projetos de interesse da PNAD, com conseqüente otimização dos recursos financeiros e o aumento da produção científica sobre drogas, por meio da cooperação com o Governo de Portugal.

CENÁRIO BRASILEIRO Carência de Pesquisadores Existência de centros de excelência para a formação de novos pesquisadores.

USO DE DROGAS ILÍCITAS (exceto álcool e tabaco) I Levantamento Nacional sobre o Consumo de Drogas entre Universitários RESULTADOS PRELIMINARES (até 20/10/2009) - USP USO DE DROGAS ILÍCITAS (exceto álcool e tabaco) * Levantamentos realizados pelo Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas - CEBRID

ESTRUTURAÇÃO DA REDE DE PESQUISA SOBRE DROGAS SUBPROJETO 1 ESTRUTURAÇÃO DA REDE DE PESQUISA SOBRE DROGAS

SUBPROJETO 1 Instalação da Secretaria da Rede de Pesquisa; Articulação institucional com órgãos do Governo Federal; Composição do Conselho Técnico-Científico; Definição das diretrizes de funcionamento;

SUBPROJETO 1 Definição dos critérios para o cadastramento dos pesquisadores e dos grupos de pesquisa sobre drogas, em atividade; Cadastramento dos pesquisadores e dos grupos de pesquisa e mapeamento das sedes de trabalho conforme as regiões brasileiras;

SUBPROJETO 1 Categorização dos pesquisadores e grupos de pesquisa conforme titulação acadêmica, produção científica e atuação na formação de recursos humanos; Realização de um levantamento dos recursos existentes e das necessidades regionais de pesquisa na área de drogas;

SUBPROJETO 1 Instituição de sete prêmios anuais para: dissertação, tese, novos talentos (IC), jovem pesquisador de mestrado e doutorado, pesquisador sênior e personalidade hors concours; Realização de um encontro científico dos pesquisadores na área de drogas, de diferentes regiões do Brasil, com a participação de pesquisadores portugueses para a divulgação de estudos brasileiros e portugueses sobre drogas;

Áreas de Pesquisa e publicações em periódicos científicos (2009) Em 2006, 54 teses de doutorado e 139 dissertações de mestrado (total = 193) na área do abuso de drogas foram defendidas (Fonte: Banco de Teses da CAPES, 2008); que geraram 55 artigos publicados em periódicos internacionais. Principais fontes de financiamento: CNPQ, CAPES e SENAD

Grupos de Pesquisa na área do abuso de drogas (2009) 47 Grupos universitários de pesquisa cadastrados no CNPq informam que o principal objetivo da pesquisa é investigar a “dependência de drogas” ou “abuso de drogas”.

REDE DE PESQUISA SOBRE DROGAS PERFIL DO PESQUISADORES CADASTRADOS NOVEMBRO 2009

Pesquisadores Cadastrados Faixa etária com mais pesquisadores: 36-50 anos. Faixa etária Freqüência % <25 anos 117 16 26 a 35 anos 242 30,6 36 a 50 anos 247 36,1 51 a 60 anos 93 13,4 >61 anos 33 4,1 Total 733 100,0 Tabela 1. Idade dos pesquisadores (em anos)

Área de Formação Área de formação de Ciências Biológicas e da Saúde é predominante entre os inscritos – 49,5%

Nível de Formação Doutorado é o nível de formação mais observado dentre os pesquisadores cadastrados – 31,7%

Pesquisadores por região Maior número de pesquisadores cadastrados é da Região Sudeste

FOMENTO À PESQUISA E FORMAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS SUBPROJETO 2 FOMENTO À PESQUISA E FORMAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS

SUBPROJETO 2 Articulação pelo GSI/SENAD para a captação de recursos financeiros para o fomento a projetos de pesquisa; Definição pela SENAD, dos objetos de pesquisa de interesse da PNAD a serem financiados; Vinculação dos projetos financiados pelo FUNAD à formação de pesquisadores oriundos de diferentes regiões brasileiras;

SUBPROJETO 2 4.Lançamento de editais para a seleção e o financiamento a projetos de pesquisa; 5.Fomento à formação de pesquisadores na área de drogas, nos níveis de iniciação científica, mestrado e doutorado; 6.Intercâmbio entre grupos de pesquisa brasileiros e portugueses para a formação e aprimoramento de recursos humanos;

Programas de capacitação na área de drogas - SENAD Especialização: 1 programa Curso On-line de Pesquisa sobre Drogas SENAD/USP Campus Ribeirão Preto. Oferece 35 bolsas anuais para estudantes internacionais (América Latina, Caribe e Países Africanos de lingua oficial portuguesa) e brasileiros (regiões norte, centro-oeste e nordeste)

DESAFIOS E PERSPECTIVAS SUBPROJETO 3 DESAFIOS E PERSPECTIVAS

Fomento à pesquisa e formação de pesquisadores - SENAD Parceria com o CNPq e a CAPES para oferta de bolsas de pós-graduação nos exterior e nas regiões norte, nordeste e centro-oeste do Brasil. Carta de intenções com o CNPq e o Grupo Coimbra para a partir de 2010 publicar edital para bolsas de doutorado sanduíche em universidades européias do Grupo Coimbra financiadas pela SENAD.

SUBPROJETO 3 Captação e destinação de recursos para o financiamento sistemático da Pesquisa sobre Drogas no País; Aumento do número de pesquisadores em nível de iniciação científica, mestrado e doutorado na área de drogas;

SUBPROJETO 3 Aumento e descentralização da produção científica; Desenvolvimento de projetos multicêntricos por grupos de pesquisa brasileiros e portugueses.

Muito Obrigada ! Paulina do Carmo Arruda Vieira Duarte Secretária-Adjunta Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas senad@planalto.gov.br www.obid.senad.gov.br